Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
y0shi

Primeiro projeto de SQ Básico para Peugeot 206!

Recommended Posts

Opa!

Este é meu primeiro tópico aqui no fórum e nele venho apresentar meu primeiro set visando um SQ básico, de baixo custo mas com som honesto. O que eu montei já é brutalmente melhor do que o que eu tinha antes, mas ainda não cheguei na qualidade que eu quero e vou explicar os pontos negativos para que vocês possam opinar também.

Primeiramente, sempre tive sets bem básicos porque não entendia de som automotivo. Sempre tive um player barato (H-Buster e afins) 2 triaxiais na frente e 2 6x9 atrás, sem potência nem sub. Reparava que o som não estava legal, não gostava do fato dele vir de trás mas achava que era assim que tinha que ser e pronto, até que comecei a frequentar fóruns de carros (mais especificamente o ClubePeugeot) e li algumas receitas de como se montar um projeto SQ, aí minha vida e meu bolso mudaram para sempre, rs.

Hoje, tenho o seguinte set:

Pioneer DEH 3350ub

Hurricane 4.120

2 pares RCA Taramps (modelo azul)

Kit 2 vias Bravox CS60 B

Sub unlike 10

Como falei, a qualidade dele é brutalmente melhor do que o que eu tinha, muito menos ruído, palco sonoro na minha frente, agora meu som tem graves por causa do sub e por aí vai, mas alguns detalhes ainda me incomodam e eu acho que eles tem a ver com os falantes.

O primeiro deles é sobre o kit 2 vias, o tweeter é um tanto agudo mesmo, já tinha lido sobre esse problema nos Bravox mas fui na sorte pois sempre ouço falar que Bravox é bom. Também acho que o midbass não está com uma definição legal, alguns timbres de guitarra estão um pouco sujos, comparo o timbre dos instrumentos com um fone intra auricular muito bom que eu tenho, aí dá pra se ter uma ideia da fidelidade que eu preciso alcançar. Não tenho a porta tratada e acho que isso poderia ajudar nessa questão talvez.

O segundo problema é em relação aos graves. Como a grana estava curta, tentei a sorte nesse sub, pesquisei na net e não vi ninguém falando mal e algumas pessoas dizendo que eram legais então fui buscar um. O ruim é que a loja me empurrou uma caixa dutada (queria selada pois escuto rock/metal) e com a litragem acima do que o fabricante indica (só fiquei sabendo quando cheguei em casa e medi). Nunca tive um sub mas quando peguei o que mais queria era poder ouvir os detalhes do baixo e o pedal da bateria com mais clareza, o pedal ficou muito bom, escuto eles como uma martelada no peito, porém o baixo só ficou razoável com corte aos 125hz, dizem que o corte do sub é melhor aos 80hz, mas aí o baixo some, fica só o pedal. Mesmo com o corte alto eu ainda acho que não está 100%, não sei se é o sub ou eu que não sei regular tudo, mas sinto falta de algo ainda. Fiz uma regulagem meio doida que deixou o som melhor, mas ainda fico na dúvida, segue a explicação da regulagem que fiz mais abaixo nas fotos.

Pra complementar, eu sinto que possa existir um "buraco" nas frequências, isso é um palpite, mas sei que o instalador colocou algum capacitor nos midbass, será que ele possa ter limitado alguma frequência mais alta que 125hz e matado alguma região do som? Sobre o kit, também pensei em tentar algum outro de baixo custo como o da Selenium, mas não sei se é falta de regulagem ideal ou o kit, o mesmo se aplica ao sub.

Portanto peço ajuda ao povo aqui do fórum, sempre li as dicas daqui então sei que tem muita gente que entende bastante! Além disso, se puderem me indicar alguém bom pra tratamento de portas/regulagem de som em São Paulo pois aqui onde moro (São José dos Campos) não consegui achar um lugar realmente de confiança.

Segue também algumas fotos do meu set:

Pioneer DEH 3350ub (básico mas cumpre o papel, duas saídas rca, controles interessantes, etc...)

cimg3120a.jpg

O midbass do kit 2 vias Bravox CS60 B

cimg3111x.jpg

Sub unlike 10 e módulo Hurricane 4.120. Dá pra ver os restos do som anterior nos furos do tampão dos meus antigos 6x9.

cimg3119f.jpg

Regulagem da potência, esta é uma parte crítica, fiquei um bom tempo regulando meu set. A loja deixou com uma regulagem totalmente doida e mais voltado pra um volume alto, batidas fortes e gritaria do que qualidade. Os controles de equalização que colorem o som estavam todos ligados nos modos "high" e o som ficava muito artificial. Botei tudo no flat, tanto no player quanto na potência (nela estava high pro midbass e tweeter e low pro sub). Praticamente continua tudo no flat e ganho pra ambos os canais na metade, a diferença é que pro sub responder melhor utilizei um controle de "bass boost" da potência e coloquei o corte pra 125hz, assim ficou um pouco melhor do que antes.

cimg3122u.jpg

Desculpem aí pelo post longo, mas como é meu primeiro set planejado, estou lotado de dúvidas que não foram respondidas pelas minhas pesquisas (acreditem, mergulhei no Google atrás de toda informação útil possível) e agradeço por quem tentar me ajudar!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja pensou em vender tudo e começar do zero? pense nisso!!!!!

Poxa, aí seria uma sacanagem comigo mesmo, rs. Terminei de comprar tudo há pouco tempo. Não quis gastar muito, sei que se pegar itens da Helix, Focal, Rockford e afins é bem melhor, a questão é que não posso gastar com isso agora. A ideia é pegar itens baratos mas que dão uma qualidade razoável, esse é o foco do meu set atual.

Compartilhar este post

Link para o post

então poderia ficar com seu amp, e os mids(em portas tratadas) , e partir pra um par de tw mais refinados e um sub mais refinado tambem ae vc começaria a obter uma melhor qualidade!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

então poderia ficar com seu amp, e os mids(em portas tratadas) , e partir pra um par de tw mais refinados e um sub mais refinado tambem ae vc começaria a obter uma melhor qualidade!!!!!

Será que só trocar os tweeters já resolve nessa questão de ficar muito agudo? O crossover dele tem um atenuador de -3db, não tentei ele ainda mas vou ver se ligo ele (se é que já não está ligado) pra diminuir a gritaria. Em volumes baixos fica ok, mas em um volume de médio pra alto incomoda.

Trocar o sub agora provavelmente não vou poder, seria algo mais pra ano que vem pois não posso gastar mais nada agora, mas se fosse pra indicar, qual sub pequeno você indicaria pensando em baixo custo e qualidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, aí seria uma sacanagem comigo mesmo, rs. Terminei de comprar tudo há pouco tempo. Não quis gastar muito, sei que se pegar itens da Helix, Focal, Rockford e afins é bem melhor, a questão é que não posso gastar com isso agora. A ideia é pegar itens baratos mas que dão uma qualidade razoável, esse é o foco do meu set atual.

Pois é nego aqui do forum acha que todo mundo é rico para ter o que quer, e pior né pura ironia, vc vai ver os carros do caras maioria é tudo largado, sempre tem 1 coisinha pra fazer, se tivessem o/no carro metade do que "vendem" como impressão e postura de opinião em relação aos sets alheios, estaria de ótimo.

Mas enfim, vc esta de parabéns, a parte mais difícil acho que vc conseguiu matar, que é notar as diferenças de tipos de instalação e equipamentos, eu conheço pessoas que nao conseguem notar um palco sonoro, ou ouvir definições de instrumentos,etc.. eu inclusive tive muita dificuldade para chegar nesse nivel tb.

Teu set ta bacaninha é de fato um SQ básico, com baixo custo, próximos passos é ir fazendo upgrades para equipamentos de maior referencia no mercado, ouvir outros carros SQ e ir buscando melhorar nas suas condições, aconselho inicialmente vc fazer tratamento acústico nas portas e os blafes de madeira para suportar os mids das portas (ganha litragem), já da 1 diferença legal e vc n vai gastar tanto, depois procura fazer melhorias em fiação, bateria, aterramento e por ai vai...rsrs

Veja por um lado bom que fazendo os ups aos poucos vc consegue fazer um comparativo antes x depois para cada coisa que vc for alterando, isso muitos aqui que tanto falam mal de produtos, marcas e instalações n fazem, simplesmente criticam pelo prazer de criticar, ficar com ar de superioridade, rsrs, pura besteira.

Boa sorte com o som, seja bem vindo, parabens! Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Será que só trocar os tweeters já resolve nessa questão de ficar muito agudo? O crossover dele tem um atenuador de -3db, não tentei ele ainda mas vou ver se ligo ele (se é que já não está ligado) pra diminuir a gritaria. Em volumes baixos fica ok, mas em um volume de médio pra alto incomoda.

Trocar o sub agora provavelmente não vou poder, seria algo mais pra ano que vem pois não posso gastar mais nada agora, mas se fosse pra indicar, qual sub pequeno você indicaria pensando em baixo custo e qualidade?

Cara conseguir casar mid com tw de marcas ou linhas de produtos diferentes não eh algo facil, sugiro vc tentar fazer(ou procurar profissional) regulagem no crossover, amplificador e aparelho, para que fique agradável até que vc consiga fazer um upgrade nos falantes

Editado por Jackld

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é nego aqui do forum acha que todo mundo é rico para ter o que quer, e pior né pura ironia, vc vai ver os carros do caras maioria é tudo largado, sempre tem 1 coisinha pra fazer, se tivessem o/no carro metade do que "vendem" como impressão e postura de opinião em relação aos sets alheios, estaria de ótimo.

Mas enfim, vc esta de parabéns, a parte mais difícil acho que vc conseguiu matar, que é notar as diferenças de tipos de instalação e equipamentos, eu conheço pessoas que nao conseguem notar um palco sonoro, ou ouvir definições de instrumentos,etc.. eu inclusive tive muita dificuldade para chegar nesse nivel tb.

Teu set ta bacaninha é de fato um SQ básico, com baixo custo, próximos passos é ir fazendo upgrades para equipamentos de maior referencia no mercado, ouvir outros carros SQ e ir buscando melhorar nas suas condições, aconselho inicialmente vc fazer tratamento acústico nas portas e os blafes de madeira para suportar os mids das portas (ganha litragem), já da 1 diferença legal e vc n vai gastar tanto, depois procura fazer melhorias em fiação, bateria, aterramento e por ai vai...rsrs

Veja por um lado bom que fazendo os ups aos poucos vc consegue fazer um comparativo antes x depois para cada coisa que vc for alterando, isso muitos aqui que tanto falam mal de produtos, marcas e instalações n fazem, simplesmente criticam pelo prazer de criticar, ficar com ar de superioridade, rsrs, pura besteira.

Boa sorte com o som, seja bem vindo, parabens! Abs

Valeu! Então, sobre notar as diferenças, eu toco guitarra e canto em uma banda, então tenho uma noção mais ou menos de frequências, isso ajudou a assimilar algumas coisas em relação a som automotivo.

Apesar de ser um set SQ básico, o mais engraçado é que dos meus amigos, todos tem aqueles sets com triaxiais, 6x9, cornetas e etc, quando entraram pra ouvir o som inteiro ficaram de cara com o que é possível fazer com um som praticamente escondido no carro, hahah, é estranho o fato da maioria, mesmo os que gostam de som não saberem o básico do básico sobre como montar um som legal.

O tratamento nas portas é o próximo passo, só preciso achar algum lugar confiável pra fazer o trabalho pois por incrível que pareça as lojas de som que fui procurar não sabiam nem o que era isso!

Compartilhar este post

Link para o post

Primeira coisa que vc tem que fazer, é retirar esse ampli de onde esta, pois esta parafusado direto na lata do carro e isso não é bom...

umaboa instalação é tão importante qtos bons equipos...

fios de rca pass longe de fios speakers que passa longe de fios de força...

tratar as portas com manta melhora e muito os mids

trocar esses tws por uns 1tw1 da selenium iria ajudar muito e só custam 79 reais o par

e a primeira coisa que eu trcoaria depois dos tw seria a Hu por uma kenwood excelon básica que custa uns 500 novo

digo trocar a HJu primeiro pq o som automotivo é uma corrente,o sinla sai da hu, passa pelos rca,passa pelo amplificador, passa pelos fios speakers, chega nos falantes, e ai eles reproduzem9bem ou não) só o sinal que recebem. um falante nunca pode melhorar o sinal que recebe, agora piorar ele pode...

por isso siga essa linha sempre, e use em todo o projeto equipamentos bons, os fios e cabos são de suma importãncia na qualidade do som...

abraços

Editado por Guto-Black belt

Compartilhar este post

Link para o post

Primeira coisa que vc tem que fazer, é retirar esse ampli de onde esta, pois esta parafusado direto na lata do carro e isso não é bom...

umaboa instalação é tão importante qtos bons equipos...

fios de rca pass longe de fios speakers que passa longe de fios de força...

tratar as portas com manta melhora e muito os mids

trocar esses tws por uns 1tw1 da selenium iria ajudar muito e só custam 79 reais o par

e a primeira coisa que eu trcoaria depois dos tw seria a Hu por uma kenwood excelon básica que custa uns 500 novo

digo trocar a HJu primeiro pq o som automotivo é uma corrente,o sinla sai da hu, passa pelos rca,passa pelo amplificador, passa pelos fios speakers, chega nos falantes, e ai eles reproduzem9bem ou não) só o sinal que recebem. um falante nunca pode melhorar o sinal que recebe, agora piorar ele pode...

por isso siga essa linha sempre, e use em todo o projeto equipamentos bons, os fios e cabos são de suma importãncia na qualidade do som...

abraços

Valeu pelas sugestões! Sobre a instalação, realmente quero melhorá-la, mas o meu grande problema aqui é que levei para ser instalado em uma loja que é considerada uma das melhores daqui da cidade, imagina as outras, então estou sem onde levar aqui, mas como São Paulo é bem perto, poderia levar em algum lugar lá, recomenda alguma loja/profissional? Lembrando que a ideia desse meu set é custo/benefício, quero gastar algo compatível com o valor do set.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo , não me leve a mal quando disse pra vender tudo , disse por que acho mesmo que deveria, mas nem me passou pela cabeça querer esnobar ou algo do genero, eu penei muito até chegar no meu set atual e gastei sim dinheiro , mas tambem to cansado de cara revoltadinho que fala que é playboy e tals ninguem sabe da minha vida carai, mas continuando com o assunto do set, o seu mid acho ele bem aceitavel para um set de entrada , o que peca mesmo são os tw sei que é dificl acertar um tw que case com o mid , mas ja pensou em fazer seu set ativo? posso estar falando besteira, mas não é nada muito complicado além do mais vc manja de frequencias pois é musico então teoricamente deve ter um ouvido bom pra detectar as nuances do som automotivo, na verdade me interessei por som automotivo talvez pelo mesmo motivo que o seu , (ser musicista) pois as peculiaridades de um bom set somos obrigados a ouvir , senão a evolução em qualquer tipo de instrumento se torna impossivel acho q o melhor que vc deve fazer é deixar este seu set rolar então e escutar referencias diferentes (sets diferentes) até se ambientar com equipamento x ou y , logico se vc tiver um pouco de paciencia o que no meu caso é impossivel, vou comprando testando se não gosto vou vendendo,e por ae vai, mas isso faço pois ja virou vicio e meu unico divertimento no momento é som automotivo,vai muito do que vc quer , ter um set equilibrado pra escutar e se tornar um viciado ou ter apenas um set de qualidade minima, aposto que vc cairá na primeira opção pois como vejo que é apaixonado por musica vai querer sempre o melhor , desculpe te encher de babozeiras mas estou ae pra ajudar e não pra criticar , stay heavy meu camarada!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelas sugestões! Sobre a instalação, realmente quero melhorá-la, mas o meu grande problema aqui é que levei para ser instalado em uma loja que é considerada uma das melhores daqui da cidade, imagina as outras, então estou sem onde levar aqui, mas como São Paulo é bem perto, poderia levar em algum lugar lá, recomenda alguma loja/profissional? Lembrando que a ideia desse meu set é custo/benefício, quero gastar algo compatível com o valor do set.

cara se quizer alguma ajuda aqui em sp capital, da um toque, posso ate te ajudar a fazer a instalação, e não cobro nada, só que só m~es que vem, pois acabei de passar por uma cirurgia essa quinta feira, e vou ficar pelo menos 20 dias de molho sem poder fazer força, mas daqui ums 20 ou 30 dias posso te ajudar caso vc decida esperar e quizer a ajuda...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

amigo , não me leve a mal quando disse pra vender tudo , disse por que acho mesmo que deveria, mas nem me passou pela cabeça querer esnobar ou algo do genero, eu penei muito até chegar no meu set atual e gastei sim dinheiro , mas tambem to cansado de cara revoltadinho que fala que é playboy e tals ninguem sabe da minha vida carai, mas continuando com o assunto do set, o seu mid acho ele bem aceitavel para um set de entrada , o que peca mesmo são os tw sei que é dificl acertar um tw que case com o mid , mas ja pensou em fazer seu set ativo? posso estar falando besteira, mas não é nada muito complicado além do mais vc manja de frequencias pois é musico então teoricamente deve ter um ouvido bom pra detectar as nuances do som automotivo, na verdade me interessei por som automotivo talvez pelo mesmo motivo que o seu , (ser musicista) pois as peculiaridades de um bom set somos obrigados a ouvir , senão a evolução em qualquer tipo de instrumento se torna impossivel acho q o melhor que vc deve fazer é deixar este seu set rolar então e escutar referencias diferentes (sets diferentes) até se ambientar com equipamento x ou y , logico se vc tiver um pouco de paciencia o que no meu caso é impossivel, vou comprando testando se não gosto vou vendendo,e por ae vai, mas isso faço pois ja virou vicio e meu unico divertimento no momento é som automotivo,vai muito do que vc quer , ter um set equilibrado pra escutar e se tornar um viciado ou ter apenas um set de qualidade minima, aposto que vc cairá na primeira opção pois como vejo que é apaixonado por musica vai querer sempre o melhor , desculpe te encher de babozeiras mas estou ae pra ajudar e não pra criticar , stay heavy meu camarada!!!!!!

Opa, quando a sugestão, tranquilo! É que no momento eu tenho outras prioridades e não pude gastar muito com som, mas queria melhorá-lo. Antes tinha um player H-Buster com 2 triaxiais na frente e 2 6x9 atrás, perto do que tinha antes o que tenho hoje é uma evolução absurda, já estou quase satisfeito com o set e pretendo só dar os toques finais na instalação, mas agora que já investi nele pretendo ficar pelo menos um ano desse jeito, aí quem sabe ano que vem quando estiver mais tranquilo financeiramente eu mexo novamente no som, montando um set mais top, até porque quando puder melhorar com certeza eu vou!

Sobre ser músico, cara, eu já entrei em paranoia por equipamento musical, principalmente guitarra, chegou uma hora que eu percebi que estava me importando mais com o timbre do instrumento do que com o que estava tocando, comprava equipamentos caros pra compensar isso, até quando vi gente tirando leite de pedra com equipamentos considerados médios, foi aí que percebi que o importante é ter algo legal e saber tirar o máximo do que se tem e ir evoluindo aos poucos, quero aplicar isso com o som automotivo.

Mas é isso aí, pra nós que somos viciados em música é uma busca sem fim pela melhora do som, apesar de caro até que é interessante, rs.

Compartilhar este post

Link para o post

cara se quizer alguma ajuda aqui em sp capital, da um toque, posso ate te ajudar a fazer a instalação, e não cobro nada, só que só m~es que vem, pois acabei de passar por uma cirurgia essa quinta feira, e vou ficar pelo menos 20 dias de molho sem poder fazer força, mas daqui ums 20 ou 30 dias posso te ajudar caso vc decida esperar e quizer a ajuda...

abraços

Opa vamos marcar sim! Não tenho tanta pressa agora, meu set já está tocando e já dá pra ir curtindo um som. Vi que você também tem um pug então isso deve ajudar bastante pois o 206 é praticamente igual ao 207 pra instalar um som. Valeu aí pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa vamos marcar sim! Não tenho tanta pressa agora, meu set já está tocando e já dá pra ir curtindo um som. Vi que você também tem um pug então isso deve ajudar bastante pois o 206 é praticamente igual ao 207 pra instalar um som. Valeu aí pela ajuda!

Beleza, se pode esperar, assim que eu estiver recuperado é só marcarmos um findi e já era, agente monta rápidinho, inclusive a manta nas portas, o meu pug eu fiz todo diy, inclusive o porta malas,da uma olhada no link abaixo que vou postar, é o meu set, fiz toda a instalação sozinho, da uma olhada nas fotos, etc...

qualquer coisa me add no msn: soouza731@live.com

da uma olhada nesse tópico, é o meu projeto... http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=168243&st=0

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, se precisarem podem dar um toque tmb que eu ajudo! 206 e 207 são irmãos gemeos, a diferença é mínima, e só de aparencia!

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, se pode esperar, assim que eu estiver recuperado é só marcarmos um findi e já era, agente monta rápidinho, inclusive a manta nas portas, o meu pug eu fiz todo diy, inclusive o porta malas,da uma olhada no link abaixo que vou postar, é o meu set, fiz toda a instalação sozinho, da uma olhada nas fotos, etc...

qualquer coisa me add no msn: soouza731@live.com

da uma olhada nesse tópico, é o meu projeto... http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=168243&st=0

abraços

Valeu! Vou te adicionar aqui no msn aí a gente vai trocando ideia. Entra no Clube Peugeot também? Aliás, eu vi o tópico todo da instalação, queria fazer igual você fez com sua potência, na lateral do porta malas, mas o instalador disse que o fio não chega até lá, aí teria que emendar, isso seria um problema? Posso acabar perdendo qualidade ou criando ruídos no som por causa dessa emenda?

Aproveitando, uma segunda pergunta de última hora, não sei se não fui com a cara desse kit ou se é a instalação, mas o tweeter é bem bem agudo mesmo e hoje fui na loja ver o esquema do capacitor, não tinha nenhum lá, mas o midbass não está reproduzindo legal as frequências médio/graves, não sei o que acontece. Caso eu que não tenha ido com a cara dele, existe alguma opção de baixo custo melhor que ele? Sei que existem ótimos kits por 300, 400 reais mas não posso gastar mais com isso, teria que ser um kit de 150 ou no máximo 200 reais. Alguém tem alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana amigo, você começou muito bem, eu também aprecio muito som de qualidade mas não tenho carro e nem $$ ! tenho apenas 12 anos, e estou ajuntando meu dinheirinho faz 1 ano que ganho pra montar um setzinho SQ basico no meu quarto !

Não sei si irá te ajudar mas meu intuito é ter um set tocando todas as frequências tocando todo tipo de música, com bom detalhamento nos médios e agudos ! Meu set em mente é:

CD-Player Kenwood KDC-MP1048 (199$)

Rockford Fosgate 4.6x (250$)

Subwoofer Keybass Black Phanter 8"(125$)

Par de mids NAR CW65.01 (75$ cada)

Par de Tweeter's 1TW1 (49$ cada)

2 Pares de Full-Range SWS9016-A (já tenho)

2 Fontes ATX 450w (PARALELO) (9,99$ cada)

Meu intuito é fazer umas books pros mids pra eles tocarem apenas o Grave e médio grave descerem até 60hz ! deixando LPF em 225hz ! O Subwoofer tocando apenas o subgrave ou seja dos 60hz até os 20hz ! Os FULL + TW tocando o médio agudo (225hz a 20khz)

Como seu intuito é tocar rock in roll e metal, uma selada cai muito bem ! Os up's sempre que puder sempre vai ser bem vindo ! no caso Tratar as portas = Melhora no médio-grave ! Trocar o tw = agudos mais suaves ! Trocar HU = Melhora na qualidade áudio geral e mais recursos afim de melhorar o palco e qualidade !

O up no sub, será ótimo ! no caso já vou dando minha dica: NAR 10sw2 em selada ! Te garanto que vai dar uma ótima melhora no grave ! você vai ver a qualidade que tem ! Grave macio é muito bom !

Então é isso, dei apenas umas simples dicas do que tenho conhecimento !

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana amigo, você começou muito bem, eu também aprecio muito som de qualidade mas não tenho carro e nem $$ ! tenho apenas 12 anos, e estou ajuntando meu dinheirinho faz 1 ano que ganho pra montar um setzinho SQ basico no meu quarto !

Não sei si irá te ajudar mas meu intuito é ter um set tocando todas as frequências tocando todo tipo de música, com bom detalhamento nos médios e agudos ! Meu set em mente é:

CD-Player Kenwood KDC-MP1048 (199$)

Rockford Fosgate 4.6x (250$)

Subwoofer Keybass Black Phanter 8"(125$)

Par de mids NAR CW65.01 (75$ cada)

Par de Tweeter's 1TW1 (49$ cada)

2 Pares de Full-Range SWS9016-A (já tenho)

2 Fontes ATX 450w (PARALELO) (9,99$ cada)

Meu intuito é fazer umas books pros mids pra eles tocarem apenas o Grave e médio grave descerem até 60hz ! deixando LPF em 225hz ! O Subwoofer tocando apenas o subgrave ou seja dos 60hz até os 20hz ! Os FULL + TW tocando o médio agudo (225hz a 20khz)

Como seu intuito é tocar rock in roll e metal, uma selada cai muito bem ! Os up's sempre que puder sempre vai ser bem vindo ! no caso Tratar as portas = Melhora no médio-grave ! Trocar o tw = agudos mais suaves ! Trocar HU = Melhora na qualidade áudio geral e mais recursos afim de melhorar o palco e qualidade !

O up no sub, será ótimo ! no caso já vou dando minha dica: NAR 10sw2 em selada ! Te garanto que vai dar uma ótima melhora no grave ! você vai ver a qualidade que tem ! Grave macio é muito bom !

Então é isso, dei apenas umas simples dicas do que tenho conhecimento !

Boa sorte

Valeu!! Poxa, quem me dera saber de tudo isso quando tinha 12 anos, nessa época só sabia fazer mer** por aí na rua, rs.

Sobre o médio-grave do midbass, é este meu maior problema nele e também tenho a sensação que falta definição. Sobre trocar os tweeters desse kit, citaram neste tópico mesmo que é difícil trocar kits de marcas diferentes, neste caso, como poderia fazer? Até estaria disposto a trocar o kit 2 vias, mas não poderia pegar nada excepcional.

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe, é alguns fica meio surpreso com minha sabedoria em som automotivo principalmente os vendedores de loja de som hehe

No caso do midbass, assim eu vejo aqui a maioria dos sets o pessoal usa o subwoofer pra tocar apenas o subgrave ! o resto fica por conta dos midbass, mas como você precisa de uma força nos graves altos, então eu mesmo acho que o subwoofer poderia atuar ai, só o problema que na maioria das vezes o subwoofer abafa os midbass quando cortado o LPF alto, ou seja o midbass só iria atuar na voz !

Por isso mesmo eu vou utilizar os 2 pares de full pois pra o midbass se concentra apenas no grave e médio grave ! Eu testei os full aqui e me agradou bastante, deu apenas voz ! voz feminina achei uma boa definição, já a voz masculina apenas em caixinhas mesmo, ai sim tem um bom detalhamento !

No caso dos tweeters não vou afirma nada pois, nunca tive/ouvi um set descente pra saber como é, então fica difícil eu opinar, mas pra mim mesmo eu não acho difícil ! Mas tudo pra saber mesmo tem que ouvir ! Eu arriscaria em trocar o tweeter da bravox pelo o 1TW1, eu mesmo acho que ficaria melhor sem ter essa dificuldade de ter um kit com equipamentos de marcas diferentes !

Tem vários tipos de domo de tweeter cada um tem o seu agudo diferente, e pra Som de Qualidade faz diferença ! eu mesmo já cheguei a fazer testes hehe ! Dos tipos de domo que conheço tem o de Titânio, de Seda, Piezoelétrico, de Papel e Domo de metal (esse não testei), no caso do de titânio, eu achei muito bom, utilizei aqueles genéricos mesmo, e achei que tem um agudo fino um pouco alto mas ao mesmo tempo agradável, o de Seda o agudo é totalmente diferente do de Titânio, pra mim o de Seda desce mais tem um agudo menos fino, mais detalhado e ficou agradável só achei que não sobe muito, o Piezoelétrico é o pior de todos, achei o agudo um pouco estridente, eu mesmo senti que ele é um pouco mono-nota ! o de papel é parecido com o agudo do de titânio, é um pouco menos fino, mas gostei bastante !

De todos os mesmo eu achei que o de titânio é o que sobe mais, não achei irritante ótimo para 3 vias, mas é muito bom ! o de Seda eu achei o que sobe menos, pra 2 vias achei ótimo !

Essa foi minha opinião sobre os tipos de domos de tweeter, o resultado pode variar um pouco, dependo da marca e modelo, todos os utilizados foi aqueles baratinhos, e outros foi pegos de mini system hehe, então varia de gosto pra gosto, tem gente que gosta de agudo fino, tem gente que gosta um agudo mais "grave", então tem que ver o seu gosto

No kit 2 vias, não é preciso nada expecional, eu mesmo penso assim, Som de Qualidade é o que agrada o dono, então exemplo se é um kit barato e te agradou porque trocar ? Aos poucos vai melhorando ! E não vender tudo e começar do zero <_<, eu mesmo vou comprar aos poucos começando com os mid e tw direto no player e sem subwoofer, e vou melhorando conforme achar que ta faltando ! Meu set em mente é aquele, mas claro pode mudar, conforme o que eu achar como está se comportando ! Mas quero testar todos os tipos de regulagens e cortes até deixar no meu agrado ;)

É isso ai, e me desculpe pelo o texto enorme, apenas queria mostrar o que sei e dar umas dicas hehe

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe, é alguns fica meio surpreso com minha sabedoria em som automotivo principalmente os vendedores de loja de som hehe

No caso do midbass, assim eu vejo aqui a maioria dos sets o pessoal usa o subwoofer pra tocar apenas o subgrave ! o resto fica por conta dos midbass, mas como você precisa de uma força nos graves altos, então eu mesmo acho que o subwoofer poderia atuar ai, só o problema que na maioria das vezes o subwoofer abafa os midbass quando cortado o LPF alto, ou seja o midbass só iria atuar na voz !

Por isso mesmo eu vou utilizar os 2 pares de full pois pra o midbass se concentra apenas no grave e médio grave ! Eu testei os full aqui e me agradou bastante, deu apenas voz ! voz feminina achei uma boa definição, já a voz masculina apenas em caixinhas mesmo, ai sim tem um bom detalhamento !

No caso dos tweeters não vou afirma nada pois, nunca tive/ouvi um set descente pra saber como é, então fica difícil eu opinar, mas pra mim mesmo eu não acho difícil ! Mas tudo pra saber mesmo tem que ouvir ! Eu arriscaria em trocar o tweeter da bravox pelo o 1TW1, eu mesmo acho que ficaria melhor sem ter essa dificuldade de ter um kit com equipamentos de marcas diferentes !

Tem vários tipos de domo de tweeter cada um tem o seu agudo diferente, e pra Som de Qualidade faz diferença ! eu mesmo já cheguei a fazer testes hehe ! Dos tipos de domo que conheço tem o de Titânio, de Seda, Piezoelétrico, de Papel e Domo de metal (esse não testei), no caso do de titânio, eu achei muito bom, utilizei aqueles genéricos mesmo, e achei que tem um agudo fino um pouco alto mas ao mesmo tempo agradável, o de Seda o agudo é totalmente diferente do de Titânio, pra mim o de Seda desce mais tem um agudo menos fino, mais detalhado e ficou agradável só achei que não sobe muito, o Piezoelétrico é o pior de todos, achei o agudo um pouco estridente, eu mesmo senti que ele é um pouco mono-nota ! o de papel é parecido com o agudo do de titânio, é um pouco menos fino, mas gostei bastante !

De todos os mesmo eu achei que o de titânio é o que sobe mais, não achei irritante ótimo para 3 vias, mas é muito bom ! o de Seda eu achei o que sobe menos, pra 2 vias achei ótimo !

Essa foi minha opinião sobre os tipos de domos de tweeter, o resultado pode variar um pouco, dependo da marca e modelo, todos os utilizados foi aqueles baratinhos, e outros foi pegos de mini system hehe, então varia de gosto pra gosto, tem gente que gosta de agudo fino, tem gente que gosta um agudo mais "grave", então tem que ver o seu gosto

No kit 2 vias, não é preciso nada expecional, eu mesmo penso assim, Som de Qualidade é o que agrada o dono, então exemplo se é um kit barato e te agradou porque trocar ? Aos poucos vai melhorando ! E não vender tudo e começar do zero <_<, eu mesmo vou comprar aos poucos começando com os mid e tw direto no player e sem subwoofer, e vou melhorando conforme achar que ta faltando ! Meu set em mente é aquele, mas claro pode mudar, conforme o que eu achar como está se comportando ! Mas quero testar todos os tipos de regulagens e cortes até deixar no meu agrado ;)

É isso ai, e me desculpe pelo o texto enorme, apenas queria mostrar o que sei e dar umas dicas hehe

[]-[]

Ahhh va, pode falar a verdade, vc e um anao disfarcado...kkkkkk(brincadeira)

parabens pelo projeto, vai ficar um sonzinho bem legal...

abracos

Compartilhar este post

Link para o post

kkk, obrigado pela força, estou confiante que vou ter um bom sonzinho ! hehe

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

A minha ideia é tratar as portas e fazer o corte do sub em 80hz, acho que deve ficar melhor pois a função do médio/grave é realmente do midbass.

Hoje fiz um teste, peguei uns eletrônicos com umas batidas, desliguei o sub, cortei o midbass por aí (80hz) e mandei ver. Ele bate razoavelmente, mas dá pra perceber que pode ir mais, agora é terminar a instalação pra ver como fica!

Compartilhar este post

Link para o post

A minha ideia é tratar as portas e fazer o corte do sub em 80hz, acho que deve ficar melhor pois a função do médio/grave é realmente do midbass.

Hoje fiz um teste, peguei uns eletrônicos com umas batidas, desliguei o sub, cortei o midbass por aí (80hz) e mandei ver. Ele bate razoavelmente, mas dá pra perceber que pode ir mais, agora é terminar a instalação pra ver como fica!

Se pode ir mais, por que nao coloca ele pra tocar até 60hz e deixa o sub até no maximo 50hz?

80hz pra mim é MUITA coisa pra um subwoofer...

Compartilhar este post

Link para o post

É 80hz é um pouco alto pra subwoofer mesmo, mas a porta dele não está tratada, o midbass dele não desce muito, então não acho problema o subwoofer atuar até os 80hz por enquanto ! Creio eu que se tratar a porta vai melhorar bastante ! Ai sim pode corta o midbass em 60hz tranquilo ! e o Subwoofer 50~60hz

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...