Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
decoboss

ajuste correto do ganho ou level

Recommended Posts

pessoal... pesquisei na net e li 15vezes o artigo aqui do forum sobre regulagem do ganho e mesmo assim não entendi totalmente

equipamento

player: sony explod 2v a saída de RCA

subs: 2 309 pioneer

módulo: roadstar 1600d

atual regulagem:

dsc01491ca.th.jpg

primeira dúvida: no manual diz q o level(ganho) vai de 0.25 a 6v... mas no amp não tem medida gradual, só existe a menção de MIN e MAX... ou seja o MIN é igual a 0.25v ou é igual a 6v? e em que posição eu devo deixar setado para igualar a voltagem de saida do RCA do player?

segunda dúvida: a mudança de regulagem do controlador de ganho anula a regulagem feita lá no amp do level ou uma soma com a outra?

teceira dúvida: o resto das regulagens estão certas? tipo low pass, bass booster, subsonic, etc...? tem algo q possa fazer para melhorar a batida do sub

obrigado desde já agradeço a atenção

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre a voltagem eu nunca me preocupei, sempre regulo o player em 65% do volume e vou aumentando o ganho do módulo até o limite, ou seja, o maximo de watts que o modulo consegue enviar em onda redonda (sem distorção).

Sempre deixei o bassbost zerado, afim de não gerar distoção... E o subsonic eu deitaria em 30hz~35hz, pois os caras pretas não tocam bem abaixo disso...

Compartilhar este post

Link para o post

vai nos artigos e procura o artigo sobre ajuste de ganho dos amplificadores...

Compartilhar este post

Link para o post

vai nos artigos e procura o artigo sobre ajuste de ganho dos amplificadores...

o artigo eu já li 15 vezes... kkk

o problema é q no manual da minha potencia não explica certim se min é 0.25v ou se é 6v

ae fica complicado inciar uma regulagem correta

e tbm quem regulou foi quem instalou o som pra mim semana passada .. .mas não deve estar bem regulado pois os subs estão batendo poko

Editado por decoboss

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal... pesquisei na net e li 15vezes o artigo aqui do forum sobre regulagem do ganho e mesmo assim não entendi totalmente

equipamento

player: sony explod 2v a saída de RCA

subs: 2 309 pioneer

módulo: roadstar 1600d

atual regulagem:

dsc01491ca.th.jpg

primeira dúvida: no manual diz q o level(ganho) vai de 0.25 a 6v... mas no amp não tem medida gradual, só existe a menção de MIN e MAX... ou seja o MIN é igual a 0.25v ou é igual a 6v? e em que posição eu devo deixar setado para igualar a voltagem de saida do RCA do player?

segunda dúvida: a mudança de regulagem do controlador de ganho anula a regulagem feita lá no amp do level ou uma soma com a outra?

teceira dúvida: o resto das regulagens estão certas? tipo low pass, bass booster, subsonic, etc...? tem algo q possa fazer para melhorar a batida do sub

obrigado desde já agradeço a atenção

1º - MIN= 6V / MAX=0.25 (Me corrijam se estiver errado)

2º - Não entendi.

3º - As regulagens vai depender do seu gosto. Ta quase igual as que uso.

O meu ganho esta mais baixo, pois o minha HU tem pré de 4V.

Uso como esta marcado ai na foto, é o mesmo amp que o seu, só que o 1º modelo (3 leds) e para tocar 4 NAR.

2hzgyed.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

faz = o lacerda !

porem teu level pode deixar aonde ta msmo deve tar nos 2v

ai vc vai aumentando o vol do player qnd sentir xeiro de verniz queimado, vc abaxa pq ai ta mt alto pros subs, ou se sentir distorçao tbm abaxa

abras

obs: ta em 1ohm ou 2ohm? se tiver em 1 cuidado pq eh mt potencia pros subs hehe

Editado por victor henrique

Compartilhar este post

Link para o post

então eu torci o som aos poucos... e senti um cheio de verniz queimando... ae abaixei na hora... por isso eu estou desconfiado da regulagem que o "estalador" fez

está ligado em 1 ohms, pois são 2 sub d4 bobina dupla 4+4 ligados em paralelo

será q o bass no player por estar em +2 pode tbm estar causando esse funcionamento forçado dos subs além de seu limite?

Compartilhar este post

Link para o post

2º - Não entendi.

então a segunda pergunta é referente aquele controle(caixinha) de ganho que está instalado lá no painel do carro... onde vc pode aumentar/diminuir o ganho(level) girando um botão

o "estalador" falou que muitos "acham" que aquilo é "volume"... e que por isso pode acontecer de fritar os subs se ficar mexendo toda hora nesse controlador de ganho(caixinha preta) com um fio parecido com de telefone.

ae minha dúvida é a seguinte:

lá na potencia o "estalador" deixou setado o level(ganho) em 70%... mas no controlador de ganho lá do painel ele deixou setado 25%...

neste caso ao meu entendimento... um estaria anulando o outro... o correto não seria os dois estarem regulados em 70% para "casar" com os 2v da saída do RCA do player?

Editado por decoboss

Compartilhar este post

Link para o post

1) Verifique qual é o nível de sinal do seu CD Player.

2) Verifique qual é o nível de entrada do seu amplificador (pelo que eu li acima, é de 250mV a 6V).

3) Se o seu CD Player fornece 250mV, então deixe o ganho no máximo. Se o seu CD Player fornece 6V, então deixe o ganho no mínimo. Se o seu CD Player fornece mais do que 6V, então deixe o ganho no mínimo e nunca aumente o volume até o máximo. Se o seu CD Player fornece menos de 250mV, então o seu amplificador nunca fornecerá a potência máxima declarada, pois o nível de sinal será muito baixo.

Essas considerações acima são extremamente genéricas, pois vão depender de diversos fatores... Desde ao dimensionamento da bateria (que limitará a potência), até a equalização utilizada.

Resumindo: A regulagem "precisa" só pode ser efetuada com o auxílio do osciloscópio.

Att,

Renato S. Yamane

Compartilhar este post

Link para o post

fiz as novas regulagens... conforme as dicas dadas... e o som ficou perfeito, parou de cherar verniz queimado... está batendo forte, prolongado, longe e acompanhando as 4 cornetas d250x

level: 65%

bass booster: 15%

low pass: 40%

subsonic: 100%

mas agora tah dando outro problema:

quando eu aumento o player acima de 80%, a roadstar 1600d entra em modo de proteção e os subs para de bater... ae eu diminuo para menos de 80% volta a bater.

pq será? Pois antes isso não acontecia, tacava 100% do volume e continuava batendo di boa... sem entrar em modo de proteção.

Compartilhar este post

Link para o post

vc nao pode aumentar o player NUNCA a 100%, acima de 70% do volume (pioneers é no 42) ja manda distorçao, nunca use acima desse volume

abaxa o subsonic pra metade se nao os subs nao desce nada.....

Editado por victor henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Tem pioneer que o max é até 40 e tem que max é até 62

Duvidas sanadas , tópico trancado .

Favor usar a ferramenta de busca.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...