Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marco Eloy

Qual sub devo usar?

Recommended Posts

Tenho um polo com o seguinde case:

02 Bravox Cs60b 6" 120RMS(60+60) 4ohms c/ Mid Bass Tweeters e Crossovers nas portas dianteiras

02 Bravox Cs60u 6" 120RMS(60+60) 4ohms nas portas traseiras

Acabei de comprar um módulo Roadstar Power One Rs-4510. A especificação do módulo diz:

-4 Canais de 100 Watts RMS em 4 Ohms

-4 canais de 180 Watts RMS em 2 Ohms estéreo

-2 canais de 360 Watts RMS em 4 Ohms estéreo (Bridge)

-Possibilidade para 2/3/4 canais

-Crossover passa alta (HI PASS) com ajuste de 75 a 750HZ em todos os canais

-Crossover passa baixa (LOW PASS) com ajuste de 40 a 150HZ em todos os canais

-Chave de seleção do tipo de cossover canal 1/2 e canal 3/4.

-Ajuste de bass boost de 0 a 18 dB (ajuste de ganho na frequência de 40Hz)

-Filtro digital

Não quero um som super pesado que faz os alarmes alheios dispararem quando passo na rua. Meu interesse é um som com qualidade e relativamente alto pra quem ta dentro do carro, ate porque ouvir rock baixo não tem graça. :) Alem disso tenho muito receio do instalador me "passar a perna". Não sei se é um mal apenas da minha cidade, mas sempre que pergunto ao instaldor algo mais sobre impedância, potencia, frequencia, etc; ele faz parecer que é algo muito complexo para meu cérebro limitado de analista de sistemas. Então antes de uma resposta pronta do tipo "use isso que é bom, no meu funfa", rs; gostaria, se possível, que algum de vocês feras em som automotivo tirassem algumas dúvidas e me explicasses alguns termos técnicos. Mas... se não for possível, um "use isso" ja seria de grande ajuda.

1) Vou adicionar um único sub ao case. Provavelmente um Pioneer Ts-w309 12". Como o modulo suporta 4 canais a 2 ou 4 ohms, meu primeiro pensamento foi usar 1 canal pra as portas da frente(100w RMS/4ohms), outro canal pra as portas do fundo(100w RMS/4ohms) e dos canais pro sub(100w RMS+100w RMS = 200w RMS/4ohms)), isso está correto? Eu nao estaria subutilizando demais o sub? Ele suporta ate 360w RMS.

2) Partindo dúvida #1 pensei em usar 4 canais:

-01 canal a 100w/4ohms para portas da frente

-01 canal a 100w/4ohms para portas de tras

-02 canais a 180w/2ohms para o sub bobina dupla 2ohms

Isso é possível? Ou seria preciso usar 3 canais em 4ohms e fazer algo como:

01 canais a 100w/4ohms para portas da frente

01 canal a 100w/4ohms para portas de tras

01 canal a 360w/4ohms para o sub bobina simples 4ohms?

3) Sempre leio que quanto menor a impedância, melhor. Mas porque isso? Sendo assim o melhor seria ligar cada par de falantes em paralelo para obter os 2ohms? A questão é que a 2ohms, a potencia RMS de cada canal é 180w e cada par de falantes so suporta 120w. Isso não queimaria meus falantes?

4) Pelo que eu entendi que quando ligo dois falantes em serie, eu dobro a impedância e divido a potencia suportada pela metade, da mesma forma que quanto ligo dois falantes em paralelo eu divido a impedância pela metade e dobro a potência. Sendo assim qual a aplicação prática de se ligar subs(caso se use mais de um) em série? O som produzido no final não estaria sempre sendo prejudicado? Seria apenas uma forma de diminuir a potencia e nao queimar o falante?

5) Pra que serve e qual a vantagem de usar essa função bridge do módulo?

6) Como devo configurar o HI PASS e o LOW PASS?

Desde ja agradeço muito a boa vontade dos colegas.

Sds a todos,

Marco

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo ao forum !

Por gentileza , faça uma boa leitura dos artigos nos links a seguir:

http://autosom.net/instala.asp

http://autosom.net/instala2.asp

http://autosom.net/artigos.asp

Vai encontrar praticamente TUDO que necessita , caso não encontre ainda , faça uma busca no forum por meio da pesquisa Google customizada no alto da página à direita.

É muito mais rápido do que criar tópico e tem grande riqueza em material informativo e interessante no forum.

Bom proveito !:)

Obrigado e abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Então se você pretende escutar rock , tem rock pesado e rock mais lento , rock pesadão acho difícil esse pioneer conseguir acompanhar mesmo em caixa selada e saiba que existe vida além dos Pioneers...

Eu se fosse você iria em um subwoofer de 10" com um bom ataque e boa qualidade , se eu fosse você pensaria em um NAR de 10" , ou um fosgate P2 de 10".

Compartilhar este post

Link para o post

Então se você pretende escutar rock , tem rock pesado e rock mais lento , rock pesadão acho difícil esse pioneer conseguir acompanhar mesmo em caixa selada e saiba que existe vida além dos Pioneers...

Eu se fosse você iria em um subwoofer de 10" com um bom ataque e boa qualidade , se eu fosse você pensaria em um NAR de 10" , ou um fosgate P2 de 10".

Fala P-mAV!

Ele pode pensar em outros sub's, como Hertz, Panther, Helix, DLS, Mohawk, Audiophonic, DD, RE Audio, JL... Todos são boas escolhas e farão bonito (uns melhores, e mais caros que outros é claro...) hehe :)

Compartilhar este post

Link para o post

02 Bravox Cs60b 6" 120RMS(60+60) 4ohms c/ Mid Bass Tweeters e Crossovers nas portas dianteiras

Acabei de comprar um módulo Roadstar Power One Rs-4510. A especificação do módulo diz:

1) Vou adicionar um único sub ao case. Provavelmente um Pioneer Ts-w309 12". Como o modulo suporta 4 canais a 2 ou 4 ohms, meu primeiro pensamento foi usar 1 canal pra as portas da frente(100w RMS/4ohms), outro canal pra as portas do fundo(100w RMS/4ohms) e dos canais pro sub(100w RMS+100w RMS = 200w RMS/4ohms)), isso está correto? Eu nao estaria subutilizando demais o sub? Ele suporta ate 360w RMS.

3) Sempre leio que quanto menor a impedância, melhor. Mas porque isso? Sendo assim o melhor seria ligar cada par de falantes em paralelo para obter os 2ohms? A questão é que a 2ohms, a potencia RMS de cada canal é 180w e cada par de falantes so suporta 120w. Isso não queimaria meus falantes?

4) Pelo que eu entendi que quando ligo dois falantes em serie, eu dobro a impedância e divido a potencia suportada pela metade, da mesma forma que quanto ligo dois falantes em paralelo eu divido a impedância pela metade e dobro a potência. Sendo assim qual a aplicação prática de se ligar subs(caso se use mais de um) em série? O som produzido no final não estaria sempre sendo prejudicado? Seria apenas uma forma de diminuir a potencia e nao queimar o falante?

Sds a todos,

Marco

Bom dia Marco !!!

Seu aparelho de CD deve ter 3 saidas RCA:

- Front (frente) L/R (esquerda e direita)

- Rear (traseira) L/R (esquerda e direita)

- Sub L/R

Aconselho você a usar o Power One somente para os Kits, assim você vai ter Front e Rear independentes !!!

Compre outro Amplificador (marca conhecida e com assistência técnica local) para tocar o seu Sub Woofer !!!

Se o Amplificador fornece 100Wrms em 2Ω vai fornecer menos de 100Wrms em 4Ω mas em compensação vai trabalhar fora do limite (aliviado), se a queda de potência não prejudicar o desempenho ótimo !!!

Oque queima Alto Falante em funcionamento é "dedo nervoso no volume", pessoas que aumentam o volume do som sem perceber se esta distorcendo !!!

Dois Alto Falantes de 100Wrms@4Ω em paralelo é igual a 200Wrms de Alto Falante @2Ω !!!

Dois Alto Falantes de 100Wrms@4Ω em série é igual a 200Wrms de Alto Falantes @8Ω !!!

Mudou a impedância mas a potência suportada continua a mesma !!!

Bridge (ponte) é para unificar somando as potências dos dois canais de saída de um Amplificador "que permita" este tipo de ligação (+ de um canal - do outro) !!!

Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

-Possibilidade para 2/3/4 canais

-Crossover passa alta (HI PASS) com ajuste de 75 a 750HZ em todos os canais

-Crossover passa baixa (LOW PASS) com ajuste de 40 a 150HZ em todos os canais

-Chave de seleção do tipo de cossover canal 1/2 e canal 3/4.

-Ajuste de bass boost de 0 a 18 dB (ajuste de ganho na frequência de 40Hz)

-Filtro digital

Não quero um som super pesado que faz os alarmes alheios dispararem quando passo na rua. Meu interesse é um som com qualidade e relativamente alto pra quem ta dentro do carro, ate porque ouvir rock baixo não tem graça. :) Alem disso tenho muito receio do instalador me "passar a perna". Não sei se é um mal apenas da minha cidade, mas sempre que pergunto ao instaldor algo mais sobre impedância, potencia, frequencia, etc; ele faz parecer que é algo muito complexo para meu cérebro limitado de analista de sistemas. Então antes de uma resposta pronta do tipo "use isso que é bom, no meu funfa", rs; gostaria, se possível, que algum de vocês feras em som automotivo tirassem algumas dúvidas e me explicasses alguns termos técnicos. Mas... se não for possível, um "use isso" ja seria de grande ajuda.

R: Como já disseram, tem subs MUITO melhores que o Pioneer para o que você quer, como alguns modelos da NAR.

2) Partindo dúvida #1 pensei em usar 4 canais:

-01 canal a 100w/4ohms para portas da frente

-01 canal a 100w/4ohms para portas de tras

-02 canais a 180w/2ohms para o sub bobina dupla 2ohms

Isso é possível? Ou seria preciso usar 3 canais em 4ohms e fazer algo como:

01 canais a 100w/4ohms para portas da frente

01 canal a 100w/4ohms para portas de tras

01 canal a 360w/4ohms para o sub bobina simples 4ohms?

R:Para ligar tudo isso ai a ligação teria que ser a seguinte:

-Canal esquerdo para os 2 falantes esquerdos (frente e traz)

-canal direito para os 2 falante direitos (frente e traz)

-Bridge(1 canal 360wrms/4 ohms)para o sub bobina simples de 4ohms ou um bobina dupla de 2ohms em serie, virando 4ohms.

R: Nada a ver, pode mandar mais potencia, mas nada que mude tanto assim. Você não vai usar o som o tempo todo no talo mandando 180w teoricos, então não tem muito problema, é até bom usar mais potencia para não distorcer quando você precisar de mais volume.

R: Seria uma forma de casar a impedancia.

R :Ter uma maior potencia com o dobro da impedancia nominal do módulo.

6) Como devo configurar o HI PASS e o LOW PASS?

R: Depende dos falantes. Low pass é um corte de frequencia para tirar a voz do subwoofer, deixar só o grave e Hi pass é um corte de frequencia pra tirar o grave dos falantes.

Sds a todos,

Marco

As duvidas estão respondidas em negrito.

Qualquer coisa pode perguntar aqui mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala P-mAV!

Ele pode pensar em outros sub's, como Hertz, Panther, Helix, DLS, Mohawk, Audiophonic, DD, RE Audio, JL... Todos são boas escolhas e farão bonito (uns melhores, e mais caros que outros é claro...) hehe :)

pow mas também se for listar os milhões de subs que tem por ae...rsrs

Fora que DLS , JL , DD , creio eu que não se encaixe no perfil que ele colocou ali , longe de dizer oque ele deve fazer , mas colocar um JL , DLS para receber potência de um Power one e tocar em conjunto com os kits da bravox , acho desperdíço de dinheiro.. é apenas a minha opnião.

Compartilhar este post

Link para o post

pow mas também se for listar os milhões de subs que tem por ae...rsrs

Fora que DLS , JL , DD , creio eu que não se encaixe no perfil que ele colocou ali , longe de dizer oque ele deve fazer , mas colocar um JL , DLS para receber potência de um Power one e tocar em conjunto com os kits da bravox , acho desperdíço de dinheiro.. é apenas a minha opnião.

concordo plenamente, eu acho que um 309 free air (300rms) se encaixa perfeitamente na proposta dele...

Compartilhar este post

Link para o post

concordo plenamente, eu acho que um 309 free air (300rms) se encaixa perfeitamente na proposta dele...

como não conheço o 309 free air , não posso afirmar nada , porém ainda continuo com a minha opnião de que vale a pena pra ele pegar um subwoofer com mais qualidade e rapido para ele escutar rock bem , digo isso pelo que ele disse que não exige tanto SPL do subwoofer...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,

Antes de mais nada muito obrigado a todos pelas respostas. São todas muito esclarecedoras. Depois de ler o que vocês escreveram e o material sugerido Rick, elucidei varias dúvidas. Estou montando um CarPC com tela touth e centrafuse rodando. O Pc vai ficar na mala com o módulo, o sub, a fonte M2ATX e acessórios USB(GPS, modem, bluetooth, wi-fi, radio, OBD II, etc). O gabinete conta com duas saídas RCA de baixa amplificação. Dessa maneira vou usar 2 cabos Y para ligar cada uma das duas saídas RCA do PC ao modulo, até ai OK!

1)Sobre a ligação do módulo, o Power One tem a seguinte especificação:

-4 ohms 100W x 4CH

-2 ohms 180W x 4CH

-Bridged em 4 ohms 360W x 2CH

Vou usar 3 canais.

Canal 1: 4 Ohms 100W p/ falantes do lado esquerdo(2x Bravox 60W = max 120W)

Canal 2: 4 Ohms 100W p/ falantes do lado direito(2x Bravox 60W = max 120W)

Canal 3: Bridge 4 Ohms 360W alimentando SUB de 400W(Não defini ainda qual o sub)

Ai surgiu mais uma dúvida:

A) É melhor mandar um pouco menos de potencia do que os falantes/sub suportam(para evitar queimar os falantes)?

ou

B) É melhor usar um pouco menos da potencia suportada pelo módulo(usando falantes e Sub com potencia maior que a gerada pelo canal do módulo) para evitar que ele trabalhe o tempo todo no limite e super aqueça?

Se for #A meu projeto até então está correto. Se for #B, terei de trocar o módulo ou os falantes das portas

2)Sobre o sub: Ainda não defini o modelo. Estava inclinado pelo pioneer por uma questão de aparente qualidade(quem não conhece sempre vai de pioneer porque acha que é o melhor) e pelo preço, SUB Ts-w309 S4(bobina simples, 4 Ohms) por 170,00 e Ts-w309 D2(bobina dupla, 2 Ohms) por 190,00. Pesquisei pelo NAR, o de 200W custa pelo menos 50% a mais. Ele é tão melhor mesmo? Porque pelas minhas contas um de 400W pra combinar com meu modulo(que vai gerar 360W em bridge) vai sair mais caro que o próprio módulo. Alguma sugestão com preço mais em conta?

3)Ainda sobre o Sub, entendi bem como funciona a relação de impedância na associação de falantes. A forma simples seria ligar dois canais do modulo em bridge e ligar a um sub de bobina simples 4 Ohms(A). Mas me ocorreu que eu talvez pudesse ligar de outras duas formas(B ou C):

A) Modulo com dois canais em bridge gerando 360W a 4 Ohms ligado a um Sub S4 de 400W, OK!

B) Modulo com dois canais em bridge gerando 360W a 4 Ohms ligado a um Sub D2 de 400W(bobinas ligadas em série, resultando em 4 Ohms e recebendo os mesmo 360W)

C) Modulo com dois canais SEM BRIDGE gerando 180W a 2 Ohms por canal e ligando cada canal a uma entrada do SUB D2

Isso está correto? Se sim, existe alguma diferença real no resultado final das ligações A, B e C? Ou não ha, mo meu caso, diferença prática entre usar um SUB S4 ou um D2?

4)Agora, pensando que no futuro eu queira add outro SUB ao case, ql o SUB que eu devo escolher agora, o S4 ou o D2 e porque?

Mais uma vez agradeço muito a todos pela ajuda e peço desculpas se soltei alguma bobagem, é que eu quero saber o que ta sendo feito no meu som sem te de depender da boa vontade de instalador. Apesar de ser da área de tecnologia, essa parte de som não é meu forte AINDA :)

Att,

Marco

Editado por Marco Eloy

Compartilhar este post

Link para o post

S4 e D2 pro seu caso dão na mesma coisa, o D2 só teria um diferencial caso o módulo trabalhasse à 1 ohm, aí ele pode ser ligado com bobinas em parelelo resultando 1 ohm.

Sobre ligar dois falantes no canal 1 e dois no canal 2, vc vai ligar cada par de falante em parelelo que resultará (no módulo) 02 ohms, assim o módulo mandará 180W pra cada par de falantes.

Sobre ligar dois canais SEM BRIDGE no mesmo Sub bobina dupla não é aconselhável, os subs bobina dupla são feitos para que se possa ter mais opções de impendancia, conforme a interligação de suas bobinas, em série ou em paralelo, não pra serem ligadas cada bobina em uma saída diferente, pois não como certificar-se que essas duas saídas estarão trabalhando de orma perfeitamente identica, pois o sub, apesar de ter duas bobinas, seu conjunto móvel continua sendo um só que deverá se mover de uma única forma.

Compartilhar este post

Link para o post

S4 e D2 pro seu caso dão na mesma coisa, o D2 só teria um diferencial caso o módulo trabalhasse à 1 ohm, aí ele pode ser ligado com bobinas em parelelo resultando 1 ohm.

OK!

Sobre ligar dois falantes no canal 1 e dois no canal 2, vc vai ligar cada par de falante em parelelo que resultará (no módulo) 02 ohms, assim o módulo mandará 180W pra cada par de falantes.

Verdade. O módulo nao opera em 8 Ohms. Entao eu teria de ligar 2 em paralelo, resultando em 2 Ohms. O conjunto receberia 180W mas o RMS máximo é 120W. Nesse caso eu não corro o risco de queimar os falantes?

Sobre ligar dois canais SEM BRIDGE no mesmo Sub bobina dupla não é aconselhável, os subs bobina dupla são feitos para que se possa ter mais opções de impendancia, conforme a interligação de suas bobinas, em série ou em paralelo, não pra serem ligadas cada bobina em uma saída diferente, pois não como certificar-se que essas duas saídas estarão trabalhando de orma perfeitamente identica, pois o sub, apesar de ter duas bobinas, seu conjunto móvel continua sendo um só que deverá se mover de uma única forma.

OK!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, continuando o post anterior, ainda permanece uma duvida. Se o módulo opera da seguinte forma:

-4 ohms 100W x 4CH

-2 ohms 180W x 4CH

Tenho 4 falantes de 60W/4 Ohms e um SUB de 400W/4 Ohms.

1-Ao separar os canais: Falantes esquerda canal 1, falantes direita canal 2 e SUB canal 3 em bridge; Eu teria de liga os falantes em paralelo, resultando em 2 Ohms cada par, correto?

2-O fato da potencia suportada pelos falantes ser de 120W e o pico do canal ser 180W, pode queimar os falantes?

3-Pelo que eu entendi ao chegar no pico suportado pelos falantes, o som vai começar a distorcer e eu vou saber então que aquele é o volume máximo que eu posso usar nos som, é isso?

Sds a todos e muito grato,

Marco

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, continuando o post anterior, ainda permanece uma duvida. Se o módulo opera da seguinte forma:

-4 ohms 100W x 4CH

-2 ohms 180W x 4CH

Tenho 4 falantes de 60W/4 Ohms e um SUB de 400W/4 Ohms.

1-Ao separar os canais: Falantes esquerda canal 1, falantes direita canal 2 e SUB canal 3 em bridge; Eu teria de liga os falantes em paralelo, resultando em 2 Ohms cada par, correto?

2-O fato da potencia suportada pelos falantes ser de 120W e o pico do canal ser 180W, pode queimar os falantes?

3-Pelo que eu entendi ao chegar no pico suportado pelos falantes, o som vai começar a distorcer e eu vou saber então que aquele é o volume máximo que eu posso usar nos som, é isso?

Sds a todos e muito grato,

Marco

1 - Corretíssimo!

2 - Não.

3 - O som distorce quando o ganho do amplificador está mal regulado, em uma musica são picos muito pequenos que fazem o amplificador mandar toda a potencia dele, então o perigo de queimar se estiver bem regulado é quase nulo pra não dizer que é nulo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...