Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Colecionador

Quantos mm de fio usar do Sub ao amp?

Recommended Posts

Solda nos fios influi em alguma coisa?

 

Fala colecionador, bom da uma verificada na resistencia dos subs com o multimetro primeiro, depois verifica a polaridade talves vc trocou algum positivo com negativo e vice versa, so pode ser isso (acredito eu hehehhehehehh) flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala colecionador, bom da uma verificada na resistencia dos subs com o multimetro primeiro, depois verifica a polaridade talves vc trocou algum positivo com negativo e vice versa, so pode ser isso (acredito eu hehehhehehehh) flw

Como faz pra medir a a resistencia?

Só pedi pro instalador verificar a impendancia e estava dando 2ohms como antes de trocar.

 

No caso os 2 subs estão ligados no mesmo canal do amp, ou seja 2 fios positivos e 2 negativos. É ai que vc diz que pode ter trocado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tiver emendas, fica melhor soldadas.

 

Como vc colocou os fios no conectores? São de pressão né. A ponta do fio decapado tem que atravessar o conector, sobrar uma pontinha do fio do outro lado.

 

As polaridades podem estar trocadas entre as bobinas do sub também, se forem bobina dupla, ou se for bobina simples, nos próprios Subs, tipo um pode estar certo (+ e -) e outro sub invertido, aí haverá um cancelamento de graves.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tiver emendas, fica melhor soldadas.

 

Como vc colocou os fios no conectores? São de pressão né. A ponta do fio decapado tem que atravessar o conector, sobrar uma pontinha do fio do outro lado.

 

As polaridades podem estar trocadas entre as bobinas do sub também, se forem bobina dupla, ou se for bobina simples, nos próprios Subs, tipo um pode estar certo (+ e -) e outro sub invertido, aí haverá um cancelamento de graves.

Foi emendado os + e -, soldados e conectados.

Sim, são daqueles que se usa chave allen.

Mais se tiver invertido um vai bater diferente do outro ou não? Como dá para saber?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ligue um pilha comum nos fios do Sub, o + da pilha com o + do sub, idem com o -, o sub tem que excursionar pra fora (da caixa). Se excursionar pra dentro tá invertido.

 

testepolaridadesub.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ligue um pilha comum nos fios do Sub, o + da pilha com o + do sub, idem com o -, o sub tem que excursionar pra fora (da caixa). Se excursionar pra dentro tá invertido.

 

testepolaridadesub.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Mais tipo é seguro fazer isso? Não manda distorção?

 

Como os 2 estão soldados posso usar junto mesmo? Tipo testar os 2 subs de uma vez.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem perigo não, teste os dois juntos então, mas talvez a pilha não aguente movimentar os dois, os dois tem que se mover pro mesmo lado. E mover-se como eu disso no post anterior pra estar correto o + e -.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem perigo não, teste os dois juntos então, mas talvez a pilha não aguente movimentar os dois, os dois tem que se mover pro mesmo lado. E mover-se como eu disso no post anterior pra estar correto o + e -.

blz, vou testar amanhã pra ver.

 

O som ta tremendo mais e parece que só fica lá atrás na mala. E não como antes onde o sub batia mais forte com muita pressão e se espalhava pro carro.

 

Tentei mexer nas regulagens aqui mais não deu nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso 4mm pra 4 subs de 380w e amp de 1500w, impedância final 1 ohm.

 

Nunca tive problemas, mas confesso que exagero nas bitolas, mas é melhor errar para mais do que para menos :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema que já está meio "condicionado" 4mm pra sub aqui no fórum pasmafaute

 

Comprei pro sub de 150w rms um cabo paralelo da Sparflex de 2,5mm OFC que é da mesma bitola que o famigerado 4mm da pompéia que tenho aqui.

 

Além da bitola tem que cuidar a marca senão vai "levar gato por lebre" :legal:

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem perigo não, teste os dois juntos então, mas talvez a pilha não aguente movimentar os dois, os dois tem que se mover pro mesmo lado. E mover-se como eu disso no post anterior pra estar correto o + e -.

Então, testei aqui kra os 2 positivos emendados e os 2 negativos emendados.

Hora que liguei ambos fizeram um barulho e sairam pra fora e quando inverti tb fizeram barulho e foram pra dentro.

 

Então acho que tá certo, a não ser que apenas 1 dele esteja errado sei lá mais ai um deles teria que fazer o contrário né?

 

Usar cabo de energia pra casar impendancia não tem problema né?

Editado por Colecionador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, testei aqui kra os 2 positivos emendados e os 2 negativos emendados.

Hora que liguei ambos fizeram um barulho e sairam pra fora e quando inverti tb fizeram barulho e foram pra dentro.

 

Então acho que tá certo, a não ser que apenas 1 dele esteja errado sei lá mais ai um deles teria que fazer o contrário né?

 

Usar cabo de energia pra casar impendancia não tem problema né?

 

Não, eu uso 4mm residencial flexivel, os famosos pretos e vermelhos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que esse que comprei não é flexivel. Paralelo e flexivel é mesma coisa?

 

20112011858.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Já mexi em regulagem de tudo quanto é jeito e não deu.

 

Esse cabo que deve ta zuado, não tem nada escrito nele. Acho que não tem boa condutividade, pq ligando o som baixo a batida é mínima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que esse que comprei não é flexivel. Paralelo e flexivel é mesma coisa?

 

 

Já mexi em regulagem de tudo quanto é jeito e não deu.

 

Esse cabo que deve ta zuado, não tem nada escrito nele. Acho que não tem boa condutividade, pq ligando o som baixo a batida é mínima.

compra cabo residencial mesmo PP 2x4mm ou paralelo 2x4mm (paraleo quer dizer q vem um grudado no outro, flexivel quer dizer q o fio nao eh o solido residencial que eh so um fio mais grosso dentro, ja no flexivel sao varios fios mais finos q fazem fio ficar mais flexivel)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

compra cabo residencial mesmo PP 2x4mm ou paralelo 2x4mm (paraleo quer dizer q vem um grudado no outro, flexivel quer dizer q o fio nao eh o solido residencial que eh so um fio mais grosso dentro, ja no flexivel sao varios fios mais finos q fazem fio ficar mais flexivel)

Já estou usando.

Toquei o automotivo da Conduistein de 1,5mm acho por um paralelo da foto acima 4mm. Foi ai que começou o problema.

 

Agora pouco testei a impendacia e está dando 1.4 onde deveria dar 2ohm. O instalador caso a impendancia igual o outro que foi retirado. O que será que está errado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que não aconteceu algum problema que coincidiu com a troca do fio? será que sua bateria não deu uma fraquejada já?

 

Tem um amigo meu que instalou no carro dele um Power Two ano passado, eu falei pra ele que ia ter que por um fio de no mínimo 21mm², mais uma bateria, mas lá foi ele na loja de material elétrico e comprou 10mm²... aí eu fiquei uns 30 dias sem ir na casa dele, e até então estava, segundo ele, normal (leia-se o som pelo menos não cortava, nem acionava proteção), e no dia que eu fui na casa dele começou a cortar o som, dava umas desligadas no módulo, aí o bicho ficou sem graça.

 

Então comecei a especular ele, e na verdade começou a cortar porque ele passou a usar mais o carro em trajetos curtos, ele tem moto mas não usou naquela semana, então não dava tempo do alternador carregar a bateria completamente, foi só ele visitar o pai dele que mora no sítio à uns 30 KM que a bateria carregou bem no trajeto e parou de cortar o som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pior que pensei nesta possibilidade já que peguei a bateria usada. Alphacell nova é duro achar, fora a fortuna que é.

 

Depois que instalou foi ligado o som e tal, mais de cara já percebi que tava fraco e as possibilidades eram a bateria e o cabo do sub. Carreguei a bateria por 3 dias sem som, isso deu umas 2horas mais não mudou nada.

 

Então ficou mais provavel o fio do sub, que inclusive estava com receio de usar residencial mais como a galera aqui recomendou troquei.

 

 

Fui na autoelétrica hoje pra testar a bateria e tal, mais tava lotado e acabou ficando pra outro dia.

 

Mais vou trocar o cabo do sub denovo para automotivo 2,5mm ou 3mm, lá por quarta ou quinta.

 

Depois do uma testada na bateria tb, só pra garantir.

Editado por Colecionador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um detalhe, com o motor ligado o som também fica fraco e/ou não muda nada?

 

Se continuar fraco descartaria problemas com a bateria.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um detalhe, com o motor ligado o som também fica fraco e/ou não muda nada?

 

Se continuar fraco descartaria problemas com a bateria.

 

[]'s

Sim fica, parece que tem alguma coisa bloqueando o sub de dar toda a potencia. Só forçando pra ele fazer alguma coisa e ainda com muita vibração.

 

E olha que o alternador do Astra é forte 120ah e outro detalhe é a bateria da frente que tava com carga total, ou seja neste 3 dias só carregou a Alphacell.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nesse forum tem cadastrado metade dos usuários da cracolandia..... só pode.

 

eu uso 6mm, 70cm de fio, no 1k5h 1ohm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nesse forum tem cadastrado metade dos usuários da cracolandia..... só pode.

 

eu uso 6mm, 70cm de fio, no 1k5h 1ohm.

???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É valido ressaltar que a fiação que alimenta os falantes, seja subwoofer, woofer, mid, kit 2vias, corneta e etc não preciso de uma bitola grande, claro que não generalizando as proporções de um tweeterzinho utilizar a mesma bitola que um subwoofer de 4000rms... hehehe

Normalmente cabeamento grosso é utilizada para alimentar o modulo, ai sim!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É valido ressaltar que a fiação que alimenta os falantes, seja subwoofer, woofer, mid, kit 2vias, corneta e etc não preciso de uma bitola grande, claro que não generalizando as proporções de um tweeterzinho utilizar a mesma bitola que um subwoofer de 4000rms... hehehe

Normalmente cabeamento grosso é utilizada para alimentar o modulo, ai sim!

Acho que o módulo não ta tendo força pra empurrar os falantes com esse cabo mais grosso, ou então não ta bem conectado devido ao tamanho da bitola sei lá.

 

Enfim já pedi um cabo automotivo. Só esperando chegar pra ver no que vai dar.

 

Depois falo aqui se resolveu.

Editado por Colecionador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troquei aqui pelo fio que estava originalmente e não mudou nada.

 

A unica coisa que mudou foi a impendacia, com o residencial estava a 1.4 e agora com automotivo mais fino 1.6 a 1.8

 

Ou seja o problema não era o fio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...