Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Gislano

Trio SPL no Corolla

Recommended Posts

Peço licensa aos a todos do autoforum para escrever meu primeiro tópico. Apesar de já estar cadastrado no forum ha muitos anos nunca havia criado um tópico decente.

Sempre acompanhei várias "discussões" e projetos aqui no forum que serviram para enriquecer meu conhecimento sobre carros e som automotivo. Quando me cadastrei no autoforum tinha acabado de comprar uma saveiro 99. Tinha vários planos para ela mas houveram muitos imprevistos que desviram meu foco.

Com o passar dos anos acabei adquirindo alguns equipamentos que pretendo usar em meu primeiro projeto de som. o som será para tocar todo tipo de música (todo mesmo)!!! tocará sertanejo, musica bahiana, gospel, funk e, principalmente, O Rappa, dance e "patati & patata". Pessoalmente, gosto dos graves dos funks mais antigos que são bem "encorpados" e "cheios". Não gosto de graves curtos do tipo toc toc. Assim como não quero muito chiadeira de tweeter.

Para falar a verdade meus ouvidos não foram treinados para sistemas hi-fi. Por isso, darei preferência por equipamentos de qualidade mas não precisam ser high end. Montarei uma epécie de trio/spl.

Bem, chega de bla, bla, bla e vamos ao meu projeto proposto para um corolla 2010:

- central multimida 5.1 (comprada aqui no forum)

- banda voxer 4.8 para stereo

- MB Quart ONX1.1000D

- 1 x MTX TR7515 2x2ohm (comprado no forum)

- Kit duas Alpine SPR-17

- 2 x 6x9 (ainda não comprados)

- 2 x drives D405 (ainda não comprados)

- cabos rca 4 metros (2 canais e 4 canais)

- bateria extra 150ah (ainda não comprados)

Tudo será instalado no porta malas. A princípio não mexerei no som interno. Isso ficará para um futuro up grade.

A dúvida é: este set me dará o som "cheio" que imagino? tenho muita teoria sobre som mas na prática não tenho muita experiência. Também, aceito sugestões de e 6x9" com um bom custo benefício.

Abraço,

Moderador, favor mover este tópico caso ele não esteja no lugar certo.

Editado por Gislano

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peço licensa aos a todos do autoforum para escrever meu primeiro tópico. Apesar de já estar cadastrado no forum ha muitos anos nunca havia criado um tópico decente.

Sempre acompanhei várias "discussões" e projetos aqui no forum que serviram para enriquecer meu conhecimento sobre carros e som automotivo. Quando me cadastrei no autoforum tinha acabado de comprar uma saveiro 99. Tinha vários planos para ela mas houveram muitos imprevistos que desviram meu foco.

Com o passar dos anos acabei adquirindo alguns equipamentos que pretendo usar em meu primeiro projeto de som. o som será para tocar todo tipo de música (todo mesmo)!!! tocará sertanejo, musica bahiana, gospel, funk e, principalmente, O Rappa, dance e "patati & patata". Pessoalmente, gosto dos graves dos funks mais antigos que são bem "encorpados" e "cheios". Não gosto de graves curtos do tipo toc toc. Assim como não quero muito chiadeira de tweeter.

Para falar a verdade meus ouvidos não foram treinados para sistemas hi-fi. Por isso, darei preferência por equipamentos de qualidade mas não precisam ser high end. Montarei uma epécie de trio/spl.

Bem, chega de bla, bla, bla e vamos ao meu projeto proposto para um corolla 2010:

- central multimida 5.1 (comprada aqui no forum)

- banda voxer 4.8 para stereo

- MB Quart ONX1.1000D

- 1 x MTX TR7515 2x2ohm (comprado no forum)

- Kit duas Alpine SPR-17

- 2 x 6x9 (ainda não comprados)

- 2 x drives D405 (ainda não comprados)

- cabos rca 4 metros (2 canais e 4 canais)

- bateria extra 150ah (ainda não comprados)

Tudo será instalado no porta malas. A princípio não mexerei no som interno. Isso ficará para um futuro up grade.

A dúvida é: este set me dará o som "cheio" que imagino? tenho muita teoria sobre som mas na prática não tenho muita experiência. Também, aceito sugestões de e 6x9" com um bom custo benefício.

Abraço,

Moderador, favor mover este tópico caso ele não esteja no lugar certo.

Gislano,

Primeiramente parabéns pelo o primeiro post. hehehe []-[]

Agora vamos ao projeto...

Cara... seu projeto não tem nada de Trio... a não ser as D405 que eu acho que no seu caso totalmente desncessario... você tem um SQ/SPL, aliás muito bom.

Só não colocaria as D405 e não abriria a mala pra ouvir como trio... porq de trio não tem nada.

Vai ficar muito bom... mas se você buscar um Trio/SQ... ai tem q trocar o MTX TR7515 e colocar um SUB800 ou SDS de 15" e faça uma caixa com uma boa litragem q ai vc terá um misto de SPL/Trio, vai pode descer igual a um SUB, ai vc poderá abrir a mala, meu projeto particulamente eu faço isso.

Boa Sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

ta mais esses driver vao ser a unica coisa q vai tocar pra fora... acho melhor vc pesquisar um pouco pq pra vc ter um trio vc vai precisar trocar esse MTX por 2 WOOFER e colocar 2 ST + MG ai...

Compartilhar este post

Link para o post

Gislano,

Primeiramente parabéns pelo o primeiro post. hehehe []-[]

Agora vamos ao projeto...

Cara... seu projeto não tem nada de Trio... a não ser as D405 que eu acho que no seu caso totalmente desncessario... você tem um SQ/SPL, aliás muito bom.

Só não colocaria as D405 e não abriria a mala pra ouvir como trio... porq de trio não tem nada.

Vai ficar muito bom... mas se você buscar um Trio/SQ... ai tem q trocar o MTX TR7515 e colocar um SUB800 ou SDS de 15" e faça uma caixa com uma boa litragem q ai vc terá um misto de SPL/Trio, vai pode descer igual a um SUB, ai vc poderá abrir a mala, meu projeto particulamente eu faço isso.

Boa Sorte!

Obrigado Carro do Leite,

quantos litros vc recomendaria para uma caixa dessas?

Um detalhe que não mencionei é que não posso usar o PM todo pois tenho que carregar malas de 3 mulheres (esposa+2filhas). Aí já viu, né? sem contar que não são raras as vezes que tenho q acomodar as cadeirinhas dentro do PM.

Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

ta mais esses driver vao ser a unica coisa q vai tocar pra fora... acho melhor vc pesquisar um pouco pq pra vc ter um trio vc vai precisar trocar esse MTX por 2 WOOFER e colocar 2 ST + MG ai...

mksound,

quando vcs dizem que o TR7515 não toca para fora, o que vcs querem dizer? Quer dizer q seu som "brochará" com a mala aberta? ou quer dizer que ele não é tão bom quanto um woofer de cone seco para um trio?

Na verdade estou meio que relutante em trocar o sub pois não usarei o PM aberto na maior parte do tempo. A idéia é ter o som ali, quietinho e disparando alarmes no dia-a-dia mas quando tiver uma confraternização, aí eu abro a mala e deixo "pocar".

Compartilhar este post

Link para o post

mksound,

quando vcs dizem que o TR7515 não toca para fora, o que vcs querem dizer? Quer dizer q seu som "brochará" com a mala aberta? ou quer dizer que ele não é tão bom quanto um woofer de cone seco para um trio?

Na verdade estou meio que relutante em trocar o sub pois não usarei o PM aberto na maior parte do tempo. A idéia é ter o som ali, quietinho e disparando alarmes no dia-a-dia mas quando tiver uma confraternização, aí eu abro a mala e deixo "pocar".

ou eh um ou outro 2 d405 do lado desse MTX vc nem vai notar o SUB! Sub misto q eu conheço eh o 309... e nem com 4 deles vai acompanhar 2 D405

se quer usar sub usa apenas um par ou dois de 6x9

se quer um trio usando driver q toque bem pra fora e nao ocupe toda a mala:

1 SDS815> SD1500

1 10PW3> BB-3000GL

1 EDT7200> BB-3000GL

se quer um som SPL monta o TR7515 +kit 2 vias

se quer um som misto com boa qualidade:

2x pioneer 309

1x 10PW3

1x D200

1x ST200

Compartilhar este post

Link para o post

mksound,

Oq ele quiz dizer e q quando abrir a mala o grave vai sumir, vc so vai ver o af excursionado e nao saindo som,agora se so vai escutar com mala fechada e uma boa, acho q o mais recomendado pra vc e usar um subao(woofer q desce muito)q vai te dar o som q quer tanto de mala fechada como aberta,oq recomendo e o sub800 pq e o q desce mais e rende melhor em pouca litragem e compraçao com os outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Gislano, meio off.. tu já pensou em como fazer com a suspensão? To com um Corolla tb, e com menos de 100kg na mala o carro já baixa um bocado! Complicado! Molas preparadas???

Quanto ao som, NUNCA que um sub de 15' vai acompanhar 2 D405.. tens duas opções:

1) Continuar com o sub.. e instalar apenas 6x9 + kit sem drivers...

2) Partir pra woofer profissional (SDS, HPX, SW1P) e prosseguir com a D405... mas aí vai ter que rever TODO o seu projeto!

Compartilhar este post

Link para o post

Oq ele quiz dizer e q quando abrir a mala o grave vai sumir, vc so vai ver o af excursionado e nao saindo som,agora se so vai escutar com mala fechada e uma boa, acho q o mais recomendado pra vc e usar um subao(woofer q desce muito)q vai te dar o som q quer tanto de mala fechada como aberta,oq recomendo e o sub800 pq e o q desce mais e rende melhor em pouca litragem e compraçao com os outros.

a caixa recomendada pelo fabricante do SUB800 tem 172 litros!!! Isso é muito grande. Tava pensando em uma de uns 75L. Quantos litros vc recomendaria?

Compartilhar este post

Link para o post

Gislano, meio off.. tu já pensou em como fazer com a suspensão? To com um Corolla tb, e com menos de 100kg na mala o carro já baixa um bocado! Complicado! Molas preparadas???

Quanto ao som, NUNCA que um sub de 15' vai acompanhar 2 D405.. tens duas opções:

1) Continuar com o sub.. e instalar apenas 6x9 + kit sem drivers...

2) Partir pra woofer profissional (SDS, HPX, SW1P) e prosseguir com a D405... mas aí vai ter que rever TODO o seu projeto!

O corolla realmente baixa a traseira com pouca coisa. Tinha pensando em usar molar de carro com kit gás que dizem ser mais altas.

Ainda não descartei a possibilidade de usar o SUB800 mas acho q é mais fácil montar sua opção 1 (com 6x9). Até porque ainda não comprei as d405. O sub acabei d comprar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não fique pensando... SIMULE!

Som não é palpite, é técnica, conhecimento!

Ou se não sabe como fazer, busque quem o fez:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=34158

Proatividade é MUITO bem vista por aqui!

Quando disse pensando, quis dizer que imagino perder do porta malas algo em torno daquele volume. Perguntei qual o volume q recomendado para ter idéia de quanto volume estávamos falando.

Realmente som é técnica e conhecimento (concordo demais com isso). Na verdade foi por isso que postei aqui. E foi por isso que decidi conceber e comprar todos os itens deste som (desde a CM até os terminais dos fios). Dimensionei todos os cabos, escolhi as marcas e modelos de produtos que são de qualidade aceitáveis e montei todo o esquema de ligação (alimentação e falante).

Decidi fazer isso depois que fui em duas lojas dizendo que queria montar meu som. Na primeira o cara disse que faz a caixa independente do sub. Na outra o rapaz nem sabia que existem softwares para projetar caixas.

A técnica do som eu estou aprendendo mas o conhecimento vou adquirindo a medida que percebo resultado do que eu projetei. Essa é a parte que dependo (e muito) dos membros do autoforum. Aprendi usar o winsd e sei simular muito bem várias curvas. O problema é saber se determinada curva vai resultar no som que quero.

Agradeço seu "toque" mas posso te afirmar que falta de atitute não é um defeito que tenho.

hahahhaha... meu primeiro post e já tô arrumando confusão! acho q esse post vai dar o q falar...

Compartilhar este post

Link para o post

preocupa nao o bloom e assim mesmo, pq toda hr vem um querendo tudo de mao beijada sem pesquisar ai é osso,vc deu sorte q ele nao ta mais na moderaçao se nao tinha tomado cadeada.kkkkkkk

O sub800 vc pode ate fazer com 100l livres q fica bom, agora se quer algo em torno de 75l e q renda um bom subgrave tem o over 15/800 ou hpx2150,nao use sds pq com essa litragem o som ficara toc toc.ou vc pode colocar esse sub seu com uma d200+st200 q fica bom tambem.

Compartilhar este post

Link para o post

Se trocar o sub terei q trocar o amplif tbm. O ONX1.1000D dá 1000w@1ohm ou 750w@2ohm ou 475w@4ohm. O sub800 é de até 4ohm. Nesse caso ele estaria sub alimentado.

Compartilhar este post

Link para o post

Se trocar o sub terei q trocar o amplif tbm. O ONX1.1000D dá 1000w@1ohm ou 750w@2ohm ou 475w@4ohm. O sub800 é de até 4ohm. Nesse caso ele estaria sub alimentado.

compra um 10PW3+D200+ST200 e deixa na mala com uma chavinha pra anima o churras!

Compartilhar este post

Link para o post

preocupa nao o bloom e assim mesmo, pq toda hr vem um querendo tudo de mao beijada sem pesquisar ai é osso,vc deu sorte q ele nao ta mais na moderaçao se nao tinha tomado cadeada.kkkkkkk

O sub800 vc pode ate fazer com 100l livres q fica bom, agora se quer algo em torno de 75l e q renda um bom subgrave tem o over 15/800 ou hpx2150,nao use sds pq com essa litragem o som ficara toc toc.ou vc pode colocar esse sub seu com uma d200+st200 q fica bom tambem.

Tranquilo, dieguinhoalmeida. já sabia q os membros não gostam de gente preguiçosa. Só não sabia q minha pergunta tinha deixado essa impressão. desculpe me aí, bloom. deixe isso prá lá e vamos falar do que interessa.

já fechei... vou continuar com o TR7515 e abandonar as d405. o custo pra trocar aplif e sub vão ficar meio altos apesar de ter conseguido os dois R$1270 (brand new).

o problema agora é a impedância do stereo: o vox4.8 fornece 4x120w@2ohm ou 2x240w@4ohm. 2 pares de 6x9 mais o kit duas vias tem juntos impedancia resultante de: 1.33ohm, 2.66ohm, 6ohm ou 12ohm.

A melhor opção seria usar em 6ohm com o vox4.8 em bridge. porém, o sistema ficará sub alimentado (considerando q cada 6x9 tem uns 100w cada).

Compartilhar este post

Link para o post

nao entendi essa soma sua? Me fala qua a impendancia de cada q vou te falar qual o melhor jeito de ligar.

Editado por dieguinhoalmeida

Compartilhar este post

Link para o post

kit duas vias = 4ohm

6x9 = 4ohm

6x9 = 4ohm

paralelo + paralelo + paralelo = 1.33ohm

serie + serie + paralelo = 2.66ohm

serie + serie + serie = 12ohm

paralelo + paralelo + serie = 6ohm

abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

vc nao entendeu minha pergunta, o kit 2 vias tem 2falantes de 8 ou 4 ohms cada um entendeu, isso q quero saber, e se sao 2 pares de 6x9 q é igual a 4 falantes 6x9 ou se é um par de 4 ou 8 ohms cada uma?

Compartilhar este post

Link para o post

vc nao entendeu minha pergunta, o kit 2 vias tem 2falantes de 8 ou 4 ohms cada um entendeu, isso q quero saber, e se sao 2 pares de 6x9 q é igual a 4 falantes 6x9 ou se é um par de 4 ou 8 ohms cada uma?

foi mal dieguinho,

o kit duas vias é 4ohm cada jogo (tweeter+medio)

2 pares de 6x9 @ 4ohm cada falante.

Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

foi mal dieguinho,

o kit duas vias é 4ohm cada jogo (tweeter+medio)

2 pares de 6x9 @ 4ohm cada falante.

Abraço,

Isso q queria saber. Se a impendacia de cada af e 4ohms os pares de 6x9 vao fechar em 2 ohms cada par ai vc liga 1 par em cada canal do voxer q e d 2ohms e o kit 2vias vc pode subir a impendancia pra 8ohms e ligar na bridge q ficou restando ou pode descer pra 2ohms e ligar em 1canal e ficar restando outro pra ligar outra coisa q quiser.

Mais uma coisa quando te falei pra ligar na bridge 8ohms e pq seu modulo aceita, ele so nao aceita impendancia inferior se vc quiser ligar 2ohms na bridge ai nao aceita entendeu. 8ohms na bridge de fornecer uns 180wrms. Qualquer duvida e so perguntar.

Compartilhar este post

Link para o post

chegou um brinquedinho...

Pense numa criança que não conseguiu esperar até chegar em casa para abrir a caixa de presente. Esse era eu.

Na frente da agencia dos correios abri a caixa do MB Quart ONX1.1000d. Vejam as fotos:

até uma flanela veio na caixa!

onx11000dcaixa.jpg

O tamanho não impressiona... espero que a potência surpreenda

onx11000dvista.jpg

será que preciso instalar esse controle?

onx11000dremote.jpg

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Isso q queria saber. Se a impendacia de cada af e 4ohms os pares de 6x9 vao fechar em 2 ohms cada par ai vc liga 1 par em cada canal do voxer q e d 2ohms e o kit 2vias vc pode subir a impendancia pra 8ohms e ligar na bridge q ficou restando ou pode descer pra 2ohms e ligar em 1canal e ficar restando outro pra ligar outra coisa q quiser.

Mais uma coisa quando te falei pra ligar na bridge 8ohms e pq seu modulo aceita, ele so nao aceita impendancia inferior se vc quiser ligar 2ohms na bridge ai nao aceita entendeu. 8ohms na bridge de fornecer uns 180wrms. Qualquer duvida e so perguntar.

Valeu dieguinho! mas acredito que matei este problema de ligação.

Consegui um amp Pyramid super pro 1000w (estava no fundo do baú com um canal queimado).

Sei que tem muita gente q não gosta de Pyramid mas lembro de ter visto esse amp tocando o stereo da parati do meu irmão... posso afirmar que ele não fazia feio, não.

A vantagem dele é que entrega 4 x 125w @ 4ohm, ou seja, não vou precisar de fazer associação de falantes.

Posso ligar os 4 x 6x9" direto em cada saída.

Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

O stereo tá fechado! Vai ficar assim:

1 x ampl Pyramid super pro 1000 (4 x 125w @4ohm) para alimentar 4 x 6x9" Bravox B4X 69T no porta malas

1 x amp banda voxer 4.8 em bridge (2 x 240w @ 4ohm) para alimentar os Alpine SPR-17S nas portas

Agora vou partir pra caixa do MTX TR7515... já fiz umas simulações no Winisd mas tô com umas idéias diferentes pra essa caixa.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...