Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fabio Arisa

Upgrade - Cross passivo

Recommended Posts

Pessoal, boa tarde.

Como eu estava com esses 2 ultimos dias livres (fim de ferias), decidi fazer um upgrade no meu sistema. Sei que vai demorar para ficar pronto, mas acho que valera a pena.

Meu carro tem hoje um amp 2 canais para o kit 2 vias, que eh composto de um tweeter utopia be, medio polyglass 165V30 e crossover do kit V30 tambem. Acontece que, por mais que eu tenha lido no manual do focal utopia be, que o tweeter era 4 ohms, na verdade ele eh 8 ohms. Isso deu uma boa limitada no som por enquanto, mas tudo bem pois essa primeira fase eh mais para burn-in do sistema mesmo.

E ja que eu precisaria montar um cross passivo, decidi comprar direto o mid do kit 2 vias Utopia Be. Assim eu teria um set com falantes da mesma linha, e um cross que espero ser acertado no carro, para extrair o melhor do sistema.

Chega de blabla...

Preparo

img1796o.jpg

Primeiro lado montado

img1797hp.jpg

Eh um cross 12db/8a, HP para o tweeter e LP para o mid.

A montagem nao eh mto complexa, se vc segue o passo de cada circuito. Sou um desastre com ferro de solda, queimei o dedo, fiz um trampo fraco, eu sei rsrsrs :banghead mas como sou publicitario vou me dar um desconto hahah

Reparem que tem um resistor a mais, que nao liguei, pois quero ver se ele serah necessario dentro do carro. tb tenho mais capacitores de diversos valores para o caso de precisar fazer algum ajuste no carro tb.

Obrigado ao Gio Palomba que me ensinou na marra a montar esses cross e ao forum tb que tem um tutorial bem bacana para fazer esse tipo de cross.

Duvidas, perguntas ou alguma sugestao para ficar melhor? aprecio a ajuda da galera

abs

Editado por Fabio Arisa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns! Tb tenho vontade de um dia montar meu próprio x-over.

Meu carro tem hoje um amp 2 canais para o kit 2 vias, que eh composto de um tweeter utopia be, medio polyglass 165V30 e crossover do kit V30 tambem. Acontece que, por mais que eu tenha lido no manual do focal utopia be, que o tweeter era 4 ohms, na verdade ele eh 8 ohms. Isso deu uma boa limitada no som por enquanto, mas tudo bem pois essa primeira fase eh mais para burn-in do sistema mesmo.

O tw do V30 é 6ohms, ñ?

Compartilhar este post

Link para o post

Como não manjo muito dessas coisas, nem vou opinar. Mas parabéns pelo trabalho! Acho fantástico a montagem de um crossover desse na unha! Pessoas como vc que nos ensina e inspira no dia a dia!

Boa sorte e que toque muito! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, só de casar a impedância já deve dar uma diferença bruta. Tirando os indutores que devem ter sido mais caros, o resto acho que está bom quanto ao custo benefício.

Eu não sou muito fã de passivos "hi-end", prefiro bem mais os crossover ativos. (Logo logo aparece alguém para me crucificar. E eu hei de não responder).

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, os componentes sao:

Placa simples para 2 vias

Indutores alphacore 16awg De .20 e .35mh

Capacitores solen de 8.2, 2.7, 2.2 micro

Resistores mills de 8, 1.2 e 1 ohms

Comprados na madisound e partsexpress

Queria comprar caps jantzen ou mundorf supreme mas sairia mais caro que o crossuniq da focal e minha intencao nao era gastar tanto. E tb tenho desculpa pra fazer mais upgrades no futuro hahaha

Esqueci de alguma coisa davi? Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Indutores foi coisa de 7 dolares cada. Por isso comprei os de 16awg e tb pq tinha que fazer um cross com limitacoes de tamanho pra colocar atras da porta

Compartilhar este post

Link para o post

Queria comprar caps jantzen ou mundorf supreme mas sairia mais caro que o crossuniq da focal e minha intencao nao era gastar tanto. E tb tenho desculpa pra fazer mais upgrades no futuro hahaha

Jantzen é legal. Mais em conta que os supremos tops, e aparentemente melhores. Eu ainda pego uns para testar num amplificador.

A Focal inclusive utiliza uma linha intermediária da Jantzen no cross da Grand Utopia.

Só mencionei os indutores por serem foil mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente os mundorf sao melhores. Ja tive oportunidade de testar os dois "temperos" hahaha...

Solen eh sempre o melhor cxb

Jantzen deixa o som mais relaxado, bom para kits nervosos rsrs. Mundorf eh bem refinado vc percebe uma melhora geral no audio, eh musical. Hovland, que foi o outro que testei, nao gostei. Parece que eh menos musical, o som fica mais fechado...

Ainda tenho um truque na manga, ,que eh um cap de bypass vishay que o tony gee recomenda. Vou fazer o teste com e sem eles para ver qual que eh a real

Se vc quiser jantzen eu tenho alguns aqui, 6.3 e 3.3 se nao me engano. Superior. E tenho um par de jantzen top de .1uF aquele silver. Comprei para. Bypass tb mas nao usei

Editado por Fabio Arisa

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Arisa, Também estou montando um Cross estou utilizando tudo Solen, se sobrou algum resistores e indutores e quiser negociar é só avisar.

Compartilhar este post

Link para o post

sobrou sim. me manda MP.

o que sobrou:

resistores xicon de ceramica tem um monte de 1r2, 10r, 1r

indutores goertz fio chato 16awg - .56mH e .68mH (mas da pra desenrolar, normalmente os valores sao mais baixos)

capacitores jantzen superior 3.9uF

capacitores solen 1uF devo ter uns 6

Compartilhar este post

Link para o post

sobrou sim. me manda MP.

o que sobrou:

resistores xicon de ceramica tem um monte de 1r2, 10r, 1r

indutores goertz fio chato 16awg - .56mH e .68mH (mas da pra desenrolar, normalmente os valores sao mais baixos)

capacitores jantzen superior 3.9uF

capacitores solen 1uF devo ter uns 6

Ok, Segunda Feira falo com o Cezar(BRS) que esta trabalhando neste cross para mim, vejo com ele o que posso utilizar e lhe falo.

Compartilhar este post

Link para o post

como o Tweeter é 8 ohms, ele recebe metade da potencia que o mid (4ohms) recebe não??

Compartilhar este post

Link para o post

Bela empreitada Fabio,

Agora o som do Passat vai melhorar ainda mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Os componentes são honestos. Alpha core, Solen, Mills.

Ninguém precisa de Mundorf Supreme ou Duelund, pelo menos num 1o momento, rs...

O Hovland Musicap eu gostava. Mas era mais para a época das válvulas, assim como os Multicap.

Hoje em dia um set mais simples, com alguns caps estratégicos no bypass, já resolve quase qualquer coisa.

Enfim, quero escutar e ajudar nos acertos! Preciso arrumar tempo urgente...

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, os componentes sao:

Placa simples para 2 vias

Indutores alphacore 16awg De .20 e .35mh

Capacitores solen de 8.2, 2.7, 2.2 micro

Resistores mills de 8, 1.2 e 1 ohms

Comprados na madisound e partsexpress

Como fez os calculos? Eu calculo com o WinISD e dá diferente de tudo que eu vejo.

Dá pra postar o esquema do cross?

Compartilhar este post

Link para o post

Arisa, quais linhas Jantzen e Mundorf exatamente você chegou a ouvir? Tem umas 4 de cada.

Essa do MKP eu também conheço, quero testar quando tiver oportunidade. Só preciso achar uma fonte confiável deles (no ebay tem uns 500 tipos diferentes-semelhantes). Se fizer um teste conta aí!

Compartilhar este post

Link para o post

gostei do topic! já testou? qual o cross point? acompanhando!

Compartilhar este post

Link para o post

Como fez os calculos? Eu calculo com o WinISD e dá diferente de tudo que eu vejo.

Dá pra postar o esquema do cross?

Luciano, eu nao fiz calculos. Assim como o pessoal da focal e da JL Audio (conforme assisti a palestra deles), estipular um corte para um cross e acertar ele direto nao eh muito produtivo. A ideia eh pegar um corte generico (tipo 2.5, 3.5, 4.0) e ir acertando dentro do ambiente que voce quer instalar. No meu caso, direto no carro.

Como eu nao tinha ponto de partida, busquei no google: crossover focal utopia be e tinha foto la do crossuniq. O esquema eu nem cheguei a fazer, ja montei direto. acho que da para acompanhar mais ou menos pela foto que postei.

edit: ok, puta vergonha agora kkkkk de comparar o modelo original!!! me inspirei nesse aqui as a execucao foi bem tosca. o importante eh tocar!!! rsrsrs

FOCAL%20CROSSUNIQ.JPG

Arisa, quais linhas Jantzen e Mundorf exatamente você chegou a ouvir? Tem umas 4 de cada.

Essa do MKP eu também conheço, quero testar quando tiver oportunidade. Só preciso achar uma fonte confiável deles (no ebay tem uns 500 tipos diferentes-semelhantes). Se fizer um teste conta aí!

fonte confiavel? vc diz onde comprar? www.madisound.com ou www.partsconnexion.com po a partsconnexion eh onde tem tudo!!! muito confiavel. ebay nao serve pra comprar componentes, tudo falsificado da china (generalizando)

Claro a ideia eh essa, trocar informacoes. Fazendo o teste eu posto minha opiniao aqui no forum :legal:

edit: esqueci de responder uma parte... jantzen superior (compra na partsexpress) e mundorf silver/gold e mundorf supreme. Eu tenho o jantzen silver mas eh 0.1uF e nunca viu solda na vida hahahaha

gostei do topic! já testou? qual o cross point? acompanhando!

hahaha nao testei. hoje vou montar o outro lado, to enrolando aqui no forum mas preciso pegar logo esse negocio.

Cross point? sinceramente nao sei. a ideia eh nao se prender a numeros, e sim a como vai ficar o som.

Um RTA ajudaria bem na hora de testar, mas como eu nao tenho, vai de ouvido mesmo. Quando chegar no limite do ouvido, levo no meu instalador que vai dar sua opiniao, e tb pode passar o RTA para vermos se nao tem nada de absurdo.

Agora para todos: A mensagem que eu quero passar com esse topic eh que vale a pena fazer as coisas na pratica, botar a mao na massa e tentar acertar seu som com as coisas que vc tem.

Pode ser que minha ideia falhe miseravelmente, mas eu aprendi a montar crossovers aqui no forum, ouvi na pratica, acompanhei palestras sobre o assunto e tentei montar algo para resolver o meu sistema. Espero que os foristas se inspirem e tentem o mesmo. Qualquer ajuda que precisarem eu estou a disposicao para trocar ideias, ajudar com os componentes, ajudar a ouvir se for preciso... e como todos vcs sabem, vc tem que montar um cross para o SEU sistema. Ai sim a chance aumenta.

abs

Editado por Fabio Arisa

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal da Focal,

Pedem ficar tranquilos que o Arisa não será um concorente para vocês, rsrsrsrsrsrsrsr

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...