Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
diegog174

Pioneer Impp ajuda

Recommended Posts

Bom galera , vou pedir ajuda pra vocês aqui no Geral, porque lá no som residencial ta difícil de responderem,

Bom galera desisti de colocar no carro meus Pioneer IMPP antigos, Tsw252f e tsw253f

Bom agora vou montar um som para tocar num churras e tal, estou com uma potencia Pyramid 100wrms a 4homs cada canal, potencia real, testei ela com resistência e tal.

Bom o que me preocupa é caixa, não sei que caixa fazer, devo fazer uma caixa para SPL ou para Subgrave ?

Posso ter problemas quanto ao sub excursionar demais ?

Para os agudos estou pensando se eu uso 2 6x9 da bravox, ou então 1 corneta hinor(já tenho) e um ST

O que vocês acham ?

Obrigado !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz uma caixa com alto SPL, pra ter rendimento pra fora, um pico nos 60~70hz fica ótimo ! O F3 nem precisa ser baixo, se ficar nos 45hz pra cima ta ótimo !

Para os médios e agudos, não utilize corneta e st, além de pecar na qualidade do áudio, fica um enorme buraco, e seu som vai ficar desequilibrado, utilizar um par de 6x9 em caixa selada, que vai dar bons médios, descendo bem até uns 120hz ! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Okey, vou fazer isso amigo. Usar 2 6x9 bravox, e caixa para spl, com subsônico . depois posto as fotos

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém teria algum tutorial, de como fazer as travas internas da caixa, não estou conseguindo entender como fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Tutorial acho que não tem não, só se for fotos da caixa travada, mas tenta procurar ai no google e vê se acha !

Eu acho um pouco desnecessário pra sub desse porte ! Apenas com MDF 18mm e bastante parafuso já resolve ! Vedação também, é essencial !

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém teria algum tutorial, de como fazer as travas internas da caixa, não estou conseguindo entender como fazer.

pra 2 subwoofers desse MDF de 15" já fica tranquilo , e se quiser travar bem a caixa , pode usar "mão francesa" aquele L de ferro que botam para segurar prateleiras... se quiser fazer com madeira pode fazer também atravessando a caixa de cima para baixo e de um lado para o outro...

Eu não sei os parâmetros do seu sub porém não colocaria eles em uma caixa com sintonia acima dos 50Hz não...

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi galera, é vou sem as travas primeiro, ou na hora fazer elas, alguém tem fotos ?

No caso , acho que vou usar o corte subsônico, para não tocar abaixo de 20hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, você relatou que vai montar um sonzinho pra tocar em churras, festinhas etc... !

Então qual seria o estilo musical ? Creio eu que forró, samba, pagode, sertanejo, axé ou estou enganado ?

Então, uma caixa com pico nos 60~70hz vai tocar tudo isso, e as músicas não vão descer abaixo dos 45hz, além de que você vai tocar pra fora, e pra bom rendimento, sintonia tem que ficar nessa faixa dos 50hz ! []-[]

Subsonico, 20hz é baixo, coloca uns 35hz pra cima, pra proteger bem !

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tocar, sertanejo, as vezes um Rap e algumas eletronicas.

Bom vou fazer a caixa de SPL que esta no DIY, para o pioneer tsw252f.

Não sei a quantos hz ela esta, como faço para saber ?

Compartilhar este post

Link para o post

Diga quantos litros ela tem e o tamanho do duto, a gente simula pelo winisd ou bassbox.

Compartilhar este post

Link para o post

vai no artigos e lá tem um programa , ai você coloca a litragem da caixa e a sintonia que você quer , então ele vai te dar o tamanho do duto.

Basta ir mudando a frequencia até ele dar o tamanho do duto rapido e facil...

Compartilhar este post

Link para o post

entendi cara, porem no caso, qual seria a melhor sintonia ?

Contando que eu vou tocar, de sertanejo, rock, eletrônica, vamos dizer vou tocar vários estilos musicais

Qual a melhor sintonia ?

aqui esta as configs da caixa:

APLICAÇÃO - SPL

CAIXA RECOMENDADA - 53litros

CONFIGURAÇÃO DUTOS - 2 dutos de 3" com 20,11 cm de comprimento

APLICAÇÃO - SUBGRAVE / RESPOSTA PLANA

CAIXA RECOMENDADA - 63 litros

CONFIGURAÇÃO DUTOS - 2 dutos de 3" com 20,56 cm de comprimento

Vou usar a de spl, acho que vai ficar melhor para o som para fora né ?

Pelo o que eu calculei aqui, ela esta sintonizada em 44.4Hz

Editado por diegog174

Compartilhar este post

Link para o post

entendi cara, porem no caso, qual seria a melhor sintonia ?

Contando que eu vou tocar, de sertanejo, rock, eletrônica, vamos dizer vou tocar vários estilos musicais

Qual a melhor sintonia ?

Eu tinha uma caixa, que tinha sintonia em torno de 45hz, tocava bem pra fora, esses estilos que vc deseja, só nao sei o rock. Meu sub era um Pioneer 308, caixa de 47L + duto de 3" por 10cm.

EDIT: esqueci de falar, o duto soprava um pouco com esse comprimento.

Editado por ownedan

Compartilhar este post

Link para o post

acho que com 2 dutos não vou ter esse problema de duto soprando.

Bom caso nao fique boa a sintonia, é só mudar o comprimento do duto correto ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pode fazer essa caixa aqui:

APLICAÇÃO - SPL

CAIXA RECOMENDADA - 53litros

CONFIGURAÇÃO DUTOS - 2 dutos de 3" com 20,11 cm de comprimento

Mas lembre-se, que é uma configuração pra carro, a propagação é totalmente diferente pra fora por isso recomendei sintonia nos 50hz !

Mas faz essa caixa igualzinho ! Se te agradar beleza, mas se não vai diminuindo o comprimento dos dutos até deixar no teu agrado !

Se mesmo assim não ficar bom, diminui o volume da caixa, colocando garafa pet cheio de areia, ai sim impossível não ficar bom !

Mas creio eu que essa litragem com esses dutos, só que com o comprimento um pouco menor fique bom !

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

acho que com 2 dutos não vou ter esse problema de duto soprando.

Bom caso nao fique boa a sintonia, é só mudar o comprimento do duto correto ?

Pra 2 dutos, acho que nao se aplica a mesma regra, de sintonia pra 1 duto, só.

Exato, mude o comprimento, pra mudar a sintonia. Duto maior, sintonia mais baixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Okey galera, valeu pela ajuda, quanto as travas, não é preciso correto ? se eu for usar o mdf de 18mm.

Para mim passar o fio para dentro da caixa, posso fazer um furo e vedar depois ? ou precisa colocar akele conector ?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom 18mm é o ideal, até 15mm da, só usar bastante parafuso pra travar bem, e uma boa vedação ! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

eu faria um poko menos pra dar mais pico... vou simular aki e te passo os graficos []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Okey galera, valeu pela ajuda, quanto as travas, não é preciso correto ? se eu for usar o mdf de 18mm.

Para mim passar o fio para dentro da caixa, posso fazer um furo e vedar depois ? ou precisa colocar akele conector ?

não precisa usar conector não , você pode fazer um furo para o fio passar bem justo e usar massa de calafetar pra vedar

Usa MDF de 15mm kra , não precisa disso tudo não ainda mais que não vai colocar tanta potência assim.Eu costumo colocar pra segurar bem parafuso a cada 4 cm mais ou menos e entre eles ainda ponho prego (eu uso prego antes só pra segurar e depois ponho os parafusos...)

Compartilhar este post

Link para o post

eu faria um poko menos pra dar mais pico... vou simular aki e te passo os graficos []-[]

Vlw cara, vou esperar você fazer então.

Compartilhar este post

Link para o post

não precisa usar conector não , você pode fazer um furo para o fio passar bem justo e usar massa de calafetar pra vedar

Usa MDF de 15mm kra , não precisa disso tudo não ainda mais que não vai colocar tanta potência assim.Eu costumo colocar pra segurar bem parafuso a cada 4 cm mais ou menos e entre eles ainda ponho prego (eu uso prego antes só pra segurar e depois ponho os parafusos...)

Okey cara, vou dar uma olhada, se o preço for muito diferente de 16mm para 18mm, pego o de 16.

Esses parafusos, são especiais para madeira ou não ? A cola e vedaçao estou pensando em fazer com cola branca e serragem é isso né ?

(Post n° 100 haha)

Editado por diegog174

Compartilhar este post

Link para o post

vixi sub free air aeuaeuuh tenso no tamanho da caixa mais colega pode fazer com 50L duto de 4" fica bom ai te recomendo a variar o comprimento do duto na casa dos 45-50hz e ver qual vai ficar melhor para vc...

Compartilhar este post

Link para o post

vixi sub free air aeuaeuuh tenso no tamanho da caixa mais colega pode fazer com 50L duto de 4" fica bom ai te recomendo a variar o comprimento do duto na casa dos 45-50hz e ver qual vai ficar melhor para vc...

Só pra complementar ! 50L e duto de 4", o comprimento do duto deve ser:

40hz: 23,7cm

45hz: 17,14cm

50hz: 12,45cm (nesse caso pode deixar apenas o aeroduto que deve ficar na casa dos 51hz)

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

legal galera, valeu pela ajuda.

Então no caso , fazer 1 caixa de 50 litros com duto para 50hz correto ?.

No caso qual seria a diferença para a de 53 litros ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...