Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Frejat

Ajuda para determinar Frequências de corte

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Antes de pedir a ajuda gostaria de falar que tentei continuar a discussão no outro tópico, no entanto achei que ficou muito carregado e confuso, então decidi abrir outro tópico para especificar a dúvida.

Bom, meus equipamentos são estes:

HU Clarion DXZ785usb

Amplificadores Helix E400 e E20

Sub JL 10w1v2

Kit Helix P236

Os que já leram no outro tópico sabem, farei 3-way/Bi-amp com o HU e farei os cortes por ele.

Minha dúvida é sobre a atenuação do sistema, não tenho nenhuma prática para determinar as frequências corretas de corte, pelo menos para iniciar a regulagem até chegar no meu gosto. Logo, gostaria da ajuda de vocês para determinar isso. Qual seriam as frequências ideias para fazer os cortes iniciais e depois ir variando do mid, tw e sub? Na realidade não farei os cortes, estou fazendo a instalação dos sistema na AutoMundi daqui de Ribeirão Preto, mas gostaria de ter uma noção sobre isso para poder conversar com credibilidade com o regulador, para não haver problemas futuros.

Agradeço desde já a atenção de todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos,

Antes de pedir a ajuda gostaria de falar que tentei continuar a discussão no outro tópico, no entanto achei que ficou muito carregado e confuso, então decidi abrir outro tópico para especificar a dúvida.

Bom, meus equipamentos são estes:

HU Clarion DXZ785usb

Amplificadores Helix E400 e E20

Sub JL 10w1v2

Kit Helix P236

Os que já leram no outro tópico sabem, farei 3-way/Bi-amp com o HU e farei os cortes por ele.

Minha dúvida é sobre a atenuação do sistema, não tenho nenhuma prática para determinar as frequências corretas de corte, pelo menos para iniciar a regulagem até chegar no meu gosto. Logo, gostaria da ajuda de vocês para determinar isso. Qual seriam as frequências ideias para fazer os cortes iniciais e depois ir variando do mid, tw e sub? Na realidade não farei os cortes, estou fazendo a instalação dos sistema na AutoMundi daqui de Ribeirão Preto, mas gostaria de ter uma noção sobre isso para poder conversar com credibilidade com o regulador, para não haver problemas futuros.

Agradeço desde já a atenção de todos.

P/o kit use os cortes do crossover passivo q vem no kit, no manual deve ter essa informação (crossover point). Caso não tenha, uns cortes bem conservadores seriam:

sub: LPF 80Hz (12db/8ª)

mid: HPF 80Hz (12db/8ª)

mid: LPF 4kHz (12db/8ª)

Tw: HPF 4kHz (12db/8ª)

Como vc falou, só pra iniciar.

Compartilhar este post

Link para o post

É... o ideal é tentar deixar a principio os cortes bem proximos ao do cross do kit, e depois vai mudando de acordo com o que ouve! Corte n tem esse de qual o melhor n, vai de gosto de de equip!

So cuidado com os limites dos falantes, sempre tenha margem de segurança, principalmente na fs do tw!

Flw

Compartilhar este post

Link para o post

Sub a 80HPF não é alto não ? [^]

Ele quer um início, portanto não sabe se o midbass vai descer bem. Até 80Hz é certeza que descem. Não adianta nada cortar a 40Hz com um midbass que não desce, ainda mais num 2 vias.

Compartilhar este post

Link para o post

É... o ideal é tentar deixar a principio os cortes bem proximos ao do cross do kit, e depois vai mudando de acordo com o que ouve! Corte n tem esse de qual o melhor n, vai de gosto de de equip!

So cuidado com os limites dos falantes, sempre tenha margem de segurança, principalmente na fs do tw!

Flw

Geralmente é cortado em 2,5kHz entre o mid e o tw...

Começa com esses cortes que o Alex, e vai alterando, achando o que +o- te agradar, aí parte para o slope...

Compartilhar este post

Link para o post

Geralmente é cortado em 2,5kHz entre o mid e o tw...

Começa com esses cortes que o Alex, e vai alterando, achando o que +o- te agradar, aí parte para o slope...

Isso não é regra, geralmente o que se usa pra preservar o tw é 2x a Fs. Os tweeters melhores (e geralmente bem caros) tem FS na ksa dos 500Hz ou 600Hz. No manual do kit dele não tem a FS dos tweeters e o crossover passivo do kit corta em 3.5kHz, por isso sugeri os cortes acima.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...