Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Mollmann

Caixa Bruta para 8 Pionner 309

Recommended Posts

Boa Noite galera, bom seguinte eu fui convensido de trocar meu Subs dos Nitros pelos Pioneers 309 pela galera aqui do forum.

Bom então vamos pra dúvida, eu tenho uma litragem absurda atraz na minha santana quantum.. meu projeto é o seguinte :

8 Pionner 309 sendo que 6 vão ser virados para cima e 2 virados para a boca do porta malas, eu ia postar uma imagem mas ja utilizei o espaço que tenho de limite ( não sei como funciona isso aqui no forum hehehe) Porém ai começa as duvidas.

Acompanhando sei la quantos tópicos não cheguei a uma conclusão. Tenho como referência litragem de 46/50/52 LITROS BRUTOS para cada auto falante, eu tenho condições de fazer uma caixa para qualquer destas litragens.

Pergunto a vocês está caixa de 368/400/416 litros pode sem divisões ? Porque eu tenho duvidas quanto a ter 6 falantes na parte de cima da caixa e 2 na parte lateral quanto a pressão do falante ser em direções diferentes e quanto ao posicionamento dos dutos tambem tenho essa duvida.

Gostaria de uma caixa com grave interno fortissimo,quero aquele grave que a galera escute um quarterão antes de eu chegar, porem que não suma quando eu abrir a mala

Porem nesta caixa como ficaria os dutos ???/

Perderia litragem quebrando os cantos para nao ficar onda estacionaria ??? quantos litros ???

Como eu poderia fazer a ligação destes falantes e qual bobina usar ???

Será ligado em um SD5000

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por que vc não faz com os 8 subs virados para cima mesmo? Visualmente fica bem melhor.

Faz uma caixa sem divisões internas com 400 litros brutos e 8 dutos de 4" por 20cm de comprimento. A sintonia fica em 40Hz. Não tem erro. Fica fortíssimo o som interno e quando for tocar aberto não vai fazer feio também.

Se seus subs forem o 309S4 vc tem que comprar uma SD5000 2 ohms, e se for o 309D4 vc tem que comprar uma SD 1 ohm.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Se der pra colocar os 8 pra cima.. seria melhor!

Eu sintonizaria abaixo de 40.. 37 por ae!

Compartilhar este post

Link para o post

cara, em que carro vai colocar?

qual seria a finalidade do som? tocar aberto ou fechado?

quer uma coisa mais mista?

Compartilhar este post

Link para o post

Galera valeu por me ajudar muito obrigado de verdade ...

A ideia do som pra pra se possivel raxar o carro no meio quando fechado sabem... dummmmmmmmmmmmm dummmmmmmmm dummmmmmmmmmm que de londe se escuta, grave macio... vocês sabem do que estou falando, porem nao quero fazer feio quando abrir a mala... sabe .. ja vi caixas com graves fortes internos e quando abre a mala desaparece. Eu não quero isso.

Tenho varias medidas tiradas aqui, tenho que rever os calculos para que possa dizer pra vocês se vai os 8 virados pra cima... Porem se a caixa é bruta teoricamente so teria de ter o espaço do falante mesmo na parte de cima da caixa certo ? Errado ? Mas como disse vou ver em meus calculos e posto aqui.

Quanto aos falantes?

Qual o melhor ??? e como exatamente fazer a ligação os subs já estão comprados mas ainda não escolhi o modelo, preciso de detalhes da ligação para pegar o modelo certo.

Aguardo e posto em seguida as medidas.

Compartilhar este post

Link para o post

cara eu fiz minha caixa com 376L brutos coisa de 45L pra cada sub, o povo fala que o grave da pra escutar quando to a uns 4 a 5 quarteirões de casa, to usando duto de 3" x 20cm e não faz feio de mala aberta não, muito pelo contrario quando abre a mala parece que o grave dobra!

olha o vídeo ai, lembrando que minha caixa nesse vídeo estava sintonizada a 28hz. tava uma mer** o grave!

http://www.youtube.com/watch?v=BqvUjxMYRAc&feature=related

Compartilhar este post

Link para o post

Recomendo que faça compartimento separado para cada sub

Pois se um ou mais subwoofers queimar, ou parar de funcionar, é como se o volume para os outros subwoofers aumentasse.

Isso pode jogar o subwoofer a trabalhar na faixa de sobre excurcionamento, fazendo os outros subwoofers se danificarem.

Faça simulação de caixas antes de construir.

Além do mais, criar compartimentos separados, faz a caixa se tornar mais rígida.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara é bem esse o caminho..... mas me diga, a posição dos dutos pode ser em qualquer lugar ??? bom tudo bem o video ta ai para provar né mas... a caixa deles nao deveriam ser maior ?? Pensei na litragem que falei acima... mas se for 45L melhor ainda porque dai é menor a caixa.

Cara se possivel, responde ai essas questoes ?

Quantas baterias ? Quais ? Quanto tempo ligado ???

Os Dutos podem ser em qualquer lugar da caixa ?

E gente por favor aguardo o complemento da galera ai... to fazendo uma caixa que depois nao vou poder mexer entao nao posso erra, gostaria de saber se estes 45 litros que o amigo informou são os suficientes para o que eu gostaria, que é um grave bem macio e de longe nao fazendo feio de mala aberta.

Grato

Valeu João Felipe demais teu som cara...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara é bem esse o caminho..... mas me diga, a posição dos dutos pode ser em qualquer lugar ??? bom tudo bem o video ta ai para provar né mas... a caixa deles nao deveriam ser maior ?? Pensei na litragem que falei acima... mas se for 45L melhor ainda porque dai é menor a caixa.

tipo pode ser sim maior, mas não fica legal o rendimento aberto, 45L e Misto, toca de tudo.

Cara se possivel, responde ai essas questoes ?

Respondo sim.

Quantas baterias ? Quais ? Quanto tempo ligado ???

São 2 Baterias AGM (Unipower) de 150A cada. ainda não fiz o teste, mas usei o som por +/- 6 horas e a tensão estava em 12.5V

Os Dutos podem ser em qualquer lugar da caixa ?

Sim, em qualquer lugar, so não podem ficar obstruídos.

E gente por favor aguardo o complemento da galera ai... to fazendo uma caixa que depois nao vou poder mexer entao nao posso erra, gostaria de saber se estes 45 litros que o amigo informou são os suficientes para o que eu gostaria, que é um grave bem macio e de longe nao fazendo feio de mala aberta.

Grato

Valeu João Felipe demais teu som cara...

coloquei as respostas em vermelho.

Acho que foi o Lucas Gyn que falou pra usar dutos de 4". bom, se minha caixa tivesse espaço eu usaria eles de 4".

isso que o Motti falou e verdade, a caixa fica mais rigida, e se algum sub chegar a queimar não interfere nos outros.

eu so acho exagero usar uma SD5k para eles.

Semana que vem se der certo, vou fazer um teste com uma SD5k tocando os 8 pioneer!

Editado por João Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

João Felipe e quanto as ligações das bobinas ?? Poderia esclarecer ?

Se voce pegar d4, liga as duas bobinas do sub em série dando 8 Ohms, depois vem ligando em paralelo que vai resultar em 1 ohm...

Acho que fiz a conta certa, to meio cansado agora...

Compartilhar este post

Link para o post

O amigo meu tinha 8 pioneer na saveiro com 40 litros para cada (agora são meus \o/), todos bobina simples de 4ohms, e no final ligando em 2ohms no Banda 3.5, hj ele vai trazer, depois posto como se comportam, apesar de não duvidar da paini kkk, olha um video deles ai, abraços.

Editado por Danilo Rogério

Compartilhar este post

Link para o post

Se voce pegar d4, liga as duas bobinas do sub em série dando 8 Ohms, depois vem ligando em paralelo que vai resultar em 1 ohm...

Acho que fiz a conta certa, to meio cansado agora...

Sim, no caso dos D4, no meu caso são 8 308D2, todos os sub estão a 4Ohms faço 2 grupos de 1 Ohm (4+4+4+4), e ligo em serie subindo para 2Ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde gente, bom será que existe a possibilidade de alguem fazer um "grafico" da ligação ? Eu li o que os amigos falaram mas como disse desculpe a ignorancia mas não consegui buscar como devo fazer exatamente, será que alguem poderia fazer um desenho ou sei la detalhar um poukinho mais a forma de fazer a ligação dos falantes ?

Se voce pegar d4, liga as duas bobinas do sub em série dando 8 Ohms, depois vem ligando em paralelo que vai resultar em 1 ohm ( como exatamente ? )pois não gostaria de fazer inmendar que não são necessarias e ter muita perda. Então se alguem poder por gentileza ajudar, ficaria muito agradecido.

=================================================================================================================================================================

João Felipe.. Marcelo... pessoal que está acompanhando o tópico..então assim, acredito que o asssunto CAIXA está resolvido a não ser uma coisa,

LITRAGEM = OK

DUTOS = OK

QUEBRA DE CANTOS = EXISTE COMO CALCULAR A PERDA DOS 4 CANTOS DA CAIXA, PARA EVITAR AS ONDAS ESTACIONARIAS ?

LIGAÇÃO DOS SUBS = PRECISO SABER COM MAIS DETALHES COMO FAZE-LO SE POSSIVEL UM GRAFICO.

================================================================================================================================================================

Galera me desculpe pela falta de conhecimento em alguns pontos ai, fico muito grato pela ajuda de todos e aguardo a resposta de vocês.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Quais as medidas do porta malas que poderá usar (área livre)??

Com quantos litros vais fazer, 45, 50 ou 52??

Vou fazer um projetinho e posto com as medidas, blz??

Concordo com o Moti, caixas separadas para cada sub.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde gente, bom será que existe a possibilidade de alguem fazer um "grafico" da ligação ? Eu li o que os amigos falaram mas como disse desculpe a ignorancia mas não consegui buscar como devo fazer exatamente, será que alguem poderia fazer um desenho ou sei la detalhar um poukinho mais a forma de fazer a ligação dos falantes ?

Se voce pegar d4, liga as duas bobinas do sub em série dando 8 Ohms, depois vem ligando em paralelo que vai resultar em 1 ohm ( como exatamente ? )pois não gostaria de fazer inmendar que não são necessarias e ter muita perda. Então se alguem poder por gentileza ajudar, ficaria muito agradecido.

=================================================================================================================================================================

João Felipe.. Marcelo... pessoal que está acompanhando o tópico..então assim, acredito que o asssunto CAIXA está resolvido a não ser uma coisa,

LITRAGEM = OK

DUTOS = OK

QUEBRA DE CANTOS = EXISTE COMO CALCULAR A PERDA DOS 4 CANTOS DA CAIXA, PARA EVITAR AS ONDAS ESTACIONARIAS ?

LIGAÇÃO DOS SUBS = PRECISO SABER COM MAIS DETALHES COMO FAZE-LO SE POSSIVEL UM GRAFICO.

================================================================================================================================================================

Galera me desculpe pela falta de conhecimento em alguns pontos ai, fico muito grato pela ajuda de todos e aguardo a resposta de vocês.

Abraço

No caso dos Cantos e simples, e so usar cola + po de serragem e colocar bastante nos cantos dando o intervalo correto para secagem do mesmo.

ja na ligação e assim. minha ultima tentativa antes do gráfico.

os pioneer 309 veio na versão D4 e S4. o D4 e 2 Bobinas de 4Ohms cada uma. ja o S4 e uma bobina Simples de 4Ohms.

se você comprar os Subs D4 (Dupla de 4) cada sub tem 2 bobinas e nisso você ira liga-las em serie. (Ligação em serie pega o Positivo de uma e liga no negativo da outra). fazendo isso cada sub ficara com 8Ohms de impedância.

então temos 8 subs com 8ohms cada um, e só ligar em paralelo (ligação em paralelo, Positivo com positivo, negativo com negativo) assim você ira fechar todos os sub em 1 Ohm final.

Se você comprar os subs S4 (Simples de 4) você vai dividi-los em 2 Grupos com 4 Sub cada. pega 4 Sub e faz ligação em paralelo fechando em 1 Ohm, pega os outros 4 restante e faz o mesmo também fechando em 1 ohm. nisso sobra 2 Positivo e 2 Negativos, você vai fazer uma ligação em serie. Você vai pegar o positivo de um grupo e o negativo de outro, e juntar eles assim sobrando 1 positivo e 1 negativo, assim subindo a impedância para 2Ohms.

Sim, em caixas separadas e melhor porem e mais trabalhoso e gasta mais material. e a litragem da caixa bruta aumentara.

Editado por João Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza cara, eu vou aguardar ... VALEUUUU

Abraço

Estou aguardando as medidas e a litragem que vai usar, preciso delas antes, blz??

Valeu.

Editado por osmairps

Compartilhar este post

Link para o post

Estou aguardando as medidas e a litragem que vai usar, preciso delas antes, blz??

Valeu.

Velho então quanto a caixa, verificando o que a galera falou em um som mais misto, cheguei a 368 Litros ( gostaria de uma segunda opinião sobre a litragem por falante para gravão pois é isso que quero)

Então a caixa cheguei a 368 Litros com madeira de 1.8mm nestas medidas 94cm Largura x 90cm de profundidade x 45cm de altura ( medidas externas )

Galera ta ai inicialmente minha caixa

PS : Ainda posso aumentar 10cm de profundidade nesta caixa e nada me impede de granhar litragem tambem na altura.

Abraço e aguardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fico muito feliz que pessoas desse calibre de conhecimento, possam me ajudar muito obrigado a todos,

Bom gente eu estou neste momento simulando algumas coisas no software aqui do forum para caixa dos 309, vamos ao que cheguei se tiver alguma coisa errada me falem ai e postem os comentarios gente eu não se fiz exatamente certo, existem varias perguntas acima que gostaria que o pessoal me ajuda-se por favor... mas vamos lá.

Dados do Sub 309:

Vas 67.32

Qts 0.89

FS/hz 29.5

Caixa simulada

46 Litros

FB/hz 38

Tenho a imagem do grafico mas nao consigu postar, a linha ta mais ou menos... com um pico de 8+ gostaria que alguem analizase porque nao tenho experiencia nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

Tá lá nos artigos, essas e outra mais. Acompanhando :legal:

b18k.gif

b19p.gif

Se optar pelo segundo esquema depois faz assim:

89861418.gif

Editado por CRIS RMS

Compartilhar este post

Link para o post

Parametros do 309S4 segundo a Pioneer:

Fs: 39,5 Hz

Qms: 12,47

Vas: 30,14 litros

Xmax: 10,4 mm

SD: 530,9 sq.cm

Qes: 0,69

Re: 3 ohms

Le: 2,33 mH

Z: 4 ohms

Pe: 400w

Pra mim caixa pra os Pioneer 305/6/7/8/9 tem que ter sintonia entre 38 e 40Hz, abaixo disso não há ganho nenhum, esses subs não são nada bons pra baixíssima frequência, não descem.

Com uma sintonia de 40Hz o ganho entre 40 e 50 Hz é muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...