Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Gislano

Trio SPL no Corolla

Recommended Posts

Pessoal,

Segue uma simulação q fiz no Winisd pro sub TR7515.

Defini uma caixa dutada de 60 litros e frequencia de sintonia igual ao sub 28Hz.

F3=32hz e F0=37hz com pico entre 48 e 63Hz. Aparentemente uma caixa bem genérica que toca vários estilos. Será que vai dar o grave "redondo" e "cheio" que espero?

60l28hztransfer.png

Reparem que a velocidade está abaixo de 16m/s enquanto a frequencia estiver acima de 28hz. Tem um pico enorme perto de 17hz mas o ampl vai cortar acima disso.

60l28hzairvelocity.png

Outro pico abaixo de 20hz. Dessa vez é no delay. os valores estão abaixo de 30ms, que já é um valor muito bom pelo que tenho visto nas simulaçoes aqui no forum.

60l28hzdelay.png

e por último, o deslocamento do cone. também tá bem comportadinha igual o papai gosta.

60l28hzexcursion.png

andei pensando em fazer uma TL para esse sub mas acabei desistindo. O forte dessa caixa é o subgrave. Isso não me impressiona muito, não.

Gosto muito de subgrave mas hoje preciso de uma caixa mais genérica, que toque de tudo (até musica infantil pras minhas filhas).

O que vcs acham dos resultados dessa dutada que simulei?

Abração

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, me converti parcialmente às recomendações que todos vcs me deram:

não usarei os 6x9 para fazer o medio/mediograve/tw. Li vários tópicos falando do 8MB4P para médio e de drives Ti para a alta frequencia.

Vou "fechar" o projeto com dois 8MB4P e dois sd145. O lado negativo disso é que terei que esperar mais um tempo para finalizar o projeto.

Tanto o MG quanto o drive não estavam no meu orçamento. Ainda mais que terei que adicionar mais um divisor de frequencia 24db/8a (uns $100,00 cada).

to em busca de dois 8MB4P e dois sd145 em bom estado e a preço camarada.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Gastar 200 pratas em divisor de frequencia pra que?? com 300 pratas tu compra um JFA 4vias corte de 24db/8a e pode mudar cortes a vontade e posteriormente usar pra outro projeto. vale apena.

Eu não conhecia esses falantes 8mb4p parrudinhos 250wrms ,agora não entendi foi usar suspensão de borracha em falante de medio grave [""] .

Resp 80-5000hz auguem explica essa suspensão ai.. :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Gastar 200 pratas em divisor de frequencia pra que?? com 300 pratas tu compra um JFA 4vias corte de 24db/8a e pode mudar cortes a vontade e posteriormente usar pra outro projeto. vale apena.

Eu não conhecia esses falantes 8mb4p parrudinhos 250wrms ,agora não entendi foi usar suspensão de borracha em falante de medio grave [""] .

Resp 80-5000hz auguem explica essa suspensão ai.. :unsure:

Realmente mais 200 barões é bastante grana mas é o melhor jeito que encontrei pra ligar os sd145. Eles estarão em paralelo com os MG. Ambos serão ligados no Voxer 4.8 em bridge. Por isso q não dá pra ligar o crossover. Eu teria q ligar os sd145 em canais exclusivos ou ter amp exclusivos.

Uma outra saída seria substituir os sd145 por ST, q são bem mais baratos e não precisam do xover. Dá pra ligar apenas com capacitores. Será q a qualidade será mantida?

Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

Vou te falar uma coisa, meu som esta montado em um corolla. E te falo, ja que vai ficar TUDO no porta mala, te recomendo colocar uma xavinha para ligar e desligar o que tiver no porta mala, para ligar somente em xurras o porta mala .. pq se voce for ligar andando, vc nao vai gostar nem um pouco, fica mto ruim o som, o corolla por ser sedan, o porta mala é "separado", o seu som vai ficar tudo abafado.

Por isso se fosse vc colocaria a xavinha, nao vai se arrepender, é baratim.

OBS: pode dizer tchau pro porta mala kkk, vai caber quase nada depende o altofalante que vc colocar, caso tenha uma bateria auxiliar

Editado por P.A. GYN

Compartilhar este post

Link para o post

Vou te falar uma coisa, meu som esta montado em um corolla. E te falo, ja que vai ficar TUDO no porta mala, te recomendo colocar uma xavinha para ligar e desligar o que tiver no porta mala, para ligar somente em xurras o porta mala .. pq se voce for ligar andando, vc nao vai gostar nem um pouco, fica mto ruim o som, o corolla por ser sedan, o porta mala é "separado", o seu som vai ficar tudo abafado.

Por isso se fosse vc colocaria a xavinha, nao vai se arrepender, é baratim.

OBS: pode dizer tchau pro porta mala kkk, vai caber quase nada depende o altofalante que vc colocar, caso tenha uma bateria auxiliar

Valeu pela dica! isso é um conselho que eu seguirei com toda certeza.

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

apesar de não atualisar o tópico com tanta frequencia estive lendo mais e mais no forum. E também fiquei aguardando a chegado de mais alguns componentes. Acabei fechando o seguinte set:

- central multimida 5.1 (comprada aqui no forum)

- MB Quart ONX1.1000D (para tocar o sub)

- 1 x MTX TR7515 2x2ohm (comprado no forum)

- Pyramid golden series pro 1000 (para tocar o kit duas vias)

- Kit duas Alpine SPR-17 (instalado nas portas)

- banda voxer 4.8 (em bridge para tocar os MG e os drives)

- 2 x snake ESX408 (na mala)

- 2 x drives D220ti (na mala)

- cabos rca 4 metros (sub e 4 canais:KnuKonceptz)

- cabos de força e speakers (KnuKonceptz)

- terminais alongadores (KnuKonceptz)

- isolador de bateria stinger 80A

- bloco de distribuição stinger

- disjuntor de bateria 140A

- bateria gel 100ah (ainda não comprada)

Todos os itens já comprados, exceto a bateria. mas tem um cara aqui no Rio que vende por $300 a de 100A.

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Início da montagem da caixa. Utilizei MDF 20mm na caixa pro sub.

img2012012600869.jpg

marcação e corte do furo para o sub (compasso de última geração)

img2012020100881.jpg

tampa frontal quase pronta

img2012020100882.jpg

tampa frontal aguardando a resina e fibra para o acabamento

img2012020200884.jpg

caixa já montada. Qualquer semelhança com o mickey mouse é só coincidência

img2012021100887.jpg

caixas laterais pro MG e pras cornetas aguardando

img2012012800872.jpg

caixa do MG/cornetas já calçadas com a meia calça da patroa.

img2012012800875.jpg

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Tbm tenho corolla, ruim Pm vedado q nem cofre so q meu trio, toca bem td estilos, tbm tenho problema d peso, tbm uso chave liga/desliga

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não sei se você tem o mesmo set ainda, mais surgiu a oportunidade de comprar, o que voce tem a dizer sobre o MB Quart ONX1.1000D? É um bom modulo? responde com força dos 20 a 40Hz? Agradeço desde ja!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não sei se você tem o mesmo set ainda, mais surgiu a oportunidade de comprar, o que voce tem a dizer sobre o MB Quart ONX1.1000D? É um bom modulo? responde com força dos 20 a 40Hz? Agradeço desde ja!

Rapaz, Antes de compra-lo fui muito bem recomendado por uns amigos q tenho. Eles falaram q ele é muito usado em Houston. Infelizmente não instalei ainda. Estava comprando as coisas devagar e ainda faltam chegar alguns cabos, isolador de bateria e parafusos allen pro sub.

Desculpe por não poder ajuda-lo. Caso feche negócio, apareça aqui pra falar o q achou do amplif.

Abração,

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui o kit Alpine SPR-17S q estava guardado a mais d um ano só esperando...

img2012021800913.th.jpg

Alguns acessórios q já chegaram.

img2012021800911.th.jpg

Opinião pessoal:

1- se tiverem q comprar sleeve, vale a pena importar. Eu comprei na Leosound e comprei outros pelo ebay. Os q comprei pelo ebay são 10 vezes melhores e mais bonitos.

2- os cabos da Knu são muuuuito flexiveis. Valem cada centavo. Comprei alguns metros do Pompéia para ligar o alternador. Eles são muito bons e respeitam as medidas, diferentemente de alguns posts que vi no forum. Porém, são menos flexiveis e vos Knu são visualmente mais atraentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho instalado os equipamentos bem devagar. A cada fim de semana faço um pouco. No carnaval apliquei a manta nas portas do corolla e instalei o kit SPR-17S da Alpine.

Aqui a porta virgem implorando pela manta.

img2012021900914.jpg

A manta já aplicada na parte interna. A rigidez muda grosseiramente... Já tinha instalado em minha saveiro a alguns anos atrás. Antes havia usado uma tesoura para cortar a manta e desta vez utilizei uma faca com um pedaço de madeira embaixo. Posso afirmar que a faca é bem melhor de trabalhar.

img2012021900918.jpg

Este é o rabicho que fiz para cada porta. Estão juntos o fio Knu 12awg para o mid e o fio do tweeter.

img2012022000920.jpg

Detalhe dos terminais importados. A qualidade do material é excepcional!

img2012021900916.jpg

AF original...

img2012021900915.jpg

Kit já instalado. Tive que fazer um blafe de madeira pois o anel que acompanha o kit é muito estreito e não dava altura suficiente para o mid se aproximar do forro de porta.

img2012021900917.jpg

Abração,

Compartilhar este post

Link para o post

Chegaram mais alguns acessorios:

Presilhas para o acabamento dos cabos

maca2012030700972.jpg

Isolador de bateria Stinger e terminais

maca2012030200953.jpg

Parafusos Allen com rosca soberba

img2012030700970.jpg

Agora só falta chegar os cabos Knu de 50mm2 e comprar a bateria slim para colocar embaixo do banco.

Abração,

Compartilhar este post

Link para o post

Chegaram mais alguns acessorios:

Presilhas para o acabamento dos cabos

maca2012030700972.jpg

Isolador de bateria Stinger e terminais

maca2012030200953.jpg

Parafusos Allen com rosca soberba

img2012030700970.jpg

Agora só falta chegar os cabos Knu de 50mm2 e comprar a bateria slim para colocar embaixo do banco.

Abração,

Bota fotos ai dos trampo, deve ta ficando 1 file

Compartilhar este post

Link para o post

Tbm tenho corolla, ruim Pm vedado q nem cofre so q meu trio, toca bem td estilos, tbm tenho problema d peso, tbm uso chave liga/desliga

Era uq eu ia falar! A mala dos Corollas é lacradona! Tu perde 3db ou até mais! =\\

Tow com um, mas tow já abrindo mão do SPL por causa disso!

Adilson, meio off.. tem foto do seu trio? Queria ver como ficou +/-!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente n tenho um corola mas sofro do mesmo mal dos sedans... alguém poderia me dar mais informações de como funciona estas tão citadas chavinhas? Onde consigo comprar, modelo e como é ligada e talz...

Esta semana tirei minha caixa trio da mala, os quadriaxiais do tampão e estou só curtindo os quadriaxiais da porta, nunca curti tanto som automotivo, por 2 dias cheguei em casa e fiquei ouvindo o fm na garagem dentro do carro, coisa q nunca tinha feito na vida por encomodar a todos... então resolvi que vou aderir a estas chaves!

Compartilhar este post

Link para o post

Era uq eu ia falar! A mala dos Corollas é lacradona! Tu perde 3db ou até mais! =\\

Tow com um, mas tow já abrindo mão do SPL por causa disso!

Adilson, meio off.. tem foto do seu trio? Queria ver como ficou +/-!!!

la vai BlOom

009rnd.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente n tenho um corola mas sofro do mesmo mal dos sedans... alguém poderia me dar mais informações de como funciona estas tão citadas chavinhas? Onde consigo comprar, modelo e como é ligada e talz...

Esta semana tirei minha caixa trio da mala, os quadriaxiais do tampão e estou só curtindo os quadriaxiais da porta, nunca curti tanto som automotivo, por 2 dias cheguei em casa e fiquei ouvindo o fm na garagem dentro do carro, coisa q nunca tinha feito na vida por encomodar a todos... então resolvi que vou aderir a estas chaves!

olha so Rafael

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=159457

chave 2 polos e 6 posições, minha é assim. Funciona assim, quando estou dirigindo (pm fechado) desligo nessa chave o mg e agudo do pm, e deixo tocanco kit e graves do pm, e quando estou pm aberto, mudo de novo pra tocar Grave, MG e Agudo.

Abraço

Editado por ADILSONBP

Compartilhar este post

Link para o post

Adilson,

bem bacana esse tópico sobre a chavinha para desligar o som do PM. Achei interessante a chave estar ligada após o amplif (entre os drives e o amplif). Fico com um pé atrás quanto a ligar um relê nos fios dos drives. Isso não gera ruido no sistema não?

Abraçao,

Compartilhar este post

Link para o post

Adilson,

bem bacana esse tópico sobre a chavinha para desligar o som do PM. Achei interessante a chave estar ligada após o amplif (entre os drives e o amplif). Fico com um pé atrás quanto a ligar um relê nos fios dos drives. Isso não gera ruido no sistema não?

Abraçao,

Ta funfando na boa td certinho

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...