Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rafael_aquino

SQ Corsa Sedan

Recommended Posts

800W com todas os canais a 2 ohms (ou 2 brigdes) em carga maxima. Em outra palavras: NUNCA.

2 canais de 100W a 4ohms + a brigde pro sub = 600W, isso plena carga, com volume no maximo e o amplificador tambem. Isso nunca acontece, não por um longo espeço de tempo.

600W x 70% (uma margem de o quanto voce vai usar, em volumes "normais") = 420W mais ou menos. Coloca ai a eficiencia do AB, de 60%, 672W.

672W/13V (aqui varia se tiver Big3 e etc) = 51,7A. Um fuse de 60A é mais do que suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

800W com todas os canais a 2 ohms (ou 2 brigdes) em carga maxima. Em outra palavras: NUNCA.

2 canais de 100W a 4ohms + a brigde pro sub = 600W, isso plena carga, com volume no maximo e o amplificador tambem. Isso nunca acontece, não por um longo espeço de tempo.

600W x 70% (uma margem de o quanto voce vai usar, em volumes "normais") = 420W mais ou menos. Coloca ai a eficiencia do AB, de 60%, 672W.

672W/13V (aqui varia se tiver Big3 e etc) = 51,7A. Um fuse de 60A é mais do que suficiente.

Fui la novamente pra que colocasse dessa maneira: sub em bridge 400w a 4 ohms e 2 canais 100w a 4 ohms pra o kit 2 vias,porém falaram que la eles nao faziam a instlacao desse jeito,que la era instalado somente daquela maneira que citei(Ligando tudo no amplificador)...

Ok,fui em outro local onde foi instalado da maneira que queria,utilizando apenas 3 canais: 2 pra kit 2 vias 1 pra sub e o 6x9 original no toca cd.

Som ta funcionando sem problemas,nao corta mais quando aumenta.So nao deu tempo de checar essa parte do fusivel,pq tinha esquecido o dinheiro em casa,ai tive que voltar e com isso gastou muito tempo,mas amanha estou indo la pra ele da uma olhada nisso.Vou conversar com ele sobre essa amperagem menor que vc me falou...

Mas sobre o cabo de força de 21mm vc acha problematico?

Obrigado pela ajuda !

Compartilhar este post

Link para o post

Recalculando da 100A...com 600w RMS e Amplificador AB(60%) e 5m de fio

To indo pela calculadora...Nao estou dizendo que ta errado,so estou querendo entender.

Compartilhar este post

Link para o post

o maximo do maximo que seu amplificador vai puxar de corrente é 80A (é só ver de quanto é o fusivel do modulo). Isso, se o mesmo estiver sendo usado no limite do limite. Com um porta fusivel de 60A voce ja estara protegendo seu equipamento

Lembre-se que o porta fusivel protege O FIO, ele queima antes de qualquer coisa acontecer com o seu equipamento.

Sobre fiação, eu uso 21mm tambem e não existe problema. é sempre bom dimensionar um poouco pra cima as bitolas dos cabos, para caso em um futuro upgrade voce ja ter a fiação que aguenta equipamentos que exigem mais potencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Recalculando da 100A...com 600w RMS e Amplificador AB(60%) e 5m de fio

To indo pela calculadora...Nao estou dizendo que ta errado,so estou querendo entender.

Rafael, 60A é suficiente... Eu uso 100A para um cabo de 29mm e dois amps (400rms classe AB e 800rms casse D)...

Compartilhar este post

Link para o post

Ok gente obrigado pela ajuda,to perguntnado pq nao entendi isso aqui "Coloca ai a eficiencia do AB, de 60%, 672W."

Como 400w que eu tenho virou 672w.o calculo de dividir ele por 12v eu acho que entendo,é relativo a bateria,correto?

Os W do equipamento divididos pelos 12V da bateria pra eu saber amperagem que passa pelo cabo ? E com isso colocar um porta fusivel,para caso ultrapasse essa amperagem a correte n passar e queimar o fusivel?

EDIT:Minha bateria ainda eh a mesma,nem precisei trocar ^^

Editado por rafael_aquino

Compartilhar este post

Link para o post

Ok gente obrigado pela ajuda,to perguntnado pq nao entendi isso aqui "Coloca ai a eficiencia do AB, de 60%, 672W."

Como 400w que eu tenho virou 672w.o calculo de dividir ele por 12v eu acho que entendo,é relativo a bateria,correto?

Os W do equipamento divididos pelos 12V da bateria pra eu saber amperagem que passa pelo cabo ? E com isso colocar um porta fusivel,para caso ultrapasse essa amperagem a correte n passar e queimar o fusivel?

EDIT:Minha bateria ainda eh a mesma,nem precisei trocar ^^

A conta é essa mesma... os 672W são a potência elétrica necessária para se gerar 400wrms de som a uma eficiência de 60%, a conta é feita assim, pois o que conta para o fuse não é a potência rms de saída, mas sim a potência elétrica de entrada, e para se chegar a corrente deve-se dividi-la pela tensão, mas não use 12V, use 13v que é o normal para um carro ligado, isso com um sistema elétrico + ou -, com um bom alternador, regulador de voltagem e big 3 pode-se passar dos 14v...

Ou seja, sua corrente elétrica fica assim: 672/13 = 51,69A...

Resumindo, coloca um fuse de 60A e já era, vá ser feliz...

Lembro que a principal função desse fuse não é proteger o amp, mesmo pq esse já tem seus fuses internos, o fuse do cofre na verdade evitará o derretimento do cabo e até um possível incêncio no caso de curto circuito do cabo de alimentação, caso este entrasse em contato com a lataria do carro, por exemplo...

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm...acho que entendi,mas o cabo de força ele passa pela lateral esquerda do carro,como assim nao tocar no carro? Neh meio dificil isso n ?

Ou o tocar que vc fala eh no caso desencapar o fio e tocar no metal?

Compartilhar este post

Link para o post

Ou o tocar que vc fala eh no caso desencapar o fio e tocar no metal?

Isso, isso, isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Huuummm...mas como minha bateria que libera 54A(original do Corsa Sedan 1.8),vai chegar a passar pelo fio 60A ou até 80A quando for o maximo do maximo ?

Entende? Porque pra da algum curto, teria que chegar a uma amperagem de 60A,e ai "ativaria" o fusivel impedindo qualquer problema maior.

Como ele ganha essa amperagem ? Acho que entendendo isso,eu entendo pq dos 60A

Vlw pela ajuda ai gente !

Compartilhar este post

Link para o post

Huuummm...mas como minha bateria que libera 54A(original do Corsa Sedan 1.8),vai chegar a passar pelo fio 60A ou até 80A quando for o maximo do maximo ?

Entende? Porque pra da algum curto, teria que chegar a uma amperagem de 60A,e ai "ativaria" o fusivel impedindo qualquer problema maior.

Quando sue carro ta andando, quem supre é o alternador. Sò entra a "bateria" em ultimo caso, quando o alternador não da mais conta de suprir a necessidade do sistema, ou então quando o carro ta desligado.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, a corrente de 54ah é a nominal, a de pico (o que ocorre em um caso de curto), passa de 300A....

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, a corrente de 54ah é a nominal, a de pico (o que ocorre em um caso de curto), passa de 300A....

Orra ! No caso essa de pico depende dos equipamentos né ? Hoje pela manha passo la pra falar com o kra que vou la pela tarde,pra quando eu chegar ele ja adiantar o meu ^^.

Perto do trabalho mesmo,ai pronto ja deixou tudo certo.

FIlho da mae vei,o kra pegou meu som e deixou todo certinho e ainda foi me falando onde tava errado e talz,deixou ele funcionando 100%,posso aumentar o volume o quanto quiser que nao corta.

Agora é se preocupar com a proteção e depois ta tudo ok?

Preciso mudar mais nada ou verificar mais nada n?

EDIT:Acho que depois de instalado tenho so que ficar de olho nos fusiveis? Como saberei se algum queimou ? O Som desliga na hora?

Compartilhar este post

Link para o post

Orra ! No caso essa de pico depende dos equipamentos né ? Hoje pela manha passo la pra falar com o kra que vou la pela tarde,pra quando eu chegar ele ja adiantar o meu ^^.

Perto do trabalho mesmo,ai pronto ja deixou tudo certo.

FIlho da mae vei,o kra pegou meu som e deixou todo certinho e ainda foi me falando onde tava errado e talz,deixou ele funcionando 100%,posso aumentar o volume o quanto quiser que nao corta.

Agora é se preocupar com a proteção e depois ta tudo ok?

Preciso mudar mais nada ou verificar mais nada n?

EDIT:Acho que depois de instalado tenho so que ficar de olho nos fusiveis? Como saberei se algum queimou ? O Som desliga na hora?

A corrente de pico é da bateria, não tem nada a ver com os equips...

Acerta o fuse e é só curtir, seu som está pronto, agora aproveite...

E fique tranquilo, não precisa ficar checando os fuses, se algum queimar o som vai parar na mesma hora...

Compartilhar este post

Link para o post

A corrente de pico é da bateria, não tem nada a ver com os equips...

Acerta o fuse e é só curtir, seu som está pronto, agora aproveite...

E fique tranquilo, não precisa ficar checando os fuses, se algum queimar o som vai parar na mesma hora...

Como vejo essa corrente de pico ? Ela influencia no fusivel ou ele é influenciado so por aquele calculo?

Pq na calculadora deu 100A e aqui nesse atigo:http://www.autosom.net/artigos/dimensionar_cabos.htm

Ele usou um apli de 800w classe AB(igual o meu) e a corrente que passa eh de 111A.

To querendo muito curtir o som mas sem ficar preocupado,por isso tanta atenção nos fusiveis =x

EDIT:Fazendo os mesmos calculo mas considerando somente 600w,que é o que esta sendo realmente utilizado(não sei se essa afirmativa esta correta),a potencia consumida ficaria: (600*100)/60=1000W

A corrente seria 1000/12=83A ou 1000/13=77A fazendo aquelas considerações do carro ligado e tal.

Ai pergunto novamente porque não utilizar de 100A.E sim de 60A,se eu utilizar de 100A e fosse preciso utilizar o de 60A eu sei que não é bom.Mas e se eu precisasse utilizar de 100A e colocasse de 60A?O fusivel iria queimar toda hora?kkkkk

Gente obrigado ai por tentar sanar minhas duvidas !

Afinal são so 3 meses de conhecimento em som automotivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Como vejo essa corrente de pico ? Ela influencia no fusivel ou ele é influenciado so por aquele calculo?

Pq na calculadora deu 100A e aqui nesse atigo:http://www.autosom.net/artigos/dimensionar_cabos.htm

Ele usou um apli de 800w classe AB(igual o meu) e a corrente que passa eh de 111A.

To querendo muito curtir o som mas sem ficar preocupado,por isso tanta atenção nos fusiveis =x

EDIT:Fazendo os mesmos calculo mas considerando somente 600w,que é o que esta sendo realmente utilizado(não sei se essa afirmativa esta correta),a potencia consumida ficaria: (600*100)/60=1000W

A corrente seria 1000/12=83A ou 1000/13=77A fazendo aquelas considerações do carro ligado e tal.

Ai pergunto novamente porque não utilizar de 100A.E sim de 60A,se eu utilizar de 100A e fosse preciso utilizar o de 60A eu sei que não é bom.Mas e se eu precisasse utilizar de 100A e colocasse de 60A?O fusivel iria queimar toda hora?kkkkk

Gente obrigado ai por tentar sanar minhas duvidas !

Afinal são so 3 meses de conhecimento em som automotivo.

Rafael, esqueça o simulador, ele não funciona legal...

O cálculo de corrente é aquele que fiz para vc, não se pode NUNCA usar a corrente de pico para fuses, pois esses simplesmente não queimariam no caso de um curto...

Coloca o de 60A e já era...

Compartilhar este post

Link para o post

Vcs 2 me convenceram...agora a tarde irei la quando abrir.

No caso pelo meu sistema passa 51A...Com o som relativamente alto,se aumentar mais chega a 60A ou mais,e ai o som desliga devido ao fusivel,correto?

Sendo assim fico limitado a ouvir naquele certo volume...Caso aumento ele queima o fusivel.

Entendi o uso devido ao curto,pq da um pico maior do que 60A e ai ele queima impedindo a passagem da correte,mas e se aumentar mais o volume?

Compartilhar este post

Link para o post

Vcs 2 me convenceram...agora a tarde irei la quando abrir.

No caso pelo meu sistema passa 51A...Com o som relativamente alto,se aumentar mais chega a 60A ou mais,e ai o som desliga devido ao fusivel,correto?

Sendo assim fico limitado a ouvir naquele certo volume...Caso aumento ele queima o fusivel.

Entendi o uso devido ao curto,pq da um pico maior do que 60A e ai ele queima impedindo a passagem da correte,mas e se aumentar mais o volume?

O seu amp vai puxar 51A já no vol máximo, isso em ótimas condições, com o volume mais baixo será menos...

Compartilhar este post

Link para o post

Assim como o Rafael, eu também estava com dúvidas em relação ao fusível... Mas me diz uma coisa que não consegui entender muito bem, como que vocês chegaram ao valor de 672W ? os 672W são a potência elétrica de entrada necessária para se gerar 400wrms de som a uma eficiência de 60%, mas onde acho a potência elétrica de entrada? Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

O seu amp vai puxar 51A já no vol máximo, isso em ótimas condições, com o volume mais baixo será menos...

No caso um curto que elevaria a amperagem e com isso o fusivel protegeria...

Pq tinha aquela conta ali dos 70% de 600w,que deu os 420w que viu os 60% do amplificador e calculou a Amperagem.

Isso pra 70%...Se eu colocar o volume no maximo seria 100% e n 70%.

A amperagem assim nao seria maior ?

Compartilhar este post

Link para o post

No caso um curto que elevaria a amperagem e com isso o fusivel protegeria...

Pq tinha aquela conta ali dos 70% de 600w,que deu os 420w que viu os 60% do amplificador e calculou a Amperagem.

Isso pra 70%...Se eu colocar o volume no maximo seria 100% e n 70%.

A amperagem assim nao seria maior ?

NÃO!

E outra, não se escuta som com 100% no volume, pois acima de 70% o HU manda muita distorção!

Mais um detalhe, seu amp nunca vai entregar os 600rms, nem com 100% do volume, pois as gravações são feitas com atenuação de - 3dB, ou seja, metade da "potência" total...

Mas se vc quiser continuar teimando e quimando a cabeça com contas desnecessárias, coloca um de 300A ai e já era... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

NÃO!

E outra, não se escuta som com 100% no volume, pois acima de 70% o HU manda muita distorção!

Mais um detalhe, seu amp nunca vai entregar os 600rms, nem com 100% do volume, pois as gravações são feitas com atenuação de - 3dB, ou seja, metade da "potência" total...

Mas se vc quiser continuar teimando e quimando a cabeça com contas desnecessárias, coloca um de 300A ai e já era... :legal:

Essa do acima de 70% nem sabia,nem da atenuação.É to vendo que preciso aprender muita coisa ainda...

Daqui a meia hora to indo la pra fazer essa troca.

Vlw ai pela ajuda !

Compartilhar este post

Link para o post

Assim como o Rafael, eu também estava com dúvidas em relação ao fusível... Mas me diz uma coisa que não consegui entender muito bem, como que vocês chegaram ao valor de 672W ? os 672W são a potência elétrica de entrada necessária para se gerar 400wrms de som a uma eficiência de 60%, mas onde acho a potência elétrica de entrada? Abraço

No meu caso sao os 600w que distribuir 400w pro sub e 200w pras portas

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso sao os 600w que distribuir 400w pro sub e 200w pras portas

e esses 72w sobranado vem da onde?, tipo meu projeto que ta na minha assinatura é muito parecido com o seu, e mesmo assim não entendi o porque dos 672w. Quanto aos 600w eu entendi, até porque são 3 canais utilizados e não tem erro. Mas quanto ao valorr citado de 672w eu ainda não entendi :banghead

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Calculando...

Suponha-se que vc tem um amp de 600wrms de som, com uma eficiência de 60%, vc precisa fazer uma regra de 3 para achar a potência elétrica de entreda:

600------0,6

xxx------1,0

XXX*0,6 = 600*1,0 -> 600 = 0,6*xxx -> XXX = 1000

Potência de entrada igual a 1000w

Daí para se calcular o fuse, vc tem que dividir a potência elétrica de entrada pela tensão de entrada ( 13 volts):

1000/13= 76,923

Ou seja, fuse de 80A :legal:

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...