Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

rapmaster666

Capacitor Ceramico

Recommended Posts

Postado em (editado)

Pessoal, a um tempinho atras, postei um topico sobre uma duvida que eu tinha quanto a um "mini" capacitor com listras (parecendo um diodo), o qual a galera me deu uma força, em especial o Delima e o Carlos Kbsom, então disseram que era ceramico 180K pF, ou 180 nF.

Não encontrei Ceramico, então coloquei poliester, mas se aumento muito o volume por algum tempo, ele não aguenta, substitui ele novamente por outro de Ploliester e ta lá funcionando mas tenho receio de aumentar e ele abrir.

O problema dele era entre os Terras do RCA e da Fonte, esse capacitor em paralelo com um Resistor de 1M fazem a ponte entre os 2 terras, qdo o capacitor "racha" ele entra em proteção ao colocar o RCA.

O ceramico é mais Resistente? Posso Substituir por um ceramico de outro Valor? Qual?

Abaixo umas fotos que postei no topico anterior, não são do capacitor em questão, pois o mesmo tava rachado, mas são iguais e do mesmo valor, no desenho ele é o C45P.

capacitores.png

img0024avh.jpg

Esse é o topico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=168524&st=0&p=2564475&&do=findComment&comment=2564475

Obrigadooooo!!!!

Editado por rapmaster666
Postado em

Se o capacitor tá rachando, é pq tem coisa errada aí. GRANDE chance de você estar com muito ripple na fonte. Meça a tensão AC entre os terminais desse capacitor. Se tiver alguma, aí o capacitor conduz, entra em curto e poc.

No caso de ripple, a culpa com certeza vai der dos capacitores da fonte.

Postado em (editado)

Se o capacitor tá rachando, é pq tem coisa errada aí. GRANDE chance de você estar com muito ripple na fonte. Meça a tensão AC entre os terminais desse capacitor. Se tiver alguma, aí o capacitor conduz, entra em curto e poc.

No caso de ripple, a culpa com certeza vai der dos capacitores da fonte.

Então a questão de ser poliester ou ceramici não influi? Não sou tecnico, mas como falei no topico anterior ja fiz alguns consertos com a ajuda do pessoal e tal, vc diz testar ele no lugar ou retirar ele e testar, tipo por em AC e uma ponta do multimetro em cada terminal do Capacitor né? Esses Capacitores da Fonte são aqueles Maiores que ficam perto dos Trafos?

Outra coisa ta funcionando, inclusive qdo aumento ele vive até bem, da primeira vez que troquei por um poliester durou umas 2 Semanas, é que exagerei mesmo no volume, mas dessa vez troquei aumentei, depois baixei deixei lá e derrepente o modulo tava em proteção, ai coloquei outro Cap de Poliester la esta funcionando.

OBS: Só o pequeno que rachou (abriu uma brecha nele), esses de poliester visualmente, estão como novos, mas com certeza tão ruins pois qdo troco por um novo o modulo volta a funcionar.

Editado por rapmaster666
Postado em (editado)

aquele capacitor é um ceramico multicamadas e pane de capacitor somente troque por um igual e novo

mas se tiver algo mais em pane (o que provocou a primeira pane?) vai queimar de novo

Editado por delima
Postado em

Sim, meça aa tensão AC nos terminais desses capacitores. Se estiver quase 0, então arranque os dois e deixe sem, ele está ali apenas como uma proteção a ruídos. Se ficar com algum zumbido, pode ir atrás da fonte, que tem algo mais errado.

Postado em

aquele capacitor é um ceramico multicamadas e pane de capacitor somente troque por um igual e novo

mas se tiver algo mais em pane (o que provocou a primeira pane?) vai queimar de novo

ainda nao encontrei por aqui o Ceramico, por isso que usei poliester no lugar.

Postado em

Sim, meça aa tensão AC nos terminais desses capacitores. Se estiver quase 0, então arranque os dois e deixe sem, ele está ali apenas como uma proteção a ruídos. Se ficar com algum zumbido, pode ir atrás da fonte, que tem algo mais errado.

Entendi, Quase Zero significa o que? Que ta Legal ou que ta ruim? vou fazer isso pra ver.

Outra coisa que aqui na eletronica tem 2 tipos desses Capacitores de poliester um menor que foi o que comprei, e tem uns maiores, faz diferença? O maior é mais resistente?

Postado em

Entendi, Quase Zero significa o que? Que ta Legal ou que ta ruim? vou fazer isso pra ver.

Outra coisa que aqui na eletronica tem 2 tipos desses Capacitores de poliester um menor que foi o que comprei, e tem uns maiores, faz diferença? O maior é mais resistente?

O mais próximo de zero possível, considerando que isto será o seu ripple. Eu diria que menos de 0,2V.

Postado em

O mais próximo de zero possível, considerando que isto será o seu ripple. Eu diria que menos de 0,2V.

Fiz la o teste, no meu Multimetro "Generico", fica no Zero. Sem o Capacitor e Sem o Resistor, ele fica entrando em proteção. Tem alguma ideia, posso ligar diretamente esses 2 terras (RCA e Trafo)?

Postado em (editado)

Retirei do contrabaixobr a informação de um engenheiro eletrônico:

"Entre capacitores cerâmicos e de poliester, os dois tem faixas de capacitância "parecidas", porém, o que os difere é que a capacitância dos cerâmicos é muito pouco variável por frequência do que dos de poliester. Pra se ter uma idéia, os capacitores de poliester tem as mesmas características dos capacitores de papel, muito usados antigamente."

Poliester pode ser usado mas os cerâmicos são os mais indicados (e mais caros)...

Edit:

Escrito por Newton C. Braga (Quem é da eletrônica conhece esse cara :legal: )

"Por que é importante seguir o tipo indicado de capacitor numa montagem? Por que não posso usar um capacitor de poliéster onde se recomenda um cerâmico?

Os capacitores, se bem que tenham por função armazenar cargas elétricas, são diferentes quanto a outras propriedades que são importantes numa montagem eletrônica. Por exemplo, os capacitores de poliéster não respondem as variações de sinais de altas frequências tão bem quanto os cerâmicos. Assim, num circuito de alta frequência, um capacitor de poliéster pode não funcionar, dependendo de sua função. É por este motivo, que nas listas de materiais ou mesmo nas recomendações para montagem de certos circuitos, deve-se seguir à risca a recomendação de se usar determinado tipo de capacitor."

[]'s

Editado por FiveStar
Postado em

Entendi, Quase Zero significa o que? Que ta Legal ou que ta ruim? vou fazer isso pra ver.Outra coisa que aqui na eletronica tem 2 tipos desses Capacitores de poliester um menor que foi o que comprei, e tem uns maiores, faz diferença? O maior é mais resistente?

Se os 2 capacitores forem da mesma marca e de mesma capacitância, o que difere o tamanho só pode ser a tensão que ele suporta, no caso o maior deve ter tensão maior.

[]'s

Postado em

Retirei do contrabaixobr a informação de um engenheiro eletrônico:

"Entre capacitores cerâmicos e de poliester, os dois tem faixas de capacitância "parecidas", porém, o que os difere é que a capacitância dos cerâmicos é muito pouco variável por frequência do que dos de poliester. Pra se ter uma idéia, os capacitores de poliester tem as mesmas características dos capacitores de papel, muito usados antigamente."

Poliester pode ser usado mas os cerâmicos são os mais indicados (e mais caros)...

Edit:

Escrito por Newton C. Braga (Quem é da eletrônica conhece esse cara :legal: )

"Por que é importante seguir o tipo indicado de capacitor numa montagem? Por que não posso usar um capacitor de poliéster onde se recomenda um cerâmico?

Os capacitores, se bem que tenham por função armazenar cargas elétricas, são diferentes quanto a outras propriedades que são importantes numa montagem eletrônica. Por exemplo, os capacitores de poliéster não respondem as variações de sinais de altas frequências tão bem quanto os cerâmicos. Assim, num circuito de alta frequência, um capacitor de poliéster pode não funcionar, dependendo de sua função. É por este motivo, que nas listas de materiais ou mesmo nas recomendações para montagem de certos circuitos, deve-se seguir à risca a recomendação de se usar determinado tipo de capacitor."

[]'s

bons textos, linguagem bem simples :legal:

mas tem vezes que nao adianta, tem que deixar o cara queimar o equipamento pra aprender

olha o que escrevi acima: "... pane de capacitor somente troque por um igual e novo"

o cara trocou por qualquer um e usado, ou seja, se o cara ignora um conselho de um técnico com mais de 15 anos de profissão e segue chutes de chutadores internéticos, tenho mais que lavar as mãos

Postado em

bons textos, linguagem bem simples :legal:

mas tem vezes que nao adianta, tem que deixar o cara queimar o equipamento pra aprender

olha o que escrevi acima: "... pane de capacitor somente troque por um igual e novo"

o cara trocou por qualquer um e usado, ou seja, se o cara ignora um conselho de um técnico com mais de 15 anos de profissão e segue chutes de chutadores internéticos, tenho mais que lavar as mãos

Em momento nenhum ignorei o que vc disse, o problema é que aqui nessa porrra desse lugar não tem nada, é F.... achar componentes e tbm bons tecnicos, tinha punch 400.4 que deu pau e mandei la pro zé, pois depois de levar em uns 2 lugares aqui percebi que tavam de enrolação, quem mora aqui na Baixada Santista sabe o que to Falando. Não sou tecnico como ja disse, mas o problema parece simples, então com a ajuda aqui do pessoal acredito que consiga resolver.

Esse modulo em questão não é meu, o cara deixou comigo e comprou outro, ahhhhhh e loja boa e com preço razoavel aqui de som tbm não existe, então a gente entra no forum e poe a mão na massa. Se a gente tivesse grana pra pagar e instalar tudo do bom e do melhor seria otimo masssss....

Não quiz desreispeitar sua experiencia, mas não tem essa porrra desse negocio aqui em lugar nenhum, mas to procurando, e minha pergunta foi somente se posso substitui por um de poliester ou se posso colocar outro Ceramico de outro valor, pois ja vi varios topicos em que qdo não acham tal valor pode por outro, por isso fiz a pergunta, antes de perguntar fiz exatamente o que vc disse "Sai atras do mesmo, tipo e valor", não encontrei.

Então não tem acordo, tem que ser CERAMICO do mesmo valor? Caso seja alguem conhece alguma loja que tenha e entregue pelos correios?

Postado em

Fiz la o teste, no meu Multimetro "Generico", fica no Zero. Sem o Capacitor e Sem o Resistor, ele fica entrando em proteção. Tem alguma ideia, posso ligar diretamente esses 2 terras (RCA e Trafo)?

teste apenas sem o capacitor.

O resistor está lá para unir o terra do carro e da bateria. Há amps sem essa união (exemplo do Gradiente HPA550), mas acabam incorrendo em alguns problemas, como loops de terra, já que o terra dos aparelhos é o mesmo do carro.

Há amplificadores que o centro do secundário do trafo é diretamente ligado ao terra (Pyramids, Fosgates, etc), e há os que ficam "suspensos" por resistor (geralmente baixo, de 10 a 100 ohms, caso dos Precision Power). Estes que ficam suspensos obrigatóriamente dependem de resístores entre o terra do RCA e o terra da fonte. É o seu caso aí? Os Precision Power usam resístores de uns 100 ohms entre o terra do RCA e o terra da fonte.

Tem que analisar a fundo este problema. Mantenha o resistor (estou achando 1M excessivamente alto, descabido até) e teste sem o capacitor. Experimente colocar um resistor de 100 ohms com pelo menos 1W no lugar (entre o terra da fonte e da alimentação). Se a fonte desarmar, tem coisa errada aí. Se esse resistor esquentar, tb tem coisa errada.

Eu chuto que essa sua fonte está com algum problema de filtragem... Tente medir a tensão nos rails positivo e negativo em relação ao terra da fonte, e em relação ao terra da alimentação (com o resistor), pra saber se existe uma diferença de potencial. Não pode existir!

Enfim, teste as coisas acima e relate aqui.

Postado em

teste apenas sem o capacitor.

O resistor está lá para unir o terra do carro e da bateria. Há amps sem essa união (exemplo do Gradiente HPA550), mas acabam incorrendo em alguns problemas, como loops de terra, já que o terra dos aparelhos é o mesmo do carro.

Há amplificadores que o centro do secundário do trafo é diretamente ligado ao terra (Pyramids, Fosgates, etc), e há os que ficam "suspensos" por resistor (geralmente baixo, de 10 a 100 ohms, caso dos Precision Power). Estes que ficam suspensos obrigatóriamente dependem de resístores entre o terra do RCA e o terra da fonte. É o seu caso aí? Os Precision Power usam resístores de uns 100 ohms entre o terra do RCA e o terra da fonte.

Tem que analisar a fundo este problema. Mantenha o resistor (estou achando 1M excessivamente alto, descabido até) e teste sem o capacitor. Experimente colocar um resistor de 100 ohms com pelo menos 1W no lugar (entre o terra da fonte e da alimentação). Se a fonte desarmar, tem coisa errada aí. Se esse resistor esquentar, tb tem coisa errada.

Eu chuto que essa sua fonte está com algum problema de filtragem... Tente medir a tensão nos rails positivo e negativo em relação ao terra da fonte, e em relação ao terra da alimentação (com o resistor), pra saber se existe uma diferença de potencial. Não pode existir!

Enfim, teste as coisas acima e relate aqui.

Brother tem que ter paciencia pra esse negocio de eletronica viu!!! Mas to Ageuntando hehehehe!

Bom vamos lá:

Testei tudo que era lugar que vi terra e Positivos, Todos deram o mesmo Valor, inclusive tirei o rca e testei o corpo dele, com os terras do modulo e tbm deram o mesmo valor.

Seguindo a opnião do nosso amigo "Delima" achei o maldito capacitor de Ceramica de 180K, mas é daqueles bem antigos, grandes parecem até aqueles de polister usados em cornetas e ST, com listras na Horizontal, suportam até 250V

Bom começando os testes,

_Sem capacitor e com o resistor de 100 Ohm, ligou mas qdo liguei o RCA o maldito arma proteção.

_Com o Capacitor Ceramico e o Resistor de 100ohm, ligou mas arma com RCA.

_Com o Capacitor Ceramico e o Resistor de 1M, ligou mas arma com RCA (Fuuudeu).

Uma coisa que percebi nesse ultimo teste, é que ele arma somente com sinal BASS, tipo se eu deixar sem ganho algum, ele não arma, mas se aumentar um pouco o ganho ja era. O masi F.... é que não estava assim. eu colocava os capacitores de poliester e funcionava de boa, mas como relatei se deixasse tocando muito o problema voltava.

Não testei ainda com os de poliester para ver se Funciona, tbm to em duvida se esses capacitores cermicos tem algum tipo de validade, sei-la.

Revisando o Topico, vi que o amigo "Delima", editou sua resposta la em cima e eu nao tinha visto, o que causou a pane, eu nao sei, mas o cara disse que tava tocando no talo e derrepente parou, vi que o ganho tava em uns 60% e a chave dele estava no modo de sensibilidade de 0,2V a 2V, mas o Player é um P1Y 6V nos RCA. Tava bem alto o ganho não estava, pode ser isso?

Postado em

Com resistor de 100 ele ligou? Bom... então vamos por partes. O resistor esquenta?

Qual o CI que controla a fonte? Se for TL494 ou SG3525, compra logo um novo (R$2) e troca. Veja se resolve (às vezes resolve!).

Seu RCA tem um resistor entre o terra e o terra da fonte? Se não tem, experimente trocar seu resistor de 100 ohms por um jumper (ou seja, ligue direto os terras) e veja se a fonte arma.

DICA: SEMPRE teste com uma fonte pequena. Fonte de computador é excelente pra isto, porquê desarma se der mer**. Melhor que ficar trocando FET por conta de queima durante os testes.

Eu tenho uma teoria aqui que pode ser que se confirme nos testes... Tem GRANDE chance de algum dos transístores estar em contato com a carcaça. Tem que ver o estado dos isoladores (mica, na maioria dos casos, parece um plástico transparente). Tem que ver se existe continuidade entre a aba de metal do transístor e a carcaça. Vale a pena revisar a montagem física desse bicho aí.

Postado em

Com resistor de 100 ele ligou? Bom... então vamos por partes. O resistor esquenta?

Qual o CI que controla a fonte? Se for TL494 ou SG3525, compra logo um novo (R$2) e troca. Veja se resolve (às vezes resolve!).

Seu RCA tem um resistor entre o terra e o terra da fonte? Se não tem, experimente trocar seu resistor de 100 ohms por um jumper (ou seja, ligue direto os terras) e veja se a fonte arma.

DICA: SEMPRE teste com uma fonte pequena. Fonte de computador é excelente pra isto, porquê desarma se der mer**. Melhor que ficar trocando FET por conta de queima durante os testes.

Eu tenho uma teoria aqui que pode ser que se confirme nos testes... Tem GRANDE chance de algum dos transístores estar em contato com a carcaça. Tem que ver o estado dos isoladores (mica, na maioria dos casos, parece um plástico transparente). Tem que ver se existe continuidade entre a aba de metal do transístor e a carcaça. Vale a pena revisar a montagem física desse bicho aí.

O Resistor não esquenta.

Não to com ele aqui no trampo, quando chegar em casa vejo o CI.

No RCA Tem Resistor sim de 100K em conjunto com um capacitor ceramico igual ao outro de 180K, inclusive ja troquei eles tbm, vou testar com um Jumper.

Eu ja fiz esse teste da carcaça, mas vou faze-lo novamente, qdo chegar em casa.

Uma Pergunta basica, qual a função desses Capacitores entre os Terras, é para filtrar ruidos somente? O modulo tem que funcionar sem eles? Qdo liguei com o resistor de 100ohms ele não fez nenhum ruido.

Postado em (editado)

O Resistor não esquenta.

Não to com ele aqui no trampo, quando chegar em casa vejo o CI.

No RCA Tem Resistor sim de 100K em paralelo com um capacitor ceramico igual ao outro de 180K, inclusive ja troquei eles tbm, vou testar com um Jumper.

Eu ja fiz esse teste da carcaça, mas vou faze-lo novamente, qdo chegar em casa.

Uma Pergunta basica, qual a função desses Capacitores entre os Terras, é para filtrar ruidos somente? O modulo tem que funcionar sem eles? Qdo liguei com o resistor de 100ohms ele não fez nenhum ruido.

Editado por rapmaster666
Postado em

Uma coisa que percebi nesse ultimo teste, é que ele arma somente com sinal BASS, tipo se eu deixar sem ganho algum, ele não arma, mas se aumentar um pouco o ganho ja era. O masi F.... é que não estava assim. eu colocava os capacitores de poliester e funcionava de boa, mas como relatei se deixasse tocando muito o problema voltava.

Não testei ainda com os de poliester para ver se Funciona, tbm to em duvida se esses capacitores cermicos tem algum tipo de validade, sei-la.

Revisando o Topico, vi que o amigo "Delima", editou sua resposta la em cima e eu nao tinha visto, o que causou a pane, eu nao sei, mas o cara disse que tava tocando no talo e derrepente parou, vi que o ganho tava em uns 60% e a chave dele estava no modo de sensibilidade de 0,2V a 2V, mas o Player é um P1Y 6V nos RCA. Tava bem alto o ganho não estava, pode ser isso?

bah rapmaster, depois desse relato acho que deve ter queimado algo na entrada RCA, aliás é uma sacanagem essa chave, é induzir o usuário ao erro... só olhando o esquema elétrico pra opinar, mas procure algum transistor que protege essa entrada em curto ou com baixissima impedancia (sabe medir transistor?)

Postado em

bah rapmaster, depois desse relato acho que deve ter queimado algo na entrada RCA, aliás é uma sacanagem essa chave, é induzir o usuário ao erro... só olhando o esquema elétrico pra opinar, mas procure algum transistor que protege essa entrada em curto ou com baixissima impedancia (sabe medir transistor?)

Serááá, bom tbm ache maldita essa chave ai, masssss, bom uma vez arrumei meu GTA-470 e testei os transistores dele me baseando nesse video "

" se for a mesma coisa eu sei sim, e tem mais um que mostra como saber se é NPN ou PNP, mas se tiver alguma dica ai será bem vinda.

Mas como falei o maldito funcionou com uns capacitores de polister pequenos que tem aqui nas lojas, mas com os ceramicos, sem chance.

Outra coisa, testei ele com um MP3 Portatil e.... o FDP arma proteção tbm!

Qdo eu chegar em casa vou procurar por esse transistor e vou comprar mais um desses capacitores que tem aqui de poliester só pra ver se ele liga sem armar proteção ao conectar os RCA.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...