Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Ronyk9

Rendimento EROS 312L

Recommended Posts

Galera ai é pra quem conhece o falante mesmo :D

to usando 2 eros - 312l em um T1000 170a/h de bateria

dá pra sentir no peito tocando sertanejo e talz a +o- um quarteirão, mais se trocar pra um pancadão fica bem fraquinho e excursiona lá no fundo =/

sera que da pra tirar mais rendimento??

sertajeno o cross fica em 100hz hpf menos que isso excursiona e parece que fica "mudo"

pancadão eu jogo em 150hz se deixar em 100hz excursiona muito e fica ruinzinho, mando o cross pra 150hz e a pancada é seca e de doer a kbç :D mais não manda muito longe.. o projeto é do cara da eros..

e ai tá no rendimento ou não?? ambos cortes 12db

obs: a caixa tá sintoniza em 100hz se não me engano era pra ficar em 80hz mais o cara que fez ela esqueceu de colocar 6cm a mais em cada duto ¬¬" e a caixa é retangular e so hj fui perceber, dá pra fazer alguma gambitech??

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera ai é pra quem conhece o falante mesmo :D

to usando 2 eros - 312l em um T1000 170a/h de bateria

dá pra sentir no peito tocando sertanejo e talz a +o- um quarteirão, mais se trocar pra um pancadão fica bem fraquinho e excursiona lá no fundo =/

sera que da pra tirar mais rendimento??

sertajeno o cross fica em 100hz hpf menos que isso excursiona e parece que fica "mudo"

pancadão eu jogo em 150hz se deixar em 100hz excursiona muito e fica ruinzinho, mando o cross pra 150hz e a pancada é seca e de doer a kbç :D mais não manda muito longe.. o projeto é do cara da eros..

e ai tá no rendimento ou não?? ambos cortes 12db

obs: a caixa tá sintoniza em 100hz se não me engano era pra ficar em 80hz mais o cara que fez ela esqueceu de colocar 6cm a mais em cada duto ¬¬" e a caixa é retangular e so hj fui perceber, dá pra fazer alguma gambitech??

abraços

o problema deve ser ese 6cm que falta, talves ela esteja sintonizada ali pelas 120+HZ

por iso se abacha ele excurciona de mais

pode ser tbm regulagem do player etc

Compartilhar este post

Link para o post

o problema deve ser ese 6cm que falta, talves ela esteja sintonizada ali pelas 120+HZ

por iso se abacha ele excurciona de mais

pode ser tbm regulagem do player etc

então man

player tá flat, zerado mesmo, e loud 0

só ta no cross mesmo hpf 100hz~150hz

edit: to com uma caixa parada aki com 41L para 2x12" mais está com duto de 10cm 4"polegada tá em 60hz da pra eu jogar pra qnt pra ficar lgl pancada e sertanejo?? so alterando os duto?

Editado por Ronyk9

Compartilhar este post

Link para o post

gostei do SERTAJENO euheuheuheu... digitar rapido eh fo**! abraco e boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

gostei do SERTAJENO euheuheuheu... digitar rapido eh fo**! abraco e boa sorte

entrou para somar? ou para fazer a diferença??

Compartilhar este post

Link para o post

entrou para somar? ou para fazer a diferença??

:+1

e o modulo como estao as regulagem ? qual cross vc usa

poderia tenta manda o cara almenta eses 6cm q faltarao

e duto retangular ?

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

e o modulo como estao as regulagem ? qual cross vc usa

poderia tenta manda o cara almenta eses 6cm q faltarao

e duto retangular ?

o cross é um rs-90 4 vias

então amigo o modulo tá o LPF em 500hz pq antes saía voz pra kct, nem precisava de corneta uahauha tá certo??

então o duto é retangular sim, mais tenho uma caixa escostada aqui 41L igual essa que to usando mais é duto redondo sera que se mudar os dutos pra subir a frequencia fica legal?? ql frequencia fica filezinho??

vlw ai pela atenção :D

pois fui em uma "estaladora" aqui o cara meteu o pau e falou se quer algo melhor coloque milhões de wrms ¬¬"

Editado por Ronyk9

Compartilhar este post

Link para o post

o cross é um rs-90 4 vias

então amigo o modulo tá o LPF em 500hz pq antes saía voz pra kct, nem precisava de corneta uahauha tá certo??

então o duto é retangular sim, mais tenho uma caixa escostada aqui 41L igual essa que to usando mais é duto redondo sera que se mudar os dutos pra subir a frequencia fica legal?? ql frequencia fica filezinho??

vlw ai pela atenção :D

pois fui em uma "estaladora" aqui o cara meteu o pau e falou se quer algo melhor coloque milhões de wrms ¬¬"

cara ta certo sim eu ja tive 312lc eu usava no maximo o LPF 5khz se nao me engano

sobre a frequencia, depende do gosto musical 100hz e pancadao ''pocpocpoc''

agora se voce curte sertanejo funk etc teria q ser maximo 70hz

tensta por hpf e lpf no maximo no amplificador e testar no pancadão

ab

Compartilhar este post

Link para o post

cara ta certo sim eu ja tive 312lc eu usava no maximo o LPF 5khz se nao me engano

sobre a frequencia, depende do gosto musical 100hz e pancadao ''pocpocpoc''

agora se voce curte sertanejo funk etc teria q ser maximo 70hz

tensta por hpf e lpf no maximo no amplificador e testar no pancadão

ab

então se confundiu manim eu uso 500hz de lpf e não 5hkz pq se cortar mesmo em 2.5khz fica agudos muitosssssss definidos

Compartilhar este post

Link para o post

então se confundiu manim eu uso 500hz de lpf e não 5hkz pq se cortar mesmo em 2.5khz fica agudos muitosssssss definidos

cara testa com o LPF no maximo do amplificador e no cros coloka pelo menos nuns 3khz

e testa no pancadao

Compartilhar este post

Link para o post

cara testa com o LPF no maximo do amplificador e no cros coloka pelo menos nuns 3khz

e testa no pancadao

ok mais só amanha agora auhahaua, mais tipo se eu cortar em ex: 400hz lpf no amplificador "teoricamente" nem chegaria a 3k no cross certO? ou não??

amanha testo :D aproveita e grava um vídeo pq axar video de 312l é mosca branca dos olhos azuis geralmente é so gravação bixeira

Editado por Ronyk9

Compartilhar este post

Link para o post

Ronyk9, tu ja uso alguma vez programa de simular caixa?

Se já usou, deve ter notado que quanto maior a fb da caixa, mais pico o som fica (mais spl) mas perde qualidade e baixas!

Então vou comentar o que acabei de falar em outro tópico... Ou tu monta um som pra tocar forte, ou pra tocar bonito! Um que toque forte e bonito nem sempre eh facil!

Botando sintonia mais baixa teu som vai dscer mais, ficar mais "flat" e com mais graavao... Mas vai perder spl!

Compartilhar este post

Link para o post

pois é cara, sabe que o excursionamento do cone vindo de 0hz ele vem do "infinito" e vai baixando a um valor "mínimo" na sintonia e depois tem um novo pico na frequencia de spl maximo. algo assim...(minhas observaçoes praticas... hehehe)

entao se baixar a sintonia empurra tudo pra esquerda e fica fora daquela faixa de excursionamento tendendo a um numero gigantesco do inicio.

entao por issso tua caixa nao toca e só excursiona.

manda uma foto pra gente ver ai como pode ajudar. fo** vai ser tentar enfiar mais um sarrafo pra imendar esse teu duto ai...

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um post do paulo duto falando sobre isso. Se a fb for ate a fs do falante, a pressao age como uma mola.. Segurando o cone e gerando ate 3db de ganho em toda a faixa (sem considerar o pico). Mas tentar botar fb abaixo de fs força o cone do falante pra fora... Fazendo com que excursione cada vez mais ate atingir xlim!

Compartilhar este post

Link para o post

Afinal de contas qual o volume da caixa, com ou sem os tais 6 cm?

Se for 40 litros brutos e se o duto for desses circulares (aerodutos), dá para a gente tentar obter respostas mais baixas, mas acho que deve inverter os falantes, pois assim você simula um ganho de volume.

Estou desconfiado que esse projeto foi para atuar nos médios-graves, ou seja, com outro falante atuando na faixa mais baixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei os preciosos posts do Paulo Duto:

Veja que na caixa dutada bem projetada você consegue uma resposta de até +3db abaixo de 70hz, ou seja o que o cone estava tocando para dentro da caixa, igual ao que toca pra fora, é aproveitado como se fosse uma BP ao redor da frequência de sintonia. Sem o duto você precisaria dobrar a potência pra tocar a mesma coisa.

Essa sintonia bem projetada, e de acordo com os parâmetros do falante, segura o cone como se fosse uma mola, logo menos excursão, melhor resfriamento da bobina, alto falante mais durável enfim.

O preço é que se o falante for tocar frequências 1/2 oitava abaixo dessa frequência de sintonia, o que antes funcionava como mola, agora vai funcionar como impulsionador de aumento de excursão sendo uma das maiores causas dos danos em alto-falantes. O preço do mau projeto é arcado pelo consumidor! Cabe a ele ser mais exigente, inclusive consigo mesmo, buscando informação.

..outro..

como a sintonia do seu projeto está alta, quando o falante tocar abaixo dela perderá completamente  o efeito mola que ajuda a segurar o cone, o que também vai provocar uma diminuição da potência admissível abaixo dela, o que está bem caracterizado nesse gráfico;

Compartilhar este post

Link para o post

Achei os preciosos posts do Paulo Duto:

..outro..

Sim, bastante preciosos.

Teve sorte de achar alguma coisa escrita pelo homem.

A maioria dos Posts, fizeram um "DE" ... "PARA" Vou tomar um Chimarrão!

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo o POST do Paulo Duto, para entendermos melhor:

A sintonia da caixa deve ficar sempre acima do FS do falante, e a frequencia de corte acima da sintonia da caixa?

Esta certo isso?

Exemplo:

FS:40hz

Caixa: 50hz

HPF: 55hz

Assim teremos sempre o 'efeito mola' sem perigo de exceder o xmax? (dentro da potencia e volume de caixa especificados, claro)

Alguem pode esclarecer?

att;

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo o POST do Paulo Duto, para entendermos melhor:

A sintonia da caixa deve ficar sempre acima do FS do falante, e a frequencia de corte acima da sintonia da caixa?

Esta certo isso?

Exemplo:

FS:40hz

Caixa: 50hz

HPF: 55hz

Assim teremos sempre o 'efeito mola' sem perigo de exceder o xmax? (dentro da potencia e volume de caixa especificados, claro)

Alguem pode esclarecer?

att;

está certo o pensamento do nosso amigo??!!

@topic

galera foi mal, demorar a postar pois tava muito corrido aqui, pra acabar com o achismo tirei as medidas direto da caixa e simulei pra não ter erros: segue os dados:

VB: 36,38L

TOTAL: 40,59

FB: 117,3 = frequencia da caixa correto?

F3:93 HZ = frequencia de -3db de pressão?

acabei de notar que a anta que fez a caixa errou feio no duto era pra ser 16cm o cara fez com 5~6cm Ò.Ò dá pra fazer algo pra arrumar isso sendo que o duto é retangular??

print dos graficos

http://imageshack.us/photo/my-images/801/graficos312l.jpg/

graficos312l.jpg

Uploaded with ImageShack.us

@EDIT

só lembrando tenho uma caixa aqui parada para 2x12" 40~41L 1 duto 4"x10cm de profundidade por camara (redondo) dá pra aproveitar?? ou é pior o rendimento comparada com a retangular?!

abrass

Editado por Ronyk9

Compartilhar este post

Link para o post

Acabou se confirmando o que falei anteriormente

Estou desconfiado que esse projeto foi para atuar nos médios-graves, ou seja, com outro falante atuando na faixa mais baixa.

Quanto às essas dimensões que você citou aí, tem de obter o volume líquido (descontando-se o falante) e daí a gente pode ver se dá para aproveitar ou não. Digo que até uns 40 litros dá. É só acertar a sintonia, mas daí tem de ver se não tem que inverter o falante, pois a caixa está no limite. Se for 45 litros em diante dá tranquilo, para obter algo mais baixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabou se confirmando o que falei anteriormente

Quanto às essas dimensões que você citou aí, tem de obter o volume líquido (descontando-se o falante) e daí a gente pode ver se dá para aproveitar ou não. Digo que até uns 40 litros dá. É só acertar a sintonia, mas daí tem de ver se não tem que inverter o falante, pois a caixa está no limite. Se for 45 litros em diante dá tranquilo, para obter algo mais baixo.

e como vou saber o volume que o falante ocupa, essa é uma das minhas duvidas O.O

Compartilhar este post

Link para o post

e como vou saber o volume que o falante ocupa, essa é uma das minhas duvidas O.O

:legal: Boa pergunta!

Realmente é uma das falhas da Eros em não divulgar. Eu por exemplo na época, tive a ideia e vi mais ou menos a aparência do E312 contra o Street Bass e adotei o volume aproximado em relação ao Street. Salvo engano eu adotei de 2,5 a 3 litros por falante. Como a caixa BR permite um erro de até 5% não teria muitos problema, achava eu, mas daí acho que se tiver acesso, pode ligar ou mandar um e-mail para o fabricante.

Compartilhar este post

Link para o post

:legal: Boa pergunta!

Realmente é uma das falhas da Eros em não divulgar. Eu por exemplo na época, tive a ideia e vi mais ou menos a aparência do E312 contra o Street Bass e adotei o volume aproximado em relação ao Street. Salvo engano eu adotei de 2,5 a 3 litros por falante. Como a caixa BR permite um erro de até 5% não teria muitos problema, achava eu, mas daí acho que se tiver acesso, pode ligar ou mandar um e-mail para o fabricante.

então n seria só pegar meus 40L "brutos" e descontar 3 litros??

outra coisa area de cone no site tbm n fala, sei lá da onde tirei pra simular ò.Ò

Compartilhar este post

Link para o post

então n seria só pegar meus 40L "brutos" e descontar 3 litros??

outra coisa area de cone no site tbm n fala, sei lá da onde tirei pra simular ò.Ò

Lógico, só que o Software calcula pelo volume líquido e não pelo Bruto.

O Volume da Caixa deve ser o bruto, ou seja, considerando-se ocupado pelo falante e ainda tem o volume ocupado pelos dutos, mas eu não considero, por ser pequeno. Se for colocar reforços estruturais, deve acrescentá-los.

Qual o objetivo de calcular essa área do cone?

Compartilhar este post

Link para o post

Lógico, só que o Software calcula pelo volume líquido e não pelo Bruto.

O Volume da Caixa deve ser o bruto, ou seja, considerando-se ocupado pelo falante e ainda tem o volume ocupado pelos dutos, mas eu não considero, por ser pequeno. Se for colocar reforços estruturais, deve acrescentá-los.

Qual o objetivo de calcular essa área do cone?

você quer dizer que o proprio software já desconta o volume ocupado pelo falante qnd entramos com as medidas??

dai eu teria que calcular em algum que já não descontase o volume que na verdade ele n sabe exatamente??

nao é necessario a area de cone para calculo?? pois no bassbox não simula sem arena de cone.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...