Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Leonardo Morgado

Projeto Orion HCCA 15"... Finalizado 29/12

Recommended Posts

Agora sim! hehe

Quero acompanhar de perto esse ein, vai ficar BRUTO o negocio!

Pelo que andei vendo, se você não tiver mesmo problema em cortar o carro, o melhor mesmo é furar no meio do tampão, com o sub virado pra cima, apontado pro furo, e os dutos nas laterais da caixa, subindo até os furos originais p/ os mids do carro. Caso não seja suficiente, fazer os outros dutos virado pra tampa da mala do carro mesmo, ou apontando pra outro lugar, afinal o tampão já estará aberto mesmo.

Falando em tratamento, o negocio é aplicar direito essa manta mesmo, e torcer pra que não solte. Se for o caso, aplicar usando o soprador térmico, talvez melhore a fixação.

Precisando de alguma coisa, estamos aí!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc quer usar dutos de 4"? Creio que deva soprar! 309cm² eu iria sem duvida no duto retangular!

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu tiver a mesma área, vai ser indiferente.

4 x 80cm² = 320cm² (4")

1 x 309cm² = 309cm² (Retangular)

2 x 176cm² = 352cm² (6")

A questão é, com o redondo eu consigo direcionar o ar para fora do porta malas deixando ele sair no tampão e também posso testar varias sintonias de caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

4 x 80cm² = 320cm² (4")

2 x 176cm² = 352cm² (6")

A questão é, com o redondo eu consigo direcionar o ar para fora do porta malas deixando ele sair no tampão e também posso testar varias sintonias de caixa.

Cara, da ultima vez que te dei conselho sobre caixa, há quase um ano atras, levei uma patada.... hehe

Mas lá vou eu de novo: quanto mais dutos voce utiliza, maior é o delay do sistema. Isso se deve ao maior atrito que as paredes dos dutos têm em relação ao ar.

O ideal é usar a menor quantidade de dutos possível.

Abracos

P.s.: ja tem nocao pra onde o sub vai ficar virado?

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, acho que o delay não vai ser influenciado pela quantidade de dutos não, mas sim pelo volume e sintonia da caixa.

Sempre uma sintonia mais baixa e volume grande vai ter um delay maior. Faça o teste, monte um projeto com um duto depois apenas aumente a quantidade de dutos, os graficos ficaram estaticos, o unico que ira mudar vai ser a velocidade do ar que vai diminuir, ai que entra o atrito.

Onde o delay vai atrapalhar o sistema, em batidas rapidas, em subgrave onde vc vai ter mais vibraçao do que som propriamente dito e pelo nivel de pressao creio que nao havera problema.

Eu perco muito tempo fazendo varias simulaçoes no bassbox, mexendo em uma variavel apenas e analisando todos os graficos para entender o sistema, para tentar conciliar todas as variaveis em um valor "ideal".

Outra situaçao é a adequação do sistema para sua realidade e necessidade.

O sub estou pensando em fazer o rasgo no tampão e deixado bem proximo ao tampao loga abaixo do rasgo, se possivel o rasgo será do diametro do sub.

Não entenda a resposta como uma patada. rs

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, acho que o delay não vai ser influenciado pela quantidade de dutos não, mas sim pelo volume e sintonia da caixa.

Sempre uma sintonia mais baixa e volume grande vai ter um delay maior. Faça o teste, monte um projeto com um duto depois apenas aumente a quantidade de dutos, os graficos ficaram estaticos, o unico que ira mudar vai ser a velocidade do ar que vai diminuir, ai que entra o atrito.

Onde o delay vai atrapalhar o sistema, em batidas rapidas, em subgrave onde vc vai ter mais vibraçao do que som propriamente dito e pelo nivel de pressao creio que nao havera problema.

Eu perco muito tempo fazendo varias simulaçoes no bassbox, mexendo em uma variavel apenas e analisando todos os graficos para entender o sistema, para tentar conciliar todas as variaveis em um valor "ideal".

Outra situaçao é a adequação do sistema para sua realidade e necessidade.

O sub estou pensando em fazer o rasgo no tampão e deixado bem proximo ao tampao loga abaixo do rasgo, se possivel o rasgo será do diametro do sub.

Não entenda a resposta como uma patada. rs

Nao entendi como patada nao! haha

Mas cara, os simuladores que usamos sao bem deficientes. Falta muita coisa neles e tenho certeza que esse "bug" que voce citou do delay é algo que deveria ser corrigido.

Um outro exemplo é o diametro do duto. Se voce muda-lo e mantiver a mesma Fb da simulação anterior, nao muda nada no grafico de excursionamento. Mas tanto eu, quanto voce, sabemos que isso não está correto...

Compartilhar este post

Link para o post

Faça o teste, monte um projeto com um duto depois apenas aumente a quantidade de dutos, os graficos ficaram estaticos, o unico que ira mudar vai ser a velocidade do ar que vai diminuir, ai que entra o atrito

Leonardo, a velocidade do ar diminui em razão da área ter aumentado, parâmetros velocidade e área somente. O bassbox não leva em consideração a perda de carga gerada por atrito viscoso ou pelas paredes do duto por exemplo. O bassbox considera a parede do duto como se fosse ideal e o perfil de velocidade do ar no duto linear.

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal, só que isto é a unica coisa que a gente tem pra analisar, se formos começar a calcular tudo profundamente veremos que as perdas sao desprezíveis (fator de atrito da madeira é diferente do pvc ai vai só complicando mais).

Eu mantendo a mesma area, a grosso modo, terei o mesmo escoamento.

O que realmente incomoda no sistema? Duto soprando e sub embolando em batida rápida, resolvendo isso, o resto é "resto".

Então, postei minha caixa no primeiro post, qual a opinião de vocês?

Compartilhar este post

Link para o post

4 x 80cm² = 320cm² (4")

2 x 176cm² = 352cm² (6")

Eu ja fiz um teste e não fica a mesma coisa o grave, como o Hiperim falou o delay subiu mesmo, mas se isso não tem importância como vc mesmo falou, então tá fãcil, é só colocar os dutos embaixo dos furos do tampão.

Compartilhar este post

Link para o post

Pela curva de ressonância do bass box a resposta de sua caixa abaixou e me parece menos picuda e com uma resposta mais plana e isto particularmente me agrada muito! :legal: Agora em relação aos outros parâmetros o que mais me chamou a atenção ê que na teoria "ficou fora" é o group delay, e na prática vocês já disseram aí à acima que é uma outra história, então meu camarada faz logo a caixa e bota pra muer que estou muito curioso! [-]

Editado por ars1804

Compartilhar este post

Link para o post

Pra variar o delay o volume deve ter sido mudado.

Talvez o que vocês não levaram em consideraçao foi:

Eu deixei o Vb (Volume liquido) fixo, com 1 duto eu tenho um volume bruto, com 2 dutos (somados dao a area de 1 duto) meu volume bruto aumenta.

Vocês devem ter deixado o volume bruto fixo ai quando eu vou mudando a quantidade de dutos o volume liquido Vb, vai mudando, mudando o delay.

Compartilhar este post

Link para o post

vai por em que carro? em que amplificador? em que frequencia de caixa? e que alimentaçao???

mtu curioso nossa eh meu sonho um hcca de 15 dava meus 2 t2 de 12 num desse

abraçosss

Compartilhar este post

Link para o post

achei o projeto da segunda com o fs em 28hz muito intereçante eim!!!!! vai descer muito!!!

amplificador eh colocaria um stetsoom 2k5 clipando a torto e direito!!!!! que ia dar aquela pesada no grave que isa ficar lindo"!!!

um abraçao e parabens

Compartilhar este post

Link para o post

Desmontei o porta malas, vou começar a aplicar a manta durante a semana (a noite, unico horario que tenho).

Comprei a manta da viapol - viaflex fita, comprei 2 de 30cm x 10m, acho que vou comprar mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, nem terminei de ler o tópico, como diria o Eduardo Costa:

"Me apaixoneeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei...."

Acompanhando o monstrinho, muahuahuah"

Compartilhar este post

Link para o post

Ate aonde eu sei o maior fator impactante na qualidade e durabilidade da manta na lataria do carro e o modo que ela e aplicada, e como a superficie a ser mantada e preparada.

Deve-se limpar bem o lugar, e a manta deve ser aplicada prefencialmente com equipamentos que emitam muito calor, por exemplo aquelas ferramentas (pistolas de calor,esqueci o nome) que passam de 500º com facilidade, uma ferramenta como algo parecido com um rolo e uma espatula para ir ajudando a manta aderir a lataria e essencial!

Cara, me bateu uma dúvida, se eu esquentar muito a manta com o soprador, e aplicar no lado da lataria na porta do carro, não corro o risco de danificar a pintura do lado de fora?

Abraços..

Compartilhar este post

Link para o post

pow agora que fui ver as fotos com um 9515 do lado...

pqp! de 10 pra 7,5" é uma diferença gigantesca...

negada não tá querendo brincar mais..

Compartilhar este post

Link para o post

intereçante

intereçante

intereçante

intereçante

Compartilhar este post

Link para o post

Já fiz a primeira camada de manta, sábado vou ver se consigo colocar mais duas.

O Ferrão ainda não conseguiu o alternador, estou esperando uma resposta dele.

Quero montar primeiro toda parte elétrica.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai trocar o alternador? De quanto e o original? 90ah/120ah?

Compartilhar este post

Link para o post

Vai trocar o alternador? De quanto e o original? 90ah/120ah?

Não. 120ah.

Vou colocar auxiliar (120ah) direto pra XS.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...