Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
aledj

Upgrade Audi A4 2011:pezinhos selados & amplificador externo+bang

Recommended Posts

Boa noite colegas.

Sou Aledj,de campinas-sp,tenho 43 anos e sou um apaixonado por som.Meu conhecimento está num nivel médio digamos assim.N sou instalador nem tenho loja de som.

Aqui vai um resumo de minha experiencia de troca total do som original do a4 2011:

Originalmente o a4 tem um amplif. no porta-malas que toca todo o sistema: 2 tweeters nas colunas,2 midbass de 7" portas dianteiras,2 midbass de 6,5" nas portas traseiras mais 2 tweeters,1 central no meio do painel,2 laterais full-range nas laterais do painel,1 sub de 10" no tampão traseiro,virado pra baixo.O som original carece de graves na porta,pois aí há um forte corte de frequencias baixas.E qdo vc aumenta o grave,o subwoofer começa a pipocar(ploc ploc).Os médios e agudos são bons,porém os tw das portas traseiras,apesar de atenuados,puxam o palco pra trás.

Então resolvi mudar tudo instalando 3 amplificadores de 4ch cada,um processador audiocontrol DQL-8,um par de caixinhas seladas(pezinhos)sob o assento e troca dos falantes originais pelos Bang & olufsen(opcionais do a4),e fiz o revestimento acústico com manta nas portas dianteiras.Estas já são bem seladas,mesmo assim melhorou o som.Só não são da marca b&O os tweeters das colunas e os 2 falantes de 4" do tampão traseiro.

Amplificação: Instalei um processador de som Audiocontrol DQL-8.Nele entram os fios do rádio original que são convertidos em RCA para os 3 amplificadores(1 da jbl de 4 ch, e 2 alpine v12 de 4ch).Eu desviei os fios do rádio original ANTES deles entrarem no amplificador original, e os levei pro processador.Deste,saem 3 pares de RCA que vão pros 3 amplificadores através de Y.

Esse proc. tem crossover e equalizador de 19 bandas.

Tentei desviar os fios após o amplif. original,mas o som ficou péssimo.

Instalação de caixinhas seladas sob os bancos:

Queria mais grave na frente do carro,sem depender só do sub,pois odeio aquele som atrasado do sub.

Então,como já tinha usado em 3 outros carros,mandei fazer 2 caixinhas seladas de mdf com 4 litros cada, sob os assentos dianteiros e totalmente escondidas.Contendo um par de midbass de 5" da fosgate.

Um amplificador alpine v12 de 4ch:Sendo que 2ch tocam as caixinhas ,e outros 2ch tocam o subwoofer.

Outro amplificador alpine v12 de 4ch: 2 ch tocam os midbass das portas dianteiras e outros 2ch tocam os midbass das portas traseiras mais 2 falantes de 4" do tampão,que são coaxiais bravox com tw desligado.

Também desliguei os tw. das portas traseiras,estes são separados dos midbass.

Um amplificador JBL de 4ch. :2ch tocam só os tweeters(domo de seda ,da marca VIFA)com divisor de frequencia da N.a.r.,e 2ch tocam o central do painel mais os 2 laterais do painel.

Processador audiocontrol: Front: representa os 3 falantes do painel,os tw da coluna e os midbass da porta frente.

Rear: midbass das portas traseiras e os 2 drivers de 4" do tampão traseiro.

Sub: 2 caixinhas seladas mais o sub.

Corte de frequencias pelo processador:

Front:Trabalha de 70hz pra cima. Mas,os médios do painel e tweeters n tocam a partir disso pq seu amplificador está com corte de 250 pra cima.O amp. do midbass tá em full.

Rear: Trabalha de 90 hz. pra cima.seu amp. tá em full.

Sub : Tem o mesmo corte das caixinhas seladas e estão ligados na saída de sub do procesador: Escolhi eles tocarem de 38 à 150hz.

Detalhe,se eu colocasse as caixinhas junto com o front,estas tocariam de 70hz. pra cima.Daí sairia com a voz abafada,pois está escondida embaixo dos bancos dianteiros.

 

Conclusoes :

O som está extremamente de qualidade,a voz,mesmo em volume máximo n distorce.O tweeter dessa marca vifa,de domo de seda é muito suave e ainda reproduz um pouco de médios-altos tb.

Os 3 amplificadores me dá uma liberdade de eu aumentar ou diminuir cada setor do carro.Dessa forma,o som está muito bem dividido.

O processador foi muito útil pq ele tem inumeras bandas de equalização,permitindo atenuar ou ganhar em determinada frequencia.

A frente:com a manta asfáltica eu pude baixar a frequencia de corte do midbass de 100 pra 70hz,sem mais ouvir aquele som oco,tipo ploc ploc.

As caixinhas seladas dão excelentes graves,bem encorpados.Na verdade nem sinto necessidade de um sub mais potente.O grave vem 70% da frente do carro,que era minha meta.

O central e os laterais do painel estão bem nítidos.A voz está bem definida e memso no último volume não distorce.Méritos pro amplificador da JBL.

A traseira :os coaxiais bravox do tampão estavam com muitos agudos,então eu desliguei seus tweeters.Mas eu n gosto do som deles e vou trocar por 2 fullrange da NAR. Os midbass da porta traseira tocam bem e dão uma certa encorpada nos graves no geral.

Sub: dá conta do recado muito bem,quase n se percebe ele,pois seu grave se mistura com o das caixinhas seladas.

 

Problemas e duvidas:

Claro!Pois a perfeição pertence somente a Deus!

As caixinhas seladas estão com ganho quase máximo no amplificador.Quando a música tem muito grave ,elas batem um pouco o cone.Se diminuo muito o ganho elas perdem a pegada.

Existe uma certa ressonancia nelas.Pode-se abrir um pequeno duto,mas com o risco de se perder a pressão sonora.

Existem falantes melhores que B&O pro a4 no painel e na porta(midbass),inclusive relatos de donos que os trocaram e acharam bem melhores.Os do páinel eram cdt-audio gold series ou dls scandinavia de 3", e os midbass eram audison de 6,5".

Aliás aceito sugestões de midbass que toquem bem em porta,mas n concordo em pagar uma fortuna por eles,como os focal.

E não gosto graves secos.Prefiro aveludados.Existe algum que vcs sugerem?

Creio que haveria um certo ganho em fazer revestimento de manta tb na porta traseira,mas isso fica por último.

O tampão traseiro com os bravox de 4" está muito ruim,distorcendo a voz.Desta feita,diminui o fader na traseira.E aguardo pra trocar pelos Nar fullrange.

O sub está com moderado ganho.Gostaria de aumentar mais,porém isso gera vibração da lataria do tampão traseiro.Obs:foi colocado feltro entre os parafuos e a lata do tampão que melhorou,mas não por completo.Mesmo assim,n há falta de graves.

Escuto pop-rock,progressivo,lounge,dance music e flashback e alguma coisa de mpb e clássica.

 

Youtube:gravei um video com o som do carro.N esperem muito do microfone do iphone,mas dá pra ter uma idéia.:

 

Aqui uma foto da caxinha selada: está com falante da nar.agora mudei pro fosgate fnx series 2514 de 5".

http://www.audiforum.com.br/forum/viewtopic.php?f=14&t=1062&start=60

 

aqui a foto do processador: DQL-8:

 

http://www.nationalautosound.com/car-amplifiers/equalizers-crossovers-bass-processors/audio-control

Editado por aledj

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah se eu tivesse grana. Esse é um carro que mereceria um clone da minha instalação preferida de todos os tempos:

 

Esotar+Tru

 

Para adaptar ao carro do amigo eu iria de Focal Utopia ao invés dos Dynaudio Esotar, mas somente por o tamanho dos Focal acho que caem melhor nos lugares originais na porta para mids e midbass.

 

Enfim, a minha opinião é que você deveria partir para um 3 vias frontal e um sub grande em IB, simplesmente não usando os falantes traseiros e canal central. Vc iria precisar de 8 canais de amplificação, cada um podendo ser controlado ativamente com um processador como o bitone ou ms-8.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

barbaridade.... 12 canais de amplificação..... mais uma penca de alto falante....

 

 

assim:

eu testaria colocar o jbl pra tocar sub e midbass e colocar o alpine pra tocar os agudos.... alpine sempre foi excelente de médio e agudo, acho um crime estar desperdiçando essa caracteristica dele.

 

sobre a troca dos alto falantes, eu em primeiro lugar trataria muito bem essas portas, tanto dianteira como traseira. e tentaria utilizar a mesma marca de tweter na frente e traseira, procurando direcionaros tw traseiros de forma a não atrapalhar na frente. tendo as portas dianteiras tratadas eu testaria os Peerless 830883 7" nelas, ou os

Hi-Vi D6.8 7" Poly Cone Woofer. nas laterais do painel eu testaria o Fostex FF85WK. na traseira tentaria manter a dupla peerles+vifa igual a dianteira, passaria esses bravox da tampa traseira pra fostex da mesma linha da frente. agora o q t indicar como sub e canal central não faço a menor idéia.... ah e como disseram, testar um bit one...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens pela instalação

Engraçado que topico assim ninguem comenta...

Povo so comenta outros.

 

Achei legal as soluções, e pelo video vi como que funciona o "i-drive" da audi.

Por isso que falo tirar som oem de carro assim nao dá... vc perde PRATICAMENTE TUDO. e 2 HU no carro é inviavel.

 

Podia mandar uma playlist de flashback e musicas legais eletronicas pra gente em

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, vc deve escolher entre os mid-bass das portas e os das caixnhas, se por pra tocar juntos eles brigam.rs

 

Possivelmente a ressonância que teve nas caixinhas com os fosgate é devido à baixa litragem, embora 4L pareça coerente para um falante de 5''.

 

Eu tentaria um falante que desça bem em portas, e usaria só ele, e cortaria a frequência de 250Hz para baixo, já que vc tem um falante respondendo de 250Hz para cima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Engraçado que topico assim ninguem comenta...

Povo so comenta outros.

 

isso é a famosa panela meu amigo...

 

nesse tópico seria interessante ter o Arisa, o Mdiana, o sakata e o franco opinando também... como eu citei anteriormente, é um sistema bem complexo o dele, que tem por cima pelo que entendi 15 alto falantes tocando em 11 canais diferentes (seriam 12, mas 2 estão em bridge contando como 1) , acaba sendo complexo de acertar isso. eu com 7canais e 11 alto falantes tenho uma excelente noção do trabalho que ele tenha pela frente... no caso dele não existe milagre, vai ter que apelar para um mix de soluções, algumas não muito convencionais para chegar no acerto final, pois nada prepara pra um set desse porte...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Regular 15 falantes dentro de um carro em distâncias variadas?

 

Hehehe..missão impossível! Para mim pelo menos..rsrs

 

Já é muito difícil controlar um 3 vias frontal (stereo 2.0), agora imagine isso aí.

 

Minha opinião seria por uma simplificação no projeto.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu retiraria alguns canais de amplificação, ou se quer manter desse jeito mesmo, teria que apelar ir desligando tudo e ir ligando dois canais de cada vez com alguma musica de referencia pra ir ajustando de canal em canal, mas vai dar muuuuuito trabalho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sistema interessante o do aledj, certamente único.

Ontem a noite pude escutar o carro dele, junto com o Luciano, em um Shopping aqui em Campinas. Cheguei a convidar alguns outros foristas da região, mas como foi muito em cima, a maioria não pode comparecer.

Como ele bem explicou, o sistema original/opcional do carro da Bang Olufsen foi melhorado, adaptado, mas ainda mantém a sua essência. Posso dizer que é algo exótico para nós. Até a escolha do processador foi exótica, uma vez que ele não tem T.A. Ele também usa speakers de diversos fabricantes o que dá um timbre diferente no carro, uma vez que não há uma assinatura sonora definida.

Como o carro toca?

Posso dizer que toca muito mais que o sistema original. Não sei se vale a pena entrar na questão de Hi-Fi ou High-End (no sentido de usar bons equipamentos, mas ter um foco que não seja 100% o Hi-Fi que normalmente buscamos). É um pouco diferente ouvir todos aqueles speakers tocando ao mesmo tempo, mas o dono do carro gosta de ouvir o som vindo de trás também; precisamos entender essa questão. Existe uma falta na faixa dos tweeters, que possivelmente será corrigida quando ele direcionar a coluna; hoje está virado para o painel.

No primeiro teste, os cortes estavam um pouco foram, com o Sub tocando até 150Hz; aos poucos fomos ajustando e refinando. Na verdade, respeitando as questões do projeto, o que falta para o carro dele é ir ajustando os cortes; não precisa por mais nada, apenas tirar.

 

Um belo carro, que com alguns ajustes, terá um belo sistema.

Parabéns pelo carro aledj.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sistema interessante o do aledj, certamente único.

Ontem a noite pude escutar o carro dele, junto com o Luciano, em um Shopping aqui em Campinas. Cheguei a convidar alguns outros foristas da região, mas como foi muito em cima, a maioria não pode comparecer.

Como ele bem explicou, o sistema original/opcional do carro da Bang Olufsen foi melhorado, adaptado, mas ainda mantém a sua essência. Posso dizer que é algo exótico para nós. Até a escolha do processador foi exótica, uma vez que ele não tem T.A. Ele também usa speakers de diversos fabricantes o que dá um timbre diferente no carro, uma vez que não há uma assinatura sonora definida.

Como o carro toca?

Posso dizer que toca muito mais que o sistema original. Não sei se vale a pena entrar na questão de Hi-Fi ou High-End (no sentido de usar bons equipamentos, mas ter um foco que não seja 100% o Hi-Fi que normalmente buscamos). É um pouco diferente ouvir todos aqueles speakers tocando ao mesmo tempo, mas o dono do carro gosta de ouvir o som vindo de trás também; precisamos entender essa questão. Existe uma falta na faixa dos tweeters, que possivelmente será corrigida quando ele direcionar a coluna; hoje está virado para o painel.

No primeiro teste, os cortes estavam um pouco foram, com o Sub tocando até 150Hz; aos poucos fomos ajustando e refinando. Na verdade, respeitando as questões do projeto, o que falta para o carro dele é ir ajustando os cortes; não precisa por mais nada, apenas tirar.

 

Um belo carro, que com alguns ajustes, terá um belo sistema.

Parabéns pelo carro aledj.

 

 

Gostaria de agradecer aos colegas de Campinas que ouviram o meu som.(luciano e agenor).

Ainda estou estudando o que farei para melhorar.Inclsuive estou vendo pra trocar os falantes dos pezinhos por midbass peerless hd de 5,5 pol.

Estou meio sem tempo agora,mas logo responderei a todas às sugestões dos demais colegas.

Lembrando ao colega de curitiba que os sons opcionais dos carros como a4,a6,a8(bang & olufsen) bem como bmw e mercedes ,tem mais que 10 altofalantes e amplificadores com mais que 10 canais em seus modelos top de linha.E os sistemas tem muita qualidade pois são feitos mensurados em laborátorios por engenheiros e tudo o mais.Lógico que n chegarei à essa perfeição.Mas minha idéia foi tentar simular esse sistema em meu carro.

Muito obrigado a todos pela força.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

adorei o playlist! hehehee... quem toca aquela música "it`s my life" .... eu lembrava da versão do No Doubt... vou dar um google aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

adorei o playlist! hehehee... quem toca aquela música "it`s my life" .... eu lembrava da versão do No Doubt... vou dar um google aqui

 

 

O Conjunto é: talk talk.

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...