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Projeto Saveiro G5

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Falae Pessoal,

 

Gostaria de uma de ajuda de vcs, estou montando na minha saveiro G5: 2 Tornados de 18", 4 D405 Trio e 2 ST400, porem estou com duvida no posicionamento das caixas, se a caixa de grave vcs axam q fica melhor na parte de traz da carroceria e qd eu for tocar com o carro parado colocar a corneteira por cima, ou colocar a caixa de graves na frente.

Valeu.

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1º se você ainda vai montar o som... da uma pesquisada... tem coisa muito melhor que 2 tornado por aew e 4 d405 e um exagero sem tamanho.

2º se você quer tirar somente a duvida sobre o posicionamento da caixa creio que é só você colocar em ambos os locais e ver aonde o som te agrada mais.

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Tem muito woofer melhor que tornado,mas 4 d405 pra 2 woofer é muito,pra 2 tornado no maximo 2,eu acho mais bonito as cornetas em cima dos woofer,mas o posicionamento da caixa vai do gosto de cada um.

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Poise amigos, aqui em minas usamos mt tornado, vou colocar 4 d405 com um hurricane 640 para empurra-los, pois futuramente irei colocar mais 2. porem amigos, nao tenho nada para falar dos tornados, na minha antiga saveiro, fiquei em 2 lugar no ranking da mtm e da 1001 eventos na categoria trio pancadao, cpm 143 db, com as msm 4 d405.

me de opiniao ai desse projeto, irei montar a caixa com 130 l cada sub, com um total de 6 dutos redondos.

me da uma ajuda ai.

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Eu também gosto do Tornado, pelo seu timbre e tudo, o problema dele é a limitação que não joga o som pra muito longe.

 

Pelo jeito o mano entende de som, mas você conseguiu mesmo 143dB?? poxa vida [""] [""] [""]

 

Você tocou num ponto que eu queria chegar mas não queria abrir um tópico somente para isto: semana passada passei por uma cidade e vi numa Toyota Hilux 2 Target acopladas uma em cima da outra, tipo assim:

 

\\|| O ||//

\\|| O ||//

 

E não da maneira convencional assim:

 

\\|| ||//

O O

 

Não ouvi o som porque estava passando, mas pensei no acomplamento vertical das caixas

 

Será se acopladas da primeira forma elas terão o ganho de +3dB pelo acoplamento?

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Eu também gosto do Tornado, pelo seu timbre e tudo, o problema dele é a limitação que não joga o som pra muito longe.

 

Pelo jeito o mano entende de som, mas você conseguiu mesmo 143dB?? poxa vida [""] [""] [""]

 

Você tocou num ponto que eu queria chegar mas não queria abrir um tópico somente para isto: semana passada passei por uma cidade e vi numa Toyota Hilux 2 Target acopladas uma em cima da outra, tipo assim:

 

\\|| O ||//

\\|| O ||//

 

E não da maneira convencional assim:

 

\\|| ||//

O O

 

Não ouvi o som porque estava passando, mas pensei no acomplamento vertical das caixas

 

Será se acopladas da primeira forma elas terão o ganho de +3dB pelo acoplamento?

 

amigo, nunca ouvi falar desse sub, aqui em minas usamos mt tornado, extreme, alguns antigos bixo papao, mais o q eu axo pra o som ficar bom, é a litragem da caixa em mdf, cabeamento bom, ja ta tudo aqui aguardando chegar as bocas dos drivers, q agora vou de caldeirao em vez de jarrao, no meu caso vai ser tocado numa saveiro, na categoria pancadao sempre em sai mt bem, ja vi som com 4 eros, 4 oversound tocando mt xoxo, n curto esses subs

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O lance dos DB depende unicamente das cornetas, fato. Com 4 D250x sem posicionamento algum, metemos a montana de um camarada pra competir domingo só pra tirar a febre e deu 138db.

 

4D405 com um , dois ou 50 tornados, vao tocar bem nesse ponto em especifico (competir). O fato é que pra ouvir musica, é demais. Muito mesmo, demais, um absurdo.

 

Eu com 2 eros SDS2.7k 18 + SD8000.2ohms, uso duas D405 NUM CANAL do power-one, e nao me faz falta nenhuma mais cornetas.

 

Musicalmente falando, claro. Se a intençao é competir, a coisa muda.

 

Mas essa eh minha humilde opiniao.

 

[]´s!

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agora, com todo respeito que tenho aos tornados, me dizer que eros e oversound eh xoxo é no minimo muita mas muita falta de conhecimento ou noçao. Tanto de tua parte quanto da parte de quem estava usando os tais eros ou over...

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nao sei se tem como pelo fato de ser 18", mas nao tem como fazer algo do tipo como na foto? colocar os sub na ponta, e quando tivesse que tocar parado so jogar a corneteira por cima...

 

saveiro-preta.jpg

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Não sei se atrás seria melhor, porque o chão da capota aumentaria o ganho do falante por "simular" as caixas diretamente no chão, como se fosse som de PA. Não sei se isso acontece, foi uma analogia que fiz.

 

Ninguém pra me responder sobre o acoplamento vertical de 2 falantes? Estou bastante curioso pra saber no que dá.

 

Ah gm4, o falante que me referi é o Eros Target Bass 3k0

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agora, com todo respeito que tenho aos tornados, me dizer que eros e oversound eh xoxo é no minimo muita mas muita falta de conhecimento ou noçao. Tanto de tua parte quanto da parte de quem estava usando os tais eros ou over...

 

:+1

 

Eu sou de Minas e aqui no sul de Minas Eros, Over, Protech e Selenium dominam!! Eh uma briga ferrenha e BP e afins nem existem mais. Alias eh muito raro carro com sistemas internos.

 

q agora vou de caldeirao em vez de jarrao

 

Eh, tu num gosta de ouvir música não. teu negócio eh volume.

 

na categoria pancadao sempre em sai mt bem

 

Falantes de 18" em categoria pancadão?! O que as entidades tem na cabeça, nem deviam permitir isso, mas $$ fala mais alto rsrs.

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Eu também gosto do Tornado, pelo seu timbre e tudo, o problema dele é a limitação que não joga o som pra muito longe.

 

Pelo jeito o mano entende de som, mas você conseguiu mesmo 143dB?? poxa vida [""] [""] [""]

 

Você tocou num ponto que eu queria chegar mas não queria abrir um tópico somente para isto: semana passada passei por uma cidade e vi numa Toyota Hilux 2 Target acopladas uma em cima da outra, tipo assim:

 

\\|| O ||//

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E não da maneira convencional assim:

 

\\|| ||//

O O

 

Não ouvi o som porque estava passando, mas pensei no acomplamento vertical das caixas

 

Será se acopladas da primeira forma elas terão o ganho de +3dB pelo acoplamento?

o alinhamento vertical vem a fim de amenizar os problemas por cancelamento (Comb-Filter) e assim conseguir melhor eficiencia e distribuição horizontal do som.

Em função do processo produtivo, os falantes não são exatamente iguais, ou seja, existem variações na pressão sonora e curva de resposta. Mesmo que seja pouca essa variação, quando colocado um ao lado do outro e caminhar horizontalmente na frente das caixas acústicas, você notará uma variação. Para evitar isso, monta-se o alinhamento vertical, onde toda via encontra-se apenas num ponto da horizontal, sendo assim você percebe a média de todas as vias e não a variação entre elas.Não sei se fui claro o suficiente. Mas a conclusão de tudo isso é que sem cancelamentos, temos uma área menor integrada que nos proporciona menos decaimento de pressão pelo dobro da distancia. E já não temos mais a redução pelo inverso da distancia ao quadrado, e sim, apenas o inverso da distância. Decaimento de apenas -3dB ao invés de -6dB com o dobro da distancia.isso quer dizer q vc consegue jogar o som mais longe.

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o alinhamento vertical vem a fim de amenizar os problemas por cancelamento (Comb-Filter) e assim conseguir melhor eficiencia e distribuição horizontal do som.

Em função do processo produtivo, os falantes não são exatamente iguais, ou seja, existem variações na pressão sonora e curva de resposta. Mesmo que seja pouca essa variação, quando colocado um ao lado do outro e caminhar horizontalmente na frente das caixas acústicas, você notará uma variação. Para evitar isso, monta-se o alinhamento vertical, onde toda via encontra-se apenas num ponto da horizontal, sendo assim você percebe a média de todas as vias e não a variação entre elas.Não sei se fui claro o suficiente. Mas a conclusão de tudo isso é que sem cancelamentos, temos uma área menor integrada que nos proporciona menos decaimento de pressão pelo dobro da distancia. E já não temos mais a redução pelo inverso da distancia ao quadrado, e sim, apenas o inverso da distância. Decaimento de apenas -3dB ao invés de -6dB com o dobro da distancia.isso quer dizer q vc consegue jogar o som mais longe.

 

 

Muito boa resposta. :legal:

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Excelente! que bela aula.

 

Então se eu tiver 2 falantes o melhor acolamento pra ter ganho maior é por um em cima do outro? Suspeitava disto mas não tinha a explicação teórica.

 

Pq você não monta assim Alessandro? Vc tem espaço. rsrsrs

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Excelente! que bela aula.

 

Então se eu tiver 2 falantes o melhor acolamento pra ter ganho maior é por um em cima do outro? Suspeitava disto mas não tinha a explicação teórica.

 

Pq você não monta assim Alessandro? Vc tem espaço. rsrsrs

 

Respondi no outro p vc tambem, não tinha visto que tinha passado por aqui rsrs.

 

Apenas 2 unidades, a variação eh mínima (apesar que um ouvido bem atento e treinado consegue perceber), dificil de perceber e ai um ao lado do outro fica bem mais funcional.

 

Devemos tambem levar em conta o fato de não ocorrer cancelamentos (significativos) qdo a freq de trabalho eh menor do que a freq com comprimento de onda igual a 2x distancia entre os cones.

 

Outro fator eh que empilhar 4 falantes não algo tão seguro assim rsrs. Dois a dois fica mais tranquilo, funcional e com poucas perdas. Logico que não entendo alguns casos - aqui em Minas mesmo, proximo a Belo Horizonte - em que monta-se 12 falantes de 15" alinhados horizontalmente 2 a 2, ou seja, um em cima do outro em fileira:

 

\\|| O ||// \\|| O ||// \\|| O ||// \\|| O ||// \\|| O ||// \\|| O ||//

\\|| O ||// \\|| O ||// \\|| O ||// \\|| O ||// \\|| O ||// \\|| O ||//

 

Isso realmente eh coisa meio "sem noção".

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Então só compensa fazer o esquema com quatro ou mais falantes. Ok.

 

Foi mal aí, viajei mesmo... :pirou:

 

Eh e não eh rsrs. O que foi falado do alinhamento vertical eh fato, mas... para apenas 2 unidades as perdas são muito pequenas. Ai dependendo, não fica funcional.

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uma outra coisa q esqueci de falar do alinhamento vertical e q ele evita obstaculos,

se vc tiver 5 falantes na horizontal e vinte pessoas na frente de seu carro o som vai encontrar uma barreira pra se propagar ja com o acoplamento vertical isso nao acontece.

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