Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Gti

"Nivelar" o volume dos MP3...

Recommended Posts

Opa.

Primeiramente desculpem se o local é errado, pensei em postar no geral mas acho que aqui o pessoal vai saber responder...

Pois bem, desde que começei a manipular arquivos de música no PC, sempre normalizei o volume das mesmas. É muito ruim ao trocar de faixa ter que dar aquela ajustada no volume do aparelho. Ou até mesmo aquelas músicas que distorcem mesmo em volume moderado.

Eu usava o MP3gain que é muito conhecido, mas ultimamente venho usando o programa FOOBAR que é na verdade um tocador mas possue este recurso. (ótimo programa, aliás...)

Não sei se existe uma regra quanto ao volume padrão, mas as minhas músicas eu deixo todas em 89Db. Acima disso, algumas músicas acusavam "clip". Não tenho mais problema de distorções e diferenças no volume.

Pra resumir, Eu noto que há uma diferença entre dois arquivos iguais, sendo um normalizado e outro não. Além do volume, obviamente, sinto o som meio abafado... Eu não entendo lhufas de som e não sei dizer exatamente o que ocorre, por isso venho aqui perguntar:

Nivelar o volume dos arquivos, faz com que, de algum modo, o arquivo perca qualidade ?

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alessandro,

Pra não precisar ficar nivelando volume das músicas (que perde qualidade sim), tenta achar os arquivos com uma taxa de bits aceitável, que não terá problemas!

Eu costumo baixar com 320kbps, e não noto essa diferença que você fala, isso geralmente é problema de arquivos ruins. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

tem que ver se o processamento que está sendo feito nas músicas é de fato uma normalização, ou uma compressão

não conheço estes programas, então não posso dizer como eles interagem com o arquivo

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não depende muito da taxa de bits do arquivo não, pois quando vc vai encodar um cd, independentemente do bit rate vc pode ajustar o "gain" na hora de encodar, se o cara que encodou diminuiu (propositalmente ou nao) o gain, vc vai ter uma musica tocando mais baixa do que as outras. Já fiz em um cd que era o unico que eu achei, que estava em mp3 320, utilizei o foobar e "normalizei" o volume desse cd com a mesma base dos outros, o foobar subiu o ganho desses arquivos desse cd e todos tocavam no mesmo "volume". Não notei perda de qualidade (tirando o fato de se tratar de uma mp3)

Compartilhar este post

Link para o post

Irá interferir caso a gravação dos instrumentos seja digamos, "à moda antiga". Em tais gravações, normalmente com grandes variações de dinâmica na música (variação de volume, forte, piano, pianíssimo, etc...) principalmente haverá perdas, pois normalmente tais gravações são feitas com cerca de -3db do "pico" de volume, p/ evitar clip do sinal e não haver distorção, e fazendo-se a normalização, a tendência é de muitas dessas frequencias atingirem o pico, e até extrapolarem (pode gerar sinal musical clipado). As músicas mais "modernas" digamos, já não respeitam mais variação de dinâmica praticamente, ficando normalmente já com o som "estourado" em todo o trajeto da música. Com isso a normalização não vai alterar a dinâmica da música (que praticamente já não existe).

Compartilhar este post

Link para o post

evepainkiller, mas não cliparia pq a normalização pega o pico máximo da música e joga até o 0dB, o resto acompanha linearmente

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, obrigado a todos pelas explicações.

Sei que não dá para exigir qualidade de arquivos MP3.

Eu sempre tento baixar as músicas com o maior bitrate possível, no minímo em 192kbps. Abaixo disso eu não faço questão.

Na verdade esse processo não altera o arquivo de fato, no caso do MP3gain ele adiciona uma "tag" com os valores referentes ao volume.

alessgnz008.jpg

Irá interferir caso a gravação dos instrumentos seja digamos, "à moda antiga". Em tais gravações, normalmente com grandes variações de dinâmica na música (variação de volume, forte, piano, pianíssimo, etc...) principalmente haverá perdas, pois normalmente tais gravações são feitas com cerca de -3db do "pico" de volume, p/ evitar clip do sinal e não haver distorção, e fazendo-se a normalização, a tendência é de muitas dessas frequencias atingirem o pico, e até extrapolarem (pode gerar sinal musical clipado). As músicas mais "modernas" digamos, já não respeitam mais variação de dinâmica praticamente, ficando normalmente já com o som "estourado" em todo o trajeto da música. Com isso a normalização não vai alterar a dinâmica da música (que praticamente já não existe).

Isso, dinâmica... Era o que eu não sabia explicar.

Vou continuar usando o normalizador, com base na sua explicação vejo que não há problemas. Não vou perder a dinâmica pois a mesma quase não existe, mas elimino o risco das músicas apresentarem clip.

Compartilhar este post

Link para o post

upando aqui!

voltei a usar um servidor torrent que não usava há anos e tem muita coisa FLAC lá... aí a última coisa que baixei foram alguns cds do Johnny Cash. Tão em Flac como na img abaixo, só que a qualidade não é tão boa comparada com os outros flacs que tenho aqui...

na hora de gravar pra CD, tem como fazer alguma coisa para melhorar?

por exemplo, sons abaixo dos médios-graves não são presentes nas músicas...

imgflac_zpsa7ec81da.png

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho.

As vezes é problema dos arquivos.

O que eu percebo é que as músicas mais recentes tem um level muito alto de ganho, volume, sei la. Tinha um artigo ma revista rolling stones falando sobre isso. Fica dificil de distinguir as coisas e cansa rapido.

No seu caso, a verdade é que eu não entendi direito rs.

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho.

As vezes é problema dos arquivos.

O que eu percebo é que as músicas mais recentes tem um level muito alto de ganho, volume, sei la. Tinha um artigo ma revista rolling stones falando sobre isso. Fica dificil de distinguir as coisas e cansa rapido.

No seu caso, a verdade é que eu não entendi direito rs.

o som é bem limpo, nítido. o volume da música é mais baixo do que as outras e nas baixas frequencias, elas tocam como se tivessem atenuadas...

Compartilhar este post

Link para o post

o som é bem limpo, nítido. o volume da música é mais baixo do que as outras e nas baixas frequencias, elas tocam como se tivessem atenuadas...

Pode ser a gravação, o rip, sei lá.

Os rips de vinil tem o som mais baixo que os rips de CD.

E ao mesmo tempo é mais nítido quando se deixa na mesma intensidade.

Agora, o porque dos graves estarem "atenuados" não sei.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra tentar desvendar esse mistério só comparando com outras formas de compactação, compressão, ou até mídia original

Pode ser qualquer coida, desde masterização assim, até algum tipo de "efeito" aplicado na hora de ripar

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente é a gravação. As gravações antigas não tinham tanto "bass", graves, provavelmente por deficiência da mídia. Evenpainkiller, acho que vc citou algo assim quando conversamos sobre o sistema do offtime.

Dificil achar algum flac de discos antigos do Led que tenha uma batida como essa:

E a variação de volume é muito grande, principalmente se vc comparar gravações atuais com antigas. Sempre baixo do rutracker que exige parâmetros bem claros para permitir que o torrent seja enquadrado em lossless.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...