Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

valtercs

Referência musical

Recommended Posts

Postado em (editado)

Eu não tenho experiencia com instrumentos de orquestra. Porém como um belo musico frustrado(toco bateria, guitarra e arranho uns slaps no baixo) eu tenho uma boa noção de timbre de instrumentos...

Por exemplo:

Apesar dos efeitos por tras do som, pra mim um dos "melhores"(que mais gosto) timbres de guitarra(principalmente no solo aos 2:45):

http://youtu.be/Iw6USBDPcaQ?hd=1

"melhor"(que mais gosto) timbre de voz, baixo e bateria(levando em conta o estilo de musica):

http://youtu.be/mtSbWVbceOc?hd=1&t=2m39s

"melhor" som de bateria e eu curto mto esse batera... heheheh

Não sei se era esse o objetivo do topico, mas... my 2 cents hehehe

Editado por ZANON
Postado em

Nada melhor do que uma audição ao vivo sem uso de amplificação para se treinar os ouvidos! Ainda mais de uma orquestra, onde existe um misto de notas e instrumentos. A partir daí começa a se entender o que chamamos de dinâmica! A mesma música tocada no carro, dependendo do sistema embola todos os instrumentos e perde-se a percepção das camadas da música.

Fazia muito tempo que não ia assistir! Já estou de olho na temporada 2012 da Sala SP! Segue para quem estiver interessado:

www.osesp.art.br

Postado em

Essa Sala SP passou ontem no Jornal da Globo!

Caraio, que LUXO!

Eu sabia que boas salas tinham regulagens e tals, como o teto móvel. Mas ontem vi que o negócio é sério. Uma eletronica da po*** embarcada, td de ultima geração!

Aqui em minha cidade(Natal/RN), temos um bom exemplo de um excelente espaço, chamado Teatro Riachuelo, que fica no maior shopping center da cidade. Bem rápido, o investimento foi de cerca de 40 milhões de reais, onde quase 1/4 foi destinado somente a tratamento acústico (por se localizar nas dependências de um shopping e tbm por ser no centro da cidade, onde em seu entorno possui residencias) e pra tecnologia do som(audio). Tem um som do caraio, sem reverberações, ecos, ou algo parecido. Caixas bem neutras... Ja pude ouvir algumas bandas boas como Vanessa da Mata, Fagner, Ana Carolina e digo, a experiencia é muito bacana. Apesar de ser um show, onde curtimos, bebemos, falamos etc, dá pra perceber o cuidado que tiveram com esse espaço. Imagina ouvir uma orquestra, sentadinho, totalmente dedicado ao espetáculo, com barulho discreto e tals...

Vejam no link algumas pics do espaço: http://www.teatroriachuelo.com.br/fotos.php

Entao, corram sempre que puderem prestigiar um evento desses, diferenciado. Nada de Luan Santana, Restarts... rsrsrsrsr

Postado em

Raoni o som atual é um arranjo.

O som defitivo ainda está em desenvolvimento pela Bang & Olfusen

E o Teatro dizem as más línguas custou a bagatela de 80 milhoes =P

Postado em

Essa Sala SP passou ontem no Jornal da Globo!

Caraio, que LUXO!

Eu sabia que boas salas tinham regulagens e tals, como o teto móvel. Mas ontem vi que o negócio é sério. Uma eletronica da po*** embarcada, td de ultima geração!

Aqui em minha cidade(Natal/RN), temos um bom exemplo de um excelente espaço, chamado Teatro Riachuelo, que fica no maior shopping center da cidade. Bem rápido, o investimento foi de cerca de 40 milhões de reais, onde quase 1/4 foi destinado somente a tratamento acústico (por se localizar nas dependências de um shopping e tbm por ser no centro da cidade, onde em seu entorno possui residencias) e pra tecnologia do som(audio). Tem um som do caraio, sem reverberações, ecos, ou algo parecido. Caixas bem neutras... Ja pude ouvir algumas bandas boas como Vanessa da Mata, Fagner, Ana Carolina e digo, a experiencia é muito bacana. Apesar de ser um show, onde curtimos, bebemos, falamos etc, dá pra perceber o cuidado que tiveram com esse espaço. Imagina ouvir uma orquestra, sentadinho, totalmente dedicado ao espetáculo, com barulho discreto e tals...

Vejam no link algumas pics do espaço: http://www.teatroriachuelo.com.br/fotos.php

Entao, corram sempre que puderem prestigiar um evento desses, diferenciado. Nada de Luan Santana, Restarts... rsrsrsrsr

q bom!

Postado em

Raoni o som atual é um arranjo.

O som defitivo ainda está em desenvolvimento pela Bang & Olfusen

E o Teatro dizem as más línguas custou a bagatela de 80 milhoes =P

Cyro deixe de aloprar aí!

Postado em

Eu não tenho experiencia com instrumentos de orquestra. Porém como um belo musico frustrado(toco bateria, guitarra e arranho uns slaps no baixo) eu tenho uma boa noção de timbre de instrumentos...

Por exemplo:

Apesar dos efeitos por tras do som, pra mim um dos "melhores"(que mais gosto) timbres de guitarra(principalmente no solo aos 2:45):

http://youtu.be/Iw6USBDPcaQ?hd=1

"melhor"(que mais gosto) timbre de voz, baixo e bateria(levando em conta o estilo de musica):

http://youtu.be/mtSbWVbceOc?hd=1&t=2m39s

"melhor" som de bateria e eu curto mto esse batera... heheheh

Não sei se era esse o objetivo do topico, mas... my 2 cents hehehe

[-]

Postado em

Serah q temos?

Eu nao endendi bem o objetivo do topico, valter....

Se eh para saber se nos foristas conhecemos uma orqustra ou se eh para saber se temos referencia para julgar um sistema.

Eu entendo como 2 coisas diferentes. Eu nunca pude comprovar mas acho que um musico experiente nao avalia um som igual um audiofilo ou um juiz de som automotivo. Alem de referencia, eh preciso treinar para sr um juiz de audio.

Acho que quem eh ou foi juiz pode dizer melhor. Eu nunca fui.

Agora se o objetivo do topico eh falar quem conhece mais sobre orquestra ou musica ao vivo... Eh soh esclarecer que podemos trocar ideias sobre locais para treinar o ouvido e adquirir referencia.

Abs

Postado em

Me pareceu mais uma sugestão, do que uma proposta sobre um debate,

e nesta sugestão seria ajustar um sistema com base como realmente toca um instrumento, violino, prato, etc

Buscar uma reprodução fiel dentro de sistema automotivo, a para tal há necessidade de uma boa referencia musical, como exemplificado no vídeo

Postado em (editado)

Referência musical p/ hi-fi, se tem com audição de equipamentos sem amplificação. Então a melhor referência seria concertos. Então nunca terei, pq odeio esse tipo de música.

Esses dias escutei um sistema top (não vem ao caso qual era, fugiria do tópico), ouvi uma música da Maria Rita e achei os agudos excepcionais, mas achei a voz da cantora um pouco fanha, por causa do médio. O dono me fez uma pergunta interessante: quem garante q a voz dela não seja assim? Ele tinha razão, mas como saberei como foi gravado exatamente? Muito complicado.

Editado por AFCosta
Postado em

é difícil um cara ter uma referência musical em sua totalidade...Porque gosto pessoal também entra nisso!

Eu por exemplo ajusto meu sistema com este CD:

http://whiplash.net/materias/cds/061241-tempestt.html

Esse em específico, pq sou amigo de músicos da banda, então acompanhei muitas gravações no estúdio, participei da mixagem, então se no meu carro está tocando parecido com o que vi e OUVI no estúdio, sei que estou no caminho certo para ajustar o sistema.

Mas o principal é ouvir o maior número de musica ao vivo possivel, de qualquer estilo, principalmente se não for amplificada...Pra pegar o timbre deo maior número de instrumentos possíveis, corda, percussão, acústico, canto...

Aí que entra o fo**...EU sou rockeiro de carteirinha,e 80% do som que ouço é rock...o resto é Blues, Jazz, e música classica estilo Wagner, Holst que eu acho que são os rockeiros eruditos :vts .

Não consigo ouvir samba, rumba, música cubana...que tem muitos instrumentos de percursão que ajudam muito na percepção auditiva. Então não sou um "OUVIDO DE OURO", e não me importo com isso, só quero curtir meu som da maneira que me agrada! :legal:

Postado em

Quando vc nao tem treino o suficiente, uma boa dica eh ouvir junto com pessoas bem treinadas. Se o gosto dos dois encaixar, ja eh um grande adianto para vc se guiar.

Da maneira q eu vejo, o gosto pessoal influencia muito na parte do som que vc prioriza. Por ex quem prioriza detalhamento vai ouvir diferente de quem prioriza precisao tonal.

Ja uma pessoa bem treinada (que vcs estao chamando de maneira pejorativa de ouvido de ouro) vai saber em qual musica avaliar cada parte do audio. Alguns ja matam tudo em uma musica soh, mas eh raro.

Uma coisa que eu acho importante eh diferenciar as musicas de acerto do som dos estilos musicais de sua preferencia. Vejam as musicas audiofilas e cdss de teste como um instrumento. Se ficar bom com elas, eh um guia para ficar bom com sua musica preferida (ou pelo menos ficar mais correto)

Agora se vc ainda por cima gosta das musicas que vem num cd de teste ou de referencia, ai eh um bonus. So tenha atencao para concentrar no audio e nao se pegar cantarolando dentro da cabeca

Abs

Postado em

Ja uma pessoa bem treinada (que vcs estao chamando de maneira pejorativa de ouvido de ouro)

Abs

Ninguém está levando pro lado pejorativo nada...

Não entendi. pasmafaute

Postado em (editado)

Referência é importante, sem dúvidas.

Mas alguém vai querer debater referência?

Eu quero. Se não quisesse eu não postaria. Eu nem ia ler.

Editado por AFCosta

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...