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blOom

Amps queimando misteriosamente! Estranhíssimo!!!

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Tudo bem... ele tem alternador de 120Ah. Excelente.

 

O problema é que quando temos uma resposta a um degrau, ou seja, quando temos uma solicitação muito brusca de corrente (a famosa AMPERAGEM) o alternador demora até chegar ao seu regime permanente(corrente contínua), ficando por um tempo (mesmo que bem curto) em regime transiente(corrente alternada).

 

Trocando em miúdos, quando temos o gravão, a tensão (VOLTAGEM) no alternador não é contínua, e sim alternada até que se passe um período de tempo para que o sistema estabilize, sacam? Aí é que entra a bateria: pra evitar essa tensão alternada durante esse curto espaço de tempo.

 

Resumindo mais ainda, quando dá o grave instantaneamente o alternador não segura, e sim a bateria, mas logo em seguida bateria "desativa" e o alternador entra em ação. Então colegas, se a bateria está comprometida, ela não irá suprir essa necessidade, e a tensão ficará alternada mesmo que por um curto espaço de tempo, o que prejudica os componentes, embora eles tenham uma tolerância quanto a tensão.

 

Outra ressalva é que quando parado, o alternador não funciona com força total devido ao carro estar apenas "contando" e não andando.

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Tudo bem... ele tem alternador de 120Ah. Excelente.

 

O problema é que quando temos uma resposta a um degrau, ou seja, quando temos uma solicitação muito brusca de corrente (a famosa AMPERAGEM) o alternador demora até chegar ao seu regime permanente(corrente contínua), ficando por um tempo (mesmo que bem curto) em regime transiente(corrente alternada).

 

Trocando em miúdos, quando temos o gravão, a tensão (VOLTAGEM) no alternador não é contínua, e sim alternada até que se passe um período de tempo para que o sistema estabilize, sacam? Aí é que entra a bateria: pra evitar essa tensão alternada durante esse curto espaço de tempo.

 

Resumindo mais ainda, quando dá o grave instantaneamente o alternador não segura, e sim a bateria, mas logo em seguida bateria "desativa" e o alternador entra em ação. Então colegas, se a bateria está comprometida, ela não irá suprir essa necessidade, e a tensão ficará alternada mesmo que por um curto espaço de tempo, o que prejudica os componentes, embora eles tenham uma tolerância quanto a tensão.

 

Outra ressalva é que quando parado, o alternador não funciona com força total devido ao carro estar apenas "contando" e não andando.

 

Cara, o alternador não gera corrente alternada PARA BATERIA hora nenhuma! O alternador, como o próprio nome diz, gera corrente alternada, porém essa corrente alternada não passa pelo sistema elétrico do carro. A corrente alternada que o alternador gera passa por um retificador lá dentro mesmo da carcaça do alternador, depois passa pelo regular de tensão, para a tensão não ultrapassar os ~14,4V e só depois disso a corrente parte para o sistema elétrico do carro.

 

Baterias não foram feitas para serem utilizadas quando o carro está ligado. A função de gerar corrente para o sistema elétrico do carro é somente do alternador, quando o carro está ligado. A bateria só tem esta função quando o carro está desligado.

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Cara, o alternador não gera corrente alternada PARA BATERIA hora nenhuma! O alternador, como o próprio nome diz, gera corrente alternada, porém essa corrente alternada não passa pelo sistema elétrico do carro. A corrente alternada que o alternador gera passa por um retificador lá dentro mesmo da carcaça do alternador, depois passa pelo regular de tensão, para a tensão não ultrapassar os ~14,4V e só depois disso a corrente parte para o sistema elétrico do carro.

 

Baterias não foram feitas para serem utilizadas quando o carro está ligado. A função de gerar corrente para o sistema elétrico do carro é somente do alternador, quando o carro está ligado. A bateria só tem esta função quando o carro está desligado.

 

exato, se o alternador está mandando para o carro por qualquer instante corrente alternada alguns diodos do regulador estariam em pane

 

tb a entrada dos amp tem boa capacitancia para eventuais variações transitórias

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Vou dar um palpite, CHUTE mesmo...

mas eu acho que os aterramentos estão ruim! Bloom, são todos amplificadores no mesmo ponto? quanl ponto do carro?

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Ja tive um problema identico andando, som baixo e o modulo de esterio(banda 4.8) fritou do nada

 

levei para asst e disseram que foram os amplificadores de tensao dos canais :X

 

(lembrando que tinha Bat para 5k, voltimetro em 13,8V, tocando 8Ohms e 4Ohms nas saidas)

 

Ps= Os alternadores precisam de baterias pois nao sao auto-excitados e somente o carro consome em media de 40A,

e todo Pico e retirado do banco de bateria ja que o alternador nao tem essa capacidade Instantanea.

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Cara, o alternador não gera corrente alternada PARA BATERIA hora nenhuma! O alternador, como o próprio nome diz, gera corrente alternada, porém essa corrente alternada não passa pelo sistema elétrico do carro. A corrente alternada que o alternador gera passa por um retificador lá dentro mesmo da carcaça do alternador, depois passa pelo regular de tensão, para a tensão não ultrapassar os ~14,4V e só depois disso a corrente parte para o sistema elétrico do carro.

 

Baterias não foram feitas para serem utilizadas quando o carro está ligado. A função de gerar corrente para o sistema elétrico do carro é somente do alternador, quando o carro está ligado. A bateria só tem esta função quando o carro está desligado.

 

Cara, eu nunca disse que o alternador manda CA pra bateria, até porque é ridículo dizer uma coisa dessas, pelo amor de Deus!!

 

Leia com calma o que escrevi e você entenderá. Quando o carro está ligado, quem manda é o alternador enviando CC. Caso haja alguma solicitação do sistema de uma corrente mais alta, ocorrerá uma alteração no sistema, como se uma carga muito grande fosse ligada repentinamente, o que causa uma resposta transiente do sistema ao impulso (oscilaçao CA), aí que entra a bateria pra suprir a resposta transiente, mesmo com o carro ligado. Então se a necessidade de participação da bateria é constante e a demanda muito alta, e a bateria não oferece essa capacidade por estar danificada, com o carro ligado o alternador irá mandar, durante poucos segundos mas por várias vezes uma corrente CA.

 

Comprovei isto anteontem quando meu carro deu problema e tive que dar a partida no carro com a bateria de outro e deixá-lo funcionando sem bateria até chegar em casa. Até o pisar nos freios causava uma queda na tensão, que logo em seguida voltava ao normal. Pisca-alerta?? O carro parecia uma árvore de Natal!! Quando o pisca ligava o farol abaixava mas logo voltava ao normal... e nessa ciranda a CA torando, e eu morrendo de medo de prejudicar a central de comando. Meu carro é um Renault Clio.

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Acredito que no seu caso o alternador nao segurou (e nao segura) os picos de consumo que o carro precisa,

dai as oscilaçoes nas lampadas.

Se o consumo aumentar muito SEM BATERIA queima o regulador de voltagem #FIKDIK

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Cara, qual o consumo de uma lâmpada de freio?? De um pisca-alerta?? Acredito que seja menor que 40A.

 

EDIT: Uma ilustração bem simples para quem não quer testar tirar a bateria de seu carro pra funcionar apenas no alternador, é o seguinte: imagine uma rede de distribuição elétrica de seu bairro, por exemplo. Ela é bem dimensionada para suportar picos de tensão (ar-condicionados, geladeiras, ...) mas toda vez que você vai ligar seu ar a tensão cai instantaneamente, mas logo em seguida volta ao normal e supre sem sombra de dúvidas a demanda que seu ar pede, pois ela foi bem dimensionada.

 

O que quero dizer com CA não é nada espantoso. É que todo sistema demora a ter uma resposta a um estímulo, a não ser que o sistema conseguisse prever que você iria ligar uma carga, aí ele se preparava para recebê-la! Mas o sistema só a enxerga depois que ela é conectada, então ele sofre com isso. Ainda mais um som pesado que dá grave direto.

Editado por Lely_Coelho

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40A e a media para manter o motor ligado,

 

Sistema de pisca 4 lampadas de 21w + reles +painel + botao (q normalmente pisca)

 

assim nao q seja um PUTA consumo mas o alternador nao e feito para SUPRIR essas oscilaçoes.

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Tá dificil, heim??

 

Eu falei só lâmpada de freio ou pisca alerta.

 

Me abstenho do tópico.

 

EDIT: se você concorda comigo que o alternador não foi feito pra suprir essas oscilações, com certeza também há de concordar que uma bateria danificada irá prejudicar os sistemas, pois não irá suprir a falta do alternador. Parece que finalmente chegamos a um ponto comum.

Editado por Lely_Coelho

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Tá dificil, heim??

 

Eu falei só lâmpada de freio ou pisca alerta.

 

Me abstenho do tópico.

 

EDIT: se você concorda comigo que o alternador não foi feito pra suprir essas oscilações, com certeza também há de concordar que uma bateria danificada irá prejudicar os sistemas, pois não irá suprir a falta do alternador. Parece que finalmente chegamos a um ponto comum.

isso eh verdade mais quem faz as faiscas para queimar o combustivel?cental de injeçao? etc etc etc? de um lado esta certo e de outro esta errado... porem se o alternador tiver uma corrente com o dobro do q o carro precisa ele guenta ate bem um som com uma bateria fraca... o ruim eh q os carros vem com um alternador "no limite" hoje em dia... e lembrando q o alternador nao da o seu maximo com o carro na lenta...

Editado por mksound

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Galera, eu li TODOS os tópicos, mas n vou responder (quotando) agora pq to no note da minha irmã.. ainda essa semana volto pra cidade onde trabalho (E onde tá meu pc) daí respondo com mais calma!

 

 

Mas até agora, pelo que tudo indica, a culpa deve ter sido da falta de bateria auxiliar mesmo! Os picos de grave não são supridos pelo conjunto alternador + bateria.. e a fonte não é rápida o suficiente pra suprir a demanda! Daí vai "maltratando" a fonte dos amps.. que uma hora, abre o bico!

 

 

O SD5000 continua tocando, mas não vou forçar ele!

 

 

E quanto ao som, tenho planos de reformular todo meu som... mas tudo indica que eu troque de carro ainda esse mês! Então deixa primeiro eu ver SE troco de carro e QUAL carro eu pego! Resolvido isso, vou refazer meu som e botar pelo menos uma AGMzinha de ~170ah pra dar uma força nos picos!

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Galera, eu li TODOS os tópicos, mas n vou responder (quotando) agora pq to no note da minha irmã.. ainda essa semana volto pra cidade onde trabalho (E onde tá meu pc) daí respondo com mais calma!

 

 

Mas até agora, pelo que tudo indica, a culpa deve ter sido da falta de bateria auxiliar mesmo! Os picos de grave não são supridos pelo conjunto alternador + bateria.. e a fonte não é rápida o suficiente pra suprir a demanda! Daí vai "maltratando" a fonte dos amps.. que uma hora, abre o bico!

 

 

O SD5000 continua tocando, mas não vou forçar ele!

 

 

E quanto ao som, tenho planos de reformular todo meu som... mas tudo indica que eu troque de carro ainda esse mês! Então deixa primeiro eu ver SE troco de carro e QUAL carro eu pego! Resolvido isso, vou refazer meu som e botar pelo menos uma AGMzinha de ~170ah pra dar uma força nos picos!

Vou minerar...UAI??? não tem proteção contra falta de energia???

[""]

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Mas se fosse por falta de bateria auxiliar,o modulo teria que armar proteçao por baixa tençao,acho que o problema ai e outra coisa,instalaçao defeituoza etc etc

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cara... ja usei por bastante tempo um sd8000 (nao original :rolleyes: ) no corsa que eu tinha, com uma bateria de 75A + alternador de 120A e nunca tive problemas...

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O lance eh q numa batida rapida, tipo musica eletronica.. a queda de tensao eh rapida demais pra proteção por baixa tensão armar!

 

A tensão cái e volta em pouquissimo tempo!

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mas é só uma batida?? geralmente, sao batidas seguidas.. nao da tempo de voltar assim tao rapido a ponto do amplificador nao perceber.

Ainda acho que devia rever o cabeamento!

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Prometi não opinar mais, mas o Bloom tocou no trafo dos amps.

 

Certo que o amp poderia armar a proteção, e certo também que um SD8000 tocava com bateria de 75Ah. Isso depende muito da bateria.

 

O Bloom tem é um SD5000 e um Stet 2k7!!

 

Quanto aos trafos, ele pode não ter armado a proteção por conta do alternador que ajudava a carregar a bateria rapidamente e também "dar conta do recado". Entretanto os trafos dos amps dele estavam operando com muitos ruídos, devido a queda de tensão constante. É que nem você ter um PC ligado a um estabilizador fuleiro: funciona, mas não imaginam como o sinal chega à fonte!! Cheio de ruídos.

 

Um dos principais sintomas é o rápido aquecimento dos trafos, não sei s era o caso do Bloom.

 

EDIT: Miranda, também não descarto a possibilidade do cabeamento, mas o que está latejando na minha cabeça é bateria. Acredito que se fosse cabos a situação estaria bem pior!

Editado por Lely_Coelho

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O lance eh q numa batida rapida, tipo musica eletronica.. a queda de tensao eh rapida demais pra proteção por baixa tensão armar!

 

A tensão cái e volta em pouquissimo tempo!

AH! Nestas horas que faz falta do famoso Capacitor...

hand26

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AH! Nestas horas que faz falta do famoso Capacitor...

hand26

 

Isso também depende DAD. Não adianta ter capacitor se você não tem bateria, pois embora o tempo de recarga dele seja rápido (e^T/t, onde t=R.C, e como a capacitância é gigantesca o tempo se torna muito pequeno) quando temos um grave muito estendido ele descarrega todo, e a bateri acaba tendo que trabalhar pra dar conta dos amps e do capacitor.

 

Então é preferível ter bateria a capacitor, não que um MC não ajude, pois ajuda bastante, mas temos que ver as duas faces da moeda.

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Isso também depende DAD. Não adianta ter capacitor se você não tem bateria, pois embora o tempo de recarga dele seja rápido (e^T/t, onde t=R.C, e como a capacitância é gigantesca o tempo se torna muito pequeno) quando temos um grave muito estendido ele descarrega todo, e a bateri acaba tendo que trabalhar pra dar conta dos amps e do capacitor.

 

Então é preferível ter bateria a capacitor, não que um MC não ajude, pois ajuda bastante, mas temos que ver as duas faces da moeda.

Eu como engenheiro eletrônico, e análises que já fiz em osciloscópio no próprio carro, com e sem capacitor, não faço um som meu sem eles...a diferença nas cristas da tensão da bateria são enormes....

hand26

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O lance eh q numa batida rapida, tipo musica eletronica.. a queda de tensao eh rapida demais pra proteção por baixa tensão armar!

 

A tensão cái e volta em pouquissimo tempo!

mesmo assim bloom, não era pra queima por esse intervalo de tempo muito pequeno.

tem, gente ai que usa amp grande e da uns pico medonho na bateria original e toca de boa.

eu mesmo ja toquei amp a 10,8v e em pico rapido desci a 8 e não armava porque era um intervalo de tempo rapido, era coisa da bateria ta em 14,4v e dexa até cai pra 10~9v até amp arma proteção, era som no ultimo e amp dando pico muito rapido e alguns picos longos e nunca queimo o amp nem nada, a unica coisa é que de vez em quando abria uns fusiveis e alguns cabo derretia, mais nunca chegou a queima, mais ja vi isso acontecer sim tenho uma corzus aqui parada que era de um amigo queimo por falta de bateria, ela n armava proteção e ele deixou tocando em 9v até força e queima.

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Eu como engenheiro eletrônico, e análises que já fiz em osciloscópio no próprio carro, com e sem capacitor, não faço um som meu sem eles...a diferença nas cristas da tensão da bateria são enormes....

hand26

 

Claro que um MC ajuda DAD, disso eu não tenho dúvidas. Nunca fiz essa experiência de por em osciloscópio, mas suponho que a crista do gráfico tensão x tempo seja bem mais linear e longo com MC do que sem MC, mantendo o sistema muito mais estável.

 

O que eu quis dizer é que é melhor ter bateria sobrando a ter pouca bateria e MC, a não ser que esse MC seja superdimensionado.

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o estranho é que estragou do amp mais fraco pro mais forte.. hehehe..

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