Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Thiago Henrique

Projeto de Som SQ - I30

Recommended Posts

Thiago, vai fica ótimo....

o W1 recebendo 300W não tem erro, é um belo sub, só resta se ligar na caixa, fazer direitinho pra render tudo que ele tem a oferecer.

uma prévia dos amps só pra criar expectativas, hehe..

os amplificadores são lindos.

Valeu Arthur,

To esperando chegar... rs...

Nesse set precisa de Mega-capacitor?? Será q tem q trocar a bateria do carro (Não costumo ouvir o som com o carro desligado) ?? Pq a minha ainda é a original (Acho q é 55A).

Vlw...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho minhas dúvidas sobre isso, mas eles vão consumir um bocado de energia, são 2 amps class AB(incusive o mono), o mínimo que você deve fazer é colocar bons cabos de energia, da bateria lá pra tras uns 35mm ou 50mm e fazer a distribuição para os amps com 21mm, atenção ao aterramento também com cabo de mesma bitola e usar bons conectores. Isso é imprtante em um som desse nível, evita a queima dos equipamentos.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho minhas dúvidas sobre isso, mas eles vão consumir um bocado de energia, são 2 amps class AB(incusive o mono), o mínimo que você deve fazer é colocar bons cabos de energia, da bateria lá pra tras uns 35mm ou 50mm e fazer a distribuição para os amps com 21mm, atenção ao aterramento também com cabo de mesma bitola e usar bons conectores. Isso é imprtante em um som desse nível, evita a queima dos equipamentos.

Abraços.

tem necessidade de uma bitola tão bruta?!! penso eu que se ele puxar 2 cabos de 16mm estará de bom tamanho já! além de ficar mais barato, ou não?!

mas esses amp da focal são de cair o cú da bunda heim!? lindos lindos... da vontade de comprar e colocar na sala! kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços.

Putzz... Tudo isso ??

Achei q seria um 21mm msm... mas esse cabo é pra manter a qualidade do kit ???

Compensa passar 2 cabos mais finos do que um cabo maior ??

Vou comprar um Megacapacitor tbm... tem sugestão de algum aih ???... ( Se meu som ficar ruim, a culpa é sua !!! kkkkk.. Brincadeira... valeu pela ajuda toda aee !!)

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... Também acho meio exagerado esses cabos... hehe

Creio que um 21mm em tudo já daria (frente para trás, do dist. até os amps e terra)...

Bem provável que um Knu de 29mm já bastaria da bateria até o distribuidor.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, tem gente que faz conta de consumo de acordo com a potência, mas eu prefiro seguir o manual, e lá recomenda usar cabo de 21mm para cada amp(o terminal de entrada é p/ cabo 21mm também), se para cada é 21mm o cabo da bateria até lá atras deveria ser mais grosso, então para mim, no miínimo um de 35mm.

Eu tenho uma focal Fp 4,75LE também.... E no manual recomenda usar 25mm e em comparação das FPs com as solids são iguais em termos de potência. Se uma pede 21mm e a outra 25mm não vejo motivos pra desobedecer o manual. Tudo bem que tenha uma folga, mas essa folga talvez seja pra evitar quedas de tensão e consequentemente manter a potência e qualidade do sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito q seja mais barato usar um de 35mm até lá atras(distribuidor) e apartir dele usar cabos de 21mm( que ficariam bem curtos)

O terra teia que ser de 35mm também até o distribuidor e 21mm p/ os amps.

Outra dica simples e importante seria reforçar o terra original do carro, no citroen C3 por exemplo o terra do carro é com cabo de 10mm o que é subdimensionado para som. Surgiro que vc faça um novo aterramento ou substitua o do carro por um cabo bem ignorante (50mm). É um cabo bem curto o que torna esse upgrade uma coisa com custo insignificante.

Bom, isso é o que eu penso, seguir as recomendações do manual e fazer uma boa instalação elétrica.

Talvez se vc usar um cabo de 21mm até lá atras vc nunca terá problemas.... Mas.... Eu evitaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra dica simples e importante seria reforçar o terra original do carro, no citroen C3 por exemplo o terra do carro é com cabo de 10mm o que é subdimensionado para som. Surgiro que vc faça um novo aterramento ou substitua o do carro por um cabo bem ignorante (50mm). É um cabo bem curto o que torna esse upgrade uma coisa com custo insignificante.

:+1

Realmente, essa é essencial e pouca gente faz. No meu outro carro tinha feito isso, além do original, mais um em outro ponto. E foi perceptível a mudança, ficou mais estável a voltagem, não oscilava tanto como antes, tipo em picos de graves ou quando ligava luz ou algo do tipo.

No Focus agora vou fazer, mas pretendo fazer o Big3 completo, que também recomendaria. Sai barato, é simples de fazer, e dá diferença!

Editado por Vinícius MB

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito q seja mais barato usar um de 35mm até lá atras(distribuidor) e apartir dele usar cabos de 21mm( que ficariam bem curtos)

O terra teia que ser de 35mm também até o distribuidor e 21mm p/ os amps.

Bom, isso é o que eu penso, seguir as recomendações do manual e fazer uma boa instalação elétrica.

Talvez se vc usar um cabo de 21mm até lá atras vc nunca terá problemas.... Mas.... Eu evitaria.

Esqueci de comentar, dá uma olha aí Thiago, no que se trata o tal Big3: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=112311

:legal:

Ahhh... eu tava lendo lah.... rs... Vlw...

Deu pra entender um pouco mais como funciona e achei bem legal, muitas pessoas falando que tiveram um resultado satisfatório depois de feito...

Soh pra naun dizer q eu naun vou fazer nada... vou aproveitar o cabo de 35mm e reforçar o aterramento da bateria no chassis, e do positivo para o alternador tbm.

Mas enquanto isso.. de acordo com as ideias aqui, ficaria mais ou menos assim a parte de alimentaçao do proj de som ???

proji30.jpg

Os cabos para ligar os falantes podem ser de 2mm ?? ou outra medida ??

Seria interessante usar um disjuntor próximo a bateria tbm ??

abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive Pompéia. Não quero mais!

Oxida bem fácil, inclusive no meio do cabo (não somente nas pontas). :pirou:

Se não me engano, o capacitor não tem que ir antes do distribuidor?

Capacitor daí os distribuidores (+ e -).

Edit: porta fusível ou disjuntor é essencial logo após a bateria. :legal:

Editado por Vinícius MB

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive Pompéia. Não quero mais!

Oxida bem fácil, inclusive no meio do cabo (não somente nas pontas). :pirou:

Se não me engano, o capacitor não tem que ir antes do distribuidor?

Capacitor daí os distribuidores (+ e -).

Edit: porta fusível ou disjuntor é essencial logo após a bateria. :legal:

Olhei nos sites e só tem esse tal de pompéia... Então qual cabo deveria usar ???

Dei uma olhada no topico que fala de capacitores... é como vc disse msm.... rs...

Assim:

proji30.jpg

Os paralelos sao de 2mm msm ???

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma procurada aqui nos classificados, pelo que te agrada ($$, hehe). Tem vários anúncios sobre fiação e acessórios. :)

Creio que 2mm já está bom. Os cross irão ficar na mala, né? Ou a frente, junto com o kit?

Só para o sub pegar um maior, tipo 4mm.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma procurada aqui nos classificados, pelo que te agrada ($$, hehe). Tem vários anúncios sobre fiação e acessórios. :)

Creio que 2mm já está bom. Os cross irão ficar na mala, né? Ou a frente, junto com o kit?

Só para o sub pegar um maior, tipo 4mm.

Boa pergunta.... Kkkkkk.... O mais indicado é deixa-lo na mala ?? Acho meio pesado deixá-los na porta... Estava com duvida quanto a perda do cabo paralelo q vai lah pra frente... Se o cross ficar na mala, seria mais interessante levar cabos 4mm até os kit, pra tentar ter menos perdas?? já q a distancia pra esses é maior... será??

Vou dar uma olhada nos cabos pra ter uma ideia das marcas mais indicadas.. e dos preços.. rs..

vlw...

Editado por Thiago Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Não é preciso 4mm pra frente. Em 5m (média que ficará a distância dos componentes até o cross), no 2mm mesmo será praticamente imperceptível a perca. Eu mesmo uso 16awg na fiação do kit.

Compartilhar este post

Link para o post

O esquema está perfeito, isso mesmo.....

Só resta vc comprar bons cabos de energia(procure por UNIQ) tem um preco bom e é excelente.

Cabos de alto falantes vc deve se preocupar mais com a quadade deles e não somente com a bitola, eu indicaria, monster, audison first( acho que é compatível com o seu sistema) vale a pena investir em bons cabos, mehora muito a condução do sinal e a qualidade do som.

Compartilhar este post

Link para o post

Os divisores e conectores podem ser desses tsunami ??? ou essa tbm naun presta... Alguem tem algum aih pra indicar ??

Tsunami são ótimos, muito bem feitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tsunami são ótimos, muito bem feitos.

Arthurr..... Apressa os correiooooos... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Então ficaria assim quanto a parte de alimentação:

Conectores e divisores - TSUNAMI

Cabos de alimentação 35mm e 21mm - UNIQ

Cabos paralelos para os falantes e kits, 2mm - MONSTER

Cabos Paralelos para o SUB, 4mm - MONSTER.

RCA`s: 3 Pares de 5m - Monster da Série 300.

Ficaria bom assim ??

proji30.jpg

E sobre os cabos que vc me falou q tinha aih ?? nem me mandou quais e como são... rs...

O que mais vc tem aih meu revendedorrrr ??? rs....

Compartilhar este post

Link para o post

De tanto q eu estou aprendendo... daki a pouco to pensando seriamente em eu mesmo fazer esse som !! kkkkkkkkkk

Mas é claro q eu naun vou fazer... mas vai me ajudar muito na hora de acompanhar enquanto o projeto estiver sendo feito !!!

Compartilhar este post

Link para o post

De tanto q eu estou aprendendo... daki a pouco to pensando seriamente em eu mesmo fazer esse som !! kkkkkkkkkk

Mas é claro q eu naun vou fazer... mas vai me ajudar muito na hora de acompanhar enquanto o projeto estiver sendo feito !!!

Seria uma boa, eu apoio! :rolleyes:

É só ir vendo as instalações do pessoal aqui, e pronto! :P

Quanto aos RCA's, usa um 4ch para o stéreo e um 2ch para o mono. Não há necessidade de usar 3 cabos, 2 saem + baratos e dão na mesma. Ou até um 6ch, caso os amps ficarem próximos, aí simplifica tudo! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Seria uma boa, eu apoio! :rolleyes:

É só ir vendo as instalações do pessoal aqui, e pronto! :P

Quanto aos RCA's, usa um 4ch para o stéreo e um 2ch para o mono. Não há necessidade de usar 3 cabos, 2 saem + baratos e dão na mesma. Ou até um 6ch, caso os amps ficarem próximos, aí simplifica tudo! :legal:

Beleza Vinicius,

Ainda falta um pouco de coragem, pra partir pra um DIY... rs....

Os amplificadores vão ficar bem próximos sim...

Vou Procurar um monster de 6ch msm...

Vlw...

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza Vinicius,

Ainda falta um pouco de coragem, pra partir pra um DIY... rs....

Os amplificadores vão ficar bem próximos sim...

Vou Procurar um monster de 6ch msm...

Vlw...

Só se atente pra quanto abrem as pontas! Que dependendo da forma que você colocar os amps, não alcançaram. O certo é esperar chegar os amps e ver como você quer. Talvez de, mas talvez terá que ser 4ch e 2ch mesmo. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Só se atente pra quanto abrem as pontas! Que dependendo da forma que você colocar os amps, não alcançaram. O certo é esperar chegar os amps e ver como você quer. Talvez de, mas talvez terá que ser 4ch e 2ch mesmo. ;)

Unnn... pensei q eles abrissem o tanto que eu quisesse... rs. rs..

Vou esperar chegar os amplificadores (essa semana)...

To pensando numa mala bem clean... no carpete.. Caixa em fibra na lateral...os amplificadores numa moldura atras do banco.. e o mega capacitor com alguma coisa no outro lado... rs...

Vlw....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...