Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelosantos

Ajuda na configuração do crossover

Recommended Posts

Pessoal tentei fazer a velha receita de bolo subwoofer cortado baixo 60hz LP 18db8º /mid bass 60 hz HP 18

db8º ate 250 Hz LP 24db8º / full range (branquinho comprado do gu-mazza) de 250hz HP 18db8º ate 60000 HP 12db8º/tweeter Nar titanium corte 6000HP 12db8º,full ranger e tweeter instalado na coluna,midbass instalado na porta tratada com manta asfaltica,o problema ocorre quando eu aplico o corte "LP" no mid-bass ai o som fica abafado e o mid-bass apareçe com excesso de grave batendo com distorção tipo um "ploc" se eu retiro o corte LP mesmo desçendo ate 60HZ o midbass toca muito bem sem nenhuma distorção portando o problema não esta no corte "HP" e sim no corte LP no midbass.

Eu desconfio da taxa de atenuação do modulo em 24DB8º que me pareçe ser muito agressiva talvez uma taxa de atenuação mais suave ou um corte mais alto no midbass resolveria meu problema,tenho facilidade em confeccionar crossover com taxa de atenuação de 6db8º 12db8º e 18db8º mais estou na duvida sobre quais frequencias e taxa de atenuação usar,por isso peço ajuda de voces,pensei em usar um crossover passivo e dispensar o crossover do modulo ficando assim

Subwoofer 60HZ 18db8º LP pelo player

Midbass 60hz 18db8º HP pelo player ate 350 12db8º LP "crossover passivo"

Full ranger 350 hz HP ate 6000 LP 12db8º "crossover passivo"

Tweeter 6000 HP 18db8º crossover passivo

Posso fazer esses crossover mais antes gostaria de opnião do pessoal aqui do forum sobre a taxa de atenuação e cortes de frequencia.

Estou usando player kenwood excelon KDC -x794 /modulos RE audio digital 800.4v3 e 1600.2v3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

é uma ideia idiota e meia obvia, mas tenta usar um cross ativo pra testar os cortes.

vai te poupar um bocado de tempo confeccionando o cross passivo.

Compartilhar este post

Link para o post

É.... esse é um dos pontos chatos de se usar cross passivo, nao tem como ir testando a melhor configuração...

EU tentaria um 60 ou até 50hz/12db

cortes mto bruscos geralmente dificultam o casamento entre os falantes... ainda mais num 3way (tenso de casar tudo certinho)

Falowss

Compartilhar este post

Link para o post

Meu carro é um corsa sedan classic estou pensando em tirar o mid-bass da porta e colocar embaixo do banco,da para construir uma caixa e conseguir uns 4,72 litros usando mdf de 9mm ou 4,08 se usar mdf de 12mm essa ideia surgio olhando o topico da BMW 320i feito pela Bass-audio na galeria de projeto,não sei se isso iria ajudar mais é uma ideia.

ou vou subir o midbass ate uns 3k juntar com tweeter e colocar o full preenchendo o som,tipo kit 2 vias com full range junto so pra subir o palco.

Compartilhar este post

Link para o post

É.... esse é um dos pontos chatos de se usar cross passivo, nao tem como ir testando a melhor configuração...

EU tentaria um 60 ou até 50hz/12db

cortes mto bruscos geralmente dificultam o casamento entre os falantes... ainda mais num 3way (tenso de casar tudo certinho)

==========================================================================================================================

Rajjax o problema não esta no corte HP do midbass ele desce bem corto ele em 60hz HP e ele não distorce,ele so fica agressivo batendo demais quando eu aplico o corte LP ai começa um bate bate na porta com excesso de distorção se eu solto ele e deixo ele subir ele toca bem,por isso minha duvida ate aonde deixo ele subir,para depois fazer a transição com full range ??

Compartilhar este post

Link para o post

Eita...

se vc deixa ele tocar sei la, até 20khz ele toca bem, agora se vc cortar pra tocar só abaixo de 250hz que ele toca mal??

Ai não faço ideia não!

hehehe

De olho no topico agora... fiquei curioso...

Sub < 60hz

60hz < mid < 250hz

250hz < full < 6khz

tweeter > 6khz

Teoricamente não era pra dar problema algum...

tentou cortar o mid mais alto? Sei la... uns 600~700hz e o full de 600~700 ate 6khz??

Arruma um player com cross ativo pra ir testando!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...