Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
n3n0

Sitema Hi-Fi, o que se pode esperar do som dele?

Recommended Posts

O que se esperar de um sistema que busca alta fidelidade?

Como criar expectativa em algo que não se sabe o que é?

Como diria um grande amigo: "Um sistema hifi não agrada a grande maioria das pessoas..."

Um bom sistema residencial pode ser um começo, não?

Foi boa a sua colocação, porque alguns vão em busca de um sistema hi-fi e quando alcançam não gostam do resultado. Durante o evento conheci um camarada, expert em subwoofer e metaleiro de primeira, que entende muito de som hi-fi, mas curte mesmo um som forte no carro. Esse é um cara feliz e bem resolvido; qualquer dia vou pedir para ouvir o carro dele.

Concordo contigo que a maioria não se agrada de um sistema hi-fi, isso é até de se esperar, o que me parece estranho é uma pessoa que se diz apaixonada por som hi-fi, escutar este som e dizer que não gosta. Claro que existe varios ajustes pessoais e que cada um pode dar o toque que lhe agrada. É como futebol, o time pode ser mais ofensivo ou defensivo, estranho é o cara dizer que não gosta de assistir o jogo.

Editado por n3n0

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah mas isso eu duvido. nao dura mais que o topico do robertosantana o-o-

Eu comecei a ler uma vez este topico do Roberto na pagina 25 desisti, praticamente

lendas-urbanas-mitos-urbanos-o.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Eu posto pouco no forum. Estou na fase de estudos, pois mexer em som de carro é muito diferente de som doméstico. Apesar de eu ter ótimas referências e, de certa forma, um ouvido bem crítico, minha preferência de som no carro é bem diferente da residencial.

Também tenho alguma experiência auditiva de estúdio, não porque faço mixagens -- longe disso -- mas porque tenho amigos que fazem e possuem estudios muito bem equipados. E tão comum quanto ouvir som no carro na ida ao trabalho, é dar uma parada na volta pra tomar um café com eles dentro da sala de edição, ouvindo uma ou outra faixa no antes, durante e depois. Inclusive, as faixas "hereges" em que o cliente pede pra colorir. A nóia dos caras é tanta que eles pedem desculpas para as caixas de referência por terem que tocar aqueles sons coloridos.

Infelizmente, o que leio muito neste fórum são pessoas loucas para encontrar um ponto de qualidade sonora que, infelizmente, nunca vão ter. Primeiro por questões técnicas. Depois porque a tal "qualidade" acaba se transformando em música colorida. Eu diria, música photoshopada. A famosa "capa de playboy dos tempos atuais". É o famoso "falta médio nessa porta" ou "o grave tá com -0.0003 dB".

Entendo que "qualidade de reprodução sonora" ou "high fidelity" pode ser traduzida como sendo "a capacidade do sistema reproduzir a música como ela é". Apenas isso. E qualidade não está ligada só com marcas e preço. Qualidade é você colocar uma gravação feita num teatro em 1932 e conseguir ouvir os estalos do som, a falta de dinamica, o vazamento da plateia de fundo. Essa capacidade de "reproduzir o real, do jeito que é" pra mim é o mais importante.

Pessoalmente, não me preocupo tanto com posicionamento do artista no palco, até porque em shows ao vivo, muito do efeito palco vem da sua visão e seu posicionamento. São muitos elementos envolvidos que tornam o momento único. Por melhor que seja seu sistema, vc jamais vai conseguir reproduzir o show tal como foi. No máximo, vai ter uma boa noção e vai sentir, levemente, que aquele show foi ao vivo (mesmo ao vivo, td show passa por edição).

Quando morei em Portugal, assisti muitos shows ao vivo (até por conta do preço q la é muito mais barato que aqui), tanto em lugares completamente descampados quanto fechados, tais como teatros e capelas (sim, ouvir fado português em uma capela é algo surreal).

No carro ou em casa, por mais posicionadas (e caríssimas) que sejam suas caixas, você jamais vai reproduzir com fidelidade absoluta o original. Portanto, acredito existir uma certa fixação -- insana em alguns casos -- de se conseguir a perfeição, principalmente em carros q possuem tantas variáveis e elementos que atrapalham.

As pessoas precisam entender que um sistema de qualidade não vai reproduzir a música e sim a arte musical. Se você equalizar demais, mexer demais, vai acabar "photoshopando" a música, modificando a arte. E a busca pela qualidade sonora, como em qualquer outra forma de arte (porque som automotivo também é uma forma de arte), necessita da imperfeição.

Esse é meu ponto de vista. Há outros de outros.

Editado por Zen
  • Upvote 4

Compartilhar este post

Link para o post

Zen, se vc ler o que eu já li, escrito pela galera do "high End" do HTForum, você vai cair da cadeira... chegou-se ao extremo de dizer que o som reproduzido é MELHOR que o ao vivo.

Isto pra mim tem outro nome, mas ok... deixa nego continuar acreditando que conhecimento se adquire junto com o novo equipamento, e que quanto mais caro, mais conhecimento ele traz consigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que esse é o caminho... já tem gente bastante conhecida no fórum desenvolvendo coisa boa nesse sentido pra carro.. pena que ainda é segredo de estado e não posso falar...

Agora vamos ver o que ele vai fazer, só sei que o DRZ já era, o que vai entrar no lugar, ... , só ele sabe. Será que vem algo 100% digital?

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber ao que parece ser o seguinte, como é uma Utopia para muitos, estes mesmos acreditam ser a 8ª maravilha do mundo.

Uns dias desses fazendo uma pesquisa no forum achei um topico, não lembro quem criou, sobre um sistema ideal, algo do tipo "Qual seria o melhor Set"

Tinha vários que postaram

Audison Thesis

Utopia Be7

Porque desses comentários!, simples, são 2 equipamentos de alto valor agregado e por este fato muitos, mas muitos mesmo acreditam ser o que tem de melhor no mercado, sem nem ter nunca ouvi.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber ao que parece ser o seguinte, como é uma Utopia para muitos, estes mesmos acreditam ser a 8ª maravilha do mundo.

Uns dias desses fazendo uma pesquisa no forum achei um topico, não lembro quem criou, sobre um sistema ideal, algo do tipo "Qual seria o melhor Set"

Audison Thesis

Utopia Be7

Porque desses comentários!, simples, são 2 equipamentos de alto valor agregado e por este fato muitos, mas muitos mesmo acreditam ser o que tem de melhor no mercado, sem nem ter nunca ouvi.

Grande Reginaldo,

não tem como o Utopia ser a 8º maravilha do mundo, afinal ele se chama número 7. rsrsrsrsrs

Entendeu? número 7 com 8º maravilha...

Não sei fazer piada por escrito como vc, mas estou tentando.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Reginaldo,

não tem como o Utopia ser a 8º maravilha do mundo, afinal ele se chama número 7. rsrsrsrsrs

Entendeu? número 7 com 8º maravilha...

Não sei fazer piada por escrito como vc, mas estou tentando.

Então vou responder assim,

1196370636_f.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Som é baum d+.

porem

Pode ser comparado com vinho.

toda pessoa tem algum aspecto muito pessoal, na musica que escuta. (dai, são varias coisas, gênero musical - como gosta do som - grave - agudo)

É como o vinho, estarei gravando meu irmão falando de vinhos, pra galera dar risada. (toma e fala tanta coisa que é de F****)

Aqui no forum é mesma coisa.

O nome para isso é bem simples.

ENTUSIASTA

Compartilhar este post

Link para o post

Som é baum d+.

porem

Pode ser comparado com vinho.

toda pessoa tem algum aspecto muito pessoal, na musica que escuta. (dai, são varias coisas, gênero musical - como gosta do som - grave - agudo)

É como o vinho, estarei gravando meu irmão falando de vinhos, pra galera dar risada. (toma e fala tanta coisa que é de F****)

Aqui no forum é mesma coisa.

O nome para isso é bem simples.

ENTUSIASTA

Curioso vc falar isso.

Esta semana estava na casa de um casal de amigos que acabou de voltar do chile (ou seja, cheios de vinhos nas malas) e fui lá pra fazer um "test drive". Os que mais gostei, ele nao curtiu tanto. e vice-versa.

Daí resolvemos colocar uma música. Ele tem um HT Denon com caixas Boston que eu mesmo comprei e instalei na sala dele. Todo ajustado com o Imprint e talz, mas quando começo a escutar olha a tremedeira nas janelas? Corro pra ver o volume atras do sub, no máximo (quando ajustei estava antes de 1/3)! Antes que eu pudesse reclamar ele disse "Eu gosto assim, nem toque ai amigo"

Vai eu lá discutir de equilibrio espectral ou fidelidade sonora :banghead se o cara curte assim, deixa quieto :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Putz agora que vi, onde escrevi Imprint leia-se Audyssey

Editado por O Folgado

Compartilhar este post

Link para o post

Audison Thesis

Utopia Be7

eu nunca dirigi uma ferrari, aquele audi r8, um labo... um pagani zonda ou uma mclaren, mas queria ter um deles...

é aquilo dos produtos de alto preço, uma ferrari para o dia a dia pode não ser o carro mais adequado para ir e vir (imagina por um carrinho de bebe ali), num paralelo entre os super carros e esses thesis e utopia

- exige boas pistas (bons cabos)

- exige boa gasolina (música com gravação perfeita)

- é mais exigente em geral... não tem como ser mais barato, tem materiais e técnicas exclusivas...

o mesmo vale para praticamente qq coisa desses produtos de alto luxo (há muito de grife, exclusividade e valores agegados, que não necessariamente tornam o produto ultra-mega-blaster ou com boa relação custo-benefício), o próprio técnico da Focal relatou que querem a marca entre as grandes grifes de exportação da França (citou Channel, etc)

é claro que num set milionário dos sonhos eu também iria querer Thesis e Utopia (se fosse tudo Thesis eu não relamaria também não)...

Editado por LeandroVeterinario

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo plenamente com o que vc falou, plenamente.

O gosto pessoal e o que sempre vale. (não adianta ter o som regulado por um audiófilo, se ele não souber o que vc gosta realmente)

O entusiasta, só uma referência.

Compartilhar este post

Link para o post

eu nunca dirigi uma ferrari, aquele audi r8, um labo... um pagani zonda ou uma mclaren, mas queria ter um deles...

é aquilo dos produtos de alto preço, uma ferrari para o dia a dia pode não ser o carro mais adequado para ir e vir (imagina por um carrinho de bebe ali), num paralelo entre os super carros e esses thesis e utopia

- é mais exigente em geral... não tem como ser mais barato, tem materiais e técnicas exclusivas...

o mesmo vale para praticamente qq coisa desses produtos de alto luxo (há muito de grife, exclusividade e valores agegados, que não necessariamente tornam o produto ultra-mega-blaster ou com boa relação custo-benefício), o próprio técnico da Focal relatou que querem a marca entre as grandes grifes de exportação da França (citou Channel, etc)

E o principal, tem de saber utilizar o produto!

Não basta apenas ter dinheiro para compra-lo...

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Zen, se vc ler o que eu já li, escrito pela galera do "high End" do HTForum, você vai cair da cadeira... chegou-se ao extremo de dizer que o som reproduzido é MELHOR que o ao vivo.

Isto pra mim tem outro nome, mas ok... deixa nego continuar acreditando que conhecimento se adquire junto com o novo equipamento, e que quanto mais caro, mais conhecimento ele traz consigo.

No HT tem cara que recomenda cirurgia plástica para correção da curva da orelha para melhor percepção psico-acústica hi-end.

Já que de nada adianta equipamentos top se sua orelha não é perfeita!

Depois do lance da quantidade e/ou densidade da cera no ouvido, não duvido de mais nada vindo de lá!

:pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa da cirurgia corretiva é nova para mim, como alguém se presta a escrever algo assim, chega a ser ridículo so de ler tal proposta

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu acho que isso não é coisa só do HT.

Por aqui já li coisas que até Deus duvida...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu acho que isso não é coisa só do HT.

Por aqui já li coisas que até Deus duvida...

Eu tb... mas aqui são coisas individuais... lá é meio cultural. Ou você está 100% de acordo com os dogmas, inclusive aceitando que NENHUM dogma tem fundo comercial (leia-se marketing), ou você é da turma que não entende nada, e não pode postar nada no tópico da galera.

Aqui ainda dá pra discutir, lá não. Discutir áudio e discutir vídeo no HTF é perda de tempo, a não ser quw vc esteja afim de comprar muitas brigas.

Houve um tempo que as diferenças nos pontos de vista eram sempre levadas pro lado pessoal, mas a coisa hoje já deu uma amenizada (amenizada não... digamos que impera uma paz forçada).

Compartilhar este post

Link para o post

Lendo o post do Kleber apos quem tem gente pensando manda o Reginaldo pra lá, rsrsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

é claro que num set milionário dos sonhos eu também iria querer Thesis e Utopia (se fosse tudo Thesis eu não relamaria também não)...

Ai Leandro da uma olhada neste Porta malas se num da vontade de chorar

270039_239484626081612_225012997528775_933088_1592017_n.jpg

264348_246556568707751_225012997528775_958123_969115_n.jpg

Editado por Reginaldocm

Compartilhar este post

Link para o post

Aquele francés é meio xarope, disso todos sabem, principalmente por que ele gosta do som de um jeito muito particular. Ele fez alguns testes que eu nunca tinha visto antes, mas cada louco tem sua mania, certo?

Ele me disse o seguinte:

-O palco está um pouquinho para a direita. (e estava mesmo, mas para arrumar foi só dar um tapinha no DRZ, quando o público chegou para o evento isso já estava ajustado)

-Tem um ressonância na porta do motorista. (quando fomos ver a porta estava solta, mais um vez quando todos chegaram já estava concertado)

-Falta 3dB no tweeter. (bem, por ser um carro pessoal e não de competição, existe este tipo de margem) Na sexta feira foi feito esse ajuste, assim quem ouviu depois já o viu tocando um pouco mais nos tweeters.

-Pena que nem todas as pessoas tem um sistema assim para ouvir todos os dia. (concordo com ele)

Naquele momento eu ainda não o conhecia muito, por isso ele não conversou tanto comigo.

O Crasher e Fabio, que conhecem o cara a bastante tempo acertaram nas previsões, o carro já esta sendo mudado; então quem ouviu aquele set ouviu. Agora vamos ver o que ele vai fazer, só sei que o DRZ já era, o que vai entrar no lugar, ... , só ele sabe. Será que vem algo 100% digital?

tava vendo isso aqui

http://www.mobileelectronics.com.au/article/news/digital_car_audio_-_audison_voce_amplifiers/

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...