Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
somfeira

Som em Strada

Recommended Posts

Olá pessoal,

Nossa, tem anos que nao posto aqui, tinha largado a vida de som, trabalhando mto... o trabalho consumindo o tempo, mas nada que uma pratica de engenharia para relembrar os velhos tempos.

Tenho 5mil para fazer esse projeto.

Tava pensando em algo do tipo:

-2 tornado de 18" 4ohms 1100rms (em caixa de 130lts);

-1 stetsom 3k7 para casar em 2ohms;

-os medios ainda nao sei;

-2 d4400ti da selenium;

-1 powertwo, um brigde para os drives;

-ainda tenho um hbuster de 640rms, do tempo do ronca;

Aparelhos de som jah tem, ou seja, o custo de projeto seria para AF, modulos, baterias, megacapacitores, drives, e instalação.

As tornados saem algo em torno de 1.340,00;

O 3k7 em torno de 1.150,00;

Os drivers em torno de 1.200,00, pois um será um usado de 500 reais, e um novo por 700,00, mais 100 do expansores, dando em 1.300,00;

O powertwo em torno de 600,00;

Baterias podem deixar fora do orçamento;

Teriamos mais uns 600 para os medios, para fechar em 5.000reais.

Gastando mais uns 1.000 de caixa, e instalaçao, fecha nuns 6.000 reais.

Conto com a ajuda de vcs, que estou bem enferrujado.

Sou do tempo de RodrigoCarvalho, grande cara, sabe projetar mto bem as caixas.

Abracao....

Editado por somfeira

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se aceitas sujestoes, recomendo experimentar o EROS SDS2.7k. Pouca coisa mais que o par de tornados e 3db a mais de sensibilidade. Mas o tornado de 18 eh um excelente falante tambem, de qualquer forma estara bem servido. No lugar do P2, usaria um P.one :)

Fora isso, deixo com a galera do forum ai que tem mais experiencia. Um grande abraco e boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

É, seria uma boa, afinal 3db (se nao estou tao enferrujado assim), é o dobro da potencia sonora.

Ficava viajando, calculado os log's para comparar os AF's.

Ai já seria bom pegar um modulo de 5k, pra trabalhar folgado, ou até fazer um up para 4 de 18".

Vlw...

Compartilhar este post

Link para o post

continuando a sujestões... se for pegar roadstar pega o power one não o power two...

e seguendo a sujestão você pode pegar o RS-600DSP da roadstar tbm

pois pelo que eu vi você não trem crossover e esse modulo vem com um cross de 24db (isso que foi declarado) digital embutido um colega comprou e eu achei um modulo super top corte de frequência de 10 em 10hzs

tem 600rms (técnicamente menos que o power one) mas ao meu ver compesa muito pois e bem mais barato

especificações

100 wrms x 4ch @4-ohms 150 wrms x 4ch @2-ohms

Nível de entrada: 0.2 vrms ~ 8.0 vrms

Processamento de sinal digital (dsp) 96khz/24bit

Estrutura linkwitz-riley: 24 db/oitavo

40hz ~ 10khz : 1/6 oitavo

Bass punch eq

Filtro subsônico

Dispõe de saída ch5 para amplificador subwoofer externo

fica a dica

Compartilhar este post

Link para o post

Ja que o pessoal ta sugerindo outros falantes:

Pode optar 818SDS (bem melhor que tornado e acho melhor que 2.7) e ai não precisa trocar ampli;

HPX2180 que eh muito bom! Mas o preço eh um pouco mais salgado dependendo do lugar onde comprar.

Médios na faixa de 600,00 vc tem varias opções:

Snake: ESV612, ESV610, ESX310 (esse passa um pouco, mas eh muito bom);

Eros: 312LC, 310lc;

Over: 12mg400, 10mg300;

Selenium: acho que o que cabe nesse orçamento seria Pw3 e pw5 de 12 e neles eu não iria. Acho que tem coisa melhor no mercado rsrs. Agora o Pw3 de 10" da p brincar bem.

Eu tambem trocaria essa PTWO. Mas acho que optaria por amplis nacionais mesmo, dependendo do medio na faixa de 1000~1500wrms: SD, Stetsom, taramps, etc.

Vc pode manter esse H buster, mas acho que a qualidade sonora de hBuster não eh lá essas coisas fora o consumo alto por ser classe AB (e o tamanho tambem rsrs). Poderia tentar desfazer dele tambem e optar por um SD250.2, mas ai precisaria de cross.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Ja que o pessoal ta sugerindo outros falantes:

Pode optar 818SDS (bem melhor que tornado e acho melhor que 2.7) e ai não precisa trocar ampli;

Ta aí uma coisa que eu discordo, nobre colega: O 2.7k tem uma sensibilidade boa, toquei meus 2 atéh com o P.one, e tocou legal. Entao, poderia sim usar o 2.7 sem trocar amplificador, tendo sobra pra um futuro UP "reverso" (pois geralmente se deixa folga no modulo pra up com mais falantes)... nesse caso, teria como dobrar o modulo.

Posso garantir que o 2.7k toca muito bem com um 3k7, sem sombra de duvidas. Essa de socar modulo procede sim, mas geralmente pra falantes com baixa sensibilidade onde pra tocar o que um outro mais sensivel toca, tem que meter o dobro de modulo.

Tá certo que o timbre do SDS800 é superior, mas sinceramente, com tanta coisa atrapalhando (altura por exemplo, perde-se o reflexo do chao pois a caixa fica a geralmente meio metro de altura), caixas pequenas (volume em litros recomendado pela fabrica geralmente eh o MINIMO que se consegue fazer o falante tocar relativamente bem) ou seja, pra tocar com a devida qualidade, eh preciso bem mais "afinaçao" de todo o sistema, etc, etc, etc, etc. Entao, como dizemos que a qualidade de um sistema eh definida pelo seu elo mais fraco, podem ter certeza que temos elos muito fracos em som automotivo, praticamente irreparaveis (no caso de trio). Um falante com timbre superior é melhor sim, mas desde que TODOS os outros quesitos sejan levados na ponta do lapis. Senao, vai tocar menos que dois novik de 10". Sobre refrigeraçao, sou a prova viva de que os 2.7k nao sofrem tanto com perda de eficiencia por aquecimento, posso garantir e assinar embaixo.

Fora isso, concordo com todo o resto :)

HPX2180 que eh muito bom! Mas o preço eh um pouco mais salgado dependendo do lugar onde comprar.

Médios na faixa de 600,00 vc tem varias opções:

Snake: ESV612, ESV610, ESX310 (esse passa um pouco, mas eh muito bom);

Eros: 312LC, 310lc;

Over: 12mg400, 10mg300;

Selenium: acho que o que cabe nesse orçamento seria Pw3 e pw5 de 12 e neles eu não iria. Acho que tem coisa melhor no mercado rsrs. Agora o Pw3 de 10" da p brincar bem.

Eu tambem trocaria essa PTWO. Mas acho que otaria por amplis nacionais mesmo, dependendo do medio na faixa de 1000~1500wrms: SD, Stetsom, taramps, etc.

Vc pode manter esse H buster, mas acho que a qualidade sonora de hBuster não eh lá essas coisas fora o consumo alto por ser classe AB (e o tamanho tambem rsrs). Poderia tentar desfazer dele tambem e optar por um SD250.2, mas ai precisaria de cross.

EDIT: To pra pegar um DAD-1.500D.2ohms pra testes e vou botar tocar os SDS2.7 em tudo que eh situaçao pra mostrar que os bixinhos sao sensiveis :D heuheu

[]´s

Editado por Joéster

Compartilhar este post

Link para o post

EDIT: To pra pegar um DAD-1.500D.2ohms pra testes e vou botar tocar os SDS2.7 em tudo que eh situaçao pra mostrar que os bixinhos sao sensiveis :D heuheu

[]´s

Joester eu gosto mais do 800, acho melhor mesmo. Não eh so timbre não. Acho o 2.7 com mais SPL, só. Qto ao aquecimento, não ha dúvidas da efieciencia da linha SDS. O UP reverso, vendo por este lado, realmente seria interessante.

Agora na aplicação de headrum, eu acho que 3 dbs ta de bom tamanho para falantes de qualidade. Sei que 2.7 toca bem com 3k7 (ja vi, montei e comprovei isso), mas que com um pequeno "coice de amplis" ele faz estrago...vc sabe que faz hehe. Apenas falei da não necessidade da troca de amplificador no SDS800 pq realmente não seria necessário.

Compartilhar este post

Link para o post

Joester eu gosto mais do 800, acho melhor mesmo. Não eh so timbre não. Acho o 2.7 com mais SPL, só. Qto ao aquecimento, não ha dúvidas da efieciencia da linha SDS. O UP reverso, vendo por este lado, realmente seria interessante.

Agora na aplicação de headrum, eu acho que 3 dbs ta de bom tamanho para falantes de qualidade. Sei que 2.7 toca bem com 3k7 (ja vi, montei e comprovei isso), mas que com um pequeno "coice de amplis" ele faz estrago...vc sabe que faz hehe. Apenas falei da não necessidade da troca de amplificador no SDS800 pq realmente não seria necessário.

Concordo. E digo mais: Tem a obrigaçao de ser melhor, afinal é um falante profissional. Porem, pra nos meros mortais que estamos acostumados com um monte de gambiarras pra se criar ultramegapowerblaster falantes automotivos, o 2.7k se saiu muito bem. Me refiro que em termos de preço e possiveis UP´s "reversos" huehue, vale mto a pena o 2.7k, nao sei se me fiz entender :)

Grande abraço meu amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo. E digo mais: Tem a obrigaçao de ser melhor, afinal é um falante profissional. Porem, pra nos meros mortais que estamos acostumados com um monte de gambiarras pra se criar ultramegapowerblaster falantes automotivos, o 2.7k se saiu muito bem. Me refiro que em termos de preço e possiveis UP´s "reversos" huehue, vale mto a pena o 2.7k, nao sei se me fiz entender :)

Grande abraço meu amigo.

Sim, sim. Fora que como vc "falou": com pouco se faz mais!! Qdo na maioria das vezes não ha a possibilidade de espaço para UNIDADES, 2 2.7 faz um bom estrago e com uma qualidade excelente. E depois da para aumentar...huashuashuashuas!!! (Reverso hehe).

Apesar que... vou te contar uma verdade: tenho S10 e espaço legal e, não tenho intenção de montar algo monstro como se ve por ai. Acho que não preciso disso.

Hoje uso 2 818SDS;

To na transição de médios - antes usava, acredite: 315L, pq ja tinha e num queria perder, mas achava falta la pelos 700~800hz até meus drives. Pensei ate em colocar 2 10", mas achei que seria meio complicado rsrs,

E 2 7653 e to feliz da vida!!

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, tá valendo pela força pessoal.

O modulo consegui o SD 5000, de 2ohms, novo, por 1.150,00, o cara comprou e nao chegou a armar o som.

O subs, acho que irei de Snake mesmo, 18". Agora seria o 2180, 3180, ou 6180?

Abraços....

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, tá valendo pela força pessoal.

O modulo consegui o SD 5000, de 2ohms, novo, por 1.150,00, o cara comprou e nao chegou a armar o som.

O subs, acho que irei de Snake mesmo, 18". Agora seria o 2180, 3180, ou 6180?

Abraços....

HPX2180!! Sem medo de ser feliz

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Pegaria de 8ohms, para o sd5000 (2ohms), empurar 3500rms a 4ohms;

ou pegaria de 4ohms, para o sd empurrar os 5000rms em 2ohms nas duas bocas?

Acho que 5000rms para as duas bocas, forçaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Pegaria de 8ohms, para o sd5000 (2ohms), empurar 3500rms a 4ohms;

ou pegaria de 4ohms, para o sd empurrar os 5000rms em 2ohms nas duas bocas?

Acho que 5000rms para as duas bocas, forçaria.

Cara pode pegar o de 4 ohms, so não deixar clipar (trabalhar com sinal limpo mesmo) e ficar esperto com Xmax - apesar que 24mm de Xmax, rsrs, não eh facil passar não rsrs, mas...vai saber ne.

Agora se ficar meio "encanado" de fazer bobagem, pode optar pelo de 8 ohms, que o falante tem uma ótima sensibilidade e com 3500wrms fará bonito!! Tambem trabalhando com o dobro da impedancia vc aumenta o FA do ampli dando mais qualidade ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo:

Tava pensando nesse set:

-02 HPX 2180 1000w 18";

-01 sd 5000.1 (2ohms);

-04 ESV612 para medio grave;

-02 d4400ti selenium;

-01 roadstar powertwo e hbuster de 640rms;

-01 mega capacitor de 10F;

-02 baterias 150A;

-01 fonte 200A;

Nesses 15 dias começo a montar entao...

Vlw pelas dicas...

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo:

Tava pensando nesse set:

-02 HPX 2180 1000w 18";

-01 sd 5000.1 (2ohms);

-04 ESV612 para medio grave;

-02 d4400ti selenium;

-01 roadstar powertwo e hbuster de 640rms;

-01 mega capacitor de 10F;

-02 baterias 150A;

-01 fonte 200A;

Nesses 15 dias começo a montar entao...

Vlw pelas dicas...

Vou propor 3 alterações:

1) Daria para trocar ESV612 pelo HPX2120? Ja que ta entre tops...

2) Tira essa Power Two dai!! [o_] Vende e compra outro ampli.

3) Eu tiraria esse MC e investiria em mais bateria.

Vai ter cross não??

Compartilhar este post

Link para o post

Vou propor 3 alterações:

1) Daria para trocar ESV612 pelo HPX2120? Ja que ta entre tops...

2) Tira essa Power Two dai!! [o_] Vende e compra outro ampli.

3) Eu tiraria esse MC e investiria em mais bateria.

Vai ter cross não??

1) Cara, vai subir muito o valor do projeto. Só ai sobe uns 900 reais, fora o modulo para aguentar eles.

2) Trocaria por ql modulo?

3) Ok, mas já tenho o MC.

Tem cross não, os aparelhos e os modulos de hoje em dia, já fazem tanto corte.

Compartilhar este post

Link para o post

1) Cara, vai subir muito o valor do projeto. Só ai sobe uns 900 reais, fora o modulo para aguentar eles.

2) Trocaria por ql modulo?

3) Ok, mas já tenho o MC.

Tem cross não, os aparelhos e os modulos de hoje em dia, já fazem tanto corte.

1) Então vai nele mesmo rsrs. Se eh por economia.

2) Um ampli de 1000wrms ja da conta: sd1000, TA1000, etc. Agora se for pensar em futuro Up e a diferença de preço não for muita, pode pegar ja um na faixa de 1500wrms: SD1500, TA1600, 1k5, DAD1500, etc.

3) Eu venderia.

Mas lembre-se vc terá os cortes:

18": 30~40hz a 100~120hz

12": 100~120hz a 1200~1500hz

Drives: 1200~1500 p cima.

Será que os amplis terão esse recusos?

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

1) Então vai nele mesmo rsrs. Se eh por economia.

2) Um ampli de 1000wrms ja da conta: sd1000, TA1000, etc. Agora se for pensar em futuro Up e a diferença de preço não for muita, pode pegar ja um na faixa de 1500wrms: SD1500, TA1600, 1k5, DAD1500, etc.

3) Eu venderia.

Mas lembre-se vc terá os cortes:

18": 30~40hz a 100~120hz

12": 100~120hz a 1200~1500hz

Drives: 1200~1500 p cima.

Será que os amplis terão esse recusos?

2) Vou pesquisar outro amplificador entao, é pq aqui em Feira de Santana rola mto roadstar que os caras trazem do PY.

O 18" faz os cortes no sd 5000

os de 12", já tem o HPF do aparelho, só irá ficar sem corte de baixa, mas acho q nao tem problema.

E os drives, tem do aparelho, e seria bom colocar um capacitor né, por precaução?!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só acho que esse D4400Ti, apesar de ser um bom Driver, é muito caro.

Tem um custo maior do que Drive Neo de marcas mais renomadas, como 18Sound e RCF, por exemplo.

E outra, compre um Divisor de frequência descente para um Driver desse porte.

É o tipo de economia boba. O custo do reparo é praticamente o mesmo de um Divisor do Tipo JFA 500/1200.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

E outra, compre um Divisor de frequência descente para um Driver desse porte.

É o tipo de economia boba. O custo do reparo é praticamente o mesmo de um Divisor do Tipo JFA 500/1200.

Capacitor ai: No, no!!

Cara compra um cross ai. Acaba a dor de cabeça. Outra vc falou que o 18" corta no ampli e 12" no player. Dá. Mas ai terá que usar saida sub para o 18" (usando cortes do ampli) e a saída front ou rear para os 12" com o HPF em 100 ou 120hz. Ai precisa de cross ativo de uma via ou passivo para os drives.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Capacitor ai: No, no!!

Cara compra um cross ai. Acaba a dor de cabeça. Outra vc falou que o 18" corta no ampli e 12" no player. Dá. Mas ai terá que usar saida sub para o 18" (usando cortes do ampli) e a saída front ou rear para os 12" com o HPF em 100 ou 120hz. Ai precisa de cross ativo de uma via ou passivo para os drives.

Certo, o crossover melhorzinho eh da stetsom, o STX 84.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, o crossover melhorzinho eh da stetsom, o STX 84.

Por um preço legal esse Stetsom e JFA 4 vias.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de ler muito material, dá um rolê em campeonato de som, alias aqui na Bahia virou febre campeonato de som, o mal é que sempre acaba em pancadaria, como em um que teve no interior, e nem os poucos PM que tinha, conseguiram separar a briga, nem com tiro pra cima.

O set ficou assim:

-02 GTX1500 4ohms R$ 1.000,00 usado mas não chegou a usar;

-01 SD5000.1 2ohms R$ 1.100,00 usado mas não chegou a usar;

-02 GTX600 4ohms R$ 970,00;

-01 SD2300.1 2ohms R$ 700,00 usado;

-02 DTI9500 R$ 1.100,00;

-02 Jarrão R$ 100,00;

-01 SD700.1 2ohms 535,00;

-caixas 505,00;

-Crossover JFA 4vias R$ 330,00;

-controle longa distancia JFA + anticlip R$ 180,00;

-voltimetro AJK R$ 40,00;

-01 fonte SD 120A R$ 500,00 usado;

-01 Bateria AGM 200A R$ 1.275,00;

-frete de todo material (fora os usados), até as caixas R$ 540,00;

-rack para os modulos R$ 200,00;

-fiacao e outros R$ 200,00;

Total R$ 9.275,00, pra quem queria gastar só 5mil, heheheheh, som é fo**.

o rack para os modulos que eu estou falando, é porque quero colocar todo o som removivel, entao vou colocar num rack todos os modulos, o crossover, e a fonte, menos a bateria, pois ficaria muito pesado. A ideia do rack seria colocar os modulos todos deitados, deixando o rack de madeiras com 49 de altura, 70 de comprimento, e 40 de profundidade. As laterais (49x40) colocarei uma tela, para esconder, pq o povo tem mania de ficar metendo a mao, dando uma de entendedor, e para deixar escondidinho. Vou ver se tem como colocar a frente e o fundo telado tb, para o ar circular. Na parte de cima, deixarei exposta somente o crossover, e o voltimento vou ver onde coloco.

Vlw....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...