Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
abobre

Ligação em Série ou Paralelo, qual toca mais ?

Recommended Posts

Boa noite,

Atualmente tenho no meu carro 4 alto falantes de porta bravox 60watts 4ohms, 3 cornetas 100 watts 8ohms e 2 S.T 100 watts 8ohms tudo ligado no BB3600GL, mas como tenho 3 cornetas e 2 S.t de 8ohms o cara da loja que instalou o som me disse que teria que ligar em serie.

Os auto falantes não importa da forma que foi ligado o que importa mesmo são as 3 cornetas e os 2 S.T.

Mas fiquei em duvida, qual toca mais, ligando em série ou em paralelo ?

Caso seja em paralelo, qual a melhor forma de ligar ?

O amplificador tem a seguinte especificação:

4 canais de 150w rms em 4 ohms/estéreo

4 canais de 300w rms em 2 ohms/estéreo

Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc vai ligar assim: 2 falantes de porta em 1 canal fechando dois ohms e os outro dois af em outro canal tudo em paralelo,

3 cornetas em paralelo em um canal fechando 2,66 e os 2 st no outro em paralelo fechando 4 ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso ai, a questão não é tocar mais ou menos, isso depende de tudo,

você tem que casar as impendancias para dar igual a saida do seu modulo, é bem simples

Exp:

2 falantes de 8 ohmns e modulo de 4 ohmns, vc liga paralelo e toca os 2 tranquilamente a 4 ohmns

2 falantes de 2 ohmns e modulo de 4 ohmns, vc liga em serie que forma os 4 ohmns certinho,

sacou!

Compartilhar este post

Link para o post

qual o resto do seu som? ou são simplesmente 4 falantes de porta + 3 cornetas?

Compartilhar este post

Link para o post

vc vai ligar assim: 2 falantes de porta em 1 canal fechando dois ohms e os outro dois af em outro canal tudo em paralelo,

3 cornetas em paralelo em um canal fechando 2,66 e os 2 st no outro em paralelo fechando 4 ohms.

Não estou questionando a sua informação, apenas estou com duvida.. blz ?

Como vc chegou ao resultado de 2,66 ?

Eu li na internet que ligação em paralelo, nos somamos a impedancia e cai em 50% ! Isso está certo ?

Se estiver certo, a impedancia das 3 cornetas ficaram em 12 ohms.

Isso ai, a questão não é tocar mais ou menos, isso depende de tudo,

você tem que casar as impendancias para dar igual a saida do seu modulo, é bem simples

Exp:

2 falantes de 8 ohmns e modulo de 4 ohmns, vc liga paralelo e toca os 2 tranquilamente a 4 ohmns

2 falantes de 2 ohmns e modulo de 4 ohmns, vc liga em serie que forma os 4 ohmns certinho,

sacou!

O problema todo esta sendo que na minha corneteira não cabe 4 cornetas, estou usando 3 cornetas e 2 S.T, por ser 3 cornetas as impedancias não ficam certinhas(4 ohms) e não tenho mais espaço para colocar outra corneteira.

qual o resto do seu som? ou são simplesmente 4 falantes de porta + 3 cornetas?

Eu tenho mais 2 bicho papão de 550watts cada um, sendo empurrado por um banda 9.8 1200 watts RMS.

Mas nele eu não mecho, estou satisfeito nessa parte.

--------------------------------------------------------------------------

Eu poderia colocar mais um S.T para casar as impedancias né? Assim eu ligaria 1 corneta e 1 S.T em paralelo casando as impedancia em 4 ohms e utilizaria 3 canais.

E no 4º canal eu ligaria os auto falantes de porta, mas como ligar os auto falantes, em paralelo ou série ?

Grato

Editado por abobre

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou questionando a sua informação, apenas estou com duvida.. blz ?

Como vc chegou ao resultado de 2,66 ?

Eu li na internet que ligação em paralelo, nos somamos a impedancia e cai em 50% ! Isso está certo ?

Se estiver certo, a impedancia das 3 cornetas ficaram em 12 ohms.

O problema todo esta sendo que na minha corneteira não cabe 4 cornetas, estou usando 3 cornetas e 2 S.T, por ser 3 cornetas as impedancias não ficam certinhas(4 ohms) e não tenho mais espaço para colocar outra corneteira.

Eu tenho mais 2 bicho papão de 550watts cada um, sendo empurrado por um banda 9.8 1200 watts RMS.

Mas nele eu não mecho, estou satisfeito nessa parte.

--------------------------------------------------------------------------

Eu poderia colocar mais um S.T para casar as impedancias né? Assim eu ligaria 1 corneta e 1 S.T em paralelo casando as impedancia em 4 ohms e utilizaria 3 canais.

E no 4º canal eu ligaria os auto falantes de porta, mas como ligar os auto falantes, em paralelo ou série ?

Grato

Brother, ligar os 4 das portas vai ser uma missão um pouco dificil, não vai ter como trabalhar a 2 ohms como seria o desejado, mas ai vc bota assim oh pra ficar em 4 ohmns,

liga 2 em paralelo e os outros 2 em paralelo tbm, e ligar os 2 terminais paralelos em série, dai vc vai ter a ligação a 4 ohmns sacou? tpw (4+4)+(4+4)=4 ------> (2)+(2)=4

Dai vai ficar legalzinho, se alguem tiver outra solução ai ... mas eu faria isso ...

mas porque ao inves de vc ligar as pontas no modulo vc n liga direto no teu som mesmo, acho que fica melhor ...

Compartilhar este post

Link para o post

Brother, ligar os 4 das portas vai ser uma missão um pouco dificil, não vai ter como trabalhar a 2 ohms como seria o desejado, mas ai vc bota assim oh pra ficar em 4 ohmns,

liga 2 em paralelo e os outros 2 em paralelo tbm, e ligar os 2 terminais paralelos em série, dai vc vai ter a ligação a 4 ohmns sacou? tpw (4+4)+(4+4)=4 ------> (2)+(2)=4

Dai vai ficar legalzinho, se alguem tiver outra solução ai ... mas eu faria isso ...

mas porque ao inves de vc ligar as pontas no modulo vc n liga direto no teu som mesmo, acho que fica melhor ...

Boa noite, gostei desse esquema (tpw (4+4)+(4+4)=4 ------> (2)+(2)=4 )que você me passou.

agora preciso só encontrar um lugar bacana para adaptar o outro S.T

Compartilhar este post

Link para o post

mostra ai uma foto do seu som, meu som mesmo é novo montei ele tem 3 dias, ainda estou sem caixa de bateria, prendir minha corneta e meu twitter tpw deitado em cima da caixa e parafusei a frente, ficou até legal ...

Compartilhar este post

Link para o post

mostra ai uma foto do seu som, meu som mesmo é novo montei ele tem 3 dias, ainda estou sem caixa de bateria, prendir minha corneta e meu twitter tpw deitado em cima da caixa e parafusei a frente, ficou até legal ...

Neste momento estou trabalhando, quando chegar em casa eu tiro uma foto sim e coloco aqui no tópico...

Compartilhar este post

Link para o post

Conforme prometido:

foto0288nh.jpg

è brother, bem complicadinho, mas você pode comprar tpw aquelas cornetas que são bem largas tpw, são retangulares, o driver normal, mas o cone retangular da largura de 2 cones normais e colocar presa na sobre a sua bateria, acho que nem fica tão feio ...

Compartilhar este post

Link para o post

pode tbm tira um driver ia fika pika :legal:

Editado por FabioSB

Compartilhar este post

Link para o post

haeuhaehu pamonha :D desliga o driver do meio... dexa os 2 em paralelo dando 4ohm e dexa os tw em parelelo dando 4ohm se tem duas saidas sobrando liga os tw em uma e as corneta na outra... ou liga as 3 em parelo em uma e os tw em paralelo na outra... nao vai fazer diferença...

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde !!!

Nos dois canais do Amplificador que sobram ligue um Drive Mais UM Super Tweeter em paralelo em cada canal e o terceiro Drive (que deverá ser o do meio em Bridge, seria um Tri Mode !!!

Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando esse topico sobre ligacoes tenho ta1600d 2ohms como eu ligaria 4 pioneer 309 d4 nela ????

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando esse topico sobre ligacoes tenho ta1600d 2ohms como eu ligaria 4 pioneer 309 d4 nela ????

Boa tarde !!!

Os Pioneer são de bobina dupla de 4Ω certo ???

Em cada Alto Falante ligue um positivo em um negativo, você passará a ter quatro Alto Falantes de 8Ω, ligue os quatro em paralelo (positivos com negativos restantes) no final vai dar 2Ω que é a impedância mínima do Amplificador !!!

Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

A formula para calculo de impedância é esse: ( Ω × Ω ) ÷ ( Ω + Ω )

Exemplo:

calculo%2Bimpedancia.png

Calculo de impedância de certa forma, esse calculo só serve para ligações em paralelo e no máximo 2 falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Calculo de impedância de certa forma, esse calculo só serve para ligações em paralelo e no máximo 2 falantes.

Mas, 2 falantes por vez... Se for 3 falantes, primeiro faz o calculo de 2 falantes e com o resultado deles, acrescenta o outro.

(8*4)/(8+4) = 2,66

Mas isso ajuda quem ainda é novato no assunto e não sabe qual seria a impedância resultante da ligação paralela.

Pra quem já sabe faz de cabeça mesmo. :rolleyes:

vlw!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...