Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RaAfaeL

Ajuda na montagem de meu set

Recommended Posts

Bem rapaziada!

Eu sou novo aqui no fórum (pelo menos de cadastro) pq acompanho o fórum a mais ou menos 2 anos e depois de 1 ano com som automotivo básico (caixa trio) conseguir felizmente partir para um sistema mais forte. Nos ultimos 6 meses acompanho o fórum com mais frequência quando comecei a comprar os acessórios para montar o som que me agrada. Tenho um voyage g5 e gosto de grave pra fora mas n curto a batida seca do woofer.Já possuo:

- 1 selenium tornado 15" 1100 wrms

- 1 soundigital 1500.d

- 1 d405

- 2 d220ti

- 1 corneta selenium hm3950 (para o d405)

Ainda n comprei pois tou na dúvida:

- 2 8pw3 ou 10pw3

- módulo para os drivers e MG (preferência soundigital)

- Crossover com corte 24db/8

- Bateria

Vamos lá...

Iria por 2 pioneer mas depois de ver somente 1 tornado tocando vi que se adequava mais ao que eu gostava (grave firme pra fora)

Sei que tem muito drive para o tornado mas vou trabalhar com o corte da d405 o mais baixo que eu puder pois procuro muita qualidade na voz, o timbre mais encorpado (por isto que n comprei a d405 trio) que eu puder botar sem correr o risco de queimar o driver, por isto as duas d220ti para ajudar a d405 e eu n ser abafado por qualquer som básico (4 d250x).

A corneta hm3950 com o d405 vou deixar numa caixa dentro do carro para usar no teto do voyage em situações q eu n precise abrir a mala (carro sedan direciona muito o som para um determinado lugar e nem sempre eu posso virar a mala pra onde eu desejo o som).

Bom minhas dúvidas estão nos drives.

1º Tem um vídeo no youtube da som SC dizendo q a d405 suporta cerca de 250, 300 rms e eu tava conversando com um instalador daqui de Salvador e ele disse que para eu aplicar mais de 100 wrms eu teria que subir muito o corte dela resultando num som diferente do que eu busvaca (resultaria num timbre de 250x mais forte) até onde isso é verdade?

2º No manual da d405 informa q o corte mínimo eh de 500hz porém já soube por aqui que o máximo que vc pode descer com segurança é o corte de 800hz e nessa ocasião nem pode jogar mais que 100wrms nela senão queima. Isto procede?

3º qual o corte ideal para as 2 d220ti? (mesma situação da d405, quero potência com o drive falando o mais bonito possível)

4º Soube que neste set os 2 8pw3 não seria util pois só iria aumentar mais a minha voz (que já tem demais) e n daria os MG que preciso principalmente pelos drives da mala serem Titânio. Poderia usa-los ou o indicado seria mesmo o 10pw3?

Queria muito levar numa loja daqui de Salvador que eu n me preocupasse com nada mais os caras que eu conversso não me passam confiança, o jeito foi pedir uma força aos expert do assunto no Brasil. Bloom, Wendeel meu conterrâneo e todos que colaboram com o fórum... Grato desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A galera ouve um som mal instalado e já toma como referência! Faz isso não, é receita pro fracasso! Eu não usaria Tornado no seu lugar! Alias, se eu fosse vc, dava uma pesquisada! Mas enfim, vamos às suas dúvidas!

1) D405 é sim! Consulte o manual! A potencia admissível depende do corte. Se colocar ela em 400hz, podes aplicar uns 20~30wrms... 800hz, uns 50~70wrms.. 1.2k, uns 100wrms.. acima disso tu mata a resposta do driver!

Outra, uma D405 com 50wrms é capaz de tapar COM FORÇA o som de um tornado! E olha que to sendo modesto... com 100wrms tu só vai ouvir corneta, então nem viaja em 250,300wrms! Ah, e tens que filtrar o que o som sc fala... ele é mto megalomaníaco! rsrsrs (mas é gente boa)

2) Expliquei acima

3) Idem a primeira resposta, porém mudando os números! Tudo isso tem no manual de cada driver, dá um a pesquisada!

4) Soube de onde? Pelo amor de Deus, ignore a pessoa que disse que só vai aumentar sua voz, pq ela não entende NADA, sério!

CAada falante vai atuar numa faixa de frequencia! Então, podes usar:

40~120hz Tornado

120~2khz 2 x 8pw3

2khz pra cima D220ti (apenas um dá conta!!!!)

Quanto à loja, bom, sou de Aracaju.. pertin mas não é Salvador mesmo! Se tu procurar o Wendel (Esse sim é de salvador), ele pode te ajudar BEEEM mais!

Mas o que já citei acima já limpa muito seus pensamentos!! Tu tá contaminado por idéias de EStaladores!

Compartilhar este post

Link para o post

A galera ouve um som mal instalado e já toma como referência! Faz isso não, é receita pro fracasso! Eu não usaria Tornado no seu lugar! Alias, se eu fosse vc, dava uma pesquisada! Mas enfim, vamos às suas dúvidas!

1) D405 é sim! Consulte o manual! A potencia admissível depende do corte. Se colocar ela em 400hz, podes aplicar uns 20~30wrms... 800hz, uns 50~70wrms.. 1.2k, uns 100wrms.. acima disso tu mata a resposta do driver!

Outra, uma D405 com 50wrms é capaz de tapar COM FORÇA o som de um tornado! E olha que to sendo modesto... com 100wrms tu só vai ouvir corneta, então nem viaja em 250,300wrms! Ah, e tens que filtrar o que o som sc fala... ele é mto megalomaníaco! rsrsrs (mas é gente boa)

2) Expliquei acima

3) Idem a primeira resposta, porém mudando os números! Tudo isso tem no manual de cada driver, dá um a pesquisada!

4) Soube de onde? Pelo amor de Deus, ignore a pessoa que disse que só vai aumentar sua voz, pq ela não entende NADA, sério!

CAada falante vai atuar numa faixa de frequencia! Então, podes usar:

40~120hz Tornado

120~2khz 2 x 8pw3

2khz pra cima D220ti (apenas um dá conta!!!!)

Quanto à loja, bom, sou de Aracaju.. pertin mas não é Salvador mesmo! Se tu procurar o Wendel (Esse sim é de salvador), ele pode te ajudar BEEEM mais!

Mas o que já citei acima já limpa muito seus pensamentos!! Tu tá contaminado por idéias de EStaladores!

Vlw Bloom! Jah ajudou demais irmão!

Agora me resta duas opções:

1ª Acrescentar mais um tornado para acompanhar os drivers visto que já possuo os mesmos e a hm3950 por exemplo me deu um certo trabalho p consegui-la.

Nessa opção vou fazer os cortes que vc me indicou no crossover acrescentando mais 1 d220ti e cortando a d405 em 800 hz e mandando 70 wrms. (espero que fique com o timbre encorpado que eu tanto curto ouvir) Vendo o soundigital 1500.d e compro um SD 2500.d e fica faltando um amplificador p tocar 1 d405, 2 d220ti e 2 8pw3, (vou regular o ganho da voz no xover caso fique demais) e um gasto maior com bateria.

2ª Fazer um projeto mais modesto mesmo do jeito que vc indicou com 1 tornado, 2 8pw e só 1 d220ti com os cortes que vc me indicou (só vou sentir falta da d405 q curto demaaaais)

Vou dar uma estudada no custo x benefício e em minhas condições financeiras aí p tomar uma decisão. Curto um grave mas não como a maioria, aos meus ouvidos o grave só basta acompanhar os drivers. Por isto que fiz um projeto mais ou menos p acompanhar o que vejo muito tocar aqui em Salvador (2 pioneer, 2 10pw3, 4 d250x e 2 st) e q n mete vergonha em lugar nenhum porém com algumas modificações

"Ao seu gosto" vc acha que 2 309 pioneer toca melhor e mais forte pra fora do que 1 tornado ambos bem alimentados?

Mais uma vez vlw a força, vou procurar Wendel p ver se ele me indica alguma loja daqui p armar meu set.

Compartilhar este post

Link para o post

Peraí, agora que vi... vc usa D220ti + D405? Não precisa!

Ou vc usa D405 + Tweeter, ou usa D220ti!

D405 + D220ti = redundancia acima de 1.2khz! Tira uma!

A receita que te passei tá perfeita! Tornado + 2 8pw3 + d220ti!

Uma d220ti sozinha acompanha com folga o par de 8pw3! Se quer usar o par de D220ti é ideal usar dois pares de 8pw3!

E a D405 continua destoada no teu sistema! Sério! Ou D405 + tw ou D220ti!

..e por último, se vc não faz questão do grave marcante, bote um kit de altas FORTE! Mas colocar apenas CORNETA forte é ficar na mesmice, tocar igual a qualquer pamonheiro!

Eu tinha um kit de altas forte.. era composto por 4 snake ESV610 + 2 drive titanium do seu! Calava MUUITO som ousado, e tocando BONITO! Pense nisso!

Já no 309 versus tornado, se fosse um SDS eu diria q toca lado-a-lado com 3 309 ou quem sabe 4... massss.. como é tornado, só deus sabe! Qual a sintonia da sua caixa? Quantos litros e quantos dutos?

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom eu percebo que agente ta chegando em um acordo... como eu n comprei ainda os pw3 posso muito bem substituir por 2 ESV610 que vc me indicou. Acho que vou coloca-lo no tampão pois pede só 13 litros. (apesar de eu estar querendo evitar de todo jeito usar o tampão, mas acho q n tenho outra opção) O tornado toma praticamente todo o porta-mala. Ainda n montei a caixa para ele mas Vou colocar com no mínimo 90 litros e dois dutos de 4" e em relação a frequência da caixa ainda n sei mas vou tocar grave mais forte o possível pra fora. Quantos aos Sds, eu reconheço a qualidade dos eros mas n me agrada muito o tipo de grave dele meio seco.

Para concluir vem o que ta sendo um problema maior para mim, os drivers. Eu iria utilizar o driver fenólico junto com o Ti pq na verdade ficariam separados devido a aquela situação que eu expliquei de deixar o d405 (com a corneta hm3950) dentro do carro. eu iria usa-lo acredito eu que em 90% dos casos que ouvisse som automotivo em cima do teto do carro o direcionando para onde eu quizesse e de porta mala fechado. (pq nem sempre vc pode colocar o fundo do carro onde vc quer o som) Devido a isto acho que necessito da d405 sendo mais fácil me desfazer das 2 d220ti. Comprei mais as Ti para ter um reforço de voz quando precizasse abrir o pora malas (em situações extremas), espalhar o som e o mais importante n precisar das ST. Mas infelizmente vou ter quer por as ST e ficar com a d405 por curtir demais o timbre da d405 em corte baixo. Ficamos assim então:

Na mala:

1 tornado 40~120 hz (falta saber a frequência da caixa)

2 ESV610 (ainda n sei o corte que vou usar)

1 st provavelmente a st400 (queria muito por 1 d220ti)

No carro:

1 d405 (sei só o corte mínimo 800 hz)

Qualquer observação vai ser muito bem aceita...

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Se ainda não comprou, não compra nem selenium nem snake... vai de Oversound 10mg300.. toca bem e é guerreiro pra abafar som! Guenta MUITO caceeete! rsrs

Bom, pro som que vc quer, com tampão, sei não, viu? rssrs

Quanto à caixa: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=34079

Quanto ao resto, faz uma caixinha com D405 + St400!

Compartilhar este post

Link para o post

Já cheguei a um finalmente!

1 tornado

2 mg 10-300

2 d220t1

O tornado é para o grave que eu curto ouvir (um grave mais estendido, tocando bonito pra fora)

2 mg 10-300 para acopanhar os tornados no médio grave e não ficar um grave manco visto que é 1 falante só de 15

2 d220ti vou usa-los em 2 cornetas selenium hl-1450 trio em uma espécie de corneteira junto com os 2 mg

Quanto ao d405 solto vou ter que me desfazer e deixar o som somente no porta malas.

Pra fechar o set vou por um kit 2 vias da selenium na frente (se puder me indicar um que vc curte será bem vindo) e vou tirar os 6x9 do tampão deixando que o grave e a voz do porta malas dê conta do recado quando eu estiver dirigindo.

Breve tiro foto ou faço um vídeo do som armado fazendo as observações!

Abraço e vlw a força!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...