Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Allan Farias

6x9 Pioneer em caixa de 20L

Recommended Posts

Olá pessoal...

Gostaria de compartilhar com vocês e também saber suas opiniões sobre meu pequeno e humilde sonzino. Ele está "crescendo" ainda... não sei ao certo como vou amplia-lo, mas por enquanto é só isso ai mesmo... Segue a foto.

IMG00090.jpg

O modulo B.Buster SS1 BB3600GL.

IMG00091.jpg

É claro que ainda vou forrar as caixas e também fixar o modulo em algum lugar.

Cada caixa ficou com pouco mais de 21L cada, feitas em compensado 20mm, vedadas com massa pástica e massa de calafetar para os falantes. As caixas são seladas, penso em talvez dutar.

Os falantes 6x9 são triaxiais de 80w RMS cada, ligados um em cada canal de 150w RMS (talvez uns 100w reais... ~65%) do modulo. O ganho não está no maximo, acho que uns 75%. Também não fiz nenhum corte de frequência. Tenho apenas este par de falantes no carro, mais nenhum.

Cabos RCA blindados Stetsom, alimentação e aterramento com cabo residencial de 25mm, cabos p/ falantes de 2,0mm. O player que é bem fulero, um tau de Phaser 1001, pretendo troca-lo o quanto antes... sei que ele está prejudicando perceptivelmente a qualidade e desempenho.

MINHAS IMPRESSÔES:

Antes de qualquer coisa quero dizer que sou leigo em som. Minha unica experiencia prática é esta que estou relatando. Fiz a instalação e a montagem de "tudo".

A caixa deu uma "encorpada" considerável nos graves se comparado a como estava em free air. O grave ficou bem mais intenso, ta batendo forte, macio, porém com pouco prolongamento, pouca profundidade, também não tem um definição tão boa em algumas músicas mais complexas. Se aumentar o volume, ja dá pra sentir aquela pancadinha nas costas, como se alguém tivesse dado um "tapinha" atrás do banco, e dependendo da música fica forte mesmo... até me assustei da primeira vez. A pancada pode ficar tão forte a ponto de encomodar, dentro do carro.

Tocando de mala aberta fica razoável... Não testei no meio do barulho, foi na rua mesmo, com pouco movimento. Dá pra ouvir em alto e bom som (se o volume estiver no talo), um pouco mais alto que um "som ambiente", o som perde um pouquinho de definição, mas o grave não some, mas claro deixa de ter aquela "pancadinha". Digo que se não tiver muito barulho por perto, tipo outros carros com som, dá pra fazer a festa tranquilamente ali pertinho do carro, pelo menos pra mim...

Ta tocando legal: MPB (me surpreendi ao toca Djavan... cada pancada hein...), Samba, Forró, Sertanejo, Psy, Dance... essas "coisa eletrônica".

Só não ta tocando muito legal Rock, não dá pra aumentar muito o volume que fica ruim, fora que o grave fica meio escondido, e se for Metal então... uma negação. Logo rock que é o que mais escuto.

Em outro momento coloco mais fotos do "fazimento" da caixa. Por enquanto é so...

E uma pergunta: Será que ficaria melhor dutar as caixas?

Editado por Allan Farias

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo sonzinho em !

Me diz uma coisa, você ligou cada 6x9 em uma bridge, ou em cada canal ?

Seu sonzinho ta bacana, eu começei bem pior kkk

Queria fazer umas perguntas sobre o seu set:

Você ouvi os médios e agudos nitidamente, ou fica abafado pois está na mala ?

Você fez essa caixa apenas pra dar um gravesinho ?

O que tem nas portas da frente ? kit 2 vias, axiais ??

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Como está configurado o crossover?

Caso tenha deixado ele em FLAT, experimente colocar em High Pass e colocar o filtro em torno dos 70~80hz. Se aumentar um pouco a frequência de corte desse filtro, poderá aumentar a potência aplicada. Depois posta para dizer como ficou.

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo sonzinho em !

Me diz uma coisa, você ligou cada 6x9 em uma bridge, ou em cada canal ?

Seu sonzinho ta bacana, eu começei bem pior kkk

Queria fazer umas perguntas sobre o seu set:

Você ouvi os médios e agudos nitidamente, ou fica abafado pois está na mala ?

Você fez essa caixa apenas pra dar um gravesinho ?

O que tem nas portas da frente ? kit 2 vias, axiais ??

[]-[]

Não está em bridge, tá um em cada canal mesmo, stereo.

Eu acho nítido os agudos e médios, não acho abafado não, dentro do normal, mas também eu não uso tampão no porta malas, qualquer coisa é só aumentar o volume. Geralmente escuto em alto e bom som (sem exageros...) então ouço todos os detalhes da música, menos nas musicas muito complexas e mais rápidas, como alguns estilos de rock tipo Metal, que a definição do áudio fica meio prejudicada, não dando pra escutar claramente todos os mínimos detalhes, mas também a baixa qualidade do meu Player deve ser levada em consideração.

As caixas não são apenas pra realçar o grave, pelomenos no momento, pois esse par de 6x9 são os únicos falantes que tenho no carro, não tenho nada na frente, então elas tocam o "som todo", sem cortes de frequencia.

Valew

Compartilhar este post

Link para o post

Como está configurado o crossover?

Caso tenha deixado ele em FLAT, experimente colocar em High Pass e colocar o filtro em torno dos 70~80hz. Se aumentar um pouco a frequência de corte desse filtro, poderá aumentar a potência aplicada. Depois posta para dizer como ficou.

Cara ta tudo em "Full"... acho que é a mesma coisa que flat.

Quando tive com mais tempo vou fazer isso que falastes, e depois posto as impressões.

Valew. Brigadão pela dica!

Compartilhar este post

Link para o post

achei bem bacana as caixas, mas acredito que elas ficaram muito grandes pra conseguir reproduzir rock. fiz uma para um par de 6x9 de 25L e toca pefeitamente rock e todos tipos de dance, já hip-hop, mpb e etc não toca legal não. no mais parabéns pelas caixas :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

achei bem bacana as caixas, mas acredito que elas ficaram muito grandes pra conseguir reproduzir rock. fiz uma para um par de 6x9 de 25L e toca pefeitamente rock e todos tipos de dance, já hip-hop, mpb e etc não toca legal não. no mais parabéns pelas caixas :legal:

Obrigado pela atenção e pela opinião, mas me desculpa vou te encher de perguntas rsrs...

Você disse 25L p/cada falante, ou 25 para os dois juntos?

Acompanhado de que outros equipamentos?

Ela tá batendo forte, tipo dando pancada mesmo, dentro do carro?

Como ficou o grave, seco, macio, curto, prolongado?

Qual a marca/modelo do falante?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela atenção e pela opinião, mas me desculpa vou te encher de perguntas rsrs...

Você disse 25L p/cada falante, ou 25 para os dois juntos?

Acompanhado de que outros equipamentos?

Ela tá batendo forte, tipo dando pancada mesmo, dentro do carro?

Como ficou o grave, seco, macio, curto, prolongado?

Qual a marca/modelo do falante?

opá veio, sem problemas, então é 25L para os dois falantes, estão sendo tocado no talo por um SD250.2 no pc, sim estão batendo bem forte, porém um tanto seco, já que a caixa é pequena. Ainda não consegui testar no carro, mas ele já treme bem o quarto e quanto ao modelo é o mesmo que os teus, pioneer TS-A6983.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal se algum expert em caixa pudesse calcular uma dutada pra por esses 6x9. Ando com vontade de fazer 2 caixas dessa tb, quero por 2 pares em cada caixa, alimentados por um sd250.2

Compartilhar este post

Link para o post

Legal se algum expert em caixa pudesse calcular uma dutada pra por esses 6x9. Ando com vontade de fazer 2 caixas dessa tb, quero por 2 pares em cada caixa, alimentados por um sd250.2

O problema é que a Pioneer não coloca os parâmetros TS desse falante, também não achei no site, acho que não tem em lugar nenhum. Eu tava pensando em fazer no "chute", ajustando o duto no "ouvidometro" mesmo, será que tem problemas de danificar o falante?

Tu pretendes tocar esses dois pares sem sub mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

6x9 são difíceis de serem usados em caixas, principalmente dutadas, pois como são alto-falantes para serem usados em free air eles necessitam de caixas enormes para tocarem bem os graves.

Eu tenho os parametros de dois 6x9 da Selenium e a caixa selada ideal seria de 30 litros para cada 6x9, mas aí já temos outro problema: o xmax dos 6x9. Como quase que todos os 6x9 tem xmax inferior a 2mm em caixas grandes eles excederiam o xmax facilmente aplicando-se a potência nominal, ou seja, só daria parar usa-los aplicando algo como 10wrms em cada 6x9. pasmafaute

O certo seria usar mid-bass + tweeter, pois os midbass, em geral, não precisam de caixas tão grandes e tem xmax maior.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que a Pioneer não coloca os parâmetros TS desse falante, também não achei no site, acho que não tem em lugar nenhum. Eu tava pensando em fazer no "chute", ajustando o duto no "ouvidometro" mesmo, será que tem problemas de danificar o falante?

Tu pretendes tocar esses dois pares sem sub mesmo?

Sem os parâmetros realmente fica impossível fazer do jeito certo.

Seria um micro-system tabajara, tipo o da foto, que já tenho e to querendo modificar pra botar os 2 pares de 6x9. É mais pra ligar no micro e na varanda pra lavar o carro kkkk.

dsc01963d.jpg

É que acabei de vender esse kit duas vias, ficou só o buraco nas caixas hehehe. Daí to querendo dar um up nesse sonzinho e meter um sd250.2 pra espremer 4 6x9.

Talvez entre até uma paradinha dessa aqui (Site), pra usar pendrive no meu player antigo.

Vai ser um mini-frankstein.

Compartilhar este post

Link para o post

6x9 são difíceis de serem usados em caixas, principalmente dutadas, pois como são alto-falantes para serem usados em free air eles necessitam de caixas enormes para tocarem bem os graves.

Eu tenho os parametros de dois 6x9 da Selenium e a caixa selada ideal seria de 30 litros para cada 6x9, mas aí já temos outro problema: o xmax dos 6x9. Como quase que todos os 6x9 tem xmax inferior a 2mm em caixas grandes eles excederiam o xmax facilmente aplicando-se a potência nominal, ou seja, só daria parar usa-los aplicando algo como 10wrms em cada 6x9. pasmafaute

O certo seria usar mid-bass + tweeter, pois os midbass, em geral, não precisam de caixas tão grandes e tem xmax maior.

Cara tem certeza que o Xmax dos 6x9 é só 2mm?

Eu botei os bichin pra tocar "Bass I Love You".... Eles pulavam loucamente, quando estavam em free air, agora na caixa selada eles ficam mais "contidos".

E o porta malas, quado usado com tampão, não funciona como se fosse essa "caixa grande"?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara tem certeza que o Xmax dos 6x9 é só 2mm?

Eu botei os bichin pra tocar "Bass I Love You".... Eles pulavam loucamente, quando estavam em free air, agora na caixa selada eles ficam mais "contidos".

E o porta malas, quado usado com tampão, não funciona como se fosse essa "caixa grande"?

Allan, a Selenium é a única marca que conheço que dá os parâmetros dos seus 6x9, e de todos os três 6x9 da Selenium que eu vi, os três tem xmax entre 1,5 e 2mm.

Tem o 69TR5T com 1,5mm de xmax, o 69QD4T com 1,75mm e o 69QD6T com 2mm. Este último é bem parrudo, suporta 100wrms cada, então acredito ser difícil encontrar 6x9 com xmax superior a 2mm, ou na melhor das hipóteses 3mm.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...