Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
danimm0

Ligação em Paralelo / Serie

Recommended Posts

Ola pessoal, tudo certo?

 

Seguinte:

1 - quero aproveitar ao maximo a potencia do meu amp BBuster bb 1600GL, e como ele libera 200w rms em bridge a 4ohms, pra cassar a impedancia eu queria ligar um 6x9 pionner 75w 4ohms, 1 corneta 120w (teoricamente) e um super twitter 120w (teoricamnete tambem), ambos 8ohms, então pensei em ligar o 6x9 na corneta em serie (formando 12 ohms), e junto o twitter em paralelo (casaria 12 ohms + 8ohms = 4 ohms)

 

Acham que teria algum problema?

 

2 - Como nao dá pra fazer o corte 100% corretto no cross do amp, eu pensei em colocar 2 capacitores na corneta e twitter, pois ja queimaram uma vez mesmo tendo o corte do cross (acho que tava indo muito potencia), será que tem algum problema ligar 2 capacitores em cada peça? Assim, se um capacitor deixar passar o grave, o segundo barraria

 

Enfim, o que vcs acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao da pra fazer nao, pq eles vao receber potencias diferentes

Editado por Pedroluo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A corneta e o TW tem respostas diferentes. Com isso a impendancia nao vai ser assim como vc calculou.

 

pode ligar 1 6x9, 1 corneta e 1 ST em paralelo mesmo e usar direto no canal ou na bridge... vai por mim, nao te problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A corneta e o TW tem respostas diferentes. Com isso a impendancia nao vai ser assim como vc calculou.

 

pode ligar 1 6x9, 1 corneta e 1 ST em paralelo mesmo e usar direto no canal ou na bridge... vai por mim, nao te problema.

 

Sem esquecer os respectivos capacitores dos ST e dos drivers.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A corneta e o TW tem respostas diferentes. Com isso a impendancia nao vai ser assim como vc calculou.

 

pode ligar 1 6x9, 1 corneta e 1 ST em paralelo mesmo e usar direto no canal ou na bridge... vai por mim, nao te problema.

 

 

Bom, então vou seguir seu conselho

 

Mas e sobre o que aprendi em casar impedancias? Pelo sistema que uso pra calcular resistencia (http://sombox.com.br/calculos/CalcuAltoPara.html) a soma do driver, ST e 6x9 (8+8+4ohms) daria 2 ohms,e meu amplif. não especifica sobre ligar 2 ohms em bridge, apenas 4ohms. E 2 saidas do amp já estão ocupadas com 1 subw de 12" IMPP em bridge

 

especif. do amp BBuster BB 1600GL

 

# 4 x 65W @ 4Ohms

# 4 x 100W @ 2Ohms

# 2 x 200W @ 4Ohms (modo bridge)

 

Se eu liagr os 3 em bridge tem certeza que não vai ficar com impedancia menor que o tolerado pelo modulo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O amplificador encherga a impendacia diferente para CADA FREQUENCIA e nao como um todo. Essa associaçao que vc fez serve para corrente continua, e isso se chama resistencia.

 

Na impendancia, que eh dada em correnete alternada, vai ser diferente para cada via de resposta.

 

Ex, a corneta tem uma curva de impendancia que geralmente tem um pico em cima da Fs. Se ela tem fs de 800hz, a impendancia nessa frequencia pode subir ate 10x (80 Ohms).

 

Mas a assiciaçao de impendancia so da certo como vc calculou ser os falantes tiverem a MESMA resposta, que no caso da corneta e do TW, nao tem...

Um reproduz ate uns 5khz e o outro de 5khz acima. Se fosse o caso da corneta responder ate 7khz e o tw de 4khz acima, e eles fossem ligados em paralelo, a impendancia deveria cair para 4 ohms né ? sim, cai... mas apenas nas frequencias que os 2 respondem iguais, que no caso eh de 4khz ate 7khz, no restante ficaria em 8 ohms mesmo.

 

 

Entendeu ?

Sou meio ruim de explicar as coisas assim... pasmafaute

 

Espero ter ajudado.

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O amplificador encherga a impendacia diferente para CADA FREQUENCIA e nao como um todo. Essa associaçao que vc fez serve para corrente continua, e isso se chama resistencia.

 

Na impendancia, que eh dada em correnete alternada, vai ser diferente para cada via de resposta.

 

Ex, a corneta tem uma curva de impendancia que geralmente tem um pico em cima da Fs. Se ela tem fs de 800hz, a impendancia nessa frequencia pode subir ate 10x (80 Ohms).

 

Mas a assiciaçao de impendancia so da certo como vc calculou ser os falantes tiverem a MESMA resposta, que no caso da corneta e do TW, nao tem...

Um reproduz ate uns 5khz e o outro de 5khz acima. Se fosse o caso da corneta responder ate 7khz e o tw de 4khz acima, e eles fossem ligados em paralelo, a impendancia deveria cair para 4 ohms né ? sim, cai... mas apenas nas frequencias que os 2 respondem iguais, que no caso eh de 4khz ate 7khz, no restante ficaria em 8 ohms mesmo.

 

 

Entendeu ?

Sou meio ruim de explicar as coisas assim... pasmafaute

 

Espero ter ajudado.

 

 

Abraços

 

 

é, entendi mais ou menos, mas pelo que vi não é tao simples assim como parece

 

Mas enfim, se vc disse que é a melhor forma de ligar e vou aproveitar bem a potencia do modulo, vamos ve no que dá e DÁ O SOM NA BAGA!!!

 

hehehehe

 

Valeu

Abraços!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aproveitando o tópico...

 

se eu tenho um sub de bobina dupla (2 x 4Ohm) e um amp tem 4 canais ou 2 bridges, dá pra colocar cada bridge no sub

 

mas e se eu tenho um sub de bobina simples com o dobro da potência de cada bridge do amp, eu posso ligar as duas bridges neste sub, pra suprir a demanda de potência dele?

tô loco?

:pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da pra ligar sim, porém tem que tomar muito cuidado e deixar regulado exatamente igual ambos canais do amplificador, li por aqui mesmo pelo forum até um tutorialzinho de um user ensinando a utilizar o multimetro e uma faixa de frequencia la pra deixar a carga nas saidas exatamente iguais.

 

Abcs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

era exatamente o q eu imaginava

tem uma certa tolerância, mas se fizer merdinha, um canal "alimenta" o outro e aí torra tudo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da pra ligar sim, porém tem que tomar muito cuidado e deixar regulado exatamente igual ambos canais do amplificador, li por aqui mesmo pelo forum até um tutorialzinho de um user ensinando a utilizar o multimetro e uma faixa de frequencia la pra deixar a carga nas saidas exatamente iguais.

 

Abcs

 

Isso mesmo !!!

 

Coloca uma música com batido constante (ou tom 60Hz), liga uma bobina (4Ω) em cada Bridge do Amplificador, com o volume baixo, ganhos dos dois Bridges no mínimo ou iguais, você mede a Tensão (V) de saída de cada Bridge, aquele que der um valor menor você iguala aumentando no respectivo ganho e não mexe mais e nem deixe ninguém mexer senão o Sub vai pro saco !!!

 

Abraço !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A corneta e o TW tem respostas diferentes. Com isso a impendancia nao vai ser assim como vc calculou.

 

pode ligar 1 6x9, 1 corneta e 1 ST em paralelo mesmo e usar direto no canal ou na bridge... vai por mim, nao te problema.

 

 

 

 

Opa

Geraldo, te confesso que ainda to meio com medo de ligar o STweeter, corneta e 6x9 na bridge do amp BB 1600GL, pois agora lembrei que a uns tempos atras fiz essa pergunta e o pessoal me aconselharam a não fazer isso.

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=170447

 

Será mesmo que não vou danificar meu equipamento? vc ja fez tal ligação? Lembrando que o ST e corneta são 8ohms e o 6x9 4ohms

 

E a respeito de ligar 2 capacitores no tweeter e corneta, pra garantir o filtro e evitar a queima novamente de ambos??

 

Desculpem, mas tenho medo de queimar meu modulo, se queimar, vou ficar um bom tempo sem som...hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...