Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Gabriel Arthur

Sealed LEAD Battery

Recommended Posts

Postado em (editado)

A alguns dias eu vi rolando uma conversa no forum, sobre os mega-capacitores híbridos, o pessoal tava falando que eles usam uma pequena bateria selada + Capacitores numa associação.

Alguns também falaram que tem gente usando essas baterias perto do terminal do modulo para suprirem melhor a demanda instantânea do Amplificador.

Isso procede?

Achei aqui uma bateria de No-Break, pequena, está escrito: CSB Battery GP 1272 F2

Vale a pena "espetar" essa bateria junto no set com uma de 40AH (Cofre) + 2x 60AH na caçamba?

Ou totalmente perda de tempo?

Verifiquei a Tensão dela, está em 12,71v

O alternador do carro carrega esse tipo de bateria sem danifica-la?

Creio que o grande problema de usar esta bateria estaria em ela possuir Resistencia interna diferente das outras, assim alguma das baterias sempre ficará menos caregada do que as outras...

EDIT:

Características técnicas:

- Código do produto no fabricante: GP 1272 F2

- Tensão de trabalho: 12VDC

- Capacidade de corrente: 7.2 Ah com taxa de 20 horas para 1,75V por celula em 25°C

- Quantidade de celulas: 6

- Peso: 2,4 Kg

- Corrente máxima de descarga por 5 segundos: 100A/130A

- Resistência interna: 23 mΩ

- Terminais: F1/F2-Faston Tab187/250

- Flutuação da tensão de carga: 13,5 ~ 13,8 VDC em 25°C

- Corrente máxima de carga: 2,16A

- Equalização e ciclo de serviço: 14,4 até 15,0 VDC em 25 °C

- Auto descarga: 6 meses em 25 °C

- Container: Material ABS(UL94-HB/File E50263)

- Dimensões: 150/64/95 mm (Comp/Larg/Alt

O que acham?

Editado por Gabriel Arthur
Postado em

não serviria para esta finalidade, por conta da corrente baixa para carregala posteriormente e tambem por esta caracteristica especifica:

- Corrente máxima de descarga por 5 segundos: 100A/130A

esse pico seria em uma tensão bem baixa( acho que 1,6 v por celula) o que nao ajudaria praticamente em nada...

existem algumas agm pequenas de 40 a/h com cerca de 875A de descarga maxima por 5 s que ficariam melhor em sistemas assim, e nao ocupariam tanto espaço quanto uma bateria comum...

Postado em

Eu acho estranho venderem capacitores com milhares de "farads", e usarem o termo "híbrido", realmente não consigo entender como tem gente que ainda compra isso...

Uma pergunta para os entendidos, esses "Super Capacitores", de 5.5v por 1F, podem ser ligados 4 em série (com seus devidos diodos) e se utilizados em um sistema de som podem trazer algum benefício?

5-5V-1-0F-super-capacitor-H-type.jpg

Postado em

Eu acho estranho venderem capacitores com milhares de "farads", e usarem o termo "híbrido", realmente não consigo entender como tem gente que ainda compra isso...

Uma pergunta para os entendidos, esses "Super Capacitores", de 5.5v por 1F, podem ser ligados 4 em série (com seus devidos diodos) e se utilizados em um sistema de som podem trazer algum benefício?

5-5V-1-0F-super-capacitor-H-type.jpg

Há dois tipos de híbrido. Os que usam bateria, e os que usam uma mescla de capacitores de 100F e de 1F.

Um megacapacitor de 2F, por exemplo, é constituído de vários desses que você postou. Por exemplo, pra operar em até 16V, usa-se 3 em série. Só que essa ligação faz com que a capacitência resultante seja 1/3. Logo, 3 caps de 1Fx5,5F resultam em 0,3F x 15,5V. Ao todo, pra 1F, usam-se 9 capacitores. Por isto que capacitores grandes, tipo 20F, são todos híbridos. Usam 3 de 100F ou menos pra dar o "grosso", e mais 1 ou 2F em capacitores menores.

Postado em

Há dois tipos de híbrido. Os que usam bateria, e os que usam uma mescla de capacitores de 100F e de 1F.

Um megacapacitor de 2F, por exemplo, é constituído de vários desses que você postou. Por exemplo, pra operar em até 16V, usa-se 3 em série. Só que essa ligação faz com que a capacitência resultante seja 1/3. Logo, 3 caps de 1Fx5,5F resultam em 0,3F x 15,5V. Ao todo, pra 1F, usam-se 9 capacitores. Por isto que capacitores grandes, tipo 20F, são todos híbridos. Usam 3 de 100F ou menos pra dar o "grosso", e mais 1 ou 2F em capacitores menores.

Kleber, entendi. Então se eu usar pelo menos 18 desses supercap @ 15.5v (resultando 2F), eu teria um mega capacitor "real", só que por um preço muuuuito menor no meu set?

Esses bixinhos são fáceis de achar lá fora (preço é bem bacana), só não entendo porquê quando vejo esses mega caps da BLITZ, SSL abertos, os capacitores são um pouco maiores, não sei se muda a resistência deles ou algo assim.

Postado em

Kleber, entendi. Então se eu usar pelo menos 18 desses supercap @ 15.5v (resultando 2F), eu teria um mega capacitor "real", só que por um preço muuuuito menor no meu set?

Esses bixinhos são fáceis de achar lá fora (preço é bem bacana), só não entendo porquê quando vejo esses mega caps da BLITZ, SSL abertos, os capacitores são um pouco maiores, não sei se muda a resistência deles ou algo assim.

Sim. Só é preciso comprar capacitores BONS, pois muitos podem não ter 1F. É aí que o bicho pega.

Tenho vontade de montar um pra mim, usando supercaps e capacitores eletrolíticos grandes junto.

Postado em (editado)

Sim. Só é preciso comprar capacitores BONS, pois muitos podem não ter 1F. É aí que o bicho pega.

Tenho vontade de montar um pra mim, usando supercaps e capacitores eletrolíticos grandes junto.

No caso os eletroliticos ajudariam em que? Tenho aqui pelo menos uns 30 eletroliticos de até 12000uf, só que são para 50v, ou seja, grandões.

Acho que vou pagar pra ver um teste desses, to a um bom tempo babando nesses caps, o preço final ficaria bem abaixo ao de um mega capacitor (sem falar que é muito mais gostoso quando a gente mesmo faz)! :mac1

Editado por arthur8
Postado em

Ajudaria em sistemas hi-fi apenas.

Ah sim.. como filtro. :)

Legal, vou ver se compro pelo menos uns 9 lá pra janeiro e faço uns testes aqui! Vou ver se pego o mega cap de um amigo pra fazer comparações.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...