Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

AndreBSb

Migrando de AXIAIS para Kit 2 vias

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, quero tirar umas dúvidas porque não tenho muita técnica em som automotivo, apesar de ter usado vários tipos de som diferentes.

Geralmente usei falantes AXIAIS. Resolvi dar uma incrementada no meu som e tirei aqueles "troços" do tampão, pois o som vinha todo de trás e ficava batendo o tampão. Não estava satisfeito com o som, apesar de ser alto.

Coloquei um Kit 2 vias Bravox CS60B na frente e um subwoofer de 10'' Selenium Bass numa caixa de fibra lateral dutada de 35 litros (Leosound). Isso tudo ligado num Corzus 1004.

Gostei muito mesmo do resultado, apesar de serem itens razoáveis. Para entrar nesse segmento, estou satisfeito.

DÚVIDAS

1- Quero colocar mais 1 kit duas vias nas portas traseiras. O Corzus 1004 é compatível com isso? Sei que atualmente cada kit 2 vias recebe 50wrms (1 em cada canal) e o sub em bridge dá 200wrms.

2- Caso não (provavelmente), qual módulo seria compatível para tocar 2 kit´s 2 vias e empurrar um sub de 200wrms? Gostaria de usar apenas um módulo!

Algum desses? http://www.wolloko.com.br/wolloko/interface/findresults.asp?spec=hurricane&tipo=1&template_id=3&tu=

Obrigado pela atenção galera. Leigo é freud! Abraços.

Postado em

Qual é o seu carro, pois eu acho que dois kit de 2 vias, vão falar demais e o seu sub não vai conseguir acompanhar, é melhor colocar somente uns coaxiais nas portas traseiras e liga-los direto no player. :legal:

Postado em

Qual é o seu carro, pois eu acho que dois kit de 2 vias, vão falar demais e o seu sub não vai conseguir acompanhar, é melhor colocar somente uns coaxiais nas portas traseiras e liga-los direto no player. :legal:

Meu carro é um Punto. Na frente, o som fica bem equilibrado, tudo em flat. O ganho do sub está até baixo. Atrás já tem uns triaxiais de 5'' da Pioneer direto no Player, mas ligados na player ficam muito fracos. Se for para ligar em módulo, melhor colocar um CS50B. Quem senta atrás, parece que só tem grave no carro. Pelo que senti, não vai faltar grave com 2 kit´s duas vias. Só em música de rock que deve ficar um pouco mais baixo.

Postado em (editado)

Gostaria de salientar que até entendo um pouco sobre impedância, ligação em série e paralelo. Minha maior dúvida é porque kit 2 vias é composto do mid-bass + tweeter. Tudo junto (cada mid e cada tw) são 4ohms? Como se fosse um 6x9 normal?

Se for isso, daria para ligar 2 kit´s duas vias na outra bridge do Corzus 1004. Ligaria 2 em paralelo (cairia pra 2ohms) e outros 2 em paralelo (2ohms). Após isso, ligaria em série e fecharia 200wrms em 4ohms. Cada falante receberia 50wrms.

Alguém confirma a informação? Se confirmar, vou comprar o outro kit logo! Ficarei com 200wrms de kit 2 vias e 200wrms de grave. Tá bom. Só de pensar que já tive 1200wrms de grave e estou satisfeito com 200...é a idade chegando perto dos 30 hehehe. Abraços.

Editado por AndreBSb
Postado em

foge desses Hurricane :vts

vc tem preferência por modulos nacionais?

São bem ruins? Não é o caso de preferência. É mais a questão de preço mesmo. Não desejo investir muito em som automotivo e não sou tão exigente assim. Não quero montar um super SQ e tal. Só quero um sonzinho razoável com um grave leve.

O Corzus acho até bonzinho, mas já usei Banda e é bem melhor. Esse Corzus aí toca 2 kit´s duas vias como pensei na mensagem anterior?

Postado em (editado)

São bem ruins? Não é o caso de preferência. É mais a questão de preço mesmo. Não desejo investir muito em som automotivo e não sou tão exigente assim. Não quero montar um super SQ e tal. Só quero um sonzinho razoável com um grave leve.

O Corzus acho até bonzinho, mas já usei Banda e é bem melhor. Esse Corzus aí toca 2 kit´s duas vias como pensei na mensagem anterior?

esse corzus tem a seguinte potencia(não sei se da isso)

-Potência de saída RMS (4 x 50W) 200W em 4 Ohms.

-Potência de saída RMS (4 x 100W) 400W em 2 Ohms.

-Potência de saída RMS em bridge (2 x 200W) 400W em 4 Ohms.

vc pode ligar os dois kits e o sub nele,mas vc vai perder o fader

vc liga 1 lado de cada kit em 1 canal e o sub na bridge. :legal:

Editado por DanielFerreira
Postado em

esse corzus tem a seguinte potencia(não sei se da isso)

vc pode ligar os dois kits e o sub nele,mas vc vai perder o fader

vc liga 1 lado de cada kit em 1 canal e o sub na bridge. :legal:

E nesse caso cada falante do kit receberia os 50wrms, correto? Se for, por mim não teria problema perder o fader. Só regular bem e não mexer. Considerando que os falantes vão receber a mesma potência e eu estarei na frente, não tem como perder o palco sonoro.

Postado em

E nesse caso cada falante do kit receberia os 50wrms, correto? Se for, por mim não teria problema perder o fader. Só regular bem e não mexer. Considerando que os falantes vão receber a mesma potência e eu estarei na frente, não tem como perder o palco sonoro.

É...mas não confio muito na potencia desses corzus não pasmafaute

Postado em

É...mas não confio muito na potencia desses corzus não pasmafaute

Valeu Daniel, ajudou muito!! E qual módulo você me recomendaria para esse meu sistema? 2 kit´s 2 vias de 65wrms e um sub de 200wrms? Abraço.

Postado em

Valeu Daniel, ajudou muito!! E qual módulo você me recomendaria para esse meu sistema? 2 kit´s 2 vias de 65wrms e um sub de 200wrms? Abraço.

se fosse pra gastar pouco deixaria o corzus para os kits e compraria um sd250.2 para o sub.

Isso é se seu player tem corte low pass pq o Sd não tem crossover :legal:

Postado em

Caro André,

Você pode ligar dois kits em cada canal se o amplificador for estável em 02 ohms, mas quanto a não perder o palco sonoro, torna-se impossível. A partir do momento que você alimentará o kit dianteiro e traseiro com a mesma potência, irá atrapalhar o palco com certeza. A ligação que está feita no seu carro é a correta para uma qualidade de áudio aceitável, com os falantes traseiros recebendo pouca potência, apenas para dar ambiência e um pouco de volume para os ocupantes do banco traseiro (eu não uso falantes na traseira do carro, só o sub). Se queres mais potência, sugiro que procure um pequeno amplificador, desses mais fracos para alimentar os falantes traseiro, já que a saída amplificada da HU não está satisfazendo o seu gosto pessoal ou procure um amplificador de 5 canais para fazer a alimentação independente e atenuar o necessário nos falantes traseiros para não prejudicar o palco sonoro. Não sei se já teve a oportunidade de ouvir um kit componente bem alimentado na dianteira e direcionado corretamente, mas nunca mais senti falta de falantes na traseira do carro depois disso.

Boa sorte e um abraço,

Sérgio.

Postado em (editado)

Fala, cara!

Minha configuração é bem parecida com a sua:

2 vias Bravox CS-U 50 wrms

Bomber dub 12" 200 wrms

coaxiais bravox 5" 50 wrms atrás, ligados no player

Corzus 1004

A primeira ligação que fiz, amplifiquei também os coaxiais. Mas desisti na mesma hora, porque eles terminam falando mais do que o kit, porque estão instalados numa posição mais alta. Além disso, por estarem ligados nos mesmos canais do módulo, não dá pra regular os coaxiais pelo fader, como dá quando eles estão ligados direto no player. Assim, deixei como está atualmente (da mesma forma dos teus). Eu não mudaria.

Sobre a impedância, não se preocupe, porque os tweeters exigem do módulo em frequência diferente dos midbass. A impedância resultante fica bem próxima dos 4ohms com tw + mid ligados em paralelo.

Porém, se os falantes traseiros forem na porta, aí sim pode valer a pena amplificá-los. Faça o teste!

Abraços!

Editado por PHAER
Postado em (editado)

Caro André,

Você pode ligar dois kits em cada canal se o amplificador for estável em 02 ohms, mas quanto a não perder o palco sonoro, torna-se impossível. A partir do momento que você alimentará o kit dianteiro e traseiro com a mesma potência, irá atrapalhar o palco com certeza. A ligação que está feita no seu carro é a correta para uma qualidade de áudio aceitável, com os falantes traseiros recebendo pouca potência, apenas para dar ambiência e um pouco de volume para os ocupantes do banco traseiro (eu não uso falantes na traseira do carro, só o sub). Se queres mais potência, sugiro que procure um pequeno amplificador, desses mais fracos para alimentar os falantes traseiro, já que a saída amplificada da HU não está satisfazendo o seu gosto pessoal ou procure um amplificador de 5 canais para fazer a alimentação independente e atenuar o necessário nos falantes traseiros para não prejudicar o palco sonoro. Não sei se já teve a oportunidade de ouvir um kit componente bem alimentado na dianteira e direcionado corretamente, mas nunca mais senti falta de falantes na traseira do carro depois disso.

Boa sorte e um abraço,

Sérgio.

Sérgio, é possível aumentar a potência nos falantes traseiros sem influenciar os dianteiros? Meu player não é nada muito bom como Pioneer. É um DVD Philips CED320-x. Seria bom se tivesse essa opção no player de alterar a configuração só dos falantes que estão ligados nele, sem "tirar" potência dos dianteiros. Os falantes traseiros também ficam posicionados na porta, por isso dá impressão que nem tem algo ali. Sentei pouco tempo no banco de trás e só tinha grave praticamente. Resumindo: quem sentar no banco traseiro, só leva grave na orelha kkkkk.

Editado por AndreBSb
Postado em

Sérgio, é possível aumentar a potência nos falantes traseiros sem influenciar os dianteiros? Meu player não é nada muito bom como Pioneer. É um DVD Philips CED320-x. Seria bom se tivesse essa opção no player de alterar a configuração só dos falantes que estão ligados nele, sem "tirar" potência dos dianteiros. Os falantes traseiros também ficam posicionados na porta, por isso dá impressão que nem tem algo ali. Sentei pouco tempo no banco de trás e só tinha grave praticamente. Resumindo: quem sentar no banco traseiro, só leva grave na orelha kkkkk.

bom nesse casos é ter um player com rca pra front,rear e sub

aí vc usa um amplificador 4 canais para o estereo, usando front e rear

e usa um amplificador mono para o sub :legal:

Postado em

Fala, cara!

Minha configuração é bem parecida com a sua:

2 vias Bravox CS-U 50 wrms

Bomber dub 12" 200 wrms

coaxiais bravox 5" 50 wrms atrás, ligados no player

Corzus 1004

A primeira ligação que fiz, amplifiquei também os coaxiais. Mas desisti na mesma hora, porque eles terminam falando mais do que o kit, porque estão instalados numa posição mais alta. Além disso, por estarem ligados nos mesmos canais do módulo, não dá pra regular os coaxiais pelo fader, como dá quando eles estão ligados direto no player. Assim, deixei como está atualmente (da mesma forma dos teus). Eu não mudaria.

Sobre a impedância, não se preocupe, porque os tweeters exigem do módulo em frequência diferente dos midbass. A impedância resultante fica bem próxima dos 4ohms com tw + mid ligados em paralelo.

Porém, se os falantes traseiros forem na porta, aí sim pode valer a pena amplificá-los. Faça o teste!

Abraços!

Os meus falantes traseiros também ficam na porta. Talvez por isso sinto que precise de algo mais forte ali. Na frente, está muito bom. Porém, também penso em quem senta atrás, apesar de quase não levar ninguém no meu carro. Eu acho que não vou me arrepender em colocar justamente por isso. Se fosse no tampão ou perto dele, acho que estaria bom como está. Porém, com a potência do player (22wrms em cada falante traseiro) direcionado aos pés, parece não ter nada. Considerando os kit´s de mesma potência, talvez perca o palco "som vindo de frente" mas pelo menos não virá de trás. Porém, os bancos são quase uma barreira pro kit traseiro "atrapalhar" o dianteiro. Pra quem tava ouvindo um som que vinha tudo de trás, já é lucro kkkkk. Não entendo muito de som, então vou pela minhalógica meio bisonha hehehe.

Postado em

Os meus falantes traseiros também ficam na porta. Talvez por isso sinto que precise de algo mais forte ali. Na frente, está muito bom. Porém, também penso em quem senta atrás, apesar de quase não levar ninguém no meu carro. Eu acho que não vou me arrepender em colocar justamente por isso. Se fosse no tampão ou perto dele, acho que estaria bom como está. Porém, com a potência do player (22wrms em cada falante traseiro) direcionado aos pés, parece não ter nada. Considerando os kit´s de mesma potência, talvez perca o palco "som vindo de frente" mas pelo menos não virá de trás. Porém, os bancos são quase uma barreira pro kit traseiro "atrapalhar" o dianteiro. Pra quem tava ouvindo um som que vinha tudo de trás, já é lucro kkkkk. Não entendo muito de som, então vou pela minhalógica meio bisonha hehehe.

É verdade, na porta traseira o som fica bem mais baixo do que no tampão, por causa da posiçao msm. Vale a pena testar!

Postado em

Não conheço o seu player, mas se puder, faça o seguinte teste: Utilize o fader do aparelho jogando mais potência para os canais traseiros e veja se lhe agrada. A potência nos dianteiros irá diminuir um pouco mas talvez você consiga o equilíbrio que você procura entre os falantes dianteiros e traseiros. Se não resolver, só com a solução descrita pelo colega acima, com um player mais versátil. ;)

Um abraço,

Sérgio.

Postado em

Pessoal,

Instalei o kit 2 vias traseiro e curti bastante o resultado. Achei que o som ficou equilibrado com 200rms de kit 2 vias e 200wrms de grave. Ficou um bom som interno sem exagero e o melhor: tudo nos locais originais e som nos bancos dianteiros e traseiros. Não achei que atrapalhou o palco. Estou curtindo bastante kit 2 vias. Ouço detalhes nas músicas que não ouvia antes. Imagina se for um JBL mais top, com sub mais top, módulo mais top e cabos mais tops!

Surgiram mais algumas dúvidas:

1- A fiação pro kit 2 vias pode ser aquela convencional para falantes mesmo?;

2- O negativo e positivo é um cabo de 16mm para um Corzus 1004. Está bom?;

3- A fiação do subwoofer é a mesma dos falantes comvencionais. Não é muito fino para sub, apesar de ter 200wrms?

4- Não há corte de frequência no player nem no módulo. Devo usar algum tipo de capacitor nos kits 2 vias?

Abraços!

Postado em

Pessoal,

Instalei o kit 2 vias traseiro e curti bastante o resultado. Achei que o som ficou equilibrado com 200rms de kit 2 vias e 200wrms de grave. Ficou um bom som interno sem exagero e o melhor: tudo nos locais originais e som nos bancos dianteiros e traseiros. Não achei que atrapalhou o palco. Estou curtindo bastante kit 2 vias. Ouço detalhes nas músicas que não ouvia antes. Imagina se for um JBL mais top, com sub mais top, módulo mais top e cabos mais tops!

Surgiram mais algumas dúvidas:

1- A fiação pro kit 2 vias pode ser aquela convencional para falantes mesmo?;

2- O negativo e positivo é um cabo de 16mm para um Corzus 1004. Está bom?;

3- A fiação do subwoofer é a mesma dos falantes comvencionais. Não é muito fino para sub, apesar de ter 200wrms?

4- Não há corte de frequência no player nem no módulo. Devo usar algum tipo de capacitor nos kits 2 vias?

Abraços!

1 creio q nao tem problema!

2 na minha opiniao nao precisa mais que isso nao...

3 eh bom colocar um fio 2x2,5mm

4 ele ja nao tem um divisor de frequencia?

Postado em

1 creio q nao tem problema!

2 na minha opiniao nao precisa mais que isso nao...

3 eh bom colocar um fio 2x2,5mm

4 ele ja nao tem um divisor de frequencia?

O divisor de frequência que vem no kit é para o tweeter. Será que tocará frequências indesejadas (grave) no mid-bass?

Postado em

O Mksound já falou quase tudo. Mas o meu Corzus 1004 tem corte nos dois pares de canal, dá uma olhada direito no seu módulo. Corta passa-baixa a 80Hz para os canais em bridge e full para os kits.

O ideal é cortar frequências subgraves pros falantes de voz, mas você pode fazer isto instalando um capacitor correto para o kit. Geralmente os crossovers também vem esse capacitor. Eu uso os meus mids full mesmo...

Abraços

Postado em (editado)

Bom dia

Eu já tive uma 1004 tocando um kit duas vias CS60D, dois triaxias de 5" e um Endurance de 10" 400WRMS é claro que o sub estava passando fome mais o resultado foi muito bom, se o HU do maigo André tiver dois pares de RCA o resultado vai ficar bom.

Abs Frederico

Editado por ejfrederico
Postado em

valeu galera! Vou só aumentar a bitola dos fios da caixa de grave, para não ficar receoso e não ter chance de dar nada errado.

Realmente o Corzus 1004 tem aquela regulagem mesmo. Corta grave aquela regulagem? Só não corta subgrave? Então não dá problema deixar assim, né? O kit diz aguentar 65wrms e recebe 50wrms. Se não mandar muita distorção, deve aguentar bem.

Não sei se tem 2 RCA porque não entendo muito de som, mas foi ligado até a saída de sub.

Deixei tudo em flat no player e dei uma regulada no ganho do módulo. Fiquei satisfeito. 6x9 ou PW3 em tampão, nunca mais. Kit 2 vias toca muito e nos lugares originais. Não tem nada no tampão e sem barulhos internos no carro. :)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...