Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Destróier

Ajuda á dimencionar cabos e fusíveis.

Recommended Posts

Pesoal estou montando 2 sistema de som e estou com duvidas no dimencionamento dos cabos e fusíveis.

No sistema de trio irei utilizar 1 bateria reserva de 150A Moura interligada na original da estrada adventure 1.8, acredito que seja 45A, 1 cabo? de 3 metros entre as baterias. (Diametro do cabo?)(Disjuntor de ?).

Um Amplificador Soundigital SD2000.1 com um cabo? de 2 metros de distancia da bateria reserva. (Diametro do cabo?)(Fusível ANL de ?)

Cabo de 2x11,2mm com 2 metros ligado em um Tornado de 18" 1100W RMS 4Ohms.

Um amplificador Soundigital SD500.4AB com um cabo? de 1 metro de distancia da bateria reserva. (Diametro do cabo?)(Fusível ANL de ?)

Cabo de 2x2mm com 3 metros ligado em um ESX 310 10" 300W RMS 8Ohms.

Cabo de 2x2mm com 3 metros ligado em um SD375 2" 75W RMS 8Ohms.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK, vamos lá:

Cabo entre as baterias: esse vc vai dimensionar de acordo com a corrente do teu alternador, veja a baixo a capacidade de corrente de cada cabo e escolha um que atenda a sua necessidade:

- 10mm para aternador de até 50A

- 16mm para aternador de até 68A

- 25mm para alternador de até 89A

- 35mm para alternador de até 130A

O mesmo acontece com os disjuntores que protegem este cabo, lembrando q o ideal é por um disjuntor para cada extremidade do cabo.

Eu sempre usei disjuntor ao invés de fusivel pela praticidade para rearmar, a proteção contra curto circuito ele oferece da mesma forma q o fusivel,

a diferença funcional para isso esta na curva de proteção, o fusivel atua mais rápido q o disjuntor, mas nesse caso, para a proteção do cabo,

isso é desprezivel.

Eu sempre usei um disjuntor da potencia do alternador do carro ou um poko maior, nunca menor. Então mais uma vez usa a potencia do teu alternador

para dimensionar o disjuntor, se for fusivel poem um poko maior (coisa de 15 a 20% maior)..por exemplo, se teu alternador for 50A, se optar por disjuntor pode ser 50A, se optar por fusivel

usa 63A.

A alimentação do SD2000 - cabo 25mm, qnto a disjuntor ou fusivel de proteção so para o SD2000 nao ha necessidade, uma q a corrente de alimentação dele oscila mto, como o fusivel ou mesmo o disjuntor trabalha calculando onde a corrente vai xegar (função derivada) se continuar subindo assim, numa pancada do woofer pode keimar o fusivel ou desarmar o disjuntor, mesmo q na real n tenha xegado na corrente de disparo, e outra pq vc disse q o cabo tem 2 metros, entao n tem perigo de fexar um curto na lara do carro ou coisa assim, como no cabo q interligam as baterias.

A alimentação do SD500 pode ser um cabinho 10mmm tranquilo, e tb n precisa de proteção nesse cabo.

Espero ter ajudado

abç!

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

OK, vamos lá:

Cabo entre as baterias: esse vc vai dimensionar de acordo com a corrente do teu alternador, veja a baixo a capacidade de corrente de cada cabo e escolha um que atenda a sua necessidade:

O mesmo acontece com os disjuntores que protegem este cabo, lembrando q o ideal é por um disjuntor para cada extremidade do cabo.

Eu sempre usei disjuntor ao invés de fusivel pela praticidade para rearmar, a proteção contra curto circuito ele oferece da mesma forma q o fusivel,

a diferença funcional para isso esta na curva de proteção, o fusivel atua mais rápido q o disjuntor, mas nesse caso, para a proteção do cabo,

isso é desprezivel.

Eu sempre usei um disjuntor da potencia do alternador do carro ou um poko maior, nunca menor. Então mais uma vez usa a potencia do teu alternador

para dimensionar o disjuntor, se for fusivel poem um poko maior (coisa de 15 a 20% maior)..por exemplo, se teu alternador for 50A, se optar por disjuntor pode ser 50A, se optar por fusivel

usa 63A.

A alimentação do SD2000 - cabo 25mm, qnto a disjuntor ou fusivel de proteção so para o SD2000 nao ha necessidade, uma q a corrente de alimentação dele oscila mto, como o fusivel ou mesmo o disjuntor trabalha calculando onde a corrente vai xegar (função derivada) se continuar subindo assim, numa pancada do woofer pode keimar o fusivel ou desarmar o disjuntor, mesmo q na real n tenha xegado na corrente de disparo, e outra pq vc disse q o cabo tem 2 metros, entao n tem perigo de fexar um curto na lara do carro ou coisa assim, como no cabo q interligam as baterias.

A alimentação do SD500 pode ser um cabinho 10mmm tranquilo, e tb n precisa de proteção nesse cabo.

Espero ter ajudado

abç!

[]-[]

Satisfão! X_sonic, técnico em eletronica!.

Então eu sou brasileiro também, mais agoga resolvi ler o manual dos amplificadores, e lá no manual indicava para o SD2000.1D bateria de 150A, cabo de 25mm e fusível de 150A.

Já para o SD500.4AB indicava bateria de 80A, cabo de 16mm e fusível de 50A.

No manual informava que o consumo máximo do SD2000.1D é de 200A, e do SD500.4AB é de 60A, dai minha idéia de utilizar disjuntor de 200A e 60A.

Vou utilizar cabo de 54mm para o SD2000.1D e 21mm para o SD500.4AB devido á Shok fabrica só cabos de 9mm,21mm e 45mm, pode ser até inutil e jogar dinheiro fora biamplificar, mas não fico na duvida quanto ao diâmetro como alguns cabos daqui que tem mais silicone para á isolação do que filamento de cobre, portanto é melhor gastar mais adiquirindo mais cobre do que gastar menos, só que em silicone.

Á bateria da Strada 1.8 Adventure é de 50Ah, e á corrente nominal do alternador é de 90A, fornecida (110A)*.

Então não seria disjuntor de 200A para o SD200.1D devido ao seu consumo máximo de 200A ?.

:legal:

Editado por Destróier

Compartilhar este post

Link para o post

não, esse consumo máximo do amplificador é na verdade de pico.

eu axo q nem cabe um cabo de 50mm num amplificador de 2000rms

vc pode botar sem medo um cabo 25mm q eh tranquilo, eu tenho um Taramps TA3500 e alimento ele com 25mm, no born cabe até 35mm

sendo q eh quase o dobro da potencia do teu SD2000.

pode usar 25mm sem medo! (axo q esse 54 ai q tu disse nem cabe no born do amplificador)

ainda mais agora q sabemos q o manual especifica 25 tb ^^

mas tu q sabe, mau nao vai fazer (desde que o cabo 54mm caiba no born do amplificador rs)

e quanto ao SD500 o manual pede cabo 16 (q eh pra 68A) mas fusivel de 50A... entao a corrente n tem como passar de 50A, logo um cabo 10mm xegaria (acertei denovo o-o- )

mas tb se tu ker usar 25, novamente mau nao vai fazer desde q caiba no born do amplificador, q eu axo q nao cabe tb.

a parte de fusivel eu axo poem 150A pro SD2000 e 50 pro Sd500, se esta no manual é a proteção adequada pra eles.

abç!

PS: O que significa "Satisfão" pasmafaute auhsuasa

Compartilhar este post

Link para o post

:blink:

não, esse consumo máximo do amplificador é na verdade de pico.

eu axo q nem cabe um cabo de 50mm num amplificador de 2000rms

vc pode botar sem medo um cabo 25mm q eh tranquilo, eu tenho um Taramps TA3500 e alimento ele com 25mm, no born cabe até 35mm

sendo q eh quase o dobro da potencia do teu SD2000.

pode usar 25mm sem medo! (axo q esse 54 ai q tu disse nem cabe no born do amplificador)

ainda mais agora q sabemos q o manual especifica 25 tb ^^

mas tu q sabe, mau nao vai fazer (desde que o cabo 54mm caiba no born do amplificador rs)

e quanto ao SD500 o manual pede cabo 16 (q eh pra 68A) mas fusivel de 50A... entao a corrente n tem como passar de 50A, logo um cabo 10mm xegaria (acertei denovo o-o- )

mas tb se tu ker usar 25, novamente mau nao vai fazer desde q caiba no born do amplificador, q eu axo q nao cabe tb.

a parte de fusivel eu axo poem 150A pro SD2000 e 50 pro Sd500, se esta no manual é a proteção adequada pra eles.

abç!

PS: O que significa "Satisfão" pasmafaute auhsuasa

Então no manual do SD2000 indica fusível de 150A, mas se ele atingir o consumo máximo que é de 200A não vai desarmar o disjntor ou queimar o fusível ?.

Qual cabo que vc usa no seu TA 3500 ?.

Acho que vc não intendeu o que eu quis dizer, eu escolhi os cabos da Shok por serem de qualidade, tem bastante filamento, só que á Shoke só fabrica cabos de 9mm, 21mm e 54mm, logo tendo que ser o de 54mm para o SD2000, caso não caiba todos os filamentos no born é só cortar alguns!.

Não me lembro agora como te dizer para pesquisar ás imagens dos comparativo de cabos de alimentação no google, mas esse topico abaixo que eu avia criado no meio dele tem uma foto que serve de exemplo do comparativo de cabos.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=160762&st=0&p=2394569entry2394569

Se no manual do SD500 pede cabo de 16mm como 10mm xegaria ? :blink:

Satisfação é a palavra que alguns cantores repers dizem quando estão satisfeito :P , quero dizer que é um prazer em ter aqui um téqnico em eletrônica para me auxiliar.

Abç!! ;)

Editado por Destróier

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente desculpe a demora, tive alguns probleminhas por aki, espero q ja tenha solucionado tua situação, mas caso nao tenha vamos la:

A questao do fusivel de 150A e o consumo máximo do modulo ser 200A, ker dizer q ele pode ter picos de até 200A, sendo um pico um momento no qual a corrente se eleva momentaneamente, sendo esse momentaneamente tao rapido a ponto da proteção (fusivel ou disjuntor) nao atuar, a proteção so atua se a corrente ficar alguns milesimos de segundo a cima da proteção. porem, a corrente nominal é mto, mas mto menor q esses 200A. no caso de um Agressive, que eh 3.300 rms, eu medi em certa ocasiao com um amperimetro true RMS, devidamente calibrado e aferido pela Fluke, 41A de corrente nominal. entao se pode ter ideia de qnto consome, nominalmente, um amplidicador de 2000Wrms.. seria algo entre 25 e 30A. ou seja, ele consome ali seus 30A de forma nominal, mas qndo da uma pancada mais bruta, dakelas de clipar, pode xegar em 200A de pico, se essa pancada se mantem por mais de 300 ou 400 mili segundos, dai desarmar a proteção, no caso se ela for de 150A conforme indica o manual do amplificador.

Por isso, no meu TA3500 eu uso cabo de 25mm, com 35cm de comprimento (qndo menor o cabo melhor para alimentar o amplificador)

Entendi a parte dos cabos da Shok, mas eu acredito q o cabo 21 seria o suficiente! mas se tu ta kerendo por 54, ótimo, sem problemas.

Quanto ao SD500 eu disse q um cabo 10mm xegaria, pq o fusivel de proteção dele, indicada pelo fabricante é 50A, ou seja, se passar de 50A a proteção vai entrar, entao nao adianta vc ter um cabo 16mm alimentando (q eh pra 68A) se vc ta limitando a corrente em 50A, por isso um cabo 10mm xegaria.. pois um cabo 10mm suporta exatos 50A !

Vlw, axo q a ideia de um forum eh essa ne? cada um contribui com akilo q conhece.

Abç, e novamente desculpe se demorei um poko!

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente desculpe a demora, tive alguns probleminhas por aki, espero q ja tenha solucionado tua situação, mas caso nao tenha vamos la:

A questao do fusivel de 150A e o consumo máximo do modulo ser 200A, ker dizer q ele pode ter picos de até 200A, sendo um pico um momento no qual a corrente se eleva momentaneamente, sendo esse momentaneamente tao rapido a ponto da proteção (fusivel ou disjuntor) nao atuar, a proteção so atua se a corrente ficar alguns milesimos de segundo a cima da proteção. porem, a corrente nominal é mto, mas mto menor q esses 200A. no caso de um Agressive, que eh 3.300 rms, eu medi em certa ocasiao com um amperimetro true RMS, devidamente calibrado e aferido pela Fluke, 41A de corrente nominal. entao se pode ter ideia de qnto consome, nominalmente, um amplidicador de 2000Wrms.. seria algo entre 25 e 30A. ou seja, ele consome ali seus 30A de forma nominal, mas qndo da uma pancada mais bruta, dakelas de clipar, pode xegar em 200A de pico, se essa pancada se mantem por mais de 300 ou 400 mili segundos, dai desarmar a proteção, no caso se ela for de 150A conforme indica o manual do amplificador.

Por isso, no meu TA3500 eu uso cabo de 25mm, com 35cm de comprimento (qndo menor o cabo melhor para alimentar o amplificador)

Entendi a parte dos cabos da Shok, mas eu acredito q o cabo 21 seria o suficiente! mas se tu ta kerendo por 54, ótimo, sem problemas.

Quanto ao SD500 eu disse q um cabo 10mm xegaria, pq o fusivel de proteção dele, indicada pelo fabricante é 50A, ou seja, se passar de 50A a proteção vai entrar, entao nao adianta vc ter um cabo 16mm alimentando (q eh pra 68A) se vc ta limitando a corrente em 50A, por isso um cabo 10mm xegaria.. pois um cabo 10mm suporta exatos 50A !

Vlw, axo q a ideia de um forum eh essa ne? cada um contribui com akilo q conhece.

Abç, e novamente desculpe se demorei um poko!

Opá eu ainda não desisti!, até axei que vc tinha desistido de mim :unsure: , más não precisa pedir descupas não broder, eu é que agradeço pela atenção! :+1

Blz! então está decidido os (fusíveis) para o SD200 sendo de 150A e para o SD500.4AB de 50A correto então até aqui.

Outra duvida minha é quanto ao disjuntor próximo á bateria, andei lendo que ele protege o cabo de alimentação e á bateria?, uns dizem que o valor do disjuntor é baseado no amper da bateria e outros dizem que é no valor do alternador ??, li também que se deve utilizar 2 disjuntores 1 no começo do cabo proximo á bateria e o outro no fim do cabo.

De que forma é feito o calculo para descobri-lo ?, e quantos amper deve ter o disjuntor no meu sistema ?

Agora recebi uma tabela referente á fusíveis e bitola de cabo de força enviada pelo Bruno Malachini, por acaso está correta ?.

http://autosom.net/artigos/calc_fuse_cabo.htm

OpOOpOOpO

Editado por Destróier

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz um teste com a tabela q vc me passou, sei la deu um cabo de 54mm para um amplificador de 2000RMS.. axo q ele calcula pela corrente maxima (ou consumo maximo do amplificador)

q dai tem logica pois sao 200A de consumo maximo... mas so lembrando q isso nao eh consumo nominal do modulo, mas sim picos.

Voce nao precisa por um disjuntor na saida da bateria auxiliar, pois creio q ela vai ficar proxima dos amplificadores certo?

e como vc vai ter um disjuntor na outra ponta dos cabos, n teria problema.

Fiz um eskeminha, axo q fica mais facil de vc entender como eu faria a instalação, de uma olhada ae.

instalaosom.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz um teste com a tabela q vc me passou, sei la deu um cabo de 54mm para um amplificador de 2000RMS.. axo q ele calcula pela corrente maxima (ou consumo maximo do amplificador)

q dai tem logica pois sao 200A de consumo maximo... mas so lembrando q isso nao eh consumo nominal do modulo, mas sim picos.

Voce nao precisa por um disjuntor na saida da bateria auxiliar, pois creio q ela vai ficar proxima dos amplificadores certo?

e como vc vai ter um disjuntor na outra ponta dos cabos, n teria problema.

Fiz um eskeminha, axo q fica mais facil de vc entender como eu faria a instalação, de uma olhada ae.

instalaosom.jpg

Humé ?, mais qual é á amperagem do disjuntor da pateria original ?.

Para á bateria alxiliar não encontrei terminal de bateria com 3 entradas, 1 com entrada de 54mm para o cabo da bateria do cofre, 1 de 54mm para SD2000 e 1 de 21mm para SD500, então vou utilizar um distribuidor para os dois amplificadores, e enterralos na lataria.

Irei utilizar 5 terminais terra, 1 para o Big-3, 1 para á bateria do cofre, 1 para á bateria auxiliar, 1 para o SD2000 e 1 para o SD500.

Á, nestas tabela o comprimento influi no diâmetro do cabo!.

Abaixo um artigo de calculo de fusível bateria e cabo:

http://autosom.net/artigos/fuse_bat.htm

Editado por Destróier

Compartilhar este post

Link para o post

a corrente do disjuntor q fica na bateria do cofre deve ter a mesma corrente do alternador do teu carro, eu deixei assim ali pq nao sei a corrente do alternador do teu carro.. tipo se vc tem um alternador de 50A poem um disjuntor de 50A, se teu alternador é 70A, poem um disjuntor de 70A.

Compartilhar este post

Link para o post

a corrente do disjuntor q fica na bateria do cofre deve ter a mesma corrente do alternador do teu carro, eu deixei assim ali pq nao sei a corrente do alternador do teu carro.. tipo se vc tem um alternador de 50A poem um disjuntor de 50A, se teu alternador é 70A, poem um disjuntor de 70A.

E aí X_Sonic continuando á nossa conversa estilo MSN :P só nos por aqui pasmafaute.

Fiz á pergunta de qual disjuntor utilizar e cabo para alto falante de 1.100W RMS 4Ohms, sendo o (Tornado 18"), erão eles, users aqui do forum, fabricante de alto falante , fabricante de cabos e loja de som automotivo, más não vou mencionar os nomes nem ás marcas para não queimar o filme de ninguem :rolleyes: , segue ás respostas resumidas abaixo:

(Cabo para falante de 1100W RMS 4Ohms).

User do forum - utilizar de 4 ou 6mm.

Fabricante de falantes 1 - pode usar de 3mm.

Fabricante de falantes 2 - entre 6 e 8mm.

Fabricante de falantes 3 - Temos uma regra quanto a fio para ligar o nossos produtos, Para alto-falantes acima de 400W utilize fio 6mm.

Loja meramente cnceituada - + ou - 2x4mm, não tem um padrão.

Fabricante de cabos - Em umas 2 ou tres perguntas ele não entendeu, mepassou á bitola para falante de 600W RMS, más em uma outra resposta me parece ter respondido correto sendo - 2x11,2mm² com uns 2 metros.

* Á Selenium não está me respondendo :angry: .

----------------------------------------------------------------------

Á aperagem do disjuntor é de acordo com o disjuntor ou com á bateria ?

User do forum 1 - utilizar á somatória dos fusiveis dos amplificadores.

User do forum 2 - usa disjuntores d 80A. pra bateria d 150. ou seja, 50% da amperagem da bateria. Faz assim, pra saber certinho, bota GOOGLE: DISJUNTOR AUTOMOTIVO. Eu não uso, mas faço revisão sistema eletrico seguidamente.

E aí ?, rsrsrs!... :vts

Editado por Destróier

Compartilhar este post

Link para o post

E aí X_Sonic continuando á nossa conversa estilo MSN :P só nos por aqui pasmafaute.

Fiz á pergunta de qual disjuntor utilizar e cabo para alto falante de 1.100W RMS 4Ohms, sendo o (Tornado 18"), erão eles, users aqui do forum, fabricante de alto falante , fabricante de cabos e loja de som automotivo, más não vou mencionar os nomes nem ás marcas para não queimar o filme de ninguem :rolleyes: , segue ás respostas resumidas abaixo:

(Cabo para falante de 1100W RMS 4Ohms).

User do forum - utilizar de 4 ou 6mm.

Fabricante de falantes 1 - pode usar de 3mm.

Fabricante de falantes 2 - entre 6 e 8mm.

Fabricante de falantes 3 - Temos uma regra quanto a fio para ligar o nossos produtos, Para alto-falantes acima de 400W utilize fio 6mm.

Loja meramente cnceituada - + ou - 2x4mm, não tem um padrão.

Fabricante de cabos - Em umas 2 ou tres perguntas ele não entendeu, mepassou á bitola para falante de 600W RMS, más em uma outra resposta me parece ter respondido correto sendo - 2x11,2mm² com uns 2 metros.

* Á Selenium não está me respondendo :angry: .

----------------------------------------------------------------------

Á aperagem do disjuntor é de acordo com o disjuntor ou com á bateria ?

User do forum 1 - utilizar á somatória dos fusiveis dos amplificadores.

User do forum 2 - usa disjuntores d 80A. pra bateria d 150. ou seja, 50% da amperagem da bateria. Faz assim, pra saber certinho, bota GOOGLE: DISJUNTOR AUTOMOTIVO. Eu não uso, mas faço revisão sistema eletrico seguidamente.

E aí ?, rsrsrs!... :vts

rsrs OK, vamo la no nosso "MSN" auhsua

Cara a ideia de dimensionar o disjuntor de proteção do modulo pela somatoria de corrente dos fusiveis do modulo nao eh errado, o problema eh q tem mtos modulos q os fusiveis sao internos ou nem tem fusiveis, dai complica. Eu particularmente nunca utilizei disjuntor para o modulo, pois sempre tive modulos q tinham proteção interna, e na verdade, os modulos hj em dia sao tudo SMD, qndo keimar um fusivel ou abrir um disjuntor o equipamento ja era. entao bem na verdade mesmo, o disjuntor q vc poem antes da alimentação do modulo, na verdade protege apenas o cabo de alimentação do modulo, e nao o modulo em si entende? entao se tua ideia é proteger o cabo sim, utilize um disjuntor ou fusivel com capacidade de corrente para proteger o cabo, nao o modulo.

Quanto ao cabo de alimentação dos woofers, seria bom saber a impedancia do teu modulo e a impedancia dos teus woofer para te dizer bem certo, pois ha uma grande diferença se vc vai ligar em serie ou em paralelo tuas bobinas.

abç

Compartilhar este post

Link para o post

rsrs OK, vamo la no nosso "MSN" auhsua

Cara a ideia de dimensionar o disjuntor de proteção do modulo pela somatoria de corrente dos fusiveis do modulo nao eh errado, o problema eh q tem mtos modulos q os fusiveis sao internos ou nem tem fusiveis, dai complica. Eu particularmente nunca utilizei disjuntor para o modulo, pois sempre tive modulos q tinham proteção interna, e na verdade, os modulos hj em dia sao tudo SMD, qndo keimar um fusivel ou abrir um disjuntor o equipamento ja era. entao bem na verdade mesmo, o disjuntor q vc poem antes da alimentação do modulo, na verdade protege apenas o cabo de alimentação do modulo, e nao o modulo em si entende? entao se tua ideia é proteger o cabo sim, utilize um disjuntor ou fusivel com capacidade de corrente para proteger o cabo, nao o modulo.

Quanto ao cabo de alimentação dos woofers, seria bom saber a impedancia do teu modulo e a impedancia dos teus woofer para te dizer bem certo, pois ha uma grande diferença se vc vai ligar em serie ou em paralelo tuas bobinas.

abç

Então eu vou colocar um fusivel antes dos amplificadores conforme o manual deles, o negocio é o disjuntor proximo á bateria do cofre, e outro antes de chegar á outra bateria, mais vamo deixar queto isso dai né pasmafaute .

No caso do cabo para o falante seria o SD200.1D 4Ohms e um Tornado de 18" 1.100W RMS 4Ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Então eu vou colocar um fusivel antes dos amplificadores conforme o manual deles, o negocio é o disjuntor proximo á bateria do cofre, e outro antes de chegar á outra bateria, mais vamo deixar queto isso dai né pasmafaute .

No caso do cabo para o falante seria o SD200.1D 4Ohms e um Tornado de 18" 1.100W RMS 4Ohms.

Cara nao entendi direito isso ae, eh um SD2000.1D 4 ohms ne? e um tornado bobina simples 4 ohms? isso mesmo?

se for isso pode usar um cabo 6mm do amplificador até o woofer :legal:

abç!

Compartilhar este post

Link para o post

OK, vamos lá:

isso é desprezivel.

usa 63A.

Espero ter ajudado

abç!

[]-[]

Eu nunca segui essas regras, meu alternador original 55A cabos de 35mm², agora com alternador de 120A cabo de 95mm².

Lembre-se proteção nunca e de mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso disjuntor de 150A e olha que meus 3 amps juntos teriam em tese 120A de consumo (considerando pico). Também sou a favor de que proteção nunca é demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Bá tá dificiu em! pasmafaute , quanto ao cabo de alimentação e para o alternador tá blz!, vou usar o Shok de 1/0AWG - 54mm.

Agora esse disjuntor poxa!, mais uma veis repetindo galera, vou utilizar fusiveis depois da bateria auxiliar, 1 fusivel para cada amplificador, conforme recomendação do manual dos SD, á questão é (o disjuntor) que vai próximo á bateria do cofre!!!!. O.O

Compartilhar este post

Link para o post

Ae rapaziada!, esse é o esquema do sistema:

<script src='http://img525.imageshack.us/shareable/?i=montagemtriostrada.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript>montagemtriostrada.jpg</noscript>

Da para ver + ou - assim, copie para o seu pc e visualise com o visualizador do windows dando um zoom.

Qualquer duvida é só tecle aí pessoal! ;)

Editado por Destróier

Compartilhar este post

Link para o post

concordo q segurança nunca eh demais, eu sempre calculei meus circuitos e utilizei apenas o necessario, obtendo a mesma segurança :legal:

por exemplo no alternador, se o alternador é 60A, n tem como passar mais de 60A pelo cabo, 60A eh ponto crítico, n tem de onde "brotar" corrente, logo, um cabo para 60A eh o suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Então tá pasmafaute pessoal, fica aí no ar essa duvida quanto á bitola do cabo para o Tornado e á amperagem dos disjuntores conforme á imagem do esquema acima, ali eu coloquei 2 de 100A conforme á indicação na correria do instalador da Som Mendonça daqui de Jaraguá do Sul, já o cabo para o Tornado não me lembro no momento como o decidi, estarei ainda aqui disponível á indicações e opiniões, assim que estiver concluído á instalação posto ás imagens para o pessoal!.

Abç! ;) .

Editado por Destróier

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, minha duvida agora é no outro sistema, quantos ampares devo utilizar nos dois cabos ?

207sq.jpg

Uploaded with [url=http://imageshack

Só lembrando que esse sistema teve um upgrade, ainda terá que ser trocado os amplificadores e o kit duas vias do sistema antigo!.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa! ninguem hem! :rolleyes: , vou abrir mais um tópico :vts-------------- hand26 hand26 hand26hand26hand26

________________________________:mac1________________________________

Editado por Destróier

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...