Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bruno Malachini

Diferenças de dispersão entre os Ring Radiators e os Soft.

Recommended Posts

Nossa, não vi.

Eu até já troquei mensagens com esse vendedor ha uns tempos atrás. Os JVC são bonitos, mas eu ia ou nos peerless ou nos aura que ele tem.

O markto montou um Home...com os Peerless HDS...ficou show... [""]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

COMPREI UM PAR DOS PERLESS...NO AGUARDO DE NOSSOS GLORIOSOS CORREIOS! :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Heh, deu a vontade de colocar o gráfico de dispersão de uma ribbon para confundir a cabeça de todo mundo! Tomem cuidado para não confundir as coisas.

O gráfico de frequência de resposta ajuda, mas o gráfico de dispersão correto é desse tipo.

4162693855_091a67f55b_o.jpg

Mas normalmente só medindo. :/

Eu vejo esse gráfico como uma outra forma de ver o gráfico de resposta em freqüência.

E pra usar off axis, o melhor que ouvi foi Hiquphon.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno,

Nunca tive um Ring Radiator... Aqui vai só uma sugestão...

Se pretende usar cruzado, va de Soft dome... Pro meu gosto pessoal, eles sempre tem preferencia!

Os meus são o D2604 e estão cruzados. O resultado é excelente!!! Altamente recomendado!

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei os Xt25 ring radiator....vamos ver como se comporta em comparação aos meus Daytons...

=D

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela dica Rui...

Vou de Domo mesmo, eu acho.. por enquanto.. hahahahahaha

Isso se não mudar de idéia até a compra...

Valeu. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

esses full se comportam bem em ambiente carral? ou só para home?

Ainda não fiz os peitinhos, testei o full de kevlar apenas apoiados no painel e ligados no amp com corte em 250hz e mostrou bastante potencial, o de madeira eu estou meio cabreiro pra por no carro...o cone é frágil, não sei se o falante vai durar muito num carro fechado no sol esturricado de calor...

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei os Xt25 ring radiator....vamos ver como se comporta em comparação aos meus Daytons...

=D

Se vai ficar melhor ou não só testando...mas não deixa de ser uma boa compra!

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai ficar melhor ou não só testando...mas não deixa de ser uma boa compra!

Sim...vou testar nas mesmas condições atualmente...em ON AXIS

vamos ver como q fica

Compartilhar este post

Link para o post

EU não arriscaria os de madeira em carro... madeira empena FÁCIL D+. É só tomar um pouquinho de sol e vai ver o estrago...

Fiquei curioso nos Kevlar... posta impressões depois

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei provisoriamente os full de kevlar em caixas de papelão de aproximadamente 500ML em cima do painel do carro usando os 2 canais do JVC cortados em 250HZ pelo Alpine...Está mostrando bastante potencial! Bons médios/médios agudos! Só não sei se vai precisar tweeter...tá amaciando e vou deixar em casa tocando fm umas 12 horas por dia durante uma semana, depois posto fotos e detalho tudo!

Compartilhar este post

Link para o post

Então... agora, fiquei em dúvida..

O phase plug não aumenta a dispersão? Eu sempre achei que ele servia para que pudéssemos montar o tws fora do eixo, não?

Abraços.

Não.

A única função dele é impedir que as ondas emitidas em diferentes partes do cone causem cancelamentos ou picos.

A teoria geral é que o cone funciona como uma fonte pontual em altas frequências, o que não é realidade. Ele forma diferentes pontos, e é aí que o bicho pega... Quando dois pontos emitem som, estes dois pontos podem se cancelar, dependendo do espaço entre eles.

Como o phase plug funciona como uma BARREIRA entre dois lados opostos do centro do cone, a dispersão em altas frequências é ainda mais estreita que um sem phase plug. Por isto se diz que são mais direcionais. De fato, podem ser mesmo, tudo depende do projeto.

Em termos de dispersão, o formato do diafragma diz muito mais que um phase plug.

Compartilhar este post

Link para o post

Conversei com um vendedor da madisound e o mesmo falou que o mais indicado para o tw em questão (Phase Plug) seriam off axis.

Palavras dele

Compartilhar este post

Link para o post

Certo Kleber, mas você poderia me dizer o por que de os gráficos mostrarem o contrário do que disse, pois mostram (linha verde) que os Rings sustentam a curva mais alta em relação aos Domos nas freqüências mais altas?

É dia que tirei minha "teoria", entende??

Grato, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

O fo** é que as vezes as teorias não se apresentam críveis na prática!

Compartilhar este post

Link para o post

Certo Kleber, mas você poderia me dizer o por que de os gráficos mostrarem o contrário do que disse, pois mostram (linha verde) que os Rings sustentam a curva mais alta em relação aos Domos nas freqüências mais altas?

Grato, abraços.

Bruno...tras os 2...ai faz o teste...escolhe 1 e vende o outro...

acho que seria a unica forma de tirar a prova real...rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno...tras os 2...ai faz o teste...escolhe 1 e vende o outro...

acho que seria a unica forma de tirar a prova real...rsrsrs

Tem razão... o phoda é o custo.. não estou disposto a gastar tudo isso não...

Nem tenho.. hehehe

125,00 + 125,00 (tws Domo) + 155,00 + 155,00 (tws Ring) = R$990,00 fora frete.. heheheh

Ai pesa...

Compartilhar este post

Link para o post

Grato, abraços.

Porquê existe menor interferência entre os dois lados, o que em altas frequências provocam um efeito destrutivo.

Há de se pensar que a área de um ring é menor que um domo também. Um ring é um domo com um buraco (por phase plug), a grosso modo. Não é que o ring tenha uma dispersão maior em altas, é que as perdas são menores.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê existe menor interferência entre os dois lados, o que em altas frequências provocam um efeito destrutivo.

Há de se pensar que a área de um ring é menor que um domo também. Um ring é um domo com um buraco (por phase plug), a grosso modo. Não é que o ring tenha uma dispersão maior em altas, é que as perdas são menores.

:legal:

Entendi, obrigado pela explicação.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

OtimO tópico, deu pra esclarecer bastante duvidas que eu tinha sobre este assunto. Mas e os mid-bass que usam o phase tbm, e apenas visual ou tem alguma função ?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, ja testei meu D3004-602000 on e off, achei bom das duas formas, porem off-axis da pra tirar bom proveito.

O corte que mais me agradou no meu set, foi 3,15 Khz/18dB.

Se não ligar pra estética, iria de on-axis qualquer que fosse o tweeter escolhido. Mas no caso do d3004 dá pra ir de off a uns 30 graus tranquilo, eu tentaria (na verdade vou fazer) um direcionamento sugerido pelo Carlão, ou seja, no meio da coluna e apontando pro retrovisor central.

O problema é que, esses 30 graus na verdade vão ser meio complicados de conseguir, vai acabar ficando parecido com on, porque a posição do motorista não é no centro do carro.

O que já li no diyma a respeito dos rings, é que o comportamento deles é semelhante, e a sugestão de uso é on-axis e "na cara".

Sem firulas e sem power words, o d3004 até agora é um dos melhores tweeters que já ouvi, eu colocaria o L1R2 como um "rival" porém cada qual com seu ponto forte, não daria pra dizer se é melhor ou pior de forma genérica.

Compartilhar este post

Link para o post

Se não ligar pra estética, iria de on-axis qualquer que fosse o tweeter escolhido. Mas no caso do d3004 dá pra ir de off a uns 30 graus tranquilo, eu tentaria (na verdade vou fazer) um direcionamento sugerido pelo Carlão, ou seja, no meio da coluna e apontando pro retrovisor central.

Dá pra explicar melhor esse direcionamento ? ?

vai "apontar" eles pra cima ? ?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ultimamente tenho usado algo mais ou menos entre 30 e menos de 45, não sei exatamente. Basicamente, os dois apontando pro centro do banco TRASEIRO.

On axis "à queima roupa" tem um problema, que é a reflexão na janela do motorista. É coisa de ter que mexer no balance toda vez que ligar e desligar o A/C, pq o SPL muda sensívelmente.

Desta forma as reflexões caem bastante (ótimo), a resposta muda pouco, praticamente imperceptível) (bom) e vc ainda consegue um preenchimento melhor no centro, já que um on-axis sempre tem a nefasta tendência de esvaziar seu centro do palco.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...