Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Burba

2 Morel Último no Pug 206 + Edge 3K

Recommended Posts

Fala pessoal, tudo bom?

Estou reformulando meu set de SPL e queria um set forte, mas com qualidade acima da média nos graves...

Meu set anterior era composto por 4 Clarion PXW1052, tocados por um Clarion DPX11551...

No mês passado, por força maior, tive que vender os subs e o Amp e agora estou planejando a montagem do próximo projeto de grave do meu Pug 206.

No stereo uso um Kit 3 Vias Macrom By Morel (é igualzinho o Morel Elate) tocado por um Fosgate 4.6x... Atualmente está um canal para cada lado do kit e na bridge estou usando um Morel Elate.

Meu próximo set de SPL será dois Morel Último de 12 - 1000wrms - bobina simples 2ohm, inclusive já estou com um e próximo pegarei no mês que vem...

Já procurei na net, no fórum e conversei com algumas pessoas, mas ninguém nunca ouviu este Morel Último tocando...

Queria saber do pessoal aqui se alguém já viu, principalmente em set de SPL... O meu receio é que ele não suporte, pois aparentemente é um sub "frágil", pelo menos não é tão robusto como os subs de 1000wrms costumam ser, exceto pela bobina de quase 6" em alumínio e cone de fibra de carbono... hehehe

O amp que to pensando em usar pra tocá-los será o Hifonics 2600 ou um Fosgate T2500bd.

Se alguém puder ajudar eu agradeço.

Abçs...

Editado por Burba

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo que sei, morel ultimo não é chegado no spl não.

tive um de 10 ;)

Editado por tarcizio.z

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que sei, morel ultimo não é chegado no spl não.

Então... Este é meu receio..

Tá certo, não estou esperando a mesma pegada e pressão que um MTX9515 que tem a mesma "potência", mas se ele declara 1000wrms, acho que deve aguentar porrada... Pelo menos a potência nominal...

Compartilhar este post

Link para o post

aguenta sim, falam até que para funcionar bem tem que ter bastante sobra de potência.

eu uso a versão mais simples, a SC 600w e estou muito satisfeito.

http://caraudiomag.com/articles/morel-ultimo-12-review

http://www.avhub.com.au/index.php/Product-Reviews/INCAR/morel-ultimo-12q-subwoofer.html

http://www.diymobileaudio.com/forum/member-reviews-product-comparisons/60469-morel-ultimo-12-review.html

só não sei se a aplicação para SPL é a ideal, até pensando em custo x beneficio, mas é um baita dum subwoofer...

Compartilhar este post

Link para o post

Então... Este é meu receio..

Tá certo, não estou esperando a mesma pegada e pressão que um MTX9515 que tem a mesma "potência", mas se ele declara 1000wrms, acho que deve aguentar porrada... Pelo menos a potência nominal...

Após ler o review do caraudiomag, não resta dúvidas q esse é um dos melhores subs p/som automotivo qd se busca qualidade aliada à SPL. 2 então, é pacabá.

Compartilhar este post

Link para o post

Tb gostei dos reviews, fiquei bem animado.. hehhe

Pena que não achei nenhum vídeo no Youtube pra "ver" do que eles são capazes...

Agora é segurar a ansiedade até comprar o próximo e montar o set...

Valeu pelos comentários até agora pessoal...

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente sub, para SPL o negócio complica um pouco pela baixa sensibilidade dele.

Ja tive dois Ultimos 12" de 2 ohms, me arrependo até hoje de ter vendido eles, de longe o meu sub preferido...

Excelente qualidade, o som completava o carro inteiro e com muita transparencia.

Se voce quiser ouvir um tocando é só ir no próximo encontro e ouvir o carro do Franco, no set dele tem um morel ultimo 12 com um Wharf Spx999

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Esse sub em questao eh bom pra quem corta o danado a 30/35hz! Passou disso, ele bate! Pra spl nem se anime, vai deixar a desejar.

Arthurff tem um. Ele ja ja passa por aki! Axo q ele ta vendendo o dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse sub em questao eh bom pra quem corta o danado a 30/35hz! Passou disso, ele bate! Pra spl nem se anime, vai deixar a desejar.

O que vc quer dizer com "ele bate"? Não vai me dizer que é bater o cone no fundo do GAP por excesso de excursão, tive este problema com o JL10W6 e vendi logo em seguida... rsrrs

Vou usar os Subs em caixa dutada, desta forma o rendimento no SPL é melhor, tendo ainda um melhor controle de cone...

Pelo que ví no manual, numa caixa de 45 litros ele rende 3db a 33hz, com pico de 6DB em torno de 40hz...

A minha intenção é cortá-lo a 50hz, e a partir daí os Mids tomam conta tranquilamente...

Bom saber que o Franco vai vender o dele, vou mandar MP...

Compartilhar este post

Link para o post

Quem tá vendendo um é o Arthurff e ñ o Franco.

Compartilhar este post

Link para o post

passou disso ele bate? bate oq?

o meu é cortado a 63 hz (lembrando que é um SC 12 2 ohms)... foi onde obtive o melhor resultado. Complementa bem o 2 vias, e não sou fã de SPL mesmo (e meu carro não presta para isso).

Compartilhar este post

Link para o post

Quem tá vendendo um é o Arthurff e ñ o Franco.

É verdade, viajei... Isso que dá fazer 500 coisas ao mesmo tempo... Valeu !!!

Compartilhar este post

Link para o post

O que vc quer dizer com "ele bate"? Não vai me dizer que é bater o cone no fundo do GAP por excesso de excursão, tive este problema com o JL10W6 e vendi logo em seguida... rsrrs

Vou usar os Subs em caixa dutada, desta forma o rendimento no SPL é melhor, tendo ainda um melhor controle de cone...

Pelo que ví no manual, numa caixa de 45 litros ele rende 3db a 33hz, com pico de 6DB em torno de 40hz...

A minha intenção é cortá-lo a 50hz, e a partir daí os Mids tomam conta tranquilamente...

OpO OpO OpO OpO OpO OpO

Ai que Sonho de consumo!

Compartilhar este post

Link para o post

Com potencia adequada ele desce que uma beleza (e ele gosta de potencia).

O franco ta vendendo o dele sim, alias está até anunciado no mercadolivre.

Compartilhar este post

Link para o post

Com potencia adequada ele desce que uma beleza (e ele gosta de potencia).

O franco ta vendendo o dele sim, alias está até anunciado no mercadolivre.

Valeu... Acho que até achei o anúncio dele no ML já...

Compartilhar este post

Link para o post

O dofranco tá numa dutada de 60L, no PM do corsa...

Desce até o inferno, monstão msm.

Não sei como se comportaria pra spl, mas pra sq é um sub TOP!

Compartilhar este post

Link para o post

O dofranco tá numa dutada de 60L, no PM do corsa...

Desce até o inferno, monstão msm.

Não sei como se comportaria pra spl, mas pra sq é um sub TOP!

Qual a potência do Amp que ele tá usando?

Se eu tivesse MDF sobrando até faria uma caixinha de 60litros conforme recomenda o manual e testaria o que eu tenho em casa, só para matar a curiosidade... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Bate a bobina no GAP. Aki, temos ele ligado num audison 5.1k, caixinha selada de 35L (sub de 12), desce muito mesmo, mas se for exigir mais dele, ele abre o bico(diferente de um JL por exemplo, que aguenta mais o tranco).

Com caixa dutada, vc tera uns dbs a mais sim no spl, so q a "descida" fica limitada! O bom de usar na dutada eh justamente a diminuição da excursão do sub, assim, pode-se exagerar mais do volume.

Editado por RaoniPaiva

Compartilhar este post

Link para o post

Bate a bobina no GAP. Aki, temos ele ligado num audison 5.1k, caixinha selada de 35L (sub de 12), desce muito mesmo, mas se for exigir mais dele, ele abre o bico(diferente de um JL por exemplo, que aguenta mais o tranco).

Com caixa dutada, vc tera uns dbs a mais sim no spl, so q a "descida" fica limitada! O bom de usar na dutada eh justamente a diminuição da excursão do sub, assim, pode-se exagerar mais do volume.

Já imaginei que fosse isso... Isso acontecia com o meu 10W6 quando usava ele em uma selada de 25 litros e tacava 1500wrms na bunda dele... kkkk

Mas vou usar a dutada mesmo, então não tem problemas... Mas mesmo em dutada, se o manual estiver certo, ele começar a tocar a 28hz com 0DB, o que pra sistemas SPL está ótimo...

Compartilhar este post

Link para o post

Na dutada diminiu a excursão? Não entendi isso, não seria o inverso?

Na selada ele aguentaria mais o tranco?

Compartilhar este post

Link para o post

Na dutada diminiu a excursão? Não entendi isso, não seria o inverso?

Na selada ele aguentaria mais o tranco?

É o inverso Lirá... Na selada o controle de cone é bem menor... Hava vista o dencontrole que o JL tinha tocando baixar frequências... Vc chegou a ver??? Parecia que o cone ia pular pra fora do sub.... kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Burba, compra no leroy, a madeira mais safada, osb msm, com uns R$40 vc monta a caixa e testa...Já contando o gasto com parafusos e cola.

O franco manda 1000Wrms, do SPX999DSW.

Compartilhar este post

Link para o post

É o inverso Lirá... Na selada o controle de cone é bem menor... Hava vista o dencontrole que o JL tinha tocando baixar frequências... Vc chegou a ver??? Parecia que o cone ia pular pra fora do sub.... kkk

Caramba, eu tenho uma impressão totalmente diferente, acredito que mesmo selada com litragem exagerada, ai sim perde-se o controle de cone, mas dentro do especificado não seria o correto de acontecer, até mesmo porque, o ar gerado não tem pra onde sair controlando mais o cone numa caixa menor, tanto que o sub nem exucursiona muito.

De fato eu vi seu ex-JL descendo até as profundezas e excursionando bastante na selada que hoje é minha e por incrivel que pareça no N.A.R isso não acontece, ele desce bem e tem um bom controle de cone.

Compartilhar este post

Link para o post

A proposito... To querendo testar o Morel elate naquela seladinha pra ver como toca, o que vc acha??? Como ta o sabadao???

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...