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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Rui

Problema grave de grave!!!

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Fala aí pessoal, blz?

 

Montei o set do meu carro a pouco tempo (o da assinatura)...

 

Pra quem ainda não viu (http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=164453)...

 

Assim como nos meus outros dois sets, e no meu outro carro (que tb era uma Strada Adventure Cabine Estendida) eu tive/tenho problemas com as baixas frequencias...

 

Com vidro fechado, tenha muito cancelamento, e o grave fica sem pegada e apagado (muito ruim)... Já quando abro os vidros (tem que ser os dois) a coisa muda completamente... Quanto mais eu abro, maior é o "bass boot"... Com os dois vidros todos abertos tenho que abaixar uns 6dbs e ainda fica muito melhor do que com os vidros fechados.

 

Uma vez, não lembro em que tópico, eu li alguns posts que se referiam a isso como falha na construção da caixa acustica do sub... Ou não é bem assim, ou eu não sei nada de caixa acustica... É um ou outro!

 

Já tive 3 sets diferentes, com 5 caixas diferentes (entre dutadas e seladas) dentro de uma Strada C.E. Todas as vezes eu tinha/tenho o mesmo problema...

 

Já fiz diversos testes de posicionamento (sub virado pra cima, sub virado pra tras, pra baixo, pra um lado, pro outro, atras do banco do passagerio, atras do banco do motorista e etc...),e sempre com o mesmo problema... A melhor posição foi com o sub virado para o banco (na foto do link, o sub ainda estava virado pra cima)... Isso me fez achar que era porque o banco (tecido) estava absorvendo um pouco mais, o que me deu algumas ideias e um pouco de esperança...

 

Pois bem, peguei tapete, cobertor, edredon e tudo que fosse bem volumoso e denso e começei a colocar em lugares diferentes dentro do carro. E adivinhem? Nada mudou!!! Continuo com o mesmo problema... Não sei mais o que fazer...

 

1) Alguem já passou por isso?

 

2) Alguem tem alguma sugestão pra dar? (Ta valendo tudo!!!)

 

3) Alguem sabe explicar o fenomeno que ocorre? É só pelo tamanho pequeno da cabine mesmo que ocorrem estes cancelamentos?

 

[]s

 

Rui

Editado por Rui

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É Rui seu problema é no Grave, primeira vez que vejo algo assim igual ao seu relato, se possível aparece no Extra no dia 08, talvez ouvindo ao vivo não de pra ter uma ideia melhor

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Rui... eu TINHA esse problema, meu carro é uma saveiro CE....

testei o morel ultimo sc e ficou muito ruim, muito cancelamento(só tocava com vidros abertos também), depois botei um sub fosgate de 8" dutado e ficou ruim também..

resolvi pegar um fosgate P3 de 12" que eu tinha aqui. e ficou excelente. tá descendo pra caramba.

minha conclusão é a seguinte: partir p/ ignorancia, bota um sub bruto que vai tocar nem q seja a força...

em relação as baixas frequencias, nao sei explicar porque, mas o P3 está respondendo muitíssimo bem, está em caixa selada e descendo muito. foi o único sub que fico bom na saveiro, tocando redondinho.

 

é complicado isso... :mac1

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É Rui seu problema é no Grave, primeira vez que vejo algo assim igual ao seu relato, se possível aparece no Extra no dia 08, talvez ouvindo ao vivo não de pra ter uma ideia melhor

 

Então Reginaldo, a diferença é assutadora... Coisas do além...rsrsrs

 

Rui... eu TINHA esse problema, meu carro é uma saveiro CE....

testei o morel ultimo sc e ficou muito ruim, muito cancelamento(só tocava com vidros abertos também), depois botei um sub fosgate de 8" dutado e ficou ruim também..

resolvi pegar um fosgate P3 de 12" que eu tinha aqui. e ficou excelente. tá descendo pra caramba.

minha conclusão é a seguinte: partir p/ ignorancia, bota um sub bruto que vai tocar nem q seja a força...

em relação as baixas frequencias, nao sei explicar porque, mas o P3 está respondendo muitíssimo bem, está em caixa selada e descendo muito. foi o único sub que fico bom na saveiro, tocando redondinho.

 

é complicado isso... :mac1

 

Arthur,

 

Eu já parti pra ignorancia uma vez, quando instalei um MTX TR7512-44 na minha outra Strada... Com certeza eu tinha uma grave muito mais presente do que hoje, só que com os vidros abertos era ainda mais bruto...

 

Mesmo na ignorancia, ainda existia o problema, mas é verdade que já não era uma diferença tão gritante assim...

 

Com o P3 vc não ve mais diferença com os vidros abertos?

 

 

 

 

[]s

 

Rui

Editado por Rui

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Que estranho... Já usei um 12W6v1 numa pick-up Corsa com caixa dutada e ñ me lembro de problema parecido. No meu caso, o sub ficava atrás do banco do motorista, como no seu set.

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Rui o ricadompsilva tem uma Hoggar, ele usa um kit morel tempo um sub arc de 8 e um modulo MC431, na quarta passei na loja dele, pelo menos no caso dele tanto com os vidros abertos ou fechados o sub continuava a tocar bem, ele mesmo fez a caixa, esta entre os 2 bancos será que isso tem a ver?

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Só por curiosidade, qual a distância entre o sub e o banco?

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com os vidros abertos o grave fica mais forte sim... mas com esse sub, as baixas frequencias(baixas mesmo) continuam fortes com vidros fechados. coisa q com outros subs q testei nao ficava bom.

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Se vale qualquer sugestão eu sugiro pegar um carro hatch! :rolleyes:

brincadeiras a parte. O problema é a frequencia de ressonancia dessas pickups. Nenhuma favorece o uso de subwoofers mesmo.

Você e todos que usam pickup vejo se queixar do mesmo problema

acho que não tem solução

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nessa mesma caixa. botei o P3 de 12", parece que está num carro hatch!

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já no C4(carro q passei pouco tempo) o ultimo era um sub completamente diferente. e muito melhor que um fosgate P3 ;) mas na saveiro nao... o P3 ficou superior em tudo.

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Óh, vou dizer o que eu penso...

 

Quanto mais baixa a frequencia, poior é... Tanto que, se eu desligar o sub e deixar somente os mids, não sinto praticamente diferença nenhuma...

 

Quando fiz meu projeto do set, eu queria algo um pouco mais refinado e com bom detalhamento... Pensando nisso escolhi os equipamentos e parti para instalação... Em relação ao sub, eu queria algo somente para completar os mids, ou seja, um subwoofer somente para fazer o trabalho que os mids nas portas não conseguem, ou seja, de 50 Hz pra baixo...

 

Pensando nisso eu fiz uma selada grande (o fabricante recomenda 29L e eu fiz uma de 40L), onde a intenção inicial era cortar em 40Hz... Com player, ampli e cabos que comprei, não estava muito preocupado com descontrole de deslocamento e tão pouco com perdas de SPL... E aí que eu acho que está o problema... Eu sinto muito diferença porque meu sub está tocando frequencias bem baixas, que na cabine do meu carro, não funciona de vidros fechados...

 

Reginaldo, talvez por isso, com um sub de 8", vc não tenha sentido muita diferença, pois acredito que esta caixa esteja sintonizada bem acima da minha...

 

Artur, acredito que um P3 numa selada de baixa litragem tb fique com a sintonia bem mais alta, por isso talvez tenha dado uma boa melhorada com a troca do sub... Mas tb vai um pouco na contra-mão do que vc me relatou...

 

Alves, meu sub está a mais ou menos 20cm do banco... Mas como falei no começo, já tentei tudo que foi posição, e não tem jeito... A menos pior é esta...

 

[]s

 

Rui

Editado por Rui

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Realmente. O comprimento de onda é muito grande para a cabine de uma pickup.

 

O que o fernandoribas falou é a verdade, nua e crua.

 

Em pickups e carros muito pequenos, vc terá esse problema.

 

A questão dos vidros abertos acontece com todo mundo: abriu o vidro, ficou mais forte. Tem a ver com comprimento de onda tambem.

 

Abraços

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Rui, o P3 está com 30L selado. cortado em 35hz @24db/8 pelo bitone, acredite, ficou bom... esse sub foi uma boa surpresa.

minha referencia era o ultimo de 1000w, selada de 35L ligada na mesma 5.1k e cortado em 35hz também, sendo que no C4, lógico descia até o inferno, muito mesmo.

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vou voltar a testar o Ultimo de 1000w na saveiro com uma cx de 35L pra ver como fica... esse da foto era o ultimo SC(600w), um pouco mais fraco... não cheguei a instalar o ultimo de 1000w na saveiro.

qnd testar posto aqui se ficou bom.

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Rui o Ricardo me disse que tem intenção de ir ao encontro com a Hoggar, oportunidade para tirar umas duvidas, detalhe, ele esta usando um Sony C90 sem processador, já voce tem uma flexibilidade maior pelo fato de usar uma P99

 

O que voce fala é verdade, se a caixa estiver sintonizada com as frequências mais baixa, vai ficar difícil de captar o som que quer,

 

abs

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Rui,

 

Já pensou na hipótese de caixa bandpass? Na década de 90 tinha um amigo que usava um Kicker Solobaric de 8" em bandpass em uma Saveiro. Na época era o grave mais preciso que eu tinha visto numa pickup! Eu cheguei a usar o mesmo estilo de caixa porém com sub de 10" num Escort Conversível (vai preibroy! Kkk) que também foi a melhor solução naquela ocasião. A princípio vc elimina grande parte das reflexões e sintonia do habitáculo e o grave vem direto. Existe um contra em não baixar muito a frequência e o grave vir "soprado", mas prefiro isso do que não ter nada...

Editado por A. Kim

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Eu cheguei a usar o mesmo estilo de caixa porém com sub de 10" num Escort Conversível (vai preibroy! Kkk)

 

Era esse aqui né, kkkkkk

 

b19b5_Ford-Escort-Modified-Profile-1-600.jpg

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Era esse aqui né, kkkkkk

 

b19b5_Ford-Escort-Modified-Profile-1-600.jpg

 

Hahahaha...vagabundo! Esse ainda tá bonito! O meu era 90 (redondinho), branco que na época era cor de táxi e a capota toda remendada! Kkkkk o-o-

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Rui, o P3 está com 30L selado. cortado em 35hz @24db/8 pelo bitone, acredite, ficou bom... esse sub foi uma boa surpresa.

minha referencia era o ultimo de 1000w, selada de 35L ligada na mesma 5.1k e cortado em 35hz também, sendo que no C4, lógico descia até o inferno, muito mesmo.

 

 

Blz Artur,

 

Acredito nos seus relatos... Só disse que vai na contra mão do que eu acho que seja o problema...

 

Mas melhor assim, pois ainda existe uma luz no fim do túnel!!!

 

Faz aí os comparativos e depois fala pra nóis :legal:

 

[]s

 

Rui

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Rui o Ricardo me disse que tem intenção de ir ao encontro com a Hoggar, oportunidade para tirar umas duvidas, detalhe, ele esta usando um Sony C90 sem processador, já voce tem uma flexibilidade maior pelo fato de usar uma P99

 

O que voce fala é verdade, se a caixa estiver sintonizada com as frequências mais baixa, vai ficar difícil de captar o som que quer,

 

abs

 

Blz Reginaldo...

 

Vou fazer o possivel para passar lá!!!

 

 

 

Rui,

 

Já pensou na hipótese de caixa bandpass? Na década de 90 tinha um amigo que usava um Kicker Solobaric de 8" em bandpass em uma Saveiro. Na época era o grave mais preciso que eu tinha visto numa pickup! Eu cheguei a usar o mesmo estilo de caixa porém com sub de 10" num Escort Conversível (vai preibroy! Kkk) que também foi a melhor solução naquela ocasião. A princípio vc elimina grande parte das reflexões e sintonia do habitáculo e o grave vem direto. Existe um contra em não baixar muito a frequência e o grave vir "soprado", mas prefiro isso do que não ter nada...

 

 

Kim,

 

Já passou de tudo pela minha cabeça... Sub pequeno, band pass, LT e mais um monte de outras coisas...

 

Eu acredito que uma band pass não vai tocar o que quero e como quero, mas tb nunca tentei numa pickup... Pode ser uma opção...

 

Com certeza é melhor perder um pouco da qualidade do que não ter graves minimamente descentes dentro do carro... Mas com os vidros um pouco abertos (uns 4 dedos de cada lado) já fica bom, mas toda vez que fecho tenho que mexer no acerto do sub para melhor um pouco... isso é um saco!!!

 

 

[]s

 

Rui

Editado por Rui

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Blz Reginaldo...

 

Vou fazer o possivel para passar lá!!!

 

 

 

 

 

 

Kim,

 

Já passou de tudo pela minha cabeça... Sub pequeno, band pass, LT e mais um monte de outras coisas...

 

Eu acredito que uma band pass não vai tocar o que quero e como quero, mas tb nunca tentei numa pickup... Pode ser uma opção...

 

Com certeza é melhor perder um pouco da qualidade do que não ter graves minimamente descentes dentro do carro... Mas com os vidros um pouco abertos (uns 4 dedos de cada lado) já fica bom, mas toda vez que fecho tenho que mexer no acerto do sub para melhor um pouco... isso é um saco!!!

 

 

[]s

 

Rui

 

exato.. perde um pouco de qualidade e parte pra força. hehe

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