Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ALAn_matrix

AJUDA COM CAIXA PARA 2 MTX THUNDER 7512-22

Recommended Posts

Fala galera blza??voltei do py e trouxe comigo 2 subs da mtx serie thunder 7512 de 500rms bobina dupla de 2 ohm , dizem ser bons vamos ver :D

mais na real queria fazer uma caixa pra eles e nao sei ao certo qual medida usar, alguma sujestao??

eu tenho uma que uso com os pioneer porem ela ta bem acabadinha ai queria bota uma caixa nova pra fica top mesmo.

Tenho um stetsom 1k5 pra tocar eles.

vlw galera

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom primeiramente responda essas perguntas ai sim da pra te ajudar !

Qual o seu estilo musical ?

Vai tocar pra fora também, ou só interno ?

Prefere um grave mais seco ou mais macio ? ou SPL, ou subgrave ?

Qual as medidas do seu porta malas ?

Bom, SI seu tópico não for trancado, eu tento te ajudar, pois tudo isso tem aqui no fórum, se pesquisar deve achar !

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Bom primeiramente responda essas perguntas ai sim da pra te ajudar !

Qual o seu estilo musical ?

Vai tocar pra fora também, ou só interno ?

Prefere um grave mais seco ou mais macio ? ou SPL, ou subgrave ?

Qual as medidas do seu porta malas ?

Bom, SI seu tópico não for trancado, eu tento te ajudar, pois tudo isso tem aqui no fórum, se pesquisar deve achar !

[]-[]

Fala cara beleza??

Nao creio que vo tocar muito pra fora nao, ath pq sub pra tocar pra fora nao da mto certo neh.

eu gosto de musicas variadas, curto um hip hop com aqeles gravao gostoso de escutar sabe,

que o carro de umas tremida legal!!

mais tambem que toque outras musicas bem, pq ouco de tudo!

agora meu pm e de um celta cara ano 2006 pequeno =(

fico grato por ajudar!!

conhece os sub??sao bons msm??

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Ok !

Então conheço o sub, mas nunca ouvi-lo ! O forte dos MTX é o subgrave ! Mas costumam ser bem fortes sim !

No caso, vou te ajudar simulando a caixa pra ver a melhor resposta de frequência do seu gosto, delay, excursão etc... !

Bom, então é isso aguarde um momento, vou pegar os parametros dele, e simular aqui ! Volto já :P ! Quando terminar posto aqui os gráficos, como ficou a caixa etc...

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Ok !

Então conheço o sub, mas nunca ouvi-lo ! O forte dos MTX é o subgrave ! Mas costumam ser bem fortes sim !

No caso, vou te ajudar simulando a caixa pra ver a melhor resposta de frequência do seu gosto, delay, excursão etc... !

Bom, então é isso aguarde um momento, vou pegar os parametros dele, e simular aqui ! Volto já :P ! Quando terminar posto aqui os gráficos, como ficou a caixa etc...

[]-[]

Nossa cara vlw mesmo!!obrigado por disponibilizar esse tempo pra me ajudar. quando precisar de algo to ai hehehe.

eu curto sim os subgrave!!nessa caixa tu ta valorizando os subgrave tbm??

pela aparencia os bixin parecem ser parrudo ehn!! to facero hehehe.

abrass!!to no aguardo!!

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa cara vlw mesmo!!obrigado por disponibilizar esse tempo pra me ajudar. quando precisar de algo to ai hehehe.

eu curto sim os subgrave!!nessa caixa tu ta valorizando os subgrave tbm??

pela aparencia os bixin parecem ser parrudo ehn!! to facero hehehe.

abrass!!to no aguardo!!

Que isso amigo é um prazer ! Estamos aqui pra isso ! Só desculpe a demora, pois tive que ir jantar e demorei um pouco

Então vou falar aqui minha experiência:

Bom, o que gostei nesse sub, o que é normal em qualquer gringo, é que o F3 sempre está lá embaixo ! Mesmo com litragem baixa, e sintonia alta ! O F3 sempre ta abaixo dos 30hz, ou nos 30hz ! :rolleyes: Maravilha rsrs, bem que um nacional podia ser assim !

Agora o que não gostei, é que qualquer litragem, e qualquer sintonia, o pico sempre está lá nos 60hz, isso incomoda muito !

Além da intensidade (DB) sempre ta acima dos 4,0db !

Bom já que, não tem jeito mesmo do pico ! Vai ter que ficar assim, mas minha dica é você ir no teu equalizador, do player pode ser também, mas ele tem que ter no mínimo 7 bandas ! Ai nos 63hz que normalmente está essa frequência, você abaixa, até ficar no seu agrado, deixando o sub mais flat, bem mais gostoso de ouvir, pois na minha opinião, pico nos 60hz com set voltado pra subgrave é fo** rsrs !

O bom desse pico, é que como você curte outros tipos de música também, ele pode ajudar, deixando também um bom rendimento !

Agora vamos ao que interessa mais hehe !

A caixa que acho fico mais bacana ! Foi essa:

Caixa 70L sintonia @33hz !

Gráfico de resposta de frequência:

7512221.png

O F3, que é qual frequência está caixa vai começar a responder, ficou nos 27,13hz ! Sinal que vai descer bem !

Nos 0,0db ficou no 30,6hz, sinal que vai tocar bem subgrave !

No 1,0db, ficou nos 33,8hz !

Nos 2,0db ficou nos 41,6hz

Nos 3,0db ficou nos 46,8hz

Nos 4,0db ficou nos 52hz, sinal que não vai só descer, mas subir também !

E o pico ficou nos 4,9db em 60 a 63hz como pode ver no gráfico !

Gráfico de excursão do cone:

7512222.png

Como pode ver, a frequência em que a excursão ultrapassa o xmax, é nos 23hz, que é onde pouquíssimas músicas tocam ! E em que nos 23hz, os mtx não vai ter tanta eficiência assim, então pode ficar tranquilo, só que o problema é que é aplicando a potência nominal que é 500w rms, se for aplicar mais, ai a história muda rsrs !

Gráfico de group delay:

7512223.png

Este gráfico, mostra o atraso que o sub vai dar, ou também em que frequência ele vai embolar, etc...

No caso quanto menos atraso melhor, ou seja quanto "menor" o gráfico rsrs !

Bom como podemos ver o pico do delay, fica nos 28,5hz, a 27,7 mili segundos, isso é tolerável, pois não passando de 30ms é o certo, e como é no SPL, esse delay está ótimo !

------------------------------------------------------------------------

Então, como pode ver lá a caixa vai descer bem, pois 27hz poucas músicas chega então nesse ponto está ótimo ! Outra que vai tocar bem subgrave, pois como pode ver vai aumentando 1db de intensidade, e a frequência sempre está "baixa" ! Outra coisa que vai subir bem também pois nos 4db, a caixa chega a 52hz, e o pico foi até os 63hz, em quase 5,0db !

Isso quer dizer que essa caixa vai tocar muito bem subgrave, descer, bem, e também vai subir bem, tocando todo o tipo de música, ficou forte no subgrave, e misto ! Você fez uma ótima escolha, pela resposta de frequência é um ótimo sub, só o pico que é meio chato, mas nada que um equalizador resolva !

Bom no caso do excursionamento, não ultrapassa o xmax(como se fosse que o subsonic é o F3) mas é aplicando 500w pra cada ! Mas aplicando 600w rms ai o negócio aumenta pra 25,5hz(abaixo disso ultrapassa o xmax), aumentando pra 700w rms aplicados, a frequência sobe pra 26,0hz, aplicando 800w a frequência sobe pra 26,7hz, aumentando pra 900w rms a frequência aumenta pra 27hz ai já chega no subsonic, então aplicando mais que isso não da ! Então se você aplicar abaixo dos 900w rms pode ficar tranquilo que não vai ultrapassar o xmax !

Bom, agora no delay, ficou bom, não ficou ruim não ! 27ms pra SPL, não são muitos que conseguem ficar abaixo disso não ! Além do mais não chega no ponto de embolar ! então, não vai embolar, pode ficar tranquilo !

Então é isso amigo, lembre-se que tudo o que disse é só pra UM sub ! A litragem potência aplicada etc ! colocando pra 2 não muda nada os gráficos ! (claro com divisória)

Eu gostei muito da caixa, ficou bem mista, toca muita bem subgrave, e desce bem !

Se alguém achar que estou errado pode corrigir !

No caso das medidas da caixa, eu preciso das medidas do seu porta malas, pra eu projetar a caixa ! si não, não tem como !

Então a caixa ficou pra cada:

70L livres duto 4"/25cm, sintonia @33hz ! []-[]

Qualquer dúvida só perguntar :rolleyes:

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Que isso amigo é um prazer ! Estamos aqui pra isso ! Só desculpe a demora, pois tive que ir jantar e demorei um pouco

Então vou falar aqui minha experiência:

Bom, o que gostei nesse sub, o que é normal em qualquer gringo, é que o F3 sempre está lá embaixo ! Mesmo com litragem baixa, e sintonia alta ! O F3 sempre ta abaixo dos 30hz, ou nos 30hz ! :rolleyes: Maravilha rsrs, bem que um nacional podia ser assim !

Agora o que não gostei, é que qualquer litragem, e qualquer sintonia, o pico sempre está lá nos 60hz, isso incomoda muito !

Além da intensidade (DB) sempre ta acima dos 4,0db !

Bom já que, não tem jeito mesmo do pico ! Vai ter que ficar assim, mas minha dica é você ir no teu equalizador, do player pode ser também, mas ele tem que ter no mínimo 7 bandas ! Ai nos 63hz que normalmente está essa frequência, você abaixa, até ficar no seu agrado, deixando o sub mais flat, bem mais gostoso de ouvir, pois na minha opinião, pico nos 60hz com set voltado pra subgrave é fo** rsrs !

O bom desse pico, é que como você curte outros tipos de música também, ele pode ajudar, deixando também um bom rendimento !

Agora vamos ao que interessa mais hehe !

A caixa que acho fico mais bacana ! Foi essa:

Caixa 70L sintonia @33hz !

Gráfico de resposta de frequência:

7512221.png

O F3, que é qual frequência está caixa vai começar a responder, ficou nos 27,13hz ! Sinal que vai descer bem !

Nos 0,0db ficou no 30,6hz, sinal que vai tocar bem subgrave !

No 1,0db, ficou nos 33,8hz !

Nos 2,0db ficou nos 41,6hz

Nos 3,0db ficou nos 46,8hz

Nos 4,0db ficou nos 52hz, sinal que não vai só descer, mas subir também !

E o pico ficou nos 4,9db em 60 a 63hz como pode ver no gráfico !

Gráfico de excursão do cone:

7512222.png

Como pode ver, a frequência em que a excursão ultrapassa o xmax, é nos 23hz, que é onde pouquíssimas músicas tocam ! E em que nos 23hz, os mtx não vai ter tanta eficiência assim, então pode ficar tranquilo, só que o problema é que é aplicando a potência nominal que é 500w rms, se for aplicar mais, ai a história muda rsrs !

Gráfico de group delay:

7512223.png

Este gráfico, mostra o atraso que o sub vai dar, ou também em que frequência ele vai embolar, etc...

No caso quanto menos atraso melhor, ou seja quanto "menor" o gráfico rsrs !

Bom como podemos ver o pico do delay, fica nos 28,5hz, a 27,7 mili segundos, isso é tolerável, pois não passando de 30ms é o certo, e como é no SPL, esse delay está ótimo !

------------------------------------------------------------------------

Então, como pode ver lá a caixa vai descer bem, pois 27hz poucas músicas chega então nesse ponto está ótimo ! Outra que vai tocar bem subgrave, pois como pode ver vai aumentando 1db de intensidade, e a frequência sempre está "baixa" ! Outra coisa que vai subir bem também pois nos 4db, a caixa chega a 52hz, e o pico foi até os 63hz, em quase 5,0db !

Isso quer dizer que essa caixa vai tocar muito bem subgrave, descer, bem, e também vai subir bem, tocando todo o tipo de música, ficou forte no subgrave, e misto ! Você fez uma ótima escolha, pela resposta de frequência é um ótimo sub, só o pico que é meio chato, mas nada que um equalizador resolva !

Bom no caso do excursionamento, não ultrapassa o xmax(como se fosse que o subsonic é o F3) mas é aplicando 500w pra cada ! Mas aplicando 600w rms ai o negócio aumenta pra 25,5hz(abaixo disso ultrapassa o xmax), aumentando pra 700w rms aplicados, a frequência sobe pra 26,0hz, aplicando 800w a frequência sobe pra 26,7hz, aumentando pra 900w rms a frequência aumenta pra 27hz ai já chega no subsonic, então aplicando mais que isso não da ! Então se você aplicar abaixo dos 900w rms pode ficar tranquilo que não vai ultrapassar o xmax !

Bom, agora no delay, ficou bom, não ficou ruim não ! 27ms pra SPL, não são muitos que conseguem ficar abaixo disso não ! Além do mais não chega no ponto de embolar ! então, não vai embolar, pode ficar tranquilo !

Então é isso amigo, lembre-se que tudo o que disse é só pra UM sub ! A litragem potência aplicada etc ! colocando pra 2 não muda nada os gráficos ! (claro com divisória)

Eu gostei muito da caixa, ficou bem mista, toca muita bem subgrave, e desce bem !

Se alguém achar que estou errado pode corrigir !

No caso das medidas da caixa, eu preciso das medidas do seu porta malas, pra eu projetar a caixa ! si não, não tem como !

Então a caixa ficou pra cada:

70L livres duto 4"/25cm, sintonia @33hz ! []-[]

Qualquer dúvida só perguntar :rolleyes:

Nossaaa nem precisa falar que deu aula ne??

hehehe, nossa cara se eu tivesse o mesmo intendimento que voce ficaria feliz.rsrs parabens.

agora vamos por partes!

Sobre a parte do equalizador de 7 bandas meu player so tem 5 bandas =( e agora como farei sobre o pico??

meu player e esse http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CP=72696&ORG=1

sobre as medidas do porta mala hoje mesmo tiro e ja mando aqui, pra ver se vai dar boa(pelo espaco do PM)

eu fiquei bastante indeciso entre esse modelo e o p3 da fosgate, os 2 tem quase a mesma faixa de preco

mais acabei optando por este, espero que seja um bom sub mesmo :D

em geral nao e um sub ruim nao neh, so o pico mesmo que realmente vai dar uma incomodada.

cara obrigado mesmo por tudo!quando li esse teu post demorei quase meia hora pra comessar a entender tudo isso ai rsrs

Abracooo!!!

Editado por ALAn_matrix

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe, nossa cara se eu tivesse o mesmo intendimento que voce ficaria feliz.rsrs parabens.

agora vamos por partes!

Sobre a parte do equalizador de 7 bandas meu player so tem 5 bandas =( e agora como farei sobre o pico??

sobre as medidas do porta mala hoje mesmo tiro e ja mando aqui, pra ver se vai dar boa(pelo espaco do PM)

eu fiquei bastante indeciso entre esse modelo e o p3 da fosgate, os 2 tem quase a mesma faixa de preco

em geral nao e um sub ruim nao neh, so o pico mesmo que realmente vai dar uma incomodada.

cara obrigado mesmo por tudo!quando li esse teu post demorei quase meia hora pra comessar a entender tudo isso ai rsrs

Abracooo!!!

cara esse guri, tem 12 anos sabia? o cara é um prodigio

Compartilhar este post

Link para o post

Uma bela aula ai em cima, ainda mais para iniciantes como eu, quando chegar em casa vou ler com mais carinho, hehehe.

Agora vem a duvida, o indicado para cada caixa saiu 70L, teria diferença na sonoridade entre fazer duas de 70 e colocar em cada lado do porta malas ou até mesmo em paralelo e apenas uma de 140?

Compartilhar este post

Link para o post

ele eh o BBzinho do Forum!!! kkkkkkkkkkkk

Boa Guilherme!

Compartilhar este post

Link para o post

MEDIDAS DO PM.

95cm comprimento

p1 40 cm

p2 55 cm

40 altura podendo ser um pouco elevado ainda.

e isso ai o pm do meu celtinha cara, eu acredito que se der pra fazer vai ser na TAMPA mesmo.

vlw :D

ta falando serio??se for MEUS PARABENS.

falo como se fosse um tecnico nisso hehe.

Uma bela aula ai em cima, ainda mais para iniciantes como eu, quando chegar em casa vou ler com mais carinho, hehehe.

Agora vem a duvida, o indicado para cada caixa saiu 70L, teria diferença na sonoridade entre fazer duas de 70 e colocar em cada lado do porta malas ou até mesmo em paralelo e apenas uma de 140?

Cara sempre ha alguem que venha a trazer belas informacoes para todos nós por isso to sempre por aqui. :D

e pra sua pergunta nao sei a resposta mais acredito que nao tenha muita diferenca, se deixar o espaco certo para cada sub, se tiver errado me corrijam.

Compartilhar este post

Link para o post

agora vamos por partes!

Abracooo!!!

rsrs, vlw :rolleyes: Bom, e depois que eu revelo minha idade, ai que todo mundo fica mais impressionado []-[]

No caso do player, bom parece que temos um problema, bom vendo aqui no youtube a banda mais baixa é 100hz de frequência, ou seja isso é praticamente médio grave, então o seguinte você pode estar revestindo a caixa internamente com material fono-absorvente, isso ajuda a diminuir um pouco a intensidade do pico ! Mas mesmo assim ele vai estar lá ! Bom, então faz o seguinte, monta a caixa 70L pra cada duto 4"/25cm com revestimento interno, e testa pra ver como ficou, vai se acostumando e ver o que achou, se achar que está bom, beleza, mas se achar que o pico ta incomodando, vai ter que gastar um pouquinho $$ em um equalizador :(

Abraços []-[]

rsrs :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: []-[]

Bom, parece que quando eu crescer vou ser um professor rsrs !

Bom, se você diz caixa na lateral do porta malas, fazendo os subs fica cara a cara, isso pode causar algum cancelamento indesejável !

Colocando eles na mesma a caixa, só que com divisória, a resposta de frequência não muda, muda o gráfico de intensidade, que não coloquei, que mostra quantos db's atinge em certa frequência []-[] tipo em 60hz atinge 120db's por exemplo

Compartilhar este post

Link para o post

rsrs, vlw :rolleyes: Bom, e depois que eu revelo minha idade, ai que todo mundo fica mais impressionado []-[]

No caso do player, bom parece que temos um problema, bom vendo aqui no youtube a banda mais baixa é 100hz de frequência, ou seja isso é praticamente médio grave, então o seguinte você pode estar revestindo a caixa internamente com material fono-absorvente, isso ajuda a diminuir um pouco a intensidade do pico ! Mas mesmo assim ele vai estar lá ! Bom, então faz o seguinte, monta a caixa 70L pra cada duto 4"/25cm com revestimento interno, e testa pra ver como ficou, vai se acostumando e ver o que achou, se achar que está bom, beleza, mas se achar que o pico ta incomodando, vai ter que gastar um pouquinho $$ em um equalizador :(

Abraços []-[]

Fala rapaz blza?Entao e vc acha que fazendo esse revestimento vai ajudar ou a melhor maneira seria o equalizador??

E desculpa a ignorancia mais quando vc fala que o pico esta incomodando o que seria esse imcomodo??

e sobre as medidas do pm, sera que cabe essa litragem com essas medidas??

abrass!!

Compartilhar este post

Link para o post

ele eh o BBzinho do Forum!!! kkkkkkkkkkkk

Boa Guilherme!

BBzinho kkk, vlw léo :rever1:[]-[]

MEDIDAS DO PM.

95cm comprimento

p1 40 cm

p2 55 cm

40 altura podendo ser um pouco elevado ainda.

e isso ai o pm do meu celtinha cara, eu acredito que se der pra fazer vai ser na TAMPA mesmo.

vlw :D

ta falando serio??se for MEUS PARABENS.

falo como se fosse um tecnico nisso hehe.

Opa, vlw, o problema é que alguns reclamam que o suporte do tampão atrapalha pra fazer a caixa, no seu é meio grande também ?

Outra os 95cm é da caixa dos amortecedores né ? e na boca do porta malas também é 95 ? vai que faz a caixa e depois não entra :vts

Bom, foi meio que difícil tirar mais de 140L brutos, mas acho que vai ficar bem justo na mala ! Não vai sobrar nem um espacinho :(

As medidas:

caaixa7512.png

Como pode ver, utilizei MDF 18mm pois é o mais comum, pra sub deste porte, e coloquei medidas externas, fui colocando as medidas e ficou com 146L brutos, bom descontando divisória, subs e duto, chega nos 70L livres pra cada que é o ideal ! []-[]

Caixa:(fiz pelo google sketchup, progaminha bacana !)

caixa7515.png

caixa7515bkbkb.png

caixa7515oo.png

Então é isso amigo, Abraços, qualquer dúvida só falar !

Compartilhar este post

Link para o post

Fala rapaz blza?Entao e vc acha que fazendo esse revestimento vai ajudar ou a melhor maneira seria o equalizador??

E desculpa a ignorancia mais quando vc fala que o pico esta incomodando o que seria esse imcomodo??

e sobre as medidas do pm, sera que cabe essa litragem com essas medidas??

abrass!!

Bom, o revestimento, da uma ajuda sim, mas não totalmente ! A melhor maneira mesmo é um Equalizador !

O User BlOom, teve um problema parecido, ele simulou a caixa do MTX 8515 se não me engano, e teve um pico também no 60hz, então ele vai usar o equalizador e abaixar a frequência 60hz pra deixar o sub mais flat !

Bom no caso do incômodo, é que digo, você mesmo disse que curte subgrave, e 60hz é frequência alta, ao contrário do subgrave ou seja, vai ficar meio que enjoativo esse pico !

Mas isso foi uma hipótese, não leve isso a certeza, pois tem que ver seu gosto, eu particulamente não curto pico nos 60hz, e outras pessoas aqui no fórum parece que também !

Se o pico estivesse baixo, mais ou menos abaixo dos 3db, não seria problema, mas praticamente chega aos 5db, então fica meio que alto pra 60hz !

Se você curte as vezes um psy, um dance uma eletrônica, pop também ou outros tipos musicais que tenha um pico nos 60hz! vai ser até bom, ai talves apenas o revestimento já resolve o problema do pico tão alto

O melhor jeito mesmo é colocar na prática ! Ai sim, tiramos a prova dos 9 ! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, parece que quando eu crescer vou ser um professor rsrs !

Bom, se você diz caixa na lateral do porta malas, fazendo os subs fica cara a cara, isso pode causar algum cancelamento indesejável !

Colocando eles na mesma a caixa, só que com divisória, a resposta de frequência não muda, muda o gráfico de intensidade, que não coloquei, que mostra quantos db's atinge em certa frequência []-[] tipo em 60hz atinge 120db's por exemplo

Bom, entendi sobre a questão dos dois virados cara a cara, mas disse em uma situação desta forma:

semttulodq.th.png

Ps: Ignore minha habilidade com o paint.

Editado por Ricardo Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Viepper mandando bem nos software heim...mas essa caixa aí com apenas um duto de 4x25cm deve soprar uma barbaridade, se for câmara unica teria que usar no minimo 3 dutos de 4" e mesmo assim vai soprar um pouco nessa sintonia de 33hz, eu subiria o Fb pra 35hz o F3 ficaria na casa do 29hz com 3 dutos de 4" não sopraria, e com 1400rms aplicados não ultrapassaria o Xmax.

Compartilhar este post

Link para o post

BBzinho kkk, vlw léo :rever1:[]-[]

Opa, vlw, o problema é que alguns reclamam que o suporte do tampão atrapalha pra fazer a caixa, no seu é meio grande também ?

Outra os 95cm é da caixa dos amortecedores né ? e na boca do porta malas também é 95 ? vai que faz a caixa e depois não entra :vts

Bom, foi meio que difícil tirar mais de 140L brutos, mas acho que vai ficar bem justo na mala ! Não vai sobrar nem um espacinho :(

As medidas:

caaixa7512.png

Como pode ver, utilizei MDF 18mm pois é o mais comum, pra sub deste porte, e coloquei medidas externas, fui colocando as medidas e ficou com 146L brutos, bom descontando divisória, subs e duto, chega nos 70L livres pra cada que é o ideal ! []-[]

Caixa:(fiz pelo google sketchup, progaminha bacana !)

caixa7515.png

caixa7515bkbkb.png

caixa7515oo.png

Então é isso amigo, Abraços, qualquer dúvida só falar !

Entao na boca do porta e menor porem entra sim nem que for por tras dos bancos hehe, e caso tivesse que aumentar a altura da caixa eu retiraria o tampao dai.

Opa projeto ficou legal ehn :D parabens novamente e obrigado pelas dicas!!

Bom, o revestimento, da uma ajuda sim, mas não totalmente ! A melhor maneira mesmo é um Equalizador !

O User BlOom, teve um problema parecido, ele simulou a caixa do MTX 8515 se não me engano, e teve um pico também no 60hz, então ele vai usar o equalizador e abaixar a frequência 60hz pra deixar o sub mais flat !

Bom no caso do incômodo, é que digo, você mesmo disse que curte subgrave, e 60hz é frequência alta, ao contrário do subgrave ou seja, vai ficar meio que enjoativo esse pico !

Mas isso foi uma hipótese, não leve isso a certeza, pois tem que ver seu gosto, eu particulamente não curto pico nos 60hz, e outras pessoas aqui no fórum parece que também !

Se o pico estivesse baixo, mais ou menos abaixo dos 3db, não seria problema, mas praticamente chega aos 5db, então fica meio que alto pra 60hz !

Se você curte as vezes um psy, um dance uma eletrônica, pop também ou outros tipos musicais que tenha um pico nos 60hz! vai ser até bom, ai talves apenas o revestimento já resolve o problema do pico tão alto

O melhor jeito mesmo é colocar na prática ! Ai sim, tiramos a prova dos 9 ! []-[]

Realmente vou mandar fazer hoje a caixa com esse revestimento pq gastar NESSE MOMENTO nao tenho como mesmo, ate pq gastei 1 barao so nessa ida ao py neh rsrs, mais deixa pra otra hora pq pra agora eu tenho que comprar uma bateria auxiliar ainda pro meu set pra ele nao passar fome, ai quando tiver tudo ok eu pego um equalizador caso realmente o pico venha a me incomodar :D

vc e fera cara obrigado novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Viepper mandando bem nos software heim...mas essa caixa aí com apenas um duto de 4x25cm deve soprar uma barbaridade, se for câmara unica teria que usar no minimo 3 dutos de 4" e mesmo assim vai soprar um pouco nessa sintonia de 33hz, eu subiria o Fb pra 35hz o F3 ficaria na casa do 29hz com 3 dutos de 4" não sopraria, e com 1400rms aplicados não ultrapassaria o Xmax.

fala cara blza??quando mais me ajudarem melhor, mais um com novas ideas aqui seja bem vindo :D

é acredito que esse duto vai soprar um pouco mesmoo, porem nao tenho muito o que opnar pq nao intendo muito bem nao, entao vo deixar essa briga pros gigantes daqui hehe.

Opnioes??sujestoes??

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, entendi sobre a questão dos dois virados cara a cara, mas disse em uma situação desta forma:

semttulodq.th.png

Ps: Ignore minha habilidade com o paint.

Bom, cabei de simular com 140L pra 2 e a resposta ficou a mesma coisa, único gráfico que mudou foi a amplitude de resposta, que mostra quantos decibéis atinge em cada grupo de frequência, e o a excursão do cone que mudou pouco coisa, mas constatei que quando é camara unica, é melhor aplicar um pouco menos de potência, cerca de 50w, no caso eu fiz o teste e pode aplicar até 900w pra cada ou 1800w pro par, só que com camara unica, pode aplicar só até uns 1650~1700wrms pro PAR ! []-[]

Mas eu mesmo não curto camera unica, por exemplo você tem 2 subs com 140L camera unica, ou seja 70L pra cada, ai você ta ouvindo no talo, do nada por algum acaso, de estragar o sub por algo no mala, ou por defeito de fabricação queimar UM ! O outro vai ficar com todos os 140L, e com isso ele vai queimar por alta excursão !

Já vi casos assim !

Bom você tem razão, mas segundo o bassbox não vai soprar barbaridade, vai soprar entre 26hz e 35hz ! Colocando 2 de 3" com 27cm pra cada duto, fica a mesma coisa !

Bom colocando 2 driver, com 140L livres e colocando 3 dutos de 10,3cm ele calculou 37,68cm de comprimento a @33hz de FB !

Vendo o gráfico da velocidade do duto, o pico do ms fica em 28hz a 22ms, bem baixo, a quase 15ms a menos que o tolerável !

Bom, fazendo as contas contando com que os subs's tivesse uns 3,5L (CHUTE) precisaria de 156L brutos, pra ficar 140L livres, e eu não conseguir chegar nessa litragem com as medidas do porta malas do celta ! Conseguir no máximo estourando 149L brutos, e entraria forçado

Então outra alternativa é diminui a litragem da caixa, tirei 10L livres, ficou 147,7L brutos, bom com isso, consegui exatos 147,8L totais, e ficou com 130L livres, e a resposta de frequência não mudou PRATICAMENTE nada, coisa de 0,5db etc... !

Bom depois posto fotos, das medidas, do gráfico, e da caixa tudo mais, pois agora vou sair

Abraço

[]-[]

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Bom você tem razão, mas segundo o bassbox não vai soprar barbaridade, vai soprar entre 26hz e 35hz ! Colocando 2 de 3" com 27cm pra cada duto, fica a mesma coisa !

Bom colocando 2 driver, com 140L livres e colocando 3 dutos de 10,3cm ele calculou 37,68cm de comprimento a @33hz de FB !

Vendo o gráfico da velocidade do duto, o pico do ms fica em 28hz a 22ms, bem baixo, a quase 15ms a menos que o tolerável !

Bom, fazendo as contas contando com que os subs's tivesse uns 3,5L (CHUTE) precisaria de 156L brutos, pra ficar 140L livres, e eu não conseguir chegar nessa litragem com as medidas do porta malas do celta ! Conseguir no máximo estourando 149L brutos, e entraria forçado

Então outra alternativa é diminui a litragem da caixa, tirei 10L livres, ficou 147,7L brutos, bom com isso, consegui exatos 147,8L totais, e ficou com 130L livres, e a resposta de frequência não mudou PRATICAMENTE nada, coisa de 0,5db etc... !

Bom depois posto fotos, das medidas, do gráfico, e da caixa tudo mais, pois agora vou sair

Abraço

[]-[]

calma garoto, está tornando algo simples em algo muito complexo, vc ta fera na parada mas as vezes quer mostrar muito e torna o texto meio chato, só um conselho seja mais objetivo.

Eu faria a caixa com 140lts brutos, com 3 dutos de 4" ou 4 dutos de 3", sintonizada em 35hz, o volume livre deve ficar mais ou menos 120lts que estaria bom para esse sub, nesse volume o F3 vai ficar por volta de 29hz que estaria ótimo tbm.

Fiz uma aqui com 140l brutos, Fb 35hz, F3 29,75 4 dutos de 3'x 28cm 1400rms aplicados o Xmax seria ultrapassado em 41 a 55hz pico de 3,4dB em 43hz e iria soprar uma barbaridade até 47hz

agora 140lts brutos com 4 dutos de 4x52cm não ultrapassaria o xmax, não sopraria e manteria praticamente todos os paramentos da simulação acima.

Compartilhar este post

Link para o post

lembrando que o software não simula 100% a vida real, principalmente no quesito "soprar", então por experiencia própria eu OPINO 4 dutos de 3 pol. ou 3 dutos de 4 pol. 2 dutos de 3 vai soprar :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Andretti tu e de curitiba?sou de 60km dai cidade da lapa ja ouviu falar??

Bom agora complicou a coisa estou de olho no que voces acham melhor eu fazer, gostei da opniao dos que participaram deram cada um o seu parecer,

vamos chegar num acorda pra fazer uma caixa top ai gente :D

eu nao posso opnar muito pq de agora em diante vcs tao falando quase chines pra mim rsrs.

agradeco a participaçao de todos e continuem dando opnioes e ajudando.

abrassaoo!!

Compartilhar este post

Link para o post

lembrando que o software não simula 100% a vida real, principalmente no quesito "soprar", então por experiencia própria eu OPINO 4 dutos de 3 pol. ou 3 dutos de 4 pol. 2 dutos de 3 vai soprar :legal:

concordo, principalmente se for uma diferença pequena, mas quando no software a resposta é muito grande de sopro creio que deve soprar, pq com 4 dutos 3" tem um nível alto de sopro. Mas é fazer e ver na pratica como segue.

Compartilhar este post

Link para o post

concordo, principalmente se for uma diferença pequena, mas quando no software a resposta é muito grande de sopro creio que deve soprar, pq com 4 dutos 3" tem um nível alto de sopro. Mas é fazer e ver na pratica como segue.

Entao na sua opniao qual seria a quantidade e o tamanho de duto ideal pra tocar bm??

o projeto da caixa creio que tenho ficado bom sim, ate pq o pm nao e tao espacoço.

agora fiquei em duvida sobre os dutos :D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...