Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rseifert

C4 - início da instalação e equipamentos

Recommended Posts

Olá pessoal, bom dia.

Sou novo aqui no fórum, mas minha paixão por som automotivo vem de muito tempo.

Tenho no carro de minha esposa kit 03 vias HAT Legatia, Alpine DVD INA-W900, sub JL 8w7 e módulos alpine e toda fiação monster cable série 400.

Agora vou começar a instalação de meus novos brinquedos, que espero supere o carro da patroa, que descrevo aqui:

HU: P99RS

03 vias: Moral Elate

Sub: JL 10W7

Modulo sub: JL slash 1000/1v2

Modulo midbass: JL slash 300/2v2

Modulo midrange e tweeter: Jl slash 300/4v2

Cabos RCA: todos monster cable série 400 extreme

Cabos falantes: monstar cable para midbass e sub (série 400) e audison sonus para midrange e tweeter.

Parte elétrica, distribuidores, porta fusível e capacitor: todos linha connection da audison.

Vou fazer etapa por etapa, sendo a primeira a fiação completa (semana que vem).

Posteriormente vou iniciar a preparação do porta malas, onde pretendo colocar tudo na horizontal (fundo da mala), inclusive o sub em uma caixa selada de 35 litros no local do estepe.

O midbass irá na porta, tweeter e midrange são minhas dúvidas.

Tenho a opção da clássica da coluna (que acredito deixe os ladrões de plantão acesos demais), opção local original sobre o painel (onde o C4 vem com tweeter) e a que acredito mais louca que é fazer furação nas portas como vem nos BMW`s por exemplo.

Assim, venho solicitar a ajuda e conhecimento de vocês, bem como críticas sobre equipamentos e escolhas (sempre bem vindas) espero sejam bem colocadas por vocês, que na maioria são experientes no assunto.

Sei que muitas pessoas irão falar que tem muito spl, tal e tal e tal, mas sou da opinião que gosto musical e musicalidade é algo extremamente pessoal e de que cada um tem sua "regulagem" do que acha correto.

Ainda, se acreditarem que o meu caso não é nomenclatura "hi-fi" peço sinceras desculpas, mas estou postando aqui pelo conhecimento que vejo ser relatado em cada tópico que leio.

Fico esperando por suas respostas,

Grande abraço,

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo nivel da HU e do kit eu colocaria outros modulos para tocar seu sistema, quanto tem para gastar com os modulos?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo nivel da HU e do kit eu colocaria outros modulos para tocar seu sistema, quanto tem para gastar com os modulos?

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Vc está com ótimos equips em mãos e agora td vai depender de uma boa instalação mesmo.

Minhas dúvidas:

- Qual é o carro?

- Por que escolheu esses RCA? Tem outras opções?

Minhas considerações:

- Antes da fiação eu cuidaria do isolamento acústico nessa ordem: tratamento das portas (ch externa, ch interna, forro plástico), porta-malas e teto.

- Você vai ter que levantar demais o assoalho se optar por esse tipo de caixa devido ao conjunto magnético do W7 que é enorme e pelo volume que vc vai precisar.

- Não sei como esse midbass se comportam em ambientes Infinite Baffle como a porta, vale consultar quem já usou ou testar antes de partir pra instalação.

- Pelo seu nível de equips eu faria vários testes antes de confeccionar a coluna/pezinho/portas. Tenho 1 3 vias no carro e uso os tw e midranges nas colunas em off-axis (um virado p/o outro). Posso dizer que o palco sobe demais nessa configuração e a voz ficou muito definida. Perdi em largura de palco, detalhamento dos tw. Da próx vez penso em fazer + testes antes de partir p/instalação. O problema de colunas on-axis p/midrange+tw é que geralmente a coluna do lado do motorista fica bem feia.

- Sobre o SPL acredito que não vá interferir tanto por ser um 3 vias e o corte do sub provavelmente ficar entr 40 e 60Hz. Vai só complementar o midbass, ainda que com mta força.

- E finalmente, deixe todos os amplificadores em "full" e seja feliz fazendo todos os cortes e processamento pelo P99RS, que pra mim é uma das melhores headunits fabricadas atualmente.

Acompanhando.

Editado por Alex_84

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Sem querer parecer arrogante, a lista de equipamentos que você descreveu, em grande parte não se destina a Hi-Fi. Apenas o P99 e o kit Morel Elate sim, o restante não.

Um Sub JL W7 certamente não se destina ai som de qualidade, afinal ele não foi projetado para isso; seu som é destinado ao grave "gordo" característico ao SPL. Os Amps também são no máximo médios e o pior, voltados ao SPL também.

A fiação escolhida pode ser de qualidade média, mas por necessidade pode até ser usada; ainda que o resultado final seja sofrível. Entretanto, posteriormente você pode fazer um upgrade.

Creio ser bem legal o fato de você estar compartilhando conosco o seu projeto, porém ele se enquadra melhor em outra categoria, que não seja hi-fi.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao Sub eu pensava o mesmo, no entanto o pessoal da koyama me disse que o sub é destinado a qualidade sim, so que pela aparencia do sub o pessoal acaba utilizando ele para SPL.

Quanto ao set em um primeiro momento eu só mudaria os cabos por outros de melhor qualidade pois eles estarão limitando muito o sistema.

No mais é montar e ajustar direito que vai ficar legal!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tive um 10W7 e realmente bem ajustado sem consegue uma boa qualidade sim e com um bom SPL, como é o desejado!

Porem tambem acho que o 300/4 pro kit nao ta casando, procuraria um modulo mais refinado pra tocar o Elate!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Sem querer parecer arrogante, a lista de equipamentos que você descreveu, em grande parte não se destina a Hi-Fi. Apenas o P99 e o kit Morel Elate sim, o restante não.

Um Sub JL W7 certamente não se destina ai som de qualidade, afinal ele não foi projetado para isso; seu som é destinado ao grave "gordo" característico ao SPL. Os Amps também são no máximo médios e o pior, voltados ao SPL também.

A fiação escolhida pode ser de qualidade média, mas por necessidade pode até ser usada; ainda que o resultado final seja sofrível. Entretanto, posteriormente você pode fazer um upgrade.

Creio ser bem legal o fato de você estar compartilhando conosco o seu projeto, porém ele se enquadra melhor em outra categoria, que não seja hi-fi.

Isso não é o que está escrito no post da Koyama.

Logo, tudo que foi escrito lá eu posso considerar apenas marketing?

Compartilhar este post

Link para o post

Só para elucidar...

Esta é uma pergunta delicada, mas já que me propus a esclarecer de forma transparente todas as dúvidas levantadas, vamos lá. A Focal tinha consciência de que até alguns anos atrás seus amplificadores tinham um nível excelente, mas ainda faltava algo. Foi então que iniciaram o desenvolvimento desta nova linha chamada FPS (Focal Power Symmetric) se inspirando nos melhores modelos de amplificadores residenciais com tecnologia simétrica de amplificação. Ou seja, o amp estéreo tem dois amplificadores idênticos. E é natural que hoje eles defendam os seus modelos, que vem tendo um aumento incrível no volume de vendas em todo o mundo. Ano passado um carro 100% Focal levou a final do EMMA asiático com estes modelos. A linha Solid hoje vende muito, muito, muito bem, a Audio Design por exemplo que já trabalhou com praticamente todas as marcas optou em ter este modelo como um de seus principais, mas no começo o Sr. Marcello Figueiredo estava meio cético em relação a qualidade e hoje já a adotou como uma de suas principais linhas, talvez a principal.

A JL Audio já é conhecida por fabricar amplificadores de alta qualidade, e embora eles não se preocupem em usar o termo High-End para suas linhas HD e Slash, são considerados pela mídia especializada como tal. E naturalmente também defendem a qualidade de seus amplificadores como um dos melhores.

Entretanto, o quesito amplificadores ainda é um ponto muito controverso, muito polêmico e todos sabem disso, inclusive as próprias marcas. Em nenhum momento foi afirmado por eles (Focal e JL) que seus amplificadores são OS MELHORES DO MUNDO. Isso seria comprar briga a toa. Provavelmente, entre todos os equipamentos de áudio, amplificadores são os que mais acabam caindo no ponto de gosto pessoal. Há muitos anos atrás de fato a Focal fez um trabalho com a Audison quando estava iniciando sua divisão de amplificadores automotivos, mas não tenho maiores detalhes sobre isso. O que sei é que estão investindo pesado nesta divisão cada vez mais, hoje totalmente independentes. Posso afirmar que tanto JL quanto Focal hoje entregam qualidade para figurar entre os melhores do mundo (marcas com projeção comercial, não adianta querermos falar de um Spectral por exemplo) mas não podemos afirmar que são os melhores dos melhores, assim como acredito ser meio arriscado qualquer marca falar isso. O mercado mundial sabe o que é bom, há um tópico que o usuário Rick Demolidor criou na seção geral que aborda isso, a credibilidade de quem apresenta uma linha/modelo e parece que para a grande maioria é mais confiável ouvir a um usuário experiente do que o próprio fabricante.

A Audison faz amplificadores excelentes?? Sim, faz. Nós da Koyama já chegamos a trabalhar com esta marca em 2005, mas os preços não eram competitivos e o mercado na época era ainda um pouco despreparado para isso. Os amplificadores JL ou Focal fazem frente a eles?? Se tomarmos como base o volume consumido no mundo, principalmente em países com tradição em SQ, sim. Se compararmos as topologias, cada um vai cair para um lado. Se compararmos preferência pessoal, mesma coisa. O que posso afirmar é que indepentende de qual marca/modelo você adquirir, são produtos de primeiríssima linha, todos com premiações, títulos e ótimas avaliações pela mídia especializada. Concluindo, o Sakata fez um estudo sobre o porquê de haver tantas divergências sobre áudio até hoje e chegou a um estudo realizado há muito, muito tempo atrás sobre como as pessoas ouvem e não como o áudio soa. Este estudo defende que basicamente há dois tipos de "ouvidos", o sintético e o analítico. Vou procurá-lo e postar aqui para vocês lerem. Resumidamente, são formas diferentes de se ouvir e esse é talvez o motivo de o que é excelente para um é horroroso para outro e vice versa. Talvez não de forma tão exagerada como minhas palavras, mas segue esta linha.

Obrigado,

Reinaldo

E ai?

Verdade? Mentira? meia verdade?

Gostaria até de ter um feedback do próprio Reinaldo que é o responsável pela divulgação da marca nesse espaço.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo kit que voce tem o ideal mesmo seria um modulo mais forte para o esterio um DLS A4 - Audison LRX 4.1K daria para fazer um bi-amp pelo cross do kit

Compartilhar este post

Link para o post

na palestra da JL no evento da Koyama o diretor técnico da fábrica falou sobre essa questão dos W7 para SQ (que ele realmente era o subwoofer mais indicado para isso, com qualidade e potência). Eu ouvi um 13w7 e achei meio pesadão, mas acredito que não estava alimentado a altura... heeheh.

Quanto aos amplificadores eu instalaria antes, parte dos engenheiros da JL era da Precision Power, no achismo puro acho que vai ficar legal... nesse mesmo carro do 13w7 tinha amplificadores JL com Focal Utopia antigo e estava bem satisfatória a parte do estéreo.

PS> parabéns pelo carro e pelo bom gosto nos equipamentos.

Editado por LeandroVeterinario

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, boa noite.

Quais seriam os cabos rca recomendados? E para os falantes?

E dos módulos, qual seria a recomendação, lembrando que preciso de 03 vias (06 canais)?

Sou todo ouvidos, e estou curioso pela resposta da yokohama.

Porquê não se curte JL? Quem já usou?

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

se for usar 2 modulos ou + o certo é usar um cabo de 54mm² e colocar um distribuidor e dele sair cabos de 21mm²

cabos de falantes cabos de 12awg ou 3mm²

P.S.: acho que pelo que voce tem não seria 4vias? 3vias do kit + o sub?

Compartilhar este post

Link para o post

estou curioso pela resposta da yokohama.

yokohama

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Desculpe, estou bêbado, ignore. rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

yokohama

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Desculpe, estou bêbado, ignore. rsrs

Bebida e internet sempre sai mer**!

Mas eu também ri!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Yokohama, koyama, no final deve ser tudo nome de cidade!!!!!!

Huahuahua, deu boa essa!!!!

Mas e ai, qual fiação vcs indicam? Quem vende????

Módulo vou trocar ano que vem, por mc, se nao comprar ainda este ano,

Rafa

Compartilhar este post

Link para o post

Esses amplificadores são bons? Teriam que pelo menos fazer jus à HU P99.

Caso contrário, pode vender esse Pioneer para mim... rs.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao W7, lembrem-se que os sub-woofers JL-Audio residenciais, sempre muito bem cotados, utilizam a linha W7 de falantes.

Um 10W7 em caixa selada, toca muito bem. Não é o sub-woofer mais rápido que conheço, mas tem outras ótimas qualidades.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

é um bom sub sim, acompanha bem pra quem gosta de grave forte.

Mas grave pra SQ realmente não dá.

O w6 pra SQ mesmo já sofre.

Mas prum grave pro dia-a-dia o w7 é gostoso e toca forte

Boa sorte no set, tem tudo pra ficar muito bom!

Acho que todos os equipamentos estao compativeis.

A HU ta meio sobrando, melhor ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja comprou? Agora use-os!

Eu ia de olhos fechados com o q vc tem em maos.

W7 bem alimentado, pode sim entrar num set SQ. Temos um exemplo aqui em Natal, e eu gostei muito do resultado numa selada de aprox 33L, sendo empurrando pelo canal mono de um Audison 5.1k. Achei o sub perfeito, claro que é exagerado quando você QUER que ele seja, mas pra ouvir na light, ele é super rapido e presente em volumes baixos!

Mude nd n e vai que é tua Tafarel!

Edit: Axo q player ta sobrando ai n. Dizem isso pelo preço atual?

Alpine 117 + h100, acredito que n ficaria devendo em nd na qualidade! Em recurso, axo q so msm o 4-way que o Pioneer consegue fazer!

Isso é um puta player. O mais completo atualmente, e lindo tbm! :legal:

Editado por RaoniPaiva

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao W7, lembrem-se que os sub-woofers JL-Audio residenciais, sempre muito bem cotados, utilizam a linha W7 de falantes.

Um 10W7 em caixa selada, toca muito bem. Não é o sub-woofer mais rápido que conheço, mas tem outras ótimas qualidades.

Abraços.

Caro Abreu,

Sempre respeito muito o que você escreve e de maneira nenhuma gostaria de parecer que estou implicando contigo, mas me permita fazer uma consideração.

Como um Sub residencial da JL pode ser bem cotado, se, não se utiliza caixa de sub para sistema hi-fi residencial? Não se utiliza sistema 2.1 ou 5.1 ou 7.1 ou 100.1 para som hi-fi, isso só acontece com sistema para home theather. Será que estou correto? Em casos muito raros e extremos, algumas caixas residenciais utilizam o sub, integrado no gabinete para sistemas 2 1/2 e olhe lá.

Tento demonstrar com essa tese que: Não pode ser um sub bom para residencial, se, som hi-fi residencial não usa caixa isolada para sub. Para um bom home-theater OK ou para ouvir som eletronico no carro OK, mas Hi-Fi não. Com todo o respeito acredito que foi aqui que você se equivocou.

Se não prestarmos atenção, daqui a pouco estaremos acreditando em SqPL ou em sistemas de home-theater/stereo/hi-fi ou então em unicornio roxo que toca sanfona.

Voltamos ao inicio, SUB JL 10W7 não serve para Hi-Fi, como já escrevi anteriormente. Agora vou completar a frase: Sub JL 10W7 não serve para som hi-fi, seja ele residencial ou no carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que a idéia do cara é um som interno de qualidade... acredito que nas mãos de quem sabe fazer, o W7 consegue sim entregar isso... o problema é que com o dinheiro que ele vale daria pra comprar outros inúmeros subs que atenderiam melhor e de forma mais fácil a proposta de alta fidelidade...

Complementando, quem foi no ultimo QS, viu na prática subs que a princípio a maioria das pessoas torcem o nariz e que em boas caixas e bons sets, tocaram lindamente! Posso citar o Hertz Energy do Massami...

Editado por Edgrau

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Abreu,

Sempre respeito muito o que você escreve e de maneira nenhuma gostaria de parecer que estou implicando contigo, mas me permita fazer uma consideração.

Como um Sub residencial da JL pode ser bem cotado, se, não se utiliza caixa de sub para sistema hi-fi residencial? Não se utiliza sistema 2.1 ou 5.1 ou 7.1 ou 100.1 para som hi-fi, isso só acontece com sistema para home theather. Será que estou correto? Em casos muito raros e extremos, algumas caixas residenciais utilizam o sub, integrado no gabinete para sistemas 2 1/2 e olhe lá.

Tento demonstrar com essa tese que: Não pode ser um sub bom para residencial, se, som hi-fi residencial não usa caixa isolada para sub. Para um bom home-theater OK ou para ouvir som eletronico no carro OK, mas Hi-Fi não. Com todo o respeito acredito que foi aqui que você se equivocou.

Se não prestarmos atenção, daqui a pouco estaremos acreditando em SqPL ou em sistemas de home-theater/stereo/hi-fi ou então em unicornio roxo que toca sanfona.

Voltamos ao inicio, SUB JL 10W7 não serve para Hi-Fi, como já escrevi anteriormente. Agora vou completar a frase: Sub JL 10W7 não serve para som hi-fi, seja ele residencial ou no carro.

Não entendi. Velodyne não é hi-fi?

Compartilhar este post

Link para o post

Agenor, uma caixa "2.5" não é por causa de subwoofer viu.

Compartilhar este post

Link para o post

tsssss até quando hi-fi vai ser definido na base dos achismos? Nunca vai existir nenhum baseline?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...