Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
y0shi

Capacitor para o midbass, realmente necessário?

Recommended Posts

Quando instalaram meu kit 2 vias, o instalador colocou um capacitor logo antes dele. O pessoal da loja me informou que ele serve para evitar a passagem de graves para o midbass pois ele não aguenta tocar frequências muito baixas.

Apesar de ter concordado e deixado, hoje que entendo um pouco mais sobre frequências e como montar um som automotivo mais voltado pra qualidade, percebi que alguns midbass que eu vejo por aí digamos que "batem" um pouco, ou seja, tocam frequências médio/graves. Eu tenho a sensação que o som do midbass não "emenda" com o do sub, deixando a sensação que existe um buraco entre eles.

Coloquei o corte do sub para 125hz, é possível que o midbass esteja com corte acima disso, deixando uma frequência em branco? Se eu mandar retirar esse capacitor para passar todas as frequências posso danificá-lo fazendo isso ou o falante simplesmente não vai tocar o que não foi projetado para ser feito? Já vi alguns desenhos de instalação de kit 2 vias e nele não tinha nenhuma citação de capacitores antes do midbass, somente o crossover antes dele em kits mais caros. O que é recomendado fazer nesse caso? Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando instalaram meu kit 2 vias, o instalador colocou um capacitor logo antes dele. O pessoal da loja me informou que ele serve para evitar a passagem de graves para o midbass pois ele não aguenta tocar frequências muito baixas.

Apesar de ter concordado e deixado, hoje que entendo um pouco mais sobre frequências e como montar um som automotivo mais voltado pra qualidade, percebi que alguns midbass que eu vejo por aí digamos que "batem" um pouco, ou seja, tocam frequências médio/graves. Eu tenho a sensação que o som do midbass não "emenda" com o do sub, deixando a sensação que existe um buraco entre eles.

Coloquei o corte do sub para 125hz, é possível que o midbass esteja com corte acima disso, deixando uma frequência em branco? Se eu mandar retirar esse capacitor para passar todas as frequências posso danificá-lo fazendo isso ou o falante simplesmente não vai tocar o que não foi projetado para ser feito? Já vi alguns desenhos de instalação de kit 2 vias e nele não tinha nenhuma citação de capacitores antes do midbass, somente o crossover antes dele em kits mais caros. O que é recomendado fazer nesse caso? Valeu!

man, depende do mid bass, e seu sub a 125? cara o nome ja diz SUBWOOFER(SERVE PRA REPRODUZIR SUBGRAVES) até 80 estourando mais que isso não rola...80 já nem é mais subgrave, o meu sub eu corto em no máximo 60...e pode ter certeza que seu kit responde pelo menos no minimo dos minimos acima de 80

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Se for pra fazer direito, eu sou a favor.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for pra fazer direito, eu sou a favor.

Boa tarde

Eu até agora nunca vi alguem colocar capacitor no valor certo, quando colocão o medio-graves some e só fica médio e agudo bem estridente; e o pior não é isso semana passada foi trocar o cd player de um camarada meu e o cara que instalou o falante esquerdo com o direito como se fosse um e ligou na potencia e os dois 6x9 fez a mesma coisa, o balanço "Left e Right" virou fade "Front e Rear" :banghead .

Abs Frederico

Editado por ejfrederico

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde

Eu até agora nunca vi alguem colocar capacitor no valor certo, quando colocão o medio graves some e só fica médio e agudo bem estridente e o pior não é isso semana passada foi trocar o cd player de um camarada meu e o cara que instalou o falante esquendo com o direito como se fosse um e ligou na potencia e os dois 6x9 fez a mesma coisa, o balanço L e R virou fade Front e Rear :banghead .

Abs Frederico

Isso já cansei de ver, fazem isso para economizar fios e facilitar a instalação, como se as pessoas tivessem 1 ouvido na testa e

outro na nuca.

Quanto ao corte dos mids, tendo como fazer o corte no player ou no módulo, acho que não precisa capacitor, ou estou errado ?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde

Eu até agora nunca vi alguem colocar capacitor no valor certo, quando colocão o medio graves some e só fica médio e agudo bem estridente e o pior não é isso semana passada foi trocar o cd player de um camarada meu e o cara que instalou o falante esquendo com o direito como se fosse um e ligou na potencia e os dois 6x9 fez a mesma coisa, o balanço "Left e Right" virou fade "Front e Rear" :banghead .

Abs Frederico

Concordo. Por isso que certas coisas é melhor você mesmo fazer.

http://www.apicsllc.com/apics/Misc/filter2.html#first

Compartilhar este post

Link para o post

man, depende do mid bass, e seu sub a 125? cara o nome ja diz SUBWOOFER(SERVE PRA REPRODUZIR SUBGRAVES) até 80 estourando mais que isso não rola...80 já nem é mais subgrave, o meu sub eu corto em no máximo 60...e pode ter certeza que seu kit responde pelo menos no minimo dos minimos acima de 80

abs

Tive que deixar em 125 justamente porque o meu midbass claramente não tem reproduzido essas frequências que faltam, quando deixei em 125 senti que deu uma melhorada, mas acho que como você falou isso é jogar a frequência errada no falante errado. No site da Bravox diz que meu midbass reproduz até 85hz, nesse caso, como vocês recomendem que eu faça?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde

Eu até agora nunca vi alguem colocar capacitor no valor certo, quando colocão o medio-graves some e só fica médio e agudo bem estridente; e o pior não é isso semana passada foi trocar o cd player de um camarada meu e o cara que instalou o falante esquerdo com o direito como se fosse um e ligou na potencia e os dois 6x9 fez a mesma coisa, o balanço "Left e Right" virou fade "Front e Rear" :banghead .

Abs Frederico

É exatamente este o problema que pareço ter, pois meus midbass não reproduzem partes do timbre do baixo por exemplo, sinto a sensação que ele só fala médio agudo, juntando com o tweeter que é bem agudo aí fica irritante, por isso joguei 125hz no sub pra equilibrar.

Alguma sugestão? Retiro o capacitor e deixo passar o sinal livre? Aqui na minha cidade não sei de algum lugar de confiança que saiba mexer com esse tipo de coisa, eles metem lá qualquer capacitor e pronto, como devem ter feito comigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive que deixar em 125 justamente porque o meu midbass claramente não tem reproduzido essas frequências que faltam, quando deixei em 125 senti que deu uma melhorada, mas acho que como você falou isso é jogar a frequência errada no falante errado. No site da Bravox diz que meu midbass reproduz até 85hz, nesse caso, como vocês recomendem que eu faça?

deixa o cross do seu amplificador em full, e faz os cortes pelo seu player,se seu mid reproduz á partir de 85,deixa o corte do kit a patir de 80 e deixa seu sub até 80...mas tenho certeza que seu mid desce um pçouco mais que isso, mas deixa o corte em 80, e cuidado com o ganho do ampli pra não queimar seus tws, ele tem que estar bem regulado tbm,pçois senão joga distorção pro kit e baubau abraços

Editado por Guto-Black belt

Compartilhar este post

Link para o post

e qto a seu kit não reproduzir muito bem o baixo e etc..

bom seu kit é um kit básico, de entrada, tudo vc pode ter certeza que ele não vai reproduzir..

até colocando kits tops, vc perde algo, imagina em um kit barato de entrada de uma marca que não é voltada pr sq...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Isso já cansei de ver, fazem isso para economizar fios e facilitar a instalação, como se as pessoas tivessem 1 ouvido na testa e

outro na nuca.

Quanto ao corte dos mids, tendo como fazer o corte no player ou no módulo, acho que não precisa capacitor, ou estou errado ?

Isso não é o pior camarada meu tem um cd player igual que eu tinha um pioneer DEH7980UB isso ja faz um tempo, o HU é bem completo tem corte passa alto e passa baixo controle para sub etc; eu não estava muito a fim de instalar porque da muito trampo vocês sabem bem disto.

Então esse camarada meu falando com outro colega dele e falou " po cara conheço um cara que é otimo ele fez o som do meu carro ta tocando forte a bessa" sabe esses papinho furado, beleza eu como não queria deixar meu camarada ficar só no silencio passei os cabos dos falantes e o cabo de alimentação e RCA e liguei apenas uma das duas potencia dele só para não ficar no silencio e quando chegar o resto do equipamento o instalador <_< faz o resto, a caixa rack para os amplificador.

Beleza depois de uma semana o resto do equipamento chegou então ele levou no cara para instalar o resto do som isso foi em uma terça feira se não me engano de manhã e o cara falou que na quinta de manhã estava pronto e como meu camarada estava sem carro levei ele na quinta a tarde cheguei la o cara falou que deu um problema na litragem da caixa e falou que sexta estava pronto.

Sexta feira para não perder tempo ligamos no instalador e nada de estar pronto, então resolvemos passar para ver o andamento no sabado e justamente neste dia estava tendo um churras ( e o cara doido para estreiar o som no churras); ficamos tomando até umas 13 horas e saimos daquele jeito direto para a loja do F*P.

Vocês ja sabe quando alguem esta meio chapado não tem mais a mesma precisão tonal o que pe alto ou baixo e fica mais cara de pau, bom chegamos la a caixa no lugar a potencia no rack e o cara estava tocando umas musicas para testar e o sub pulando que nem doido e distorcendo; então perguntei para o maluco esse som não esta distorcendo;

E o instalador "não não é que estou terminar de equalizar e tal" dei uma olhada e o cara tinha colocado capacitor nos falantes, ai pensei cara*** mais a potencia tem corte de frequencia HP, Full e LP porque colocar esse por** e fora que o cd player tinha essa função; mais quando esta chapado o pensamento sai pela bocar e o cara não gostou muito que falei.

E como meu colega esta chateado dei uma olhada no som e falei " esse carro esta sem partida", o parceiro da a partida ai :mac1 dito e feito sem partida, o cara só não me mandou tomar no copo por educação e o cara falou; vc sabe instalar som:

falei " SIM", então o instalador falou então vou deixar assim e vc termina, FECHO HAHAHAHAHAHAH.

É rapazaida esse dia não apanhei de sorte mais é isso ai, no outra semana achei meu colega a remontar o som e zerou.

OBS: Desculpem dos erros de português.

Abs Frederico

Editado por ejfrederico

Compartilhar este post

Link para o post

deixa o cross do seu amplificador em full, e faz os cortes pelo seu player,se seu mid reproduz á partir de 85,deixa o corte do kit a patir de 80 e deixa seu sub até 80...mas tenho certeza que seu mid desce um pçouco mais que isso, mas deixa o corte em 80, e cuidado com o ganho do ampli pra não queimar seus tws, ele tem que estar bem regulado tbm,pçois senão joga distorção pro kit e baubau abraços

O meu player só tem o corte do sub, não teria o corte de frequência dos kits, obrigatoriamente tenho que ter um capacitor ou crossover pra fazer essa função ou posso deixar sem e passar tudo? Tem como comprar isso pela internet? Sei que se levar pra algum instalador aqui a maioria não tem nem ideia de como funcionam essas frequências, só enfiam o som lá e pronto, o importante é o volume, então prefiro já comprar e levar pra alguém instalar.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu player só tem o corte do sub, não teria o corte de frequência dos kits, obrigatoriamente tenho que ter um capacitor ou crossover pra fazer essa função ou posso deixar sem e passar tudo? Tem como comprar isso pela internet? Sei que se levar pra algum instalador aqui a maioria não tem nem ideia de como funcionam essas frequências, só enfiam o som lá e pronto, o importante é o volume, então prefiro já comprar e levar pra alguém instalar.

então faz os cortes pelo amplificador, mas deixa pro sub até 80 e pros kit a partir de 80...

se não souber fazer isso, leva em alguém ue saiba...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

então faz os cortes pelo amplificador, mas deixa pro sub até 80 e pros kit a partir de 80...

se não souber fazer isso, leva em alguém ue saiba...

abs

Acredito que saiba fazer o corte sim, só pra garantir, coloco o amplificador em "hi-pass" ao invés de "flat" e ajusto o controle do "hi-pass" pra chegar onde seria o 80hz, certo? No caso do sub eu não dei corte no amplificador, deixei em flat e fiz o corte pelo player, acredito que esteja certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que saiba fazer o corte sim, só pra garantir, coloco o amplificador em "hi-pass" ao invés de "flat" e ajusto o controle do "hi-pass" pra chegar onde seria o 80hz, certo? No caso do sub eu não dei corte no amplificador, deixei em flat e fiz o corte pelo player, acredito que esteja certo.

hipass e low pass, é fácil de fazer os colsrtez...abs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...