Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
robsonsly

Cross e Corneta ideais? Ajuda!

Recommended Posts

Salve rapaziada!

Objetivo do som é simples mesmo, buscar o maximo com o minimo possível de equipamentos na caçamba.

Caixa com os falantes ja estão prontas faz um tempo. Estão guardados em casa em um carrinho que fiz pra melhor locomove-los haha. Por enquanto tenho um Booster 1500d pra empurrá-los, mas assim que vender quero um sd3000 :)

As duas ETD 7200 vou encomendar semana que vem. Tenho um megacharge 400 pra amaciá-las por enquanto, mas tambem pretendo troca-lo.

Bateria 60ah + 150ah. Carro S10.

Agora as dúvidas:

1ª dúvida: Pelo espaço disponível vou usar ou as cornetas da selenium 14-50, ou as snake 5024. o que me recomendam?

Ambas de aluminio e 2" (obvio)

A 14-50 tem Dispersão: 45°H x 45°V e Altura x Largura: 156x156mm. Com Freq. Mínima de Corte (Hz): 600 .

Já a 5024 tem Dispersão: 40º e Altura x Largura: 156x207mm. Com Resposta Nominal em Frequência: 1000Hz a 16 KHz. Crossover Mínimo Utilizável: 1200Hz

Pelas características acho melhor a 14-50, principalmente pelo corte, confirmam?

2ª dúvida: Que cross posso usar pra fazer os cortes? Quero tentar descer os woofers ao máximo, visto que a resposta de freq. dele pelo fabricante diz ser de 35 a 3500 Hz. E realmente, tem muito grave os "bixinhos".

Deixar de uns 35~40 até 1500~2000. E as ETD7200 deixar de uns 1200~1500 até uns 7k~8k (ou até antes de xiar).

Que cross ficaria bom/mais próximo desses cortes?

Abraços.

Editado por robsonsly

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se foce eu eu botaria selenim elas sao mais resistentes

e a regulagem pem ate antes de xiar ai vai render ao maximo

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, os khromus de 18, não sobem muito não o maximo que vc vai conseguir com eles é uns 350hz com qualidade, experiencia propria , os meus eram de 15 e davam um pouco a mais de voz, mas o de 18 é bem subao mesmo, os cortes que vc vai conseguiur tocar com qualidade e força neles são de 40~350hz no maximo, não mais do que isso, ele distorçe rapidin acima disso e perde um pouco a qualidade no grave eu acho , outra coisa o SD3000 é fortin pra eles, os meus bem antes de clipa eles ja estavam excursionando bastante mesmo eu deixando o subsonico em 50Hz no modulo!! (Eu só usava como subao de 50~180hz os meus de 15, como pankadao nunca usei de 60~500hz então nao sei como vai ficar os seus)

em uma S10, vc pode tenta colocar 2 medios de 10 ou 12 ai que vai ficar filé com os alphas, um crossover bom pra 3 vias pode ser o JFA 4 vias 24db, ou stetsom Stx82, se for montar sem medio pode ser o Stx62 mesmo (pelos preços compensa o JFA)

Se vc pretende mesmo usar 2 ETDs, acho quase obrigatorio vc colocar uma via de medio-grave, senão vai ficar ruim e um puta buraco nas frequencias com falantes de 18, senao troca as 2 etds por 2 D405 (ou similar FENOLICAS), ai vc pode subir ate 500hz o falante e descer a corneta ate uns 600hz... vai dar uma baita diferença!!!! as ETds são bem gritantes e não descem! outra coisa esses bocais ai vc nao tem ganho nenhum em Medio (600-1200hz) sómente acima disso!

espero ter ajudado.

abraço"

Compartilhar este post

Link para o post

vai ficar um buraco enorme.

como foi dito pelo amigo acima os Alpha não tem uma boa resposta com médio, inclusive cortando alto assim voce sacrifica o rendimento dele em frequencias baixas.

Driver titanium sem médio grave não rola, ainda mais um driver sensacional como é o ETD, seria um disperdicio.

Minha dica seria ou o acrescentar 2 médio graves, ou pegar 2 Drivers fenólicos de 2" + 2 Tweeters.

Compartilhar este post

Link para o post

passei a tarde pensando em fazer outra caixa pra dois médios mesmo e onde colocar, já imaginando a resposta da galera haha

nao queria outra caixa, mas vai ser preciso, então que mal tem? :rolleyes:

vou acrescentar 2 10pw3, com as 2 ETD então. Gosto do som deles.

e vou pegar um stx84 pra fazer os cortes. não vou estar arriscar os drivers fazendo os cortes com o stx né? só corta a 12db, e o jfa a 24db. posso ir tranquilo? consigo um preço melhor no stx.

abraços e obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

vou acrescentar 2 10pw3, com as 2 ETD então. Gosto do som deles.

e vou pegar um stx84 pra fazer os cortes. não vou estar arriscar os drivers fazendo os cortes com o stx né? só corta a 12db, e o jfa a 24db. posso ir tranquilo? consigo um preço melhor no stx.

com o Stx o corte teria que ser pelo menos 1200 ou 1500hz ... mas com os pw3 vai ficar bom!

o preço do JFA vc acha por 300 mangos + frete ai facin...

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...