Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rickfvb

[Chevrolet Classic] DIY instalação definitiva

Recommended Posts

Só como um brainstorming, mas sera que essa descontinuidade ai não pode ser a causa do problema?

Da uma perguntada para o Crasher, com certeza ele deve ter essa resposta.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luiz,

Vou dar uma breve explicação, creio que você olhando as fotos, consiga entender o que foi feito nas bolsas.

Para cada lado, foi cortado um aro de madeira que encaixasse o falante a ser usado e outro com o furo interno menor, do tamanho do furo da porta. Usei de referência um mid MB Quart, que é o maior que eu tinha.

O aro com o furo menor, foi parafusado direto na lata. O outro, foi direcionado da forma que eu quis. Optei pelo direcionamento o mais On Axis possivel.Usei pedaços de madeira colados com cola quente, para fixar o aro que estava preso na porta no que faz o direcionamento do falante.

Toda a parte da tela do falante da bolsa, foi retirada.

Depois do direcionamento feito, coloquei a bolsa no lugar, e usando a tico tico, fiz os recortes necessários para ela servir no suporte que direciona os mids.

Retirei tudo do carro. Outra coisa que tem que se atentar, é aonde ficarão os parafusos que fixarão esse aro na porta. Dependendo do direcionamento, não dá pra tirar os parafusos.

Essa peça que direciona foi encapada com tecido (qualquer um, apenas para cobrí-la com fibra de vidro), e eu apliquei quatro camadas de fibra de vidro.

Com essa peça seca, voltei tudo pro carro e moldei o tecido que cobre a bolsa e essa peça. Usei cola quente para fixar o tecido na bolsa plástica.

Essa parte é importante. essa peça deve ser moldada e secar no carro. Se fizer fora, corre o risco de empenar e não dar o encaixe, como aconteceu na minha.

Fiz a laminação, mais 4 camadas de fibra.

Com a peça seca, retirei ela do carro e apliquei massa ultra light e fiz o lixamento para dar o formato acabado.

Espero que consiga entender o proceso. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhnado...

Rick, nesta nova forração que vc colou nas bolsas das portas, vc consegui deixar sem nenhuma emenda? Foi com soprador?

Na minha experiencia (que tb não é tanta assim) eu NUNCA consegui fazer uma colagem deste tipo de peça (com curvas sobressalentes) que ficasse minimamente descentes! Por isso, desta vez, as minhas colunas eu vou pintar (pois meus tw são enormes), pois não quero um acabamento mal feito bem na minha cara!!! É só ter paciencia para lixar até uma lixa nº 600 (pelo menos) e dar umas duas mãos de primer tb (que aí tapa todos os possiveis buraquinhos que ainda sobraram da lixagem). Se for em peças de plastico precisa tb, antes do primer, usar um selador pra plastico... Todos estes produtos (selador, prime e tinta) são vendidos em spray, e não são tão caros não... E fica bem bacana...

Aqui pelas fotos parece que vc usou curvim... Foi mesmo?

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usei curvim, e soprador térmico.

Ambos tem uma emenda, que ficou na parte de baixo do pod.

mesmo assim, não me agradou o acabamento. Já to vendo que em breve vou mexer nessas bolsas de novo...

Compartilhar este post

Link para o post

Henrique

Tudo bom com você?

Quer ir no IB mesmo ou o que acha de tentar uma caixa maior? O Sakata está vendo sua pergunta aqui do e-mail e já te respondo.

Abs,

Reinaldo

Compartilhar este post

Link para o post

Henrique, obrigado pela explicação!

Vou arranjar bolsas usadas e tentar fazer olhando as fotos dos seus e usando como referência :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem galera, as férias acabaram e a insalação não.

Com o direcionamento dos mids, perdi um pouco de médio grave. Apliquei lã de vidro atrás dos mids, diminuiu a ressonância irritante que tinha em torno de 400Hz.

Optei por testar o Mb Quart QSD que eu tenho, é o que está no carro agora.

Tocando bem legal.

O sub, como já dito antes, está na caixa de 50l, sintonizada em 30Hz, porém, picuda em uns 70Hz, pela simulação. Um teste feito em outro set, que deixou o sub plano, foi cortar em 31,5Hz, com slope baixo. Como meu amp só corta em 70hz, vou pegar outro amp pra testar.

Hoje o set está com o MX5000 no painel, (sim, painel montado, com cinzeiro e player no lugar), Mb Quart nas bolsas direcionadas e os tw encaixados (encaixou perfeitamente) nas colunas feitas pros Vifa.

No PM, a caixa do focal, com o MC431 tocando o estéreo e o DLS A1 tocando o focal na bridge (amp muito bom, pequeno e forte!).

Pra quem conheceu o PM do meu corsa, bastante coisa mudou.

Finalmente instalei o distribuidor no positivo, fiz um esquema para usar um terminal pro negativo, separei o RCA Knu pra alcançar os dois amps sem aperto. Meu pai está fazendo a caixa que irá esconder os amps.

Foi instalado o solenoide que abre o PM eletricamente.

Ficou faltando terminar o PM, os RCAs cat6 (que estão passados pelo meio do carro), fazer a terminação do lado do porta malas.

O leorbolato deu a ideia de usar o sub em IB, e o Skata e o Reinaldo da Koyama ajudaram, e agora falta fazer a caixa pra poder usar ele assim.

Espero que na próxima vez que encostar o carro, possa mexer com isso!

Amanhã eu providencio fotos de como ficou no geral.

Abs

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola seu set. Acho bem legal tentar acertar as coisas "na unha". To me inteiramdo cada dia mais no mundo do audio pra também dar início a algo assim, como você viu la no meu tópico.

Aqueles mids vifa com cone de madeira são muito bem falados aqui e la fora. Devem ter uma sonoridade bem peculiar né?

Minha ideia na ausencia do TA é de subir o palco fisicamente, colocando mais medios em cima do painel. Provavelmente o direcionamento dos midranges e dos tweeters será assimetrico. É algo que ainda depende de algum estudo da minha parte e de MUITOS testes.

No mais, tá de parabéns. Equips e instalação muito interessantes mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro,

Os falantes vifa realmente são ótimos. Os mids sobem muito, porem, como minha instalação não privilegiou os médio graves, e como os vifa são bastante transparentes, o som ficou magro. Por isso (e tambem pra ouvir e conhecer) no final, optei pelo MB Quart QSD216. Como os tw estão no mesmo nicho onde estavam os vifa, estão direcionados extremamente on axis, o que não favorece os tw desse kit.

Tenho outros mids vifa aqui da mesma safra, vou testa-los em breve.

A perda do médio grave, se justifica pela grande melhora na imagem o que pode render até um foco razoável. Quando o kit for ligado em biamp, acredito que o acerto fique mais fácil.

Antes de direcionar os mids, pensei seriamente em partir para um 3way, pensei em um Focal Polyglass, mas os mids são de 4", o que não favorece a instalação nas colunas do meu carro.

Ainda não tirei fotos do set instalado, mesmo porque ainda falta colocar no carro uma peça feita para o porta malas.

A o acabamento não ficou bom pro meu gosto, assim que eu criar coragem, devo refazer. TUDO.

Vou ver até onde eu consigo ir sem apelar pro TA, senão vou acabar usando um DRZ...

Abs,

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba o coragem como ja te falei naquele dia que fui ai!!!!! hehehe Parabens pela vonta e continuo acompanhando por aqui!!!1 e quando tiver como vc quer o carro quero ouvir ele hein heheheeh

abraco!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Daniel,

O que deixa as minhas coisas inacabadas, é que elas funcionam. Está tocando bem! aí eu acabo me acostumando com o acabamento meia boa, e fico mais um ano sem mexer no carro!

E o seu carro, já está tocando??

Quero ouvir.

Abs

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Rick,

O sub vai ficar naquela caixa mesmo?

Quando você ajustar mais o caro eu vou querer ouvir novamente.

Parabéns pelo seu trabalho e mande um abraço para o seu pai também.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, Agenor, por enquanto vai. Como eu disse aquele dia, o maior problema dessa caixa, e que ela não é nem um pouco prática. Pelas dimensões dela, e do meu PM, ocupou muito espaço. Quero montar o tal do IB pra ele, estou amadurecendo a ideia, quem sabe ainda em setembro sai.

Só encapei aquela com carpete, pra não ficar mais feio do que já estava.

Semana que vem, devo testar outro amp, com mais potência, que faça um corte em mais baixo. Quem sabe eu consigo a planicidade que eu quero com ele.

Já está tocando melhor, mas como eu não gostei do acabamento, estou pensando em uma outra possibilidade de instalação.

Estarei no encontro do dia 06 no extra da ricardo jafet, aparece lá pra ouvir.

Abs

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Caríssimo Rick, fazia tempo que não dava uma espiada por aqui!!!

Bom, ouvi o carro do rick no Extra... "Taqueuparil"!!! Esse sub ficou muito legal.. Mais do que pelo som, pela quebra de paradigmas, como já foi dito, sub de 15 em dutada.. Com essa vocês não contavam hein?!

Quando eu crescer, quero um som igual o seu, tio Rick!! [^]

Boa sorte com o restante da montagem mininão.. se Deus quiser, estarei em SP novamente para ouvir as alterações.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Rick, primeiramente, parabens pelo som e pela atitude! Ainda to tomando coragem pra fazer meu proprio DIY.

Gostaria de postar uma duvida aqui, pra ver se pode me ajudar: seu set ficou "magro" nos medios graves por causa do direcionamento do mid? Sabe me dizer por que isso ocorre?

Abracos e obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...