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Campeonato de som de qualidade

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Vou instalar um toca discos no meu carro, rsrsrsrsrsrsrsrsrs

 

Eu ia exemplificar (um poucos antes disso) falando que se o caboclo quer por um Arcam FMJ dentro do painel, ele põe ué.

 

Mas deixei quieto hahaha.

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Vou instalar um toca discos no meu carro, rsrsrsrsrsrsrsrsrs

 

Toca disco voce vai ter um problemas, pois o EMMA não dispoe de discos para fazer avaliação,

sugestão coloca um desses no carro, na mala junto com uma fonte da Banda, rsrsrsrs

 

CD5.jpg

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Toca disco voce vai ter um problemas, pois o EMMA não dispoe de discos para fazer avaliação,

sugestão coloca um desses no carro, na mala junto com uma fonte da Banda, rsrsrsrs

 

CD5.jpg

já pensou vc em uma rodovia, resolve trocar de musica. então:

 

diminui a velocidade

encosta o veiculo

liga o alerta

desce do carro abre a mala

aperta no botão para passar a musica

fecha a mala

entra no carro

liga o próprio

desliga o alerta

liga o pisca para reingressar na via

segue tranquilo sua viagem...

 

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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Não tinha visto esse post.

 

Não é pra discutir no mesmo pé de um diretor da Focal (eu vejo pelo Andy da JBL no DIYMA, e fica obvio o quanto o cara entende), mas pelo que eu pude experimentar no meu veículo, com tweeters de dispersão boa, razoável, e um mais fechado, e, para uma instalação acima do painel, prefiro o com a dispersão "piorada". Acredito que ocorra uma diminuição da intensidade de reflexões primárias, fica mais simples para criar a ilusão de um palco mais definido.

 

Mas para qualquer outro lugar e midwoofers, concordo sem ressalvas.

 

Essa é a maldita subjetividade do nosso hobby, e o que o torna tão interessante e tão frustante.

 

Nesse caso eu diria que seu carro esta tomando grande parte no resultado final, ao fazer essa opçao de posicionamento. Enfim, nao ha certo ou errado, e o que mais conta eh o cuidado na instalacao.

 

abs

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Entendi sim, e até concordo em pontos.

 

A diferença de profundidade realmente pode ser um problema. Porém eu já testei no meu carro os dois mids mais fundos que pude experimentar (Peerless SLS e Revelator 18S) e serviram sem maiores adaptações, apenas o clássico baffle em mdf. Inclusive, uma vez ao utilizar um mid de som original Audilab (que por sinal tocam bem como kits de entrada), e este sim tinha uma borda estranha e acabava pegando no acabamento da porta.

 

Sobre poeira na verdade acho que o ambiente residencial é até pior. No carro é mais aquele pedrisquinho que acumula no tapete, com uma tela dá uma boa reduzida nisso.

 

Água é interessante, mas cada caso é um caso. No meu felizmente nunca tive problema com isso, embora o barulho de vento passe solto pelas guarnições da portas na pista.

 

Concordo que são casos de aplicação e critérios de seleção diferentes, mas não produtos diferentes, em suma, ao meu ver. O povo leva a coisa a tanto ferro e fogo, que seguindo essa linha, é o mesmo que falar que aquela caixa selada na porta que o Reginaldo fez é coisa de HT e não ambiente automotivo, porque o automotivo é no máximo porta tratada para midwoofers, caixa só pode em sub.

 

Mas acredito que isso não acrescente ao tópico. Povo aqui não quer discutir, quer gastar. Eu apenas sigo uma linha diferente de pensamento.

 

 

Não tinha visto esse post.

 

Não é pra discutir no mesmo pé de um diretor da Focal (eu vejo pelo Andy da JBL no DIYMA, e fica obvio o quanto o cara entende), mas pelo que eu pude experimentar no meu veículo, com tweeters de dispersão boa, razoável, e um mais fechado, e, para uma instalação acima do painel, prefiro o com a dispersão "piorada". Acredito que ocorra uma diminuição da intensidade de reflexões primárias, fica mais simples para criar a ilusão de um palco mais definido.

 

Mas para qualquer outro lugar e midwoofers, concordo sem ressalvas.

 

Essa é a maldita subjetividade do nosso hobby, e o que o torna tão interessante e tão frustante.

 

Alto falante É alto falante. (ponto)

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Só uma coisa que eu não entendi.

Os falantes residenciais não têm restrições no projeto (não precisam ser rasos, não precisam tocar bem off-axis, podem usar materiais sensíveis a chuva e sol, etc.). Sendo assim, tocam melhor numa sala.

Os falantes automotivos precisam dessas "restrições" pra tocar melhor ou para se adequar ao ambiente do carro, então por que cargas d'água um falante residencial tocaria melhor ou se adaptaria melhor num carro que um automotivo?

 

Veja o meu raciocínio: Se um falante residencial toca melhor (num carro) que um falante automotivo, significa que o residencial é melhor (também) para "som automotivo". Simples. Rótulo é isso: apenas rótulo.

 

É claro que eu entendo os objetivos comerciais da competição, mas não esse argumento.

 

Sabemos que tem falante automotivo que não cabe praticamente em lugar nenhum (p.ex. e2kmb6). Existem materiais usados em automotivo e em hi-fi residencial (p.ex. o Kevlar usado pela B&W e pela NAR, Bravox e tantas outras). Eu acho que a principal diferença entre falantes automotivos e residenciais é na maioria das vezes a impedância mesmo e o restante da concepção do projeto (p.ex. nos kits componentes, os crossovers, a "engenharia dos cortes", a furação (ou forma de fixação) dos falantes, o copinho do tweeter, o terminal que encaixa no terminal do carro...os 6x9 e os 5x7 que já são pensados para caber em espaços estranhos...os coaxiais e triaxiais tb. pensados pra economizar espaço... Acontece que no meio do caminho tem o cliente, que não quer pagar mais por algo que ele não consiga perceber como tendo valor, percebe que os falantes do microsystem ultrapassado dele podem tocar no carro tão bem quanto um par de falantes automotivos e custam uma fração disso. Esse cliente não compra o residencial, porque não vêm com o crossover, porque os furos não batem ou porque não vem com os terminais que encaixam no carro dele, porque a impedância não bate, ou porque ele não tem a mínima ideia de como instalar e o instalador da loja não vai mexer um dedo pra adaptar um falante se existem milhares já adaptados.

 

Agora tem outro tipo de cliente, o entusiasta de som automotivo, para o qual não importa o rótulo, importa apenas o que ele vai ouvir. Ele não se importa se a impedância não é ideal (p.ex. 8ohms). Não se importa com a furação (faz seus próprios baffles). Não se importa se não tem crossover (usa cortes ativos ou constrói crossovers personalizados). Não se importa se não tem lugar no carro (adapta colunas, pezinhos, doorpod, etc.). Esse tipo de usuário é bem mais difícil de convencer que pra ser melhor no carro, o falante precisa ser automotivo (ou não).

 

Dito isto, sempre cabe a questão do bom senso. Se a competição é de som automotivo, vamos privilegiar (as empresas de) som automotivo.

 

Se vc. não pode usar os branquinhos sony, ou os pretinhos samsung, ou fostex de 3" no painel, porque eles não são "homologados" para som automotivo, sendo que todo o restante do sistema são de equipamentos automotivos, acho que falta bom senso. Até porque, esses falantes são considerados falantes de uso geral e não especificamente residenciais. Podem aparecer dentro de uma TV, ou numa máquina de vídeo game, num microsystem, ou num dock station.

 

Pelo que eu entendi das discussões, na ponta high-end, vai levar vantagem quem usar falantes automotivos, pois não há limite ($) nos projetos e a coisa pode ficar tão séria quando hi-fis residenciais, então não vejo porque alguém iria usar falantes residenciais top de linha nesse caso. Se for pra usar falantes medianos, aí sim, os residenciais levam vantagem no preço contra os similares automotivos. Principalmente pra quem sabe tirar tudo que eles podem dar.

 

Se alguém (de som automotivo) perceber que algum produto residencial está "penetrando" no mercado automotivo, é só apresentar soluções competitivas (isso se for comercialmente interessante). Isso chama-se livre concorrência. Se eu fosse empresário dessa área, eu gostaria muito de encontrar nichos ainda não aproveitados, novas oportunidades de investimento. Os campeonatos são divulgação, mas também são laboratório.

 

Desculpa aí pela ladainha....

 

abraço

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como era mais simples as coisas nos anos 90".

 

Mas ninguém quer voltar pra lá sem mp3, USB, ipods, smartphones e tablets... rsrs

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Mas ninguém quer voltar pra lá sem mp3, USB, ipods, smartphones e tablets... rsrs

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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Sem falar na dificuldade que era para se comprar qualquer coisa de boa qualidade

tinha, só q erá bem caro!!!

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Poxa Regis,

Se o EMMA não tem vinil para a audição, então vou instalar um video cassete; aí eu quero ver.

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Sem falar na dificuldade que era para se comprar qualquer coisa de boa qualidade

 

acho que era justamente o contrario. naquela epoca o dolar era 1-1 e todo mundo competia com eqt, simmetry, amps fosgate, soundstream top, jl top de todo jeito, kits diamond, mb quart que tocavam muito, players alpine que tocavam, eclipse etc. etc. e tinham dezenas, as vezes centenas de carros competindo em alto nivel.

 

carros lendarios com instalacoes top. Hoje em dia so vejo o pessoal se preocupando com equipamentos, se deve ou nao trocar o seu sistema pelo que ta na ultima moda... pasmafaute

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Fato, a quantidade de instalações sólidas/elaboradas e equipamentos topo de linha era infinitamente maior.

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acho que era justamente o contrario. naquela epoca o dolar era 1-1 e todo mundo competia com eqt, simmetry, amps fosgate, soundstream top, jl top de todo jeito, kits diamond, mb quart que tocavam muito, players alpine que tocavam, eclipse etc. etc. e tinham dezenas, as vezes centenas de carros competindo em alto nivel.

 

carros lendarios com instalacoes top. Hoje em dia so vejo o pessoal se preocupando com equipamentos, se deve ou nao trocar o seu sistema pelo que ta na ultima moda... pasmafaute

não preciso dizer mais nada, pena que muitos aqui hj não tiveram a oportunidade de viver estes tempos.

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Mas ninguém quer voltar pra lá sem mp3, USB, ipods, smartphones e tablets... rsrs

 

Cara, toda a tecnologia que uso hoje é o TA, não consegui acostumar ainda com mais nada... Acho que tô ficando velho.

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acho que era justamente o contrario. naquela epoca o dolar era 1-1 e todo mundo competia com eqt, simmetry, amps fosgate, soundstream top, jl top de todo jeito, kits diamond, mb quart que tocavam muito, players alpine que tocavam, eclipse etc. etc. e tinham dezenas, as vezes centenas de carros competindo em alto nivel.

 

carros lendarios com instalacoes top. Hoje em dia so vejo o pessoal se preocupando com equipamentos, se deve ou nao trocar o seu sistema pelo que ta na ultima moda... pasmafaute

 

Se bem que nesta época eu comprei uma HU Pioneer 836 logo no lançamento, tinha um set todo Pioneer com direito a 6x9 se num me engano 6988

 

Não tenho saudades dessa época, hoje as coisas são infinitamente melhores em todos os aspectos, saudosismo é bom, mas para mim, parou ai.

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Se bem que nesta época eu comprei uma HU Pioneer 836 logo no lançamento, tinha um set todo Pioneer com direito a 6x9 se num me engano 6988

 

Não tenho saudades dessa época, hoje as coisas são infinitamente melhores em todos os aspectos, saudosismo é bom, mas para mim, parou ai.

mas vc escutou algum carro bom da época????

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acho que era justamente o contrario. naquela epoca o dolar era 1-1 ...

 

Se vc colocar sobre o dólar a inflação americana, e sobre o real a inflação basileira, vai ver que o dólar está muito mais barato hoje.

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mas vc escutou algum carro bom da época????

 

Nessa epoca eu gostava de som forte, fui em varios campeonatos inclusive IASCA, mas não me interessava muito por som de qualidade no carro,

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Nessa epoca eu gostava de som forte, fui em varios campeonatos inclusive IASCA, mas não me interessava muito por som de qualidade no carro,

ha se vc tivesse ouvido...vc teria uma grata supresa daqueles carros. hj os equipamentos são melhores, mas se fazia milagres naqueles carros. acho que o pessoal era mais encarnado no lance.

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Eu gostava muito do Mazda do Mauricio Conti. Foi minha Referencia auditiva por muito tempo. Hu Alpine, Kit 3 vias Kicker, sub Kicker e amps Fosgate.

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Eu gostava muito do Mazda do Mauricio Conti. Foi minha Referencia auditiva por muito tempo. Hu Alpine, Kit 3 vias Kicker, sub Kicker e amps Fosgate.

o kit não erá fosgate tambem????

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ha se vc tivesse ouvido...vc teria uma grata supresa daqueles carros. hj os equipamentos são melhores, mas se fazia milagres naqueles carros. acho que o pessoal era mais encarnado no lance.

 

 

Tem muita gente daquela época que ainda está na ativa (Butu da Thoka, Carlos Maraviglia da Zander's, Vando da Rally, entre outros), mas não participam mais dos campeonatos. Talvez por não ter que provar mais nada a ninguém, mas acho que não acreditam mais neste modelo de evento.

Mas creio que podemos contornar isso. Uma das reclamações que escuto é de que ninguém vê o trabalho deles num campeonato de áudio. Normalmente os carros são avaliados pelos juízes e só. Mas o público também não comparece porque não pode ver e muito menos ouvir um carro que está competindo. O Quality mostrou que dá para agradar a todos. Espero que no EMMA, todos possam ver e escutar todos os sistemas.

A única ressalva ao Quality é que separou as categorias nos dois dias. Então num dia tivemos consumidores e no outro lojistas e fabricantes. Gostaria de mostrar meu carro para todos, pois se for para mostrar para lojistas, pego o carro e saio visitando as lojas...

 

Obs.: meu carro será simples, mas estará à disposição para todos entrarem para escutar.

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Tem muita gente daquela época que ainda está na ativa (Butu da Thoka, Carlos Maraviglia da Zander's, Vando da Rally, entre outros), mas não participam mais dos campeonatos. Talvez por não ter que provar mais nada a ninguém, mas acho que não acreditam mais neste modelo de evento.

Mas creio que podemos contornar isso. Uma das reclamações que escuto é de que ninguém vê o trabalho deles num campeonato de áudio. Normalmente os carros são avaliados pelos juízes e só. Mas o público também não comparece porque não pode ver e muito menos ouvir um carro que está competindo. O Quality mostrou que dá para agradar a todos. Espero que no EMMA, todos possam ver e escutar todos os sistemas.

A única ressalva ao Quality é que separou as categorias nos dois dias. Então num dia tivemos consumidores e no outro lojistas e fabricantes. Gostaria de mostrar meu carro para todos, pois se for para mostrar para lojistas, pego o carro e saio visitando as lojas...

 

Obs.: meu carro será simples, mas estará à disposição para todos entrarem para escutar.

isso é uma grande verdade, as instalações que estes citados e alguns outros faziam era coisa linda, lembra-se de uma s10 cabine estendida que ao chegar em uma temperatura os amplificadores "apareciam" atras dos bancos??? do santana do Regis art som de POA, que os EQTs da audiocontrol também desciam debaixo do tampão?? lindos acabamentos. pena que poucos privilegiados e juízes podiam ver e escutar. Acho que este foi um dos grandes erros da iasca.

Editado por fabricioM

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