Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
.Marquinhos.

ajuda no meu set

Recommended Posts

Olá galera... a duvida é a seguinte: eu adquiri recentemente um sd 700.1 para tocar meus subs antigos que eram 2 subs jbl gt 122 de 140 wrms cada...e fiz uma caixa labirinto pra os subs...o som ficou legal só que os subs ficavam trabalhando muito no limite e com medo de queima-los resolvi colocar 2 pioneers 309...aproveitei a caixa dos jbl que deve ter algo em torno de 50 e poucos litros pra cada sub... deu um bom up no meu som só que quando vi outros dois carros tocando no reveillon percebi q o grave do meu carro não falava nem perto do grave desses carros q tb tinham 2 pioneers...nem tremia tão forte...o carro do amigo era um celta e o modulo q empurrava as 2 pioneers era um roadstar 1200...então fiquei na duvida...a diferença do meu set para o dele é principalmente o modulo ou o fato de ter aproveitado a caixa dos jbl para os pioneers acabou diminuindo o rendimento deles? Vale a pena fazer outra caixa labirinto? ou é melhor eu pegar essa grana e investir num sd 1000.1 ou um sd 1500 e deixar o sd 700 pra tocar a parte da voz...o meu carro é uma meriva e tem uma bateria de gel na parte lateral da mala a a caixa foi feita para entrar e travar a bateria na lateral...vlw intaum galera desde já obrigado e desculpa pelo texto ...mas é pra ver se eu resolvo de uma vez esse problema do som...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, uma das causas do som do seu amigo estar mais forte, você acabou de citar, é o carro ! o Celta uma acústica muito boa por ser pequeno, já a meriva é grande, ai já complica !

Pois em carros pequenos, as ondas não precisa se propagar muito pela cabine, o que acontece é o acumulo de SPL !

Já em carro grande, o som se espalha mais, dando uma pouco de perda ! Mas isso não é uma diferença tão grande, outra causa é:

Roadstar 1200, não tem clip ou seja, no talo manda bastante distorção pro sub, dando a sensação de o grave estar mais forte, mais gordo !

Bom, no caso da caixa, depende do seu ouvido, e do seu gosto ! Se pra você mais forte é SPL, ou subgrave, e também qual mais gosta de ambos !

Então pra eu te ajudar, vou lhe fazer umas perguntas !

Sabes diferenciar SPL e Subgrave ? Se sim, qual você prefere mais ?

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, uma das causas do som do seu amigo estar mais forte, você acabou de citar, é o carro ! o Celta uma acústica muito boa por ser pequeno, já a meriva é grande, ai já complica !

Pois em carros pequenos, as ondas não precisa se propagar muito pela cabine, o que acontece é o acumulo de SPL !

Já em carro grande, o som se espalha mais, dando uma pouco de perda ! Mas isso não é uma diferença tão grande, outra causa é:

Roadstar 1200, não tem clip ou seja, no talo manda bastante distorção pro sub, dando a sensação de o grave estar mais forte, mais gordo !

Bom, no caso da caixa, depende do seu ouvido, e do seu gosto ! Se pra você mais forte é SPL, ou subgrave, e também qual mais gosta de ambos !

Então pra eu te ajudar, vou lhe fazer umas perguntas !

Sabes diferenciar SPL e Subgrave ? Se sim, qual você prefere mais ?

[]-[]

oi Viepper, rpz é o seguinte...pesquisando pelo forum a noção que eu tive de subgrave e spl foi a seguite: que o subgrave ta mais ligado aquele grave em uma frequencia mais baixa...que da aquele impacto,treme portas, vidros,mala, ja spl seria aquele som tocando mais alto,vc teria mais volume só que sem toda essa vibração e impacto... no reveillon eu vi o seguinte tinha outro carro, um corsa sedan que tb tava com 2 pioneers e que o grave tremia absurdos com a mala fechada,ele passava e parecia que o porta malas ia se soltar de tão forte que batiam os subs só que quando ele abriu o porta malas ficou aquele grave meio fraco,que nem acompanhava os medios e as cornetas,acho que essa caixa era voltada para subgrave, mas num queria um som desse jeito q treme tudo mas se eu abrir a mala a voz cobre o grave.

Já o do amigo parecia estar mais misto o som pois com a mala fechada vibrava bastante e quando abria o porta malas batia bem forte tb, o grave que eu queria era desse jeito, e atualmente pra meu grave vibrar a mala eu testei o sd 700.1 e so consegui com ele ja clipando bastante e logo subiu aquele cheiro de resina, e de mala aberta tb num tenho muito spl,acredito que possa estar relacionado com a sintonia da caixa projetada para outro sub que esta muito baixa.

Resumindo queria uma caixa que desse um grave misto mas que tivesse um bom spl pra quando eu abrir a mala tocar forte, e que tremesse um pouco carro de mala fechada,e não como esta que pra alguem perceber a alguma distancia o grave o modulo ja tá clipando...

Compartilhar este post

Link para o post

oi Viepper, rpz é o seguinte...pesquisando pelo forum a noção que eu tive de subgrave e spl foi a seguite: que o subgrave ta mais ligado aquele grave em uma frequencia mais baixa...que da aquele impacto,treme portas, vidros,mala, ja spl seria aquele som tocando mais alto,vc teria mais volume só que sem toda essa vibração e impacto... no reveillon eu vi o seguinte tinha outro carro, um corsa sedan que tb tava com 2 pioneers e que o grave tremia absurdos com a mala fechada,ele passava e parecia que o porta malas ia se soltar de tão forte que batiam os subs só que quando ele abriu o porta malas ficou aquele grave meio fraco,que nem acompanhava os medios e as cornetas,acho que essa caixa era voltada para subgrave, mas num queria um som desse jeito q treme tudo mas se eu abrir a mala a voz cobre o grave.

Já o do amigo parecia estar mais misto o som pois com a mala fechada vibrava bastante e quando abria o porta malas batia bem forte tb, o grave que eu queria era desse jeito, e atualmente pra meu grave vibrar a mala eu testei o sd 700.1 e so consegui com ele ja clipando bastante e logo subiu aquele cheiro de resina, e de mala aberta tb num tenho muito spl,acredito que possa estar relacionado com a sintonia da caixa projetada para outro sub que esta muito baixa.

Resumindo queria uma caixa que desse um grave misto mas que tivesse um bom spl pra quando eu abrir a mala tocar forte, e que tremesse um pouco carro de mala fechada,e não como esta que pra alguem perceber a alguma distancia o grave o modulo ja tá clipando...

faz uma dutada 45L duto de 4" 20-25cm e testa mais vc vai precisar de mais amp...pode colocar sd1500 na bunda deles q eles pedem mais...

as LT tocam mt bem mais eu nao tenho experiencia dai deixo pro mais entendidos...

Editado por mksound

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, parabéns por ter pesquisado, muita gente tem preguiça !

No caso você esta certo ! É isso mesmo !

Agora queria saber, exatamente o volume da sua caixa ! Assim, talves, você nem precisa trocar de caixa, só fazer uns modificações e nada de mais !

Então uma das causas que está tocando fraco pra fora, é o volume da caixa ! Quanto mais volume, mais fraco vai tocar pra fora, mas em compensação, interno vai tocar mais macio !

Outra causa, pode ser a sintonia baixa, pois o que mais toca pra fora é frequência alta, audível ou seja SPL, pois Subgrave, você mais sente do que ouve, e no carro ele há um acumulo dando o subgrave bem melhor ! Já no ar livre, as ondas do subgrave se espalha e se ouve pouca coisa ! Por isso que frequência alta, audível, é melhor pra fora, pra ter esse bom rendimento, a sintonia tem que estar alta:

Então agora vou te dar umas dicas pra ver se te ajuda:

Veja nos dutos da sua caixa, se possui alongamento, ou seja, na maioria das vezes tem um cano pvc !

Você vai pegar o duto, e se o pvc estiver apenas encaixado no aeroduto, e não colado, tire o pvc dos dutos ! Coloque os dutos de volta na caixa sem os pvc's, e prenda bem ! E faça um teste pra fora !

Se melhorar pra fora, beleza, agora testa dentro da carro, pra ver a diferença do grave ! Creio eu que vai ficar um pouco mais seco, mas se te agradar beleza ! Se não, pega o pvc que você tirou dos dutos corta no meio, e coloca cada metade em cada duto !

Você tem que ir testando o duto até deixar no teu agrado ! Se mesmo assim não agradou, ai você mede a litragem da caixa ! E passa aqui pra gente !

Ai tentaremos te ajudar []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, parabéns por ter pesquisado, muita gente tem preguiça !

No caso você esta certo ! É isso mesmo !

Agora queria saber, exatamente o volume da sua caixa ! Assim, talves, você nem precisa trocar de caixa, só fazer uns modificações e nada de mais !

Então uma das causas que está tocando fraco pra fora, é o volume da caixa ! Quanto mais volume, mais fraco vai tocar pra fora, mas em compensação, interno vai tocar mais macio !

Outra causa, pode ser a sintonia baixa, pois o que mais toca pra fora é frequência alta, audível ou seja SPL, pois Subgrave, você mais sente do que ouve, e no carro ele há um acumulo dando o subgrave bem melhor ! Já no ar livre, as ondas do subgrave se espalha e se ouve pouca coisa ! Por isso que frequência alta, audível, é melhor pra fora, pra ter esse bom rendimento, a sintonia tem que estar alta:

Então agora vou te dar umas dicas pra ver se te ajuda:

Veja nos dutos da sua caixa, se possui alongamento, ou seja, na maioria das vezes tem um cano pvc !

Você vai pegar o duto, e se o pvc estiver apenas encaixado no aeroduto, e não colado, tire o pvc dos dutos ! Coloque os dutos de volta na caixa sem os pvc's, e prenda bem ! E faça um teste pra fora !

Se melhorar pra fora, beleza, agora testa dentro da carro, pra ver a diferença do grave ! Creio eu que vai ficar um pouco mais seco, mas se te agradar beleza ! Se não, pega o pvc que você tirou dos dutos corta no meio, e coloca cada metade em cada duto !

Você tem que ir testando o duto até deixar no teu agrado ! Se mesmo assim não agradou, ai você mede a litragem da caixa ! E passa aqui pra gente !

Ai tentaremos te ajudar []-[]

Po Viepper vlw pela ajuda, o problema é que a caixa é aquela com duto retangular no centro,aqui na cidade o pessoal chama de labirinto, e num tem dutos circulares como vc tinha dito pra que eu pudesse mexer e tentar alterar a sintonia da caixa,então vou tentar melhorar o modulo que ta empurrando os subs e se ainda ficar abaixo do esperado eu troco a caixa, agora fica a duvida, devo pegar o sd 1500 como disse o amigo acima ou o sd 1000? e que no momento eu tenho duas baterias uma de 65 ah e 1 de 105 ah auxiliar, e um sd 500.4 ab pra voz e 1 sd 700 tocando os graves. Pegando o sd 1000 ou 1500, deixaria o sd 500.4 ab para tocar o som interno(2 kits 2 vias bravox cs 60f) e o sd 700 para tocar o trio e o sd 1000 ou sd 1500 para tocar os 2 pioneers 309, diante desse set qual dos dois modulos ficaria melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

Po Viepper vlw pela ajuda, o problema é que a caixa é aquela com duto retangular no centro,aqui na cidade o pessoal chama de labirinto, e num tem dutos circulares como vc tinha dito pra que eu pudesse mexer e tentar alterar a sintonia da caixa,então vou tentar melhorar o modulo que ta empurrando os subs e se ainda ficar abaixo do esperado eu troco a caixa, agora fica a duvida, devo pegar o sd 1500 como disse o amigo acima ou o sd 1000? e que no momento eu tenho duas baterias uma de 65 ah e 1 de 105 ah auxiliar, e um sd 500.4 ab pra voz e 1 sd 700 tocando os graves. Pegando o sd 1000 ou 1500, deixaria o sd 500.4 ab para tocar o som interno(2 kits 2 vias bravox cs 60f) e o sd 700 para tocar o trio e o sd 1000 ou sd 1500 para tocar os 2 pioneers 309, diante desse set qual dos dois modulos ficaria melhor?

vai de sd1500 e vc precisa de um pouco mais de bateria ai colega...

Compartilhar este post

Link para o post

1200D é das antigas do fórum... e não faz nenhum pouco feio.

O que vc tem de alimentação?

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, sabes dizer as medidas do duto ? Ou sabe a sintonia que está ?

Bom, no ampli tem vários ampli que se encaixa bem a você, sd, rs, st, tem também o BBuster 4500D, não cheguei a ouvi-lo, mas vi pessoalmente e achei bonito pakas ! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

1200D é das antigas do fórum... e não faz nenhum pouco feio.

O que vc tem de alimentação?

rpz uma bateria de 65 ah na frente heliar e 1 de 105 ah auxiliar moura.

Compartilhar este post

Link para o post

oi Viepper rpz eu vou pegar uma trena amanhã com um colega e ai te passo as medidas da caixa e do duto, agora quanto ao modulo eu tava mais inclinado a pegar o sd por ja ter dois modulos da marca e ter gostado bastante da qualidade do audio e dos graves tb quando o sd 700 tocava os dois jbl tocava forte pra 2 subs de 140 wrms cada e com qualidade. A duvida era mais entre o sd 1500 e o sd 1000 mesmo, mais eu to mais pra o sd 1500 como ja disse o mksound, a duvida fica pra o quanto de bateria vou precisar pra alimentar o sd 1500, o sd 700 e ainda o sd 500.4 ab. Atualmente tenho uma auxiliar de 105 ah moura e uma de 65 ah heliar no lugar original. Uma opção seria colocar uma impact de 90 ah no lugar original mas seria o suficiente? dessas marcas mais conhecidas se eu não me engano a maior que cabe no lugar original da meriva é uma moura de 75 ah (se estiver errado por favor me corrijam)

Ah ja ia esquecendo de falar o que mais me deixou cismado foi que o som do meu amigo do celta só tinha uma bateria de 60 ah original pra alimentar o roadstar 1200 e ainda um pone que tocava a parte da voz, ele de meia em meia hora dava uma ligada no carro.Ainda assim o roadstar 1200 tocava forte os pioneers eu fico aqui imaginando se ele tivesse mais bateria como q esse som iria tocar.

Editado por .Marquinhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Bateria com certeza da um up no som, tenho 1 xm6100d pra tocar 2 309 e 1 cd3720 pra tocar medio grave/voz, quando estava com 100 ah de bateria toca bem mas as vezes parecia cortar grave, quando coloquei + 60 ah o som melhorou bastante o grave parece que ficou mais forte, aumento o volume e sinto ele aumentar junto..

Compartilhar este post

Link para o post

Bateria com certeza da um up no som, tenho 1 xm6100d pra tocar 2 309 e 1 cd3720 pra tocar medio grave/voz, quando estava com 100 ah de bateria toca bem mas as vezes parecia cortar grave, quando coloquei + 60 ah o som melhorou bastante o grave parece que ficou mais forte, aumento o volume e sinto ele aumentar junto..

Nada a ver não é bateria, só se elas estiverem bem velhinhas, mas são 65ah + 105ah - 35ah (alimentação dos aparelhos eletrônicos do carro)= 135ah, e o SD700.1D consome cerca de 70~75ah musicais no talo ! Está mais que suficiente !

Eu acho que pode ser a caixa ! []-[]

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Amigão já tentou fazer algumas regulangens? deixar o player no flat,corte,módulo,etc...(pra tentar melhorar o desempenho do som)

Na minha opinião é a caixa e também o carro, apesar que o seu carro ainda tem aquela "bundinha" e acredite em sedan a coisa é pior ainda(em questão de propagação de som) SAHUASHUASHU. Bom antes de tudo você precisa ver o que quer amigo, se você quiser ganhar pra fora claramente você vai perder pra dentro, se quer um som pra fora sobe a sintonia da caixa, essa sua caixa deve tar com uma sitonia baixa, tenta aumentar ela pra 40 ou 45 vai ficar gravão, não espere que o resultado fique igual ao do seu amigo do celta porque dificilmente irá ficar mais mechendo ali e colocando alguns ajustes você poderá se igualar ao som que você está procurando..

Inicialmente achei que essa caixa pra esse sub da jbl que você fez é muiiiitoo grande, uso o jbl gto1214 de 350 rms e eles pedem 50Litros e ainda estão com duto soprando, acho que esse sub n deve ser toda essa litragem necessária, bom não sei. Agora que você está com o Pionner uma caixa com 50l acho que está de bom tamanho pra uma caixa dutada e terá que colocar uma sintonia maior.

Quanto a bateria está de ótimo tamanho se caso for colocar a SD1200, bateria no seu caso não é pois o seu módulo(atual) consome 70~75ah como disse o amigo acima

Obs:ao mudar a sintonia da caixa você mudará a musicalidade também, veja bem o que quer e nos fale que agente ajuda você!

Editado por LuKaUm

Compartilhar este post

Link para o post

Amigão já tentou fazer algumas regulangens? deixar o player no flat,corte,módulo,etc...(pra tentar melhorar o desempenho do som)

Na minha opinião é a caixa e também o carro, apesar que o seu carro ainda tem aquela "bundinha" e acredite em sedan a coisa é pior ainda(em questão de propagação de som) SAHUASHUASHU. Bom antes de tudo você precisa ver o que quer amigo, se você quiser ganhar pra fora claramente você vai perder pra dentro, se quer um som pra fora sobe a sintonia da caixa, essa sua caixa deve tar com uma sitonia baixa, tenta aumentar ela pra 40 ou 45 vai ficar gravão, não espere que o resultado fique igual ao do seu amigo do celta porque dificilmente irá ficar mais mechendo ali e colocando alguns ajustes você poderá se igualar ao som que você está procurando..

Inicialmente achei que essa caixa pra esse sub da jbl que você fez é muiiiitoo grande, uso o jbl gto1214 de 350 rms e eles pedem 50Litros e ainda estão com duto soprando, acho que esse sub n deve ser toda essa litragem necessária, bom não sei. Agora que você está com o Pionner uma caixa com 50l acho que está de bom tamanho pra uma caixa dutada e terá que colocar uma sintonia maior.

Quanto a bateria está de ótimo tamanho se caso for colocar a SD1200, bateria no seu caso não é pois o seu módulo(atual) consome 70~75ah como disse o amigo acima

Obs:ao mudar a sintonia da caixa você mudará a musicalidade também, veja bem o que quer e nos fale que agente ajuda você!

blz lukaum agora o modulo que eu iria utilizar seria o RS 1200 ou então o sd 1500, no seu post vc fala que a bateria aguenta o sd 1200, vc esta se referindo ao rs 1200 ou ao o sd 1500? ou tanto faz e da pra tocar qualquer um dos dois modulos?

ah e quanto as regulagens eu já mexi bastante mesmo, quase todo final de semana eu ligo o som e vou tentando regular mas não tem jeito,pra o sub tocar forte o modulo ja ta clipando bastante, ja tentei botar o som todo flat,diminuir ganho do modulo sd , diminuir o ganho do sd 500.4 ab que toca os kits 2 vias e a parte da voz atras pra ver se o grave sobressaia mas num teve jeito. A caixa que eu queria seria uma que tocasse forte pra fora mas que tb desse pra ouvir legal dentro do carro sem ficar aquela porrada totalmente seca, eu preferi os pioneers exatamente pra ter esse som misto q toque legal pra dentro e tb forte pra fora...com a sintonia em 45hz eu vou conseguir esse som que desejo?

Editado por .Marquinhos.

Compartilhar este post

Link para o post

blz lukaum agora o modulo que eu iria utilizar seria o RS 1200 ou então o sd 1500, no seu post vc fala que a bateria aguenta o sd 1200, vc esta se referindo ao rs 1200 ou ao o sd 1500? ou tanto faz e da pra tocar qualquer um dos dois modulos?ah e quanto as regulagens eu já mexi bastante mesmo, quase todo final de semana eu ligo o som e vou tentando regular mas não tem jeito,pra o sub tocar forte o modulo ja ta clipando bastante, ja tentei botar o som todo flat,diminuir ganho do modulo sd , diminuir o ganho do sd 500.4 ab que toca os kits 2 vias e a parte da voz atras pra ver se o grave sobressaia mas num teve jeito. A caixa que eu queria seria uma que tocasse forte pra fora mas que tb desse pra ouvir legal dentro do carro sem ficar aquela porrada totalmente seca, eu preferi os pioneers exatamente pra ter esse som misto q toque legal pra dentro e tb forte pra fora...com a sintonia em 45hz eu vou conseguir esse som que desejo?

Olá amigo, quanto ao meu post eu errei ali, se você usar o RS1200 você não precisará de mais bateria pois você tem 135ah e o consumo máximo do amp. será 115A. Agora se você usar o SD1500 irá faltar um pouco de bateria porque o consumo máximo do amp. é 150A, creio eu que SD1500 seria o mais viável apesar de estar faltando 15ah.

Quanto a caixa é assim como eu falei, se você aumentar a sintonia irá tocar mais pra fora porém no entanto diminuirá pra dentro, se você aumentar você terá mais gravão e se diminuir mais subgrave, tocar misto NA MINHA OPINIÃO acho que 38hz~40hz já estaria de bom tamanho para o que você quer (misto), mais ai depende você está querendo som mais pra fora pra abrir o pm pra um xurras ou apenas para obter resultado com a mala fechada mesmo? Porque ae tem que ver porque quando se aumenta a sintonia você perde a musicalidade e fica "diferente" pra você que está com uma caixa de frequência baixa.

Tente nos informar a sintonia da sua caixa, na minha opinião uma caixa com 38~40hz estaria de bom tamanho, mas no caso como eu ainda me considero e sou meio leigo é melhor deixar o pessoal comentar pra aí então vermos uma caixa melhor, do jeito que você está querendo;D

Editado por LuKaUm

Compartilhar este post

Link para o post

Então Viepper no meu caso uso caixa com 112 litros brutos sendo dividida em 2 camaras separadas, estou usando dutos de 4" 28cm, Bass boost no 0, lp 80hz +-, subsonic 30-35 hz, level 40%, o subgrave fica legal, e toca menos com mala aberta, quando mudo somente a regulagem não sei se é impressão minha, coloco lp 100hz, subsonic 40-45 hz, aumenta o SPL e rende mais com mala aberta.

Antes estava com dutos de 4" 30cm pra fora tava tocando muito pouco, mas o subgrave ta bom apesar dos 309 não desciam muito dae se perdiam no caminho, desculpe se estou falando algo errado, mas estou tentando aprender agora, e meu som foi D.I.Y mas é mais ou menos isso que notei no meu caso, o carro treme todo, Teto, porta-malas, parabrisa, volante, mas o barulho não chega a doer o ouvido da como um coscega, e sente a pancada no corpo, a vibração passando, so sei que é muito top.

Editado por Leki

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...