Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RaoniPaiva

[VW Gol G5] Alpine - Focal - Audison

Recommended Posts

Raoni, gostei bastante das comparações os +++++ puristas devem torcer o naris. :legal:

Me fala uma coisa, como vc deixou o corte que tem no cross de v30.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se pouco me falha a memória, o V30 tem 2 opçoes de cortes a escolher através de uma chave dentro do cross, demarcada como 6/12db e 12/18db(mid/tw), sendo 3,7kHz e 5,0kHz respectivamente. Utilizo ela em 6/12db. Corte bem baixo se comparado com outros kits da Focal!

Estou gostando bastante de usar o kit com o cross passivo. Não pude ouvir muito ele ativo pelo player, mas pelo pouco, deu pra perceber que se tornou mais natural o som. Não sei se realmente existe diferença teórica de um cross eletronico pra um passivo quanto a dinâmica de resposta, mas na prática aposto que sim! Lembro que usei no ativo valores bem parecidos do crosspoint do kit, e quando eu botei o passivo eu senti uma certa diferença! Isso já foge do meu curriculum técnico pra tentar dizer algo, vou deixar pra os mais "entendidos" rsrsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Raoni, também acredito que haja uma diferença sim entre cross ativo e passivo... E não se preocupe em utilizar "power words", isso só funciona pra quem se impressiona fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

massa! mas lembre-se das bases teóricas... as vezes, para dobrar o volume audível... só aumentando de 3 em 3 dbs... e para aumentar esses 3 dbs perceptíveis vc tem que dobrar a potência.

no fim, mantidas todas as demais variáveis, um amp com mais potência tem também mais volume, ou melhor, ele tem mais headroom limpo (chega num volume mais alto sem distorcer). O problema é que isso é apenas se todas as outras variáveis forem mantidas. Isso inclui, por exemplo, o tamanho e sensibilidade do falante, a forma como a potência foi medida, e claro, a saturação do power - um power de Xw saturado pode soar com muito mais volume que um power de 2Xw limpo. No fim das contas, a diferença de potência é apenas UM fator entre vários que determinam o volume que o amp é capaz de produzir.

fora questões de alimentação... para o 5.1 trabalhar com todo o potencial, tem que ser bem alimentado. Como estava seu sistema elétrico?

no mais, legal descobrir novas opções de equipamentos, eu to usando aqui os amplificadores pioneer e sony sem erros... outro dia ouvi o carro do xamlima com um audioart de 35W rms e é fantástico... as vezes corre-se atrás de mais e mais w desnecessariamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro, os retratos, rsrrsr, postarei sim, em breve. To concluindo umas coisinhas no carro e no final eu posto aki como ta!

Na questao alimentaçao, realmente, qnd eu usava o Audison, ele passava fome! [^] Minha bateria é de 40aH, original ainda(cerca de 1 ano e 3 meses de uso), fiação de 21mm... E a Audison informa se n me engano um pico de consumo em 100aH! Sorry, mas nunca tive tesao em mexer nisso! Mas preciso, eu sei! :rolleyes:

Esse atual, consome 60aH. Meus farois antes piscavam so com o kit funcionando qnd estava com o audison. Agora esse outro amp, so pisca as luzes qnd o volume ta no talo e com o sub ligado! Tbm ajuda o fato desse ser class D, e o outro ser um "monstro", digamos assim!

Assim q tiver com as fotos posto aki.

Estou com umas fotos de um nosso amigo daqui, um FOX, que montou um set bacana no carro. Amanha, com tempo, eu abro um topico com esse projeto. Mas ja adianto que é composto pelo o "sucesso do momento" :rolleyes: e um JL 10W7 no estepe! Projeto bem legal. Amanha a noite ja deve estar no ar.

Compartilhar este post

Link para o post

O amp q estou é um Kenwood XR-5S. Pequeno e de baixo consumo. Sao 4 canais de 80rms + 1 x 350rms, isso tanto faz a 2 ou 4ohms. Apesar de ser classe D, ela nao "cagou" meu som!

Agudos limpos, mids presentes, nao achei nada demais comparado com a 5.1k(me perdoem, mas o ouvido é meu!) Claro que em força isso é perceptível logo de cara, mas dizer q um classe D suja agudos, lixo, etc... Eu estou ate no lucro pq esse n me deu esse resultado n! Talvez exista uma grande maioria de classe D com essa caracteristica. Esse, por ser da linha eXcelon(grande boxta), e por custar 2 paus nas lojas(grande boxta²) era o mínimo que ele podia ser: Não ser LIXO!

Ele esta tocando um 10w6v2. Logico, que é pouca potencia pro sub, mas estou até que satisfeito com isso. Em volumes mais altos, ele faz com q o sub perca controle de cone, pela pouca potencia que ele gera!

- Mais e aí? Aquele tchan do mono da 5.1k(1150rms - Será? diz no manual dela...), perdeu?

- Não! O sub tem força suficiente pra tocar, descer e o q mais ele kizer fazer... Nao ficou devendo em nada ao audison(apenas o detalhe do descontrole em volumes altos. Que faz ele emitir um som de "distorção"). Mas isso é só voltar 2 passos no volume do player e ta resolvido!

Nao kero ser hipocrita em dizer q o audison vs kenwood nao tem superioridade! LOGICO que tem, claro. Mas em números, tem algo errado ai. Certeza! Ou a Kenwood manda mais potencia do que declara ou esqueceram de botar por inteiro os 1150rms da minha audison!

Perdoe... :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo, iremos sim repetir os testes, acredito que neste fds dê para nos reunir-mos aqui e fazer um teste bem bacana!

Sobre o Morel, eh um kit bem agradável de se ouvir. Só, nada demais. Tem um tw bem equilibrado, mansinho. Assim como o mid tbm. Eu uso na Audison, mandando para os tws canais classe a de 50w rms cada. Para os mids, sao canais b de 160w rms para cadam mid. Com isso, eu tenho a possibilidade de aumentar o ganho independente para tw e mid. Assim, dou um gás a mais no ganho do mid, deixando ele mais espertinho!

Sobre os cortes, estou testando ainda. Atualmente, estou cortando o mid de 40Hz/24db à 2500Hz/18db. Sei que ele n responde muito bem tao baixo assim, ele fica meio magro nessa faixa, mas da pra aguentar se nao abusar do volume!

Sobre o W6, ele é um sub muito bom, ainda tenho esperanças nele! rsrsrsrs Assim q refizer-mos os testes, postaremos aki as nossas impressões.

Abraçao.

cara muito acompanhei seus sets muito bons.

Gostaria que me desse um conselho.... estou pensando em colocar um som em meu carro, estava afim de comprar um kit morel tempo e um sub de 200 o que acha dá para o gasto? Acha que é melhor eu comprar um kit morel hibrid ou elate ao invés de um um tempo?

Peço ajuda sua, pois sei que testou o tempo e tenho medo de ele não ter tanta qualidade e pegada como eu gostaria...

Muito obrigado pela atenção....

Compartilhar este post

Link para o post

Brother, vc acha que fica melhor usar esse kit v30 ao inves do vb e ficar sem coaxial nas traseiras, eu iria colocar o 130ca1 atras ligados no player a principio e o 165vb ligado na Gto1004 da jbl, ou pego uma audiophonic 5.1 hp e ligo td nela, o sub é um focal 12 250 rms linha acess.

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, duvidas assim, manda por MP. :legal:

Mandei MP p vc edmurphybranco e p vc tbm BPereira.

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Postei novas fotos no primeiro POST. Mostrando o resultado final com o piso totalmente discreto. Tinha feito essa mod a algum tempo mas n tinha postado aqui p vcs.

Acho que dessa vez paro de mecher no meu som(equips). Acredito que agora so devo mudar parte de alimentação e cabeamento!

Compartilhar este post

Link para o post

Novas aquisiçoes:

HU Clarion DXZ786USB e SUB Focal Polyglass 27V2.

Em breve estarei recebendo em casa esses equipamentos e assim que estiverem tocando venho aqui dar um parecer!

Acho que eu sou o cara daqui que mais muda equipamento no som do carro. Nao digo mais que vou parar de mecher, pq sempre mecho dps! Hahaha mas é assim mesmo, é a curiosidade domindando!

Compartilhar este post

Link para o post

Novas aquisiçoes:

HU Clarion DXZ786USB e SUB Focal Polyglass 27V2.

Em breve estarei recebendo em casa esses equipamentos e assim que estiverem tocando venho aqui dar um parecer!

Acho que eu sou o cara daqui que mais muda equipamento no som do carro. Nao digo mais que vou parar de mecher, pq sempre mecho dps! Hahaha mas é assim mesmo, é a curiosidade domindando!

Acho q é a melhor forma de aprender e conhecer equipamentos. Vc tem um concorrente aq no PR, o guilhermefkn...cada vez q vo lá o som tá diferente, kkkk. Pena q ele não posta as fotos aq, o último SET tá show d+

Compartilhar este post

Link para o post

Exato Alex_84. Eu curto mesmo é a brincadeira! Acho muito legal poder conhecer produtos com propostas diferentes, assim comparo em meu proprio set, nada de achismos ou suposições! Sempre que da estamos testando algo diferente em um set. Amanha estamos vendo a possibilidade de testar-mos no carro do arthurff(kit Morel Supremo sendo tocado por lrx 5.1) os amplificadores Genesis Dual Mono e DLS A4. Ja testamos varios outros amplificadores nesse set de referencia, como fosgate p500-2, audiophonic 800.4/5.1, dls x-program, hertz ep4x e outras besteirinhas... Sempre da pra conhecer um ponto forte e fraco nas mudancas. E o legal é que fazemos isso sem nos incomodar com o resultado, sem um "predileto", digamos assim!

No geral, a experiencia conta muito, da pra se formar boas opnioes nessas brincadeiras. Brincamos de classificar os equipamentos! Hoje em dia nao digo mais que tem coisa ruim, digo que tem uma aplicaçao certa para a coisa!

Por exemplo, um milionario e admirador de relogios. Digamos que ele possui um ROLEX de 50mil, mas no dia a dia usa uma replica identica que custa 500. Mas pq? Pq se ele é um empresario bem sucedido e famoso todos sabem do poder financeiro que ele tem, entao aquela replica que ele usa nunca vai ser confundida como uma replica e num caso dele ser uma vitima de assalto, nao tera o prejuizo do relogio! E o orignal guardadinho pra ocasioes especiais, seguro! Por isso que digo que tudo que existe tem o seu grande valor.

Som é mais ou menos assim,pra mim. Um aplificador TOP pode nao cair bem com meu kit, ja outro mais simples casa melhor. E isso so se descobre na experiencia, no aprendizado.

Sempre que dá, to mudando uma coisinha aqui e ali. Testo, mostro, ouço os outros. E me admiro por nao ter ficado tããããão aficcionado como algumas pessoas ficam, me admiro pq realmente eu gosto da coisa e sei muito bem me policiar.

Escrevo demais, pqp! Rsrsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

fala ae mano! po véio tava vendo o passo a passo da construção da tua caixa e to fazendo uma parecida inclusive pro mesmo modelo de sub o 10w6 mas acho q fiz m&%#@ e a caixa ficou fragil, vibrando, qts camadas de fibra vc usou???

e como vc vedou a uniao da fibra com a madeira? será q presta com massa plastica oufibra e melhor?? da uma luz ae mano [^] [^] :(

Compartilhar este post

Link para o post

fala ae mano! po véio tava vendo o passo a passo da construção da tua caixa e to fazendo uma parecida inclusive pro mesmo modelo de sub o 10w6 mas acho q fiz m&%#@ e a caixa ficou fragil, vibrando, qts camadas de fibra vc usou???

e como vc vedou a uniao da fibra com a madeira? será q presta com massa plastica oufibra e melhor?? da uma luz ae mano [^] [^] :(

Se pouco me lembro, foram umas 3 ou 4 camadas de fibras! Realmente a minha ficou bem dura e firme! Se estiver achando a sua fina/fragil, aplica mais fibra! Nao sei se tem haver com o preparo da resina se influi no resultado! A minha resina ficou bem escura, parecia um "mel".

Sobre a junção da parte de mdf com fibra, foi feito um "parafusamento" em toda lateral(veja nas fotos) e em seguida, foi aplicado massa plástica em todo o envolto pra poder vedar e dar o acabamento! Nao ficou vazando nao, ficou bem selada!

Bem, isso foi o basico e o que eu pude absorver durante a construção. Agora se existe dicas e macetes, eu n sei dizer pq n trabalho com isso, apenas acompanhei o processo.

No final, ainda, forrei o "piso" da caixa com manta asfaltica(seladin) por dentro e por fora, pq fizemos um teste com a caixa fora do carro e ela vibrava um pouco nessa região! Com esse procedimento, resolvemos isso. Além disso tudo, coloquei feltro betumado(cobertor de mendigo) no piso do carro, bem no local onde a caixa encaixa(no espaço do estepe), assim evita qualquer tipo de vibração! Enfim, minha caixa ficou bem travada mesmo no carro, a vibração do sub passa pelo piso nos subgraves. Dá pra sentir nos pés...

Pega algumas fotos do meu topico, imprime e leva la pro cara que ta fazendo. Pode ajudar em alguma coisa.

Abs

Editado por RaoniPaiva

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, pra título de atualização do tópico.

Como disse, pedi um Clarion DXZ786USB e um Focal Polyglass 27V2.

Ambos chegaram e foram instalados.

O Player eu adorei em tudo. Só pecou em 2 coisas: Péssima vizualização/leitura do display e método de buscas no ipod(nao tem como pular de letra em letra, como no Alpine CDA-117 - Axo que é questão de costume). No comparativo, bem rapido com o Alpine, eu pude notar que o Clarion tem superioridade nos medios graves! Mas o Clário nao se encontra no set, ja passei! Voltei pra Alpine por questão de usabilidade, mas desta vez foi pra um CDA-9887.

O Sub, eu adorei. Apesar de ter menos SPL, principalmente nos subgraves, comparando com o meu 10w6v2. Achei ele mais gostoso. Às vezes sinto que nem existe sub no meu set, de tão bom e discreto que é a integração dele com os mids do V30. Realmente é um outro nível em subwoofers. Pra quem AMA os graves do W6 vai se decepcionar um pouco com o Focal, mas depois acostuma! rsrsrsrsr

E por último, a mudei o amp Kenwood eXcelon XR-5S e voltei pro Audison LRx5.1k. Td bem, sei que é bem superior, mas eu era feliz com meu kenwoodzinho tbm! :legal:

No final(dps de ir e vir nessa po***) fiquei com:

HU: Alpine CDA-9887

SUB: Focal Polyglass 27V2

KIT: Focal Polyglass 165V30

AMP: Audison LRx5.1k

OFF: Acho que estou começando a ter um pensamento crítico sobre som automotivo!

Esses dias pude ouvir num pequeno home-estúdio de um amigo um par de monitores de referência (caixas amplificadas que geralmente usam mids de 4/5/6 ou 8" + tw) e digo que a coisa em carro é uma bosta! kkkkkkkkkkkk

E olha que essas caixas nem são tão referências assim (acredito eu que pelo preço que custam nao sejam tão sérias- Algo em torno de R$1600 o par). Foram um par de KRK Rokit 5 G2!

Mas mesmo assim eu pude notar a superioridade que é ouvir musica em um abiente propício! Com as caixas devidamente posicionadas, ouvi algumas musicas preferidas e notei muita diferença. É muito agradável, neutro, relaxante. É outra coisa!

Jurei pra mim que som de carro eu não procuro mais pêlo em ovo! Por saber que em ambiente automotivo nao se consegue chegar nem perto do que realmente é uma musica! Nossos carros, estradas, e "esposas" nao nos dão o silêncio nescessário para isso! kkkkkkkkkkkkk o-o-

É isso galera, se puderem ter um contato com um ambiente mais sério pra ouvir musica, tentem! É algo indescritível.

Flw

Compartilhar este post

Link para o post

Esses dias pude ouvir num pequeno home-estúdio de um amigo um par de monitores de referência (caixas amplificadas que geralmente usam mids de 4/5/6 ou 8" + tw) e digo que a coisa em carro é uma bosta! kkkkkkkkkkkk

E olha que essas caixas nem são tão referências assim (acredito eu que pelo preço que custam nao sejam tão sérias- Algo em torno de R$1600 o par). Foram um par de KRK Rokit 5 G2!

Mas mesmo assim eu pude notar a superioridade que é ouvir musica em um abiente propício! Com as caixas devidamente posicionadas, ouvi algumas musicas preferidas e notei muita diferença. É muito agradável, neutro, relaxante. É outra coisa!

Jurei pra mim que som de carro eu não procuro mais pêlo em ovo! Por saber que em ambiente automotivo nao se consegue chegar nem perto do que realmente é uma musica! Nossos carros, estradas, e "esposas" nao nos dão o silêncio nescessário para isso! kkkkkkkkkkkkk o-o-

É isso galera, se puderem ter um contato com um ambiente mais sério pra ouvir musica, tentem! É algo indescritível.

Flw

No meu home Studio, que possui pouco tratamento acustico, meus monitores, que não custam o que custa um bom kit 2 vias tem um rendimento absolutamente superior ao ambiente "carral". :banghead :banghead Sei como vc se sentiu ao ouvir. :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Se pouco me lembro, foram umas 3 ou 4 camadas de fibras! Realmente a minha ficou bem dura e firme! Se estiver achando a sua fina/fragil, aplica mais fibra! Nao sei se tem haver com o preparo da resina se influi no resultado! A minha resina ficou bem escura, parecia um "mel".

Sobre a junção da parte de mdf com fibra, foi feito um "parafusamento" em toda lateral(veja nas fotos) e em seguida, foi aplicado massa plástica em todo o envolto pra poder vedar e dar o acabamento! Nao ficou vazando nao, ficou bem selada!

Bem, isso foi o basico e o que eu pude absorver durante a construção. Agora se existe dicas e macetes, eu n sei dizer pq n trabalho com isso, apenas acompanhei o processo.

No final, ainda, forrei o "piso" da caixa com manta asfaltica(seladin) por dentro e por fora, pq fizemos um teste com a caixa fora do carro e ela vibrava um pouco nessa região! Com esse procedimento, resolvemos isso. Além disso tudo, coloquei feltro betumado(cobertor de mendigo) no piso do carro, bem no local onde a caixa encaixa(no espaço do estepe), assim evita qualquer tipo de vibração! Enfim, minha caixa ficou bem travada mesmo no carro, a vibração do sub passa pelo piso nos subgraves. Dá pra sentir nos pés...

Pega algumas fotos do meu topico, imprime e leva la pro cara que ta fazendo. Pode ajudar em alguma coisa.

Abs

brigadão véio [-]:legal: :legal: :legal:

na verdade eu que to fazendo tudo sozinho, eu curto fazer as coisas eu mesmo, so que nunca havia mexido com fibra foi a primeira experiencia mas vc me clareou umas duvidas e me deu outras boAS ideias. Valeww, isso é o legal daki a troca de experiencia

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, pra título de atualização do tópico.

Como disse, pedi um Clarion DXZ786USB e um Focal Polyglass 27V2.

Ambos chegaram e foram instalados.

O Player eu adorei em tudo. Só pecou em 2 coisas: Péssima vizualização/leitura do display e método de buscas no ipod(nao tem como pular de letra em letra, como no Alpine CDA-117 - Axo que é questão de costume). No comparativo, bem rapido com o Alpine, eu pude notar que o Clarion tem superioridade nos medios graves! Mas o Clário nao se encontra no set, ja passei! Voltei pra Alpine por questão de usabilidade, mas desta vez foi pra um CDA-9887.

O Sub, eu adorei. Apesar de ter menos SPL, principalmente nos subgraves, comparando com o meu 10w6v2. Achei ele mais gostoso. Às vezes sinto que nem existe sub no meu set, de tão bom e discreto que é a integração dele com os mids do V30. Realmente é um outro nível em subwoofers. Pra quem AMA os graves do W6 vai se decepcionar um pouco com o Focal, mas depois acostuma! rsrsrsrsr

E por último, a mudei o amp Kenwood eXcelon XR-5S e voltei pro Audison LRx5.1k. Td bem, sei que é bem superior, mas eu era feliz com meu kenwoodzinho tbm! :legal:

No final(dps de ir e vir nessa po***) fiquei com:

HU: Alpine CDA-9887

SUB: Focal Polyglass 27V2

KIT: Focal Polyglass 165V30

AMP: Audison LRx5.1k

Flw

GOL G5 né? kkkkkkkkkkkkkk

mas, comentei isso outro dia, um belo upgrade no sistema é, se der, trocar de carro por um superior e mais silencioso... no celta do meu irmão é tanto ruído e plástico batendo que não imagino nada mais refinado naquele carro...

Compartilhar este post

Link para o post

É, G5 eh fo**! Mas até que esse meu ta direitinho, até que nao bate como os de alguns amigos nao. Acredito que seja pelo fato de ser tratado, inclusive as portas de tras com espuma!

Eh verdade, um upgrade de carro as vezes muda toda a cara do set.

Compartilhar este post

Link para o post

Paiva, as KRK são as custo beneficio do momento, antes eram as Yamaha NS10.

O dia que tiver a oportunidade, escute uma caixa de Referencia da marca Genelec, se preferencia alguma que tenha MID de 8", que tem um "corpo" mais forte.

Eu larguei mão de buscar Fidelidade dentro do carro rsrsrs... cansei mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...