Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Felipe CDs

[Projeto] Paredão Felipe CDs

Recommended Posts

Não li todo o topico, mas você ainda não tem os 4 Drivers hinor né ?

 

só 2 ? Se for pra comprar drivers, escolha outros, esses hinors são bastante PICUDOS, por isso são bastante usado em campeonatos fora que vc vai ter que usar uma adaptação por ser 1" e a corneta ser 2". (Minha opnião)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tbm acho, 2 edt ou 2 405 (no caso de vc já ter os st) ficaria mais agradável de se ouvir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não li todo o topico, mas você ainda não tem os 4 Drivers hinor né ?

 

só 2 ? Se for pra comprar drivers, escolha outros, esses hinors são bastante PICUDOS, por isso são bastante usado em campeonatos fora que vc vai ter que usar uma adaptação por ser 1" e a corneta ser 2". (Minha opnião)

Vixe, nem 2 eu tenho ainda... rsrs

 

Até agora só comprei os 2 SDS 2.7, tenho os 3 MG, 2 Tweeters (falta 2), a caixa (já está sendo feita), tenho os modulos de MG, drivers e tweeters. Pronto... Somente.

 

Ainda estou procurando uma loja com os preços mais em conta.

 

Antes pensava em comprar os D405, mas ai vai estourar meu orçamento, não queria passar de 8 mil e 4 D405 chega a quase 1000 dilmas. Mas um amigo meu usa as HDC e não achei ruim, até porque ta acompanhado de MG e as tweeters que complementam. Mas vou mudar provavelmente ano que vem. Mas você tem uma outra boa opção com preço em conta?

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois eh cara, percebi mesmo que os preços andavam meios altos em Sobral, só o que achei barato foi as cornetas "Baianinha" para os drivers.

 

Aqui ta meu orçamento... Alguns itens descritos no topito não estão no orçamento porque já os tinha.

 

or%25C3%25A7amento.gif

 

Alguns equipamentos estou comprando em Fortaleza, os que estão com frete é os que estou comprando pela internet.

 

Quanto a fonte, realmente estou comprando a de 200A porque estou pensando em quando for aumentar o som, e quanto mais equipamento, maior o consumo né. Também não vou mais comprar mega capacitor, todos que comento dizem mesmo que é um gasto a mais, então já risquei da lista. Agora, você poderia me passar o telefone da loja em que você está comprando seus equipamentos?

 

Vlw! Abraços...

ihhh cara...eu ateh tinha o numero do cara que me vendeu as coisas.

mas perdi todos os dados do celular, inclusive os numeros.

tem uma loja que os preço eram iguais a esse que te passei, na Avenida jovita feitosa em fortaleza.

O nome dela eh "A.L Som".

fo** eh que o cara nem sempre tem em estoque.

se qser, vendo os meus trunyum e as hdc.nunca usei. comprei faz poco mais de uma semana,ainda tao na caixa.nunca utilizadas. vendo pelo preço que comprei.e tu ainda nem gasta com frete.hehehe.tou querenco vender, pois tou pensando em pegar otras.tou querendo montar um set mais basico mesmo.tou até vendo se troco em alguma loja aki.

mas se quiser, posso tentar te explicar +ou- onde comprei as coisas.eh lah em messejana.mas tem uma distribuidora em fortaleza perto da policia de transito de lá.é bem pertim mesmo.um quarterão depois.

ah sim....voltanto ao teu set...onde mandou fazer a caixa?mandou por aqui nao né? a galera aqui num faz serviço muito bom não.

e tem umas coisinha aí q tao mei cara nesse teu orçamento.

mas no geral o preço tah bom.MUITO melhor duq por aki.

essas hdc 2000 sao muito pesadas e grandes.mas o som delas eh bem legalzim.escutei em fortal e gostei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ihhh cara...eu ateh tinha o numero do cara que me vendeu as coisas.

mas perdi todos os dados do celular, inclusive os numeros.

tem uma loja que os preço eram iguais a esse que te passei, na Avenida jovita feitosa em fortaleza.

O nome dela eh "A.L Som".

fo** eh que o cara nem sempre tem em estoque.

se qser, vendo os meus trunyum e as hdc.nunca usei. comprei faz poco mais de uma semana,ainda tao na caixa.nunca utilizadas. vendo pelo preço que comprei.e tu ainda nem gasta com frete.hehehe.tou querenco vender, pois tou pensando em pegar otras.tou querendo montar um set mais basico mesmo.tou até vendo se troco em alguma loja aki.

mas se quiser, posso tentar te explicar +ou- onde comprei as coisas.eh lah em messejana.mas tem uma distribuidora em fortaleza perto da policia de transito de lá.é bem pertim mesmo.um quarterão depois.

ah sim....voltanto ao teu set...onde mandou fazer a caixa?mandou por aqui nao né? a galera aqui num faz serviço muito bom não.

e tem umas coisinha aí q tao mei cara nesse teu orçamento.

mas no geral o preço tah bom.MUITO melhor duq por aki.

essas hdc 2000 sao muito pesadas e grandes.mas o som delas eh bem legalzim.escutei em fortal e gostei.

Cara, essa caixa mandei fazer aqui na minha cidade mesmo, varios amigos recomendaram um marceneiro aqui (André) e fui ver o trabalho dele, la tinha algumas caixas prontas esperando os donos e aproveitando ele colocou pra tocar e o som tava show, bem sitonizadas as caixas e até desisti das manifolds por ouvir o som da bazuca alongada que ele tinha la, grave de tremer as pestanas... Acabamento bem feito, madeira MDF... Show mesmo, então fiz o orçamento e mandei ele fazer. Vai ficar no modelo que coloquei por ultimo na cor amarelo alaranjado. Fui ver os preços na ProSom e me passaram o preço de 650,00 pra caixa, mas era com compensado normal, ai não me agradou.

 

Amanhã estou indo pra Sobral (acabou as férias), e posso ver esses seus drivers, derrepente compro logo. Quantas você tem? Posso até ir falar com você domingo.

 

Abraço!

Editado por Felipe CDs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, essa caixa mandei fazer aqui na minha cidade mesmo, varios amigos recomendaram um marceneiro aqui (André) e fui ver o trabalho dele, la tinha algumas caixas prontas esperando os donos e aproveitando ele colocou pra tocar e o som tava show, bem sitonizadas as caixas e até desisti das manifolds por ouvir o som da bazuca alongada que ele tinha la, grave de tremer as pestanas... Acabamento bem feito, madeira MDF... Show mesmo, então fiz o orçamento e mandei ele fazer. Vai ficar no modelo que coloquei por ultimo na cor amarelo alaranjado. Fui ver os preços na ProSom e me passaram o preço de 650,00 pra caixa, mas era com compensado normal, ai não me agradou.

 

Amanhã estou indo pra Sobral (acabou as férias), e posso ver esses seus drivers, derrepente compro logo. Quantas você tem? Posso até ir falar com você domingo.

 

Abraço!

 

os "estaladores" daqui num gostam muito de usar material bom nao. e ainda cobram caro.

tenho um par de trinyum e um par de driver hdc.

cara, acho que amanha não vou está aqui.acho q vou tah viajando.mas te mando um msg por aqui caso eu não vá.mas final da tarde devo tá aqui.aí a gnte ajeita pra ver os equipamentos.

faz cursinho aqui em sobral?

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os "estaladores" daqui num gostam muito de usar material bom nao. e ainda cobram caro.

tenho um par de trinyum e um par de driver hdc.

cara, acho que amanha não vou está aqui.acho q vou tah viajando.mas te mando um msg por aqui caso eu não vá.mas final da tarde devo tá aqui.aí a gnte ajeita pra ver os equipamentos.

faz cursinho aqui em sobral?

valeu

Não... To no 5º período de Engenharia da Computação pela UFC. Moro na Diogo Gomes na rua do Mercado Publico, visinho ao Kanguru Lanches. Agora eu só poderia comprar no final de agosto, pois já gastei tudo que tinha com os SDS e a caixa.

Editado por Felipe CDs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não... To no 5º período de Engenharia da Computação pela UFC. Moro na Diogo Gomes na rua do Mercado Publico, visinho ao Kanguru Lanches. Agora eu só poderia comprar no final de agosto, pois já gastei tudo que tinha com os SDS e a caixa.

cara....eu sou teu vizinho...quase vinzinho.

mora da desembargador moreira...kkkk.do outro lado da tua rua.vivia aew no Kanguru...mas agora as coisas subiram..tah meio ruim..rsrsrs.

blz...acho q soh vou montar meu som no final de setembro....aew se tu quiser as coisas, e eu ainda tiver, te vendo.

qualquer coisa pode vir aqui dá uma olhada.é bem pertim mesmo.

tenho uns amigos que fazem computação na ufc tambem...o hernani, kadmo...conhece?

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara....eu sou teu vizinho...quase vinzinho.

mora da desembargador moreira...kkkk.do outro lado da tua rua.vivia aew no Kanguru...mas agora as coisas subiram..tah meio ruim..rsrsrs.

blz...acho q soh vou montar meu som no final de setembro....aew se tu quiser as coisas, e eu ainda tiver, te vendo.

qualquer coisa pode vir aqui dá uma olhada.é bem pertim mesmo.

tenho uns amigos que fazem computação na ufc tambem...o hernani, kadmo...conhece?

valeu

Caramba... realmente subiram! Comprei hoje um dogão a 3,50. Mas o negócio aqui é som, se mudar de assunto vão acabar fechando o topico.

 

Meu som também pretendo terminar até o final de novembro que é quando começam as novenas e festas das férias da minha cidade, e ai tem que ta com o som prontinho pra estourar.

 

Como to com a grana curta vou comprando os pedaços. Pretendo comprar toda a parte de áudio (Falantes, drives, tweeters) e depois amplificadores, e por fim amplificadores.

 

Com o que recebo do site só da pra fazer assim...

 

Já comprei os SDS e vão chegar terça, um amigo meu vai a fortaleza e vai trazer pra mim mas só vou ver no sábado porque ele vai levar pra minha cidade e só vou pra la no final de semana.

 

Minha caixa será a próxima a fazer da fila, la para o dia 10 começará a ser feita no modelo que coloquei por ultimo e pelos trabalhos que vi do marceneiro lá vai ficar show.

 

Quanto ao módulo to em duvida se coloco o 3k7 ou 4k5, o 3k7 ta com um preço ótimo e ainda vem com controle longa distancia JFA e cabo rca Stetsom de 5M de brinde, quase 200,00 em brindes e acredito que ele toca sem falta de potencia os 2 SDS, um amigo meu colocou 2 Target Bass 3.0k para um Stetsom 2k5 e mesmo não sendo o mais adequando, pois falta potencia, toca horrores. Mas o som dele é muito bem equalizado.

 

De bateria, acho que essa que coloquei na lista de 400Ah segura meu set tranquilo com a fonte. O que acha?

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba... realmente subiram! Comprei hoje um dogão a 3,50. Mas o negócio aqui é som, se mudar de assunto vão acabar fechando o topico.

 

Meu som também pretendo terminar até o final de novembro que é quando começam as novenas e festas das férias da minha cidade, e ai tem que ta com o som prontinho pra estourar.

 

Como to com a grana curta vou comprando os pedaços. Pretendo comprar toda a parte de áudio (Falantes, drives, tweeters) e depois amplificadores, e por fim amplificadores.

 

Com o que recebo do site só da pra fazer assim...

 

Já comprei os SDS e vão chegar terça, um amigo meu vai a fortaleza e vai trazer pra mim mas só vou ver no sábado porque ele vai levar pra minha cidade e só vou pra la no final de semana.

 

Minha caixa será a próxima a fazer da fila, la para o dia 10 começará a ser feita no modelo que coloquei por ultimo e pelos trabalhos que vi do marceneiro lá vai ficar show.

 

Quanto ao módulo to em duvida se coloco o 3k7 ou 4k5, o 3k7 ta com um preço ótimo e ainda vem com controle longa distancia JFA e cabo rca Stetsom de 5M de brinde, quase 200,00 em brindes e acredito que ele toca sem falta de potencia os 2 SDS, um amigo meu colocou 2 Target Bass 3.0k para um Stetsom 2k5 e mesmo não sendo o mais adequando, pois falta potencia, toca horrores. Mas o som dele é muito bem equalizado.

 

De bateria, acho que essa que coloquei na lista de 400Ah segura meu set tranquilo com a fonte. O que acha?

 

Abraço!

cara...teu som vai ficar muito top. vai ser dificil encontrar algum por aí pra te barrar.principalmente em qualidade.

esses falante sao top mesmo.

no caso do modulo, o 3k7 vai ser bom sim, até porque tu vai usar fonte(14,4 V),entao ele vai mandar teoricamente o maximo da potencia=mais de 4.000 rms.mas se usasse o 4k5 ia dá uma forcinha a mais.mas jah tá de bom tamanho.

ahhh se no carro que vou montar o som coubesse falante de 18" e bateria na mala....meu set seria igual ao teu.só tentaria colocar as d405 no lugar das hdc. fo** é o preço.muuuuuuuuuuuito mais alto.

e em relação a bateria, acho que tá de bom tamanho sim...a galera recomenda 10 amperes pra cada 100 watts rms....então vai ficar só um poquim menos do que o essencial....mas como tu vai usar fonte, já tá mais do que bom.

e quando montar o som, chama a galera pra dá uma conferida.quero ver esse som tocando.

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basicamente, em se falando de potencia é o seguinte... É mais facil tu queimares um falante de 1000 watts rms, aplicando 1000 watts rms, do que aplicando 2000 com o devido cuidado.

 

O headroom é uma forma de manter a onda o mais limpa possivel, principalmente durante os picos que normalmente (na maioria das musicas, leia-se), fica a cerca de 10db de diferença do centro da onda, e consequentemente 20db da depressao. Trabalhando-se com folga, consegue-se atender essa variaçao de onda sem distorçao. Entao, é recomendado. Segundo a selenium, em projetos profissionais usa-se tranquilamente 6db de headroom, porem é só olhar os VU´s meters dos amplificadores e ver que muito raramente os picos passan do 0db, e praticamente nunca, chegan a 3db (clip). E veja a qualidade dos PA´s bem montados :) Dificilmente ouve-se falar em falantes queimados nao é?

 

 

Minha humilde opiniao, sintan-se a vontade pra corrigir e me chamar de burro :D

 

 

Abraços!

 

(ps. pelo desenho, vai ficar equilibradissimo, coisa que eu admiro muito, meus parabens e sucesso!)

 

(ps2. Até

Editado por Joéster

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em fim meus Eros chegaram seguido dos tweeters. Seguem algumas imagens dos produtos.

 

2 Eros SDS 2.7k 18"

 

SAM_1581.JPG

 

SAM_1583.JPG

 

SAM_1584.JPG

 

SAM_1586.JPG

 

4 Super Tweeter Hinor hst600

 

SAM_1590.JPG

 

3 Woofers Selenium 12pw3 12" 200W RMS (Ajuda para melhor MG)

 

SAM_1592.JPG

 

Estou em dúvida entre 2 modelos de MG. Na opnião de vocês, qual tem maior qualidade e rendimento?

 

Eros E 612 MG 12" ou Snake Pro Gtx1200 12"?

 

Quanto a caixa de graves, resolvi mesmo optar pelas manifolds quanto ao amp para puchar os 2 SDS, seria melhor o Stetsom 5k2 ou SD5000 no quesito qualidade, firmesa, graves e rendimento? Lembrando, adoro graves bem incorpados e o que melhor descer nas frequencias é o que vou adquirir.

 

PS: em breve ponho as imagens da caixa feita, desde a montagem até a conclusão!

 

Abraços!

 

EDIT:

Esses MGs era os que eu usava em um celta, eles já têm 4 anos de uso, mas ainda estão fortes XD, então irei aproveitalos no sistema enquanto junto uma graninha para comprar os novos MGs.

Editado por Felipe CDs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já eu iria nos GTX só que no modelo de 600w.rms 12", na minha opnião um dos alto falantes de 12" mais tops se não for o mais top no quesito MG.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente ele ja tem 3 12pw3, sera q com eles mg nao fica bom???? Desconfio q sim!!! Eu aplico 200 rms meus 2 8pw3 e acompanha na boa os 2 15/800.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem... Obrigado pelas respostas!

 

Também esqueci de mencionar um modelo... e quanto aos Eros MB 2.2k 12"? Será melhor que Eros 612 MG? Estou quase que decidido nos modelos da Eros, pois atuam em uma faixa de frequência maior que as da Snake. mas não tenho do que reclamar da Snake, já os vi tocando e me agradaram muito (vi os 612MG e GTX600 no mesmo sistema).

 

Mas os MGs serão os últimos na relação de compras, próximo será o módulo, qual será melhor em rendimento, qualidade, baixas frequências, e graves bem encorpados?

 

Obs.: Gosto muito de graves bem definidos e fortes.

 

Agradeço a opinião de todos.

 

Abraços!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara você não precisa de falante de 12" pra dar grave encorpado pra isso você vai usar os sds, os mb podem tocar mais forte nas nas

 

frequências de 90~150HZ mas acho que depois fica a mesma coisa, eu iria sem pestanejar no 612mg é um falante que vai subir melhor e

 

acredito que tenha mais qualidade de áudio em relação ao mb2200, já que o 612mg é da linha profissional da eros

 

você vai usar os Mg pra acompanhar os sds, não é bom deixar cruzar frequência

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara você não precisa de falante de 12" pra dar grave encorpado pra isso você vai usar os sds, os mb podem tocar mais forte nas nas

 

frequências de 90~150HZ mas acho que depois fica a mesma coisa, eu iria sem pestanejar no 612mg é um falante que vai subir melhor e

 

acredito que tenha mais qualidade de áudio em relação ao mb2200, já que o 612mg é da linha profissional da eros

 

você vai usar os Mg pra acompanhar os sds, não é bom deixar cruzar frequência

 

Não, não... aos "graves encorpados" que me referia era em relação aos modulos, SD5000 ou Stetsom 5k2 qual seria melhor para os SDS em relação à graves fortes. Quanto a MG estou na opção de escolher mesmo os 612MG pela vasta frequência que ele cobre (40Hz à 4,5kHz) em relação ao Snake (53Hz à 2,7kHz).

 

Grato!

Editado por Felipe CDs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, sobre o módulo já me decidi qual modelo comprar. Optarei pelo Stetsom 5k2e mesmo, pois acabei me decepcionando com a Soundigital, o nosso amigo Joester acabou tendo novamente problemas com o SD8000 dele, portanto pretendo não arriscar, pois já conheço Stetsom e vou continuar com eles.

 

Os MGs vou mesmo ficar com o Eros E612MG 12", e módulo para eles um 2k5 já está bom ou é demais?

 

PS: Alguém conhece esse equipamento?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-199664686-distribuidor-rca-p-juntar-carros-n-e-transmissor-fm-radio-_JM

 

É bom? Pretendo utiliza-lo por ter entrada para Microfone, equalizador, entrada 12V e também pra juntar a galera do som aqui pra formar um paredão só.

 

Abraços e desde já agradeço a força de todos que estão dando sugestões.

Editado por Felipe CDs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coisa mais linda do mundo esses eros :D...

Cara, sobre o modulo, eu realmente adorei o som do SD e creio que fui um infeliz sortudo com esse problema.. Mas mesmo assim, apesar de tudo que tem me acontecido, ainda acredito na marca visto que a garantia deles eh bem rapida e o som dele eh muito bom. Enfim, espero q tudo de certo ai, boa sorte e sucesso, vai fiar muito bacana!

 

abracao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara problemas pode se ter com qualquer modulo, eu uso SD a mais de dois anos, e nunca deu nada.

 

Assim como o Joéster teve problema com o dele em menos de 1 mês, qualquer coisa tem risco de estragar e a garantia ta ai pra isso, e como o forum inteiro sabe a garantia da SD é ótima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, seguinte...

 

Irei mandar fazer a caixa essa semana. Mas antes de mandar fazer gostaria que se alguém poder, me ajudasse a calcular a frequência da minha caixa, pois não consegui simular no WindSD e nem no BassBox.

 

Os parâmetros que estou usando são:

 

Largura maior: 45cm

Largura menor: 20cm

Altura: 54cm

Comprimento: 70cm

 

Esses são os parâmetros de cada camara, a caixa é manifold.

 

Ou se preferirem:

 

Largura: 120cm

Largura V maior: 80cm

Largura V menor: 30cm

Altura: 54cm

comprimento: 70cm

 

Esses são os parâmetros da caixa em geral.

 

O valor que encontrei no WindSD foi 48Hz, mas não sei se está correto.

 

Agradeço se alguém puder me dar uma força.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais equipamento chegou:

4 HDC2000

IMG093-01.jpg

 

IMG094-01.jpg

 

Próximo passo, caixa e módulo. Será um SD5000 mesmo, o preço está mais convidativo e é um ótimo amp.

 

Agora estou com uma duvida, e queria tirar antes de mandar fazer a caixa.

 

Gostaria que se alguém poder, me ajudasse a calcular a frequência da minha caixa, pois não consegui simular no WindSD e nem no BassBox.

 

Os parâmetros que estou usando são:

 

Largura maior: 45cm

Largura menor: 20cm

Altura: 54cm

Comprimento: 70cm

 

Esses são os parâmetros de cada camara, a caixa é manifold.

 

Ou se preferirem:

 

Largura: 120cm

Largura V maior: 80cm

Largura V menor: 30cm

Altura: 54cm

comprimento: 70cm

 

3 Dutos 4" 20cm de prof.

 

Esses são os parâmetros da caixa em geral. Ah, é uma manifold.

 

O valor que encontrei no WindSD foi 48Hz, mas não sei se está correto. O estilo que gosto é forró, swingueira, axé, forró elétrico, eletro funk. Prevalesse mais para o forró, mas gosto muito de graves também. Então, minhas medidas está boas?

 

Agradeço se alguém puder me dar uma força.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a caixa ta com uma boa litragem mas aumenta um pouco a sintonia tipo 50~52Hz pois ficaria com uma pegada maior no forro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...