Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jhoww

AJUDA SUBS TORRANDO

Recommended Posts

Ola, sempre uso meu som, toco no ultimo volume, e nunca deu problema nenhum, hoje resolvi grava, nao mexi em nada no ganho, nem no player... dexei tocando uns 15minutos, no maximo, igual uso normalmente, pq sempre uso no maximo...

E comecei a sentir cheio de queimado, abri a tampa, vi aquele monte de fumaça saindo dos DUTOS, desliguei o som, isso só aconteceu depois que eu liguei meu capacitor, link: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=170188

Eu liguei sem carregar, porque o led nao funciono, saiu umas faisca, mas ele aparentemente esta funcionando, agora meus subs tao mais fortes (parece)

O ganho do meu modulo, ROADSTAR 1600d, ta no maximo do ganho no modulo, e na regulagem, aquele regulador de ganho que vc coloca na frente... ta quase no minimo, ta na metade, entre o minimo e o medio...

e esta ligado a 2ohms, sao 2 subs pioneers S4, bobina simples, ligados em paralelo fexando em 2ohms...

Porque ta torrando? se o bassboost ta no 0, soh ta na potencia do modulo...

me disseram q esse sub guentava um RS 1600d, a 2ohms, mandando 600rms pra cada falante, mas nao ta mandando isso, porque no modulo ta no maximo, e no regulador, ta entre o minimo e o medio... SEILA, me ajudem, larguei o carro com o ar ligado, pra ve se da uma esfriada no sub, e se para de sair fumaça

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso aconteceu pq com o capacitor tem mais energia pro modulo e consequentemente mais força pro sub...

provavelmente esta mandando muita distorção ou distorção pura... sajoijas

isso que é fo** o ampli nao ter o led clip. tem que dar uma manerada no ganho na minha opiniao...

boa sorte ae.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Regulagem de ganho...

http://www.autosom.net/artigo.asp?cod=78

Pode usar também um multimetro simples, aqueles de R$20,00, pra medir a voltagem na saida do módulo tocando uma frequencia de 60Hz no player (tem pra baixar aqui no site em mp3). Medir a voltagem e aplicar a fórmula:

(volts) x (volts)/ (ohms)

Ou a partir da potencia que vc quer: raiz(potencia x ohms) vai dar o resultado em volts que deverá ter na saída do módulo, Exemplo Pra 1200W 02 ohms:

raiz(1200x2)

raiz(2400)=48 volts

Deixe o ganho do módulo no minimo, o volume do player a uns 80% o máx e toque a frequencia de 60Hz, vá no módulo, ligue o multimetro na saida junto com os subs mesmo, e aumente o ganho até o multimetro acusar 48volts.

Há, e isso se vc tiver pelo menos 120A de bateria senão o módulo não dá nem esses 1200W.

Editado por jpchiullo

Compartilhar este post

Link para o post

por que ganho no máximo ? ganho não é botão de volume ! né possível que sua HU é tão ruim assim que tem saídas

com tensão máxima abaixo de 3 ou 4 volts.

no máximo deveria estar em 50% esse módulo mesmo tocando em dobro de impedância.

e se você carregou seu CAP. sem um resistor pela primeira vez você corre o risco de danifica-lo.

pode haver fuga de corrente, as vezes até danificar outras partes como o voltímetro dele.

a adição do CAP não tem absolutamente nada haver com a queima dos seus sub's.

e sim regulagens erradas e muita distorção. e nem sei o quanto de alimentação e cabos você tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Entao, o player tava no maximo, distorcia a voz, devia distorcer tambem os falantes... e o modulo, eu devo ter entendido errado, pq pelo jeito q o cara me explico... com aquele negocio que regula o ganho... metade era no modulo, metade no aparelinho de regulagem, ele falou, nao mexe, se nao queima... nao mexi... e queimou do mesmo jeito...

Sem contar, que o cara da mecanica, tinha colocado bass boost em 1/3 do maximo q o modulo oferece, eu vi no primeiro dia, e ja taquei bass boost 0...

E o player, ateh hoje nao encontrei o bass boost dele...

Tipo, no modulo, o ganho ta no MAX, e o aparelinho, o ganho ta quase no minimo, entre o minimo e o medio... eu pensava estar regulado para estar fraco, pois pensava se tudo tivesse no maximo(os dois), ia pegar 1200rms, e como nao estava, só um estava no maximo, eu pensava que estaria mandando uns 800rms só...

E outra coisa, o som nao liga mais, queimou os 4 fusiveis do modulo, e o djuntor la da frente, acionou proteçao e desligou...

Espero q nao tenha estragado tudo, que soh tenha que trocar os fusiveis e pronto... me digam que nao estragou ;/

Axei a regulagem do player... ta bass -2, mid +2, treble +4

Tenho uma bateria de 75Amper na mala + a original de 45A no cofre

Capacitor Blitz 2F

Roadstar 1600d

2pioneer 12' 400rms

Cabos de 16(da bateria ao capacitor) a 25mm(do capacitor ao modulo)

kit duas vias mtx thunder 6600

(no volume maximo do player, fica bom... voz X batida, fica na medida perfeita, soh que da uma distorcida, mas eu axava que nao tinha problema pois estou usando desse jeito tem umas 3 semanas...

E tem uns 3 dias q eu usei com o capacitor ligado, senti mais forte... e tocava bastante... sempre no maximo, mas nunca vi sair fumaça, de vez enqndo eu sentia um cheiro, mas o cheiro sumia... entao nem ligava...)

eu axo q o cara me engano pq eu fui ver o cabo, tinha um plastico dentro, tipo, olhando por cima parece ter 25mm, ele falou q instalaria de 25mm, ai eu mexer pra instalar o capacitor, vi que era de 16mm, e tinha um plastico por dentro ocupando espaço seila... vou levar segunda feira la denovo

Editado por jhoww

Compartilhar este post

Link para o post

Opa foi mal, tentei editar mas criei outro topico...

Axei a regulagem do player... ta bass -2, mid +2, treble +4, subwoofer - NORMAL - 80HZ - 0, LOUDNESS - OFF

Editado por jhoww

Compartilhar este post

Link para o post

Os subs queimaram porque vc ficou usando eles durante "15 minutos" com distorção, se normalmente vc ouve apenas poucos minutos com distorção, não dá tempo dos subs aquecerem a bobina o suficiente para queima-los, como vc usou por um tempo prolongado com o amp mandando distorção para os subs, eles acabaram indo pro espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

mas e porque sera que queimou os fusiveis do modulo, e acionou a proteçao do djuntor la?

Poderiam me explicar isso? nao entendo muito como podem ver

Mas sobre isso entao, a solução é deixar o ganho do modulo na metade, tanto como no proprio modulo, como no aparelho?

E tocar até o maximo de 2/3 do volume maximo do player?

Editado por jhoww

Compartilhar este post

Link para o post

por que ganho no máximo ? ganho não é botão de volume ! né possível que sua HU é tão ruim assim que tem saídas

com tensão máxima abaixo de 3 ou 4 volts.

no máximo deveria estar em 50% esse módulo mesmo tocando em dobro de impedância.

e se você carregou seu CAP. sem um resistor pela primeira vez você corre o risco de danifica-lo.

pode haver fuga de corrente, as vezes até danificar outras partes como o voltímetro dele.

a adição do CAP não tem absolutamente nada haver com a queima dos seus sub's.

e sim regulagens erradas e muita distorção. e nem sei o quanto de alimentação e cabos você tem.

achei que tinha ligação a adição do CAP na queima do som... hehe pensei da maneira que falei acima...

que tinha mais energia pro modulo e aliado com a distorção tinha queimado! valeu por me corrigir :)

abração

Compartilhar este post

Link para o post

A fiação também está fina, deveria ser 21 em tudo, ou pelo menos da bateria ao capacitor, por ter distância maior.

Compartilhar este post

Link para o post

mas e porque sera que queimou os fusiveis do modulo, e acionou a proteçao do djuntor la?

Poderiam me explicar isso? nao entendo muito como podem ver

Mas sobre isso entao, a solução é deixar o ganho do modulo na metade, tanto como no proprio modulo, como no aparelho?

E tocar até o maximo de 2/3 do volume maximo do player?

que aparelho é esse ? qual o nível max. das saídas da sua HU ?

e nunca ou melhor Jamais se usa a HU no volume máximo, sempre é bom regular tudo com ela a 75/80% de seu volume.

quanto ao módulo tem alguns com entradas muito sensíveis outros menos, no seu caso é menos, porém não deveria estar no máximo também !

seus cabos deveriam ser tudo de 21 ou 25mm.

esse aperelhinho de controle é oque ? não entendi é aquele controle de bassbost que liga no módulo ?

se for elimina essa po*** aí kk mantenha somente HU + módulo + falantes, alimentação decente e cabos decentes.

seu módulo com certeza foi abusado devido a essas falhas de regulagem, e seus falantes pagaram por isso.

e espero que não más possivelmente seu módulo pode estar danificado também !

troca os fusíveis e rearma o disjuntor, e antes de ligar na alimentação novamente meça no borne com um multímetro pra ver se não tem curto.

os caps devem estar descarregados ( o do módulo não o MC) se não solber fazer isso leve a alguém que saiba.

isso com o módulo sem alimentação ! se não houver curto ligue e veja se o mesmo volta a funcionar.

achei que tinha ligação a adição do CAP na queima do som... hehe pensei da maneira que falei acima...

que tinha mais energia pro modulo e aliado com a distorção tinha queimado! valeu por me corrigir :)

abração

não tem nada haver hehe, o problema foi mesmo regulagens e distorção. :legal:

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

é aconteceu isso comigo tbm carinha =/ ouvindo um cvr 12 com um explosound 3600xm com ganho no talo , buff! cvr pro lixo axo ne" =(

Compartilhar este post

Link para o post

Putz entao eh grave mesmo...

Esse aparelinho que eu falo, é o regulador de ganho do modulo... que vai la na frente, esse da foto:

201478012_896.jpg

Vo levar segunda no cara q instalo e manda ele arruma

Compartilhar este post

Link para o post

mas e o modulo? tem algum jeito de nao perder ele entao? arrumar em algum lugar mais barato, seila

Compartilhar este post

Link para o post

o modulo? se o fusivel estourou anets dele torrar por dentro, ele está a salvo.... caso contrário foi tudo pro saco, amp e subs.

pq o amp queimou o fusivel? pq o falante fritou, as bobinas colaram no polo e fechou 0ohm( curto) em curto deve consumir quase o dobro da potencia, isso frita o modulo por dentro, dai pra não pegar fogo em tudo o fusivel abre.

Compartilhar este post

Link para o post

em vez que ficar quebrando a cabeça, TENTANDO explicar o que vc nao entende. Leva o carro pra alguma loja entendida ou algum profissional do ramo.

Nao vai da pra tentar adivinhar aqui nao...

Compartilhar este post

Link para o post

Esses instaladores de hj em dia saum froides --' ganho no máximo, volume do Player no máximo :/ assim facilita a queimar as coisas mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

ALGUNS estaladores sao "froids".

Eu sou instalador e nao sou como esses "boca de porco".

Eu nao sou assim, nem o tatu, nem o souza, nem o juranda e nem um monte de outros OTIMOS instaladores daqui do forum.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...