Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Felipe CDs

[Projeto] Paredão Felipe CDs

Recommended Posts

a caixa ta com uma boa litragem mas aumenta um pouco a sintonia tipo 50~52Hz pois ficaria com uma pegada maior no forro

A sitônia eu aumento diminuindo o tamanho do duto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sitônia eu aumento diminuindo o tamanho do duto?

sim mas da uma simulada no bassbox pra ver o tamanho certo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande felipe. Cara, uma pequena opiniao sobre as manifold. A nao ser que faças uma T18 no projeto exato, nao sei se vai te satisfazer totalmente (em questao de resposta plana). Digo pq andei procurando formas de fazer meu som render mais e acabei optando por adquirir um processador behringer ao inves de mecher na caixa. Nao quis perder a linearidade.

 

Enfim... Fica uma dica hehe. Mas de repente tu ouve e te apaixona, vai saber. O bom, eh que tens espaço de sobra neh heuheu

 

Abracao amigo;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande felipe. Cara, uma pequena opiniao sobre as manifold. A nao ser que faças uma T18 no projeto exato, nao sei se vai te satisfazer totalmente (em questao de resposta plana). Digo pq andei procurando formas de fazer meu som render mais e acabei optando por adquirir um processador behringer ao inves de mecher na caixa. Nao quis perder a linearidade.

 

Enfim... Fica uma dica hehe. Mas de repente tu ouve e te apaixona, vai saber. O bom, eh que tens espaço de sobra neh heuheu

 

Abracao amigo;

Primeiramente, obrigado pela dica...

 

Sobre a caixa, cheguei a pensar em fazer as T18, mas ainda não conheço pessoalmente. Vi uma manifold, de um primo meu, com 2 WPU. Antes ele usava em uma dutada e recentemente ele estava pensando em trocar a caixa, então indiquei a manifold. Bem, ele fez a caixa em MDF e o resultado foi surpreendente.

 

Antes não tinha pancada firme e pouco grave, e depois que passou para as manifolds houve um ganho de uns 5dB e o grave ficou bem firme e gostoso de se ouvir, então dei mais um ponto para a manifold.

 

Cheguei agora pouco de um niver na casa do meu primo e o som que tava tocando era do carro dele. E ele comentou que depois que trocou a caixa o som mudou pra melhor.

 

Concluindo, já que tenho bastante espaço para o som, pretendo fazer uma manifold com um bom volume e sintonizado entre 48 a 52Hz que seria para forró. Só falta saber se os meus cálculos, quanto à frequência de resposta da caixa, estão corretos.

 

No post 49 tem as medidas e a frequência que encontrei no WindSD foi 48Hz. Falta saber se está correto esse valor, pois não entendo muito do programa.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um grande detalhe nessa historia: Por tudo que pesquisei aqui no forum, todos me disseran que as manifolds renderiam mais no "grave" mas perderian subao. Porem, todos os projetos que encontrei foran de sintonia alta. Se eu conseguisse sintonizar uma manifold em 44~45hz, eu botaria no carro. Me indica um projeto/alguem que possa me ajudar? Queria fazer uma simulaçao com as medidas que tenho disponiveis entende?

 

Tipo:

 

de lado a lado na frente (fundo do carro), 105CM

de lado a lado no fundo (atras do banco), 95CM

 

altura = 50CM

Profundidade 63CM

 

Poderia me dar essa mao? Andei vendo que ela eh extremamente picuda, entao imagino que sintonizando bemm baixo ela de uns picos agradaveis la pelos 50-60hz ..

 

 

 

 

Abracos!

Editado por Joéster

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um grande detalhe nessa historia: Por tudo que pesquisei aqui no forum, todos me disseran que as manifolds renderiam mais no "grave" mas perderian subao. Porem, todos os projetos que encontrei foran de sintonia alta. Se eu conseguisse sintonizar uma manifold em 44~45hz, eu botaria no carro. Me indica um projeto/alguem que possa me ajudar?

 

 

Abracos!

Realmente tem esse detalhe...

 

No meu caso se adéqua bem porque como escuto mais forró, os graves são mais operantes la pelos 50~60Hz onde as manifolds correspondem bem nessa faixa de frequência.

 

Acredito que elas dessam mais sim, provavelmente com o aumento do volume interno e com dutos mais compridos.

 

Um fator que ajuda é o MDF, pois ele é o melhor material para reprodução de subgraves, provavelmente por ser mais macio. Como citei acima sobre a caixa do meu primo, o som tem bastante sub grave e bem linear e como disse, ela foi feita em MDF. Acho que foi esse fator que tornou ela tão eficiente em subgraves.

 

Mas não sou profissional, mais um lhe indicaria o melhor para a caixa.

 

O único que conheço mesmo, profissional em manifolds, é o Diogenes da Stigma Som (user caradosom). Ele já tem diversos tópicos de projetos e maioria é manifold para graves.

 

Eu tentei contato com ele para fazer o projeto da minha caixa, mas não consegui. Foi o quem me indicaram para fazer esse modelo de caixa.

 

Espero ter ajudado!

 

Vlw! :rever1:

 

EDIT:

de lado a lado na frente (fundo do carro), 105CM

de lado a lado no fundo (atras do banco), 95CM

 

altura = 50CM

Profundidade 63CM

 

Poderia me dar essa mao? Andei vendo que ela eh extremamente picuda, entao imagino que sintonizando bemm baixo ela de uns picos agradaveis la pelos 50-60hz ..

Vou fazer aqui uma simulação e ver o resultado.

 

Logo posto aqui.

 

Abraço...

Editado por Felipe CDs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MDF mais macio??

 

Sei q é o contrário melhor caixa é a q tem o material mais rígido por isso de se usar o MDF que é pó de serragem prensada para maior rigidez.

Editado por solanosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente tem esse detalhe...

 

No meu caso se adéqua bem porque como escuto mais forró, os graves são mais operantes la pelos 50~60Hz onde as manifolds correspondem bem nessa faixa de frequência.

 

Acredito que elas dessam mais sim, provavelmente com o aumento do volume interno e com dutos mais compridos.

 

Um fator que ajuda é o MDF, pois ele é o melhor material para reprodução de subgraves, provavelmente por ser mais macio. Como citei acima sobre a caixa do meu primo, o som tem bastante sub grave e bem linear e como disse, ela foi feita em MDF. Acho que foi esse fator que tornou ela tão eficiente em subgraves.

 

Mas não sou profissional, mais um lhe indicaria o melhor para a caixa.

 

O único que conheço mesmo, profissional em manifolds, é o Diogenes da Stigma Som (user caradosom). Ele já tem diversos tópicos de projetos e maioria é manifold para graves.

 

Eu tentei contato com ele para fazer o projeto da minha caixa, mas não consegui. Foi o quem me indicaram para fazer esse modelo de caixa.

 

Espero ter ajudado!

 

Vlw! :rever1:

 

EDIT:

 

Vou fazer aqui uma simulação e ver o resultado.

 

Logo posto aqui.

 

Abraço...

 

 

 

Opa meu querido. Se for o caso pra ela ficar totalmente quadrada, usa 95x95 (frente e fundo) e 52CM de altura (medi aki e tenho eles, apertadinho mas tem)

 

Preciso fazer esse treco descer, decidi que vou fazer uma pra teste, se nao gostar boto a dutada de volta :D

 

 

Abraçao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MDF mais macio??

 

Sei q é o contrário melhor caixa é a q tem o material mais rígido por isso de se usar o MDF que é pó de serragem prensada para maior rigidez.

Ixe... Expressei mal! [^]

 

Não digo digo a rigidez do material, mas pela escoação do som, sei lá... O som da caixa de MDF sai mais limpo e linear. Foi minha percepção. Não sei se estou falando besteira. hehehe :pirou:

 

Vlw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Joester, fala com Diógenes ele vai te fazer o melhor projeto! Índico ele pois eh um excelente profissional! Qualquer coisa te mando o msn dele por mP!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Joester, fala com Diógenes ele vai te fazer o melhor projeto! Índico ele pois eh um excelente profissional! Qualquer coisa te mando o msn dele por mP!

 

 

Manda aí meu galo, vou tentar sim. Mas já vou esclarecer antes que venhan me atirar pedras, quero EXPERIMENTA-LAS por curiosidade. Sei que grave plano com subao é dutada e zé fi ni.

 

 

Abraçao!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ixe... Expressei mal! [^]

 

Não digo digo a rigidez do material, mas pela escoação do som, sei lá... O som da caixa de MDF sai mais limpo e linear. Foi minha percepção. Não sei se estou falando besteira. hehehe :pirou:

 

Vlw!

 

Tranquilo acontece kkkkkkkkkkkk

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Projeto alterado...

 

Atualmente estou com uma Ranger e ia montar o trio nela, mas pensando bem, futuramente vou trocar por um carro menor e então o som iria ficar praticamente perdido.

 

Então, pensando no futuro, resolvi montar o trio em uma carrocinha, para não se perder na carrocinha, aumentei mais um SDS ficando assim 3 SDS 2.7k 18".

 

SET:

3 Eros SDS 2.7k 18" - SD8000 1Ohm (futuro up + 3 SDS + 1 SD8000)

8 Eros 312LC - SD3000 1Ohm (Futuro up trocarei os 312LC por Snake HPX2120 + SD5000)

6 HDC2000 (Futuro up trocarei por D405) - B Buster BB3600 GL

4 Tweeter HST600 - Tojo400 (Trocar depois por SD250)

 

CD/Mp3 Pioneer DEH2350

Processador Behringer DCX2496

Fonte Spark Usina 200A

6 Baterias Moura 150A (Futuro up + 6 baterias)

Próximo up comprarei 1 Gerador 5kw

Reboque 2 Eixos (Suporta até 1200 Kg)

 

Projeto das caixas feito por mim, execução por Pedro Junior aqui de Ipueiras-CE.

 

A caixa acabei fazendo uma besteira, fiz a mini-bazuca :pirou: . Mas para compensar fiz uma modificação que mais parece uma "dutadona" com woofer invertido, e pelos calculos, vai render bem para meus estilos musicais (forró, pagode, axé, funk, swingueira).

 

A caixa ficou com 120L já descontando os dutos e quebra-cantos sitonizada em 50Hz, dutos com 20cm de profundidade interna. Por enquanto somente a caixa de graves foi feita, proximo final de semana será feita as de MG, Drivers e Tweeters, pois estudo em outra cidade e quero acompanhar a confecção das caixas para não haver erros.

 

Projeto pretendido (terceira modificação ashuahsuhsa, mas agora vai):

paredaofelipecds.png

as cornetas tem 12, mas só irei colocar 6 as outras lentes ficarão vazias, só pra infeitar mesmo hehehe.

Algumas fotos da caixa de graves:

 

Caixa quase pronta, colocando os dutos.

IMG105-01.jpg

 

Parte interna da caixa.

IMG106-01.jpg

 

Caixa pronta, já era noite e dei uma clareada pra ver melhor. Faltava só pregar o fundo.

IMG107-01.jpg

 

Espero que gostem...

 

Opinem também!

 

Abraço!

Editado por Felipe CDs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando, mas pq achou que as mini bazuka e besteira?

Me expressei mal, é que a mini bazuca original tem um pico na faixa de médio grave e não rende bem para subgrave, mas como falei, compensei deixando ela com o volume bem modesto para que os SDS rendam bem em uma faixa maior de frequência, principalmente para subgraves, pois adoro ouvir aquele "BUUUM" do pagode, funk sendo que dará mais qualidade.

 

O projeto da mini bazuca original que conheço tem um volume equivalente a 60~80L e isso gera um pico bem alto na faixa de frequência entre 90~150Hz e essa seria a função do MG e não do woofer.

 

Abraço!

Editado por Felipe CDs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Maluco se você alinhasse a caixa horizontalmente não teria um melhor desmpenho?

Quais serão os cortes?

Esss 312lc descem bastante!

Acompanhando

Editado por everton_m7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Maluco se você alinhasse a caixa horizontalmente não teria um melhor desmpenho?

Quais serão os cortes?

Esss 312lc descem bastante!

Acompanhando

Era o que eu tava pensando, mas vi alguns projetos nesse estilo e resolvi tentar algo diferende da receita de bolo tradicional, mas creio eu que teria melhor rendimento horizontalmente.

 

Mas amanhã vamos testar a caixa pra ver o o resultado. Vamos testar com 2 Target 3.0 só pra ver mesmo. Sei q é bem diferente do SDS, mas não quero usar eles agora.

 

Vamos esperar o resultado, amanhã posto as impressões.

 

Abraço!

EDIT:

Os cortes serão:

SDS: 40Hz à 180Hz

MG: 180Hz à 500~800Hz

Drives: 800Hz à 5000Hz

ST: 5000Hz à Flat

Editado por Felipe CDs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EDIT:

Os cortes serão:

SDS: 40Hz à 180Hz

MG: 180Hz à 500~800Hz

Drives: 800Hz à 5000Hz

ST: 5000Hz à Flat

Com todo respeito a sua idéia de cortes...

dah até pra cortar esses 312lc bem mais baixo, tipo 60hz...

vc tem bastante area de cone aí.

imagina o gravão do 312 acoplado com os dos SDSs...ficaria show.

boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com todo respeito a sua idéia de cortes...

dah até pra cortar esses 312lc bem mais baixo, tipo 60hz...

vc tem bastante area de cone aí.

imagina o gravão do 312 acoplado com os dos SDSs...ficaria show.

boa sorte.

hum... não tinha pensado por esse ângulo, ótima dica viu!

 

vlw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hum... não tinha pensado por esse ângulo, ótima dica viu!

 

vlw!

mas seria de extrema importancia deixar os 312 o mais próximo possível...

acompanhando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Maluco se você alinhasse a caixa horizontalmente não teria um melhor desmpenho?

Quais serão os cortes?

Esss 312lc descem bastante!

Acompanhando

 

Leia/pesquise sobre acoplamento vertical.

 

Com todo respeito a sua idéia de cortes...

dah até pra cortar esses 312lc bem mais baixo, tipo 60hz...

vc tem bastante area de cone aí.

imagina o gravão do 312 acoplado com os dos SDSs...ficaria show.

boa sorte.

 

vc não teria acoplamento e sim cancelamentos rsrs.

 

18": 40 a 100~120hz

12": 120hz a 900~1khz

drives 1 khz ~ full

ST: 7khz~8khz ~ full

 

Só uma observação: acho muito MG e Drive/ST para apenas 3 subs. Mas...vai de gosto ne.

Editado por alesalles

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leia/pesquise sobre acoplamento vertical.

 

 

 

vc não teria acoplamento e sim cancelamentos rsrs.

 

18": 40 a 100~120hz

12": 120hz a 900~1khz

drives 1 khz ~ full

ST: 7khz~8khz ~ full

 

Só uma observação: acho muito MG e Drive/ST para apenas 2 subs. Mas...vai de gosto ne.

Quem sou eu pra falar algo, sou bem leigo.

mas ja vi users falando de deixar dois falantes diferentes tocando mesmas frequencias se acoplando.

 

Esse tópico aki é muito bom:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=157199

 

vlw.

Editado por everton_m7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem sou eu pra falar algo, sou bem leigo.

mas ja vi users falando de deixar dois falantes diferentes tocando mesmas frequencias se acoplando.

 

Esse tópico aki é muito bom:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=157199

 

vlw.

 

Vc não esta errado. Ate esta bem certo rsrs. teremos sim acoplamento mas em uma determinada freq (ou faixa de freq) q se somara, mas pode ocorrer cancelamentos, ainda mais qdo não tiver certeza daquilo q ta fazendo. Então torna-se mais simples cada grupo de falantes trabalhando em sua faixa de freq, onde um termina o outro começa. Agora se for estudando e aprender a fazer certo pode sim ser algo bem interessante , mas tem que saber fazer rsrs, senão eh mais garantido ir na receita de bolo.

 

Outro detalhe; se vc possui uma via de subgrave/grave com falante adequado: 15" ou 18"; então pra que sacrificar um falante de 12"fazendo-o trabalhar em uma freq tão baixa assim. Nào seria mais interessante ele trabalhar em freq um pouco mais alta, para a qual ele foi produzido e ter uma melhora de rendimento e qualidade do sistema. Se ele fosse a unica via ate entenderia uns 60hz, mas tendo a outra via não se justifica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc não esta errado. Ate esta bem certo rsrs. teremos sim acoplamento mas em uma determinada freq (ou faixa de freq) q se somara, mas pode ocorrer cancelamentos, ainda mais qdo não tiver certeza daquilo q ta fazendo. Então torna-se mais simples cada grupo de falantes trabalhando em sua faixa de freq, onde um termina o outro começa. Agora se for estudando e aprender a fazer certo pode sim ser algo bem interessante , mas tem que saber fazer rsrs, senão eh mais garantido ir na receita de bolo.

 

Outro detalhe; se vc possui uma via de subgrave/grave com falante adequado: 15" ou 18"; então pra que sacrificar um falante de 12"fazendo-o trabalhar em uma freq tão baixa assim. Nào seria mais interessante ele trabalhar em freq um pouco mais alta, para a qual ele foi produzido e ter uma melhora de rendimento e qualidade do sistema. Se ele fosse a unica via ate entenderia uns 60hz, mas tendo a outra via não se justifica.

Aí sim, ein (rsrsrsrsrsrs)

Mas falei dessa possibilidade pois ele tem 8 312lc e apenas 3 SDS 2.7k

Com todo respeito ao set do amigo, a via de subgrave/grave não está lah tão pesada e se bobear será engolida pelo resto do SET.

Por isso, qualquer forma de subgrave/grave a mais será bem vinda.

Mas o q vc falou aí é verdade, o cara terá que colocar o cotovelo em cima da mesa e estudar na pressão. (eu mesmo não faço idéia de como fazer isso).

Mas vale a pena né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí galera,

Um user das antigas comentou o seguinte:

 

"...Sendo assim, JAMAIS um falante tocando ao lado do outro vai causar qualquer cancelamento, desde que estejam em fase entre si, e estejam tocando frequência inferior à frequência com comprimento de onda igual a 2x a distância entre o centro dos cones (o que todo mundo aqui já tá careca de saber).Sendo assim, JAMAIS um falante tocando ao lado do outro vai causar qualquer cancelamento, desde que estejam em fase entre si, e estejam tocando frequência inferior à frequência com comprimento de onda igual a 2x a distância entre o centro dos cones (o que todo mundo aqui já tá careca de saber)."

 

Quando ele diz: "...estejam tocando frequência inferior à frequência com comprimento de onda igual a 2x a distância entre o centro dos cones..."

 

Ele se refere a frequência máxima que está sendo tocada pelos dois simutâneamente ou a frequencia máxima tocada por apenas um deles?

No aguardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...