Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Reginaldocm

Diferenças da Alpine USA e Europa

Recommended Posts

Bom amigos esta semana acabei trocando meu DVD Alpine IVA D106 por um IVA D105R

Motivo da troca meu D106 esta apresentado problemas na unidade ótica, le CD ou DVD quando quer, falei com o Aparecido da AMB ele me informou que alem de não ter peças agora no BR, a troca tem de ser feita completa e não somente a unidade a unidade, tem de trocar todo o conjunto, e a brincadeira fica em torno de R$ 700,00.

Em fim fiquei triste, ate pensei em comprar uma disqueteira de DVD, mas não achei nenhuma.

Navegando pelo Mercado Livre da vida tinha um Goiano vendendo uma D105R zero sem uso, acabei comprando.

Antes dei uma lida sobre o equipamento e vi que os 2 equipamentos são idênticos sendo a D106 destinada ao mercado Americano e a D105R para a Europa

Como são exatamente igual troquei apenas o DVD e nada mais o chicote é mesmo as ligações não mudaram em nada, ate a configuração eu fiz um Control+C e Control+V

Minha surpresa, literalmente tive um ganho em qualidade de áudio da ordem de uns 30%, nitidamente perceptível a qualquer pessoa que escutasse um e outro.

Minha duvida, ja que os dois são praticamente iguais, será que as versões dos equipamentos destinados a Europa tem um diferencial de qualidade na sua construção?

Tem alguns detalhes da versão R que não tem na antiga 106 como opção de mudar a cor dos botões, RDS, 3 Band FM.

Contra D106 não tem RDS, não tem opção de trocar as cores dos botões e so tem 2 Band FM, so fiquei triste pois a 105R não reproduz os videos do iPod que nem a D106, mas vou superar.

Alguém ja teve esta experiencia entre versões similares que são destinadas a países diferentes?

Quando eu ainda tinha um Vectra Antigo fiz este vídeo

Achei este do D105R

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dependendo de onde é fabricado, os fornecedores de alguns componentes mudam, especialmente capacitores e resístores. Pode ser esta a diferença.

Além disto, o mercado americano é mais focado em bass... pode ser uma adequação do produto mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Dependendo de onde é fabricado, os fornecedores de alguns componentes mudam, especialmente capacitores e resístores. Pode ser esta a diferença.

Além disto, o mercado americano é mais focado em bass... pode ser uma adequação do produto mesmo.

Olha sinceramente não tinha conhecimento deste fato, e olha que eu ja tive 2 D310R e mais umas 4 D310 americana, nunca tinha me ative a esses detalhes de suma importância, somente outras coisas como coloração de painel e alguns detalhes que não faziam tanta diferença assim.

Mas fica a dica a todos, a aquisição de uma linha Alpine produzida na Europa na busca de uma qualidade a mais.

Compartilhar este post

Link para o post

...sei lá mas acho o mercado europeu mais focado em qualidade de audio até mesmo culturalmente é um pessoal que curte muito boa música, musica classica, bons rocks...leva a crer que os produtos fabricados por empresas de SQ sigam esse caminho...

Compartilhar este post

Link para o post

geralmente o mercado europeu e japones é mais focado pra qualidade, e isto não é de hoje. exatamente pois como falaram, o norte americano é muito basshead, ou seja, focado pra qualidade de subgrave, não pra qualidade geral... isso realmente dá uma mudança de foco e torna certos upgrades necessários (ou desnecessários, dependendo do ponto de vista)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha conhecimento que os modelos fabricados no Japan, tem uma qualidade superior aos Americanos, mas não me interessei pelo fato do FM não passar do 89 se não me engano

Mas a diferença é absurda para equipamentos tam similares nas questões qualidade sonora.

Em principio ate achei que poderia ser pelo problema na unidade ótica, mas pelo visto não é, visto os comentados pelos amigos, a construção eletrônica dos aparelhos tem diferencias relevantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Reginaldo,

Sempre tenho a impressão de que um aparelho novo toca um pouco melhor que o antigo, mas isso é apenas piscológico (ou inlógico, rsrsrsrsrs).

Mas falando do que você relatou, será que seu aparelho também não estava com algum outro problema, além do leitor? Talvez isso afetasse a sonoridade padrão?

Ou pode ser realmente uma troca nos componentes internos dos aparelhos. Mais por questão de lote e acordos comerciais do que por questão de modelo. Digo isso, pois na minha empresa, algumas vezes conseguimos comprar componentes melhores, por preço menor do que o padrão; coisas de mercado globalizado. Talvez você tenha conseguido um lote que toque realmente mais que os demais.

Ou...

Ainda que não exista uma explicação lógica, o mais importante é que o som melhorou e você está feliz, né.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Reginaldo,

Sempre tenho a impressão de que um aparelho novo toca um pouco melhor que o antigo, mas isso é apenas piscológico (ou inlógico, rsrsrsrsrs).

Mas falando do que você relatou, será que seu aparelho também não estava com algum outro problema, além do leitor? Talvez isso afetasse a sonoridade padrão?

Ou pode ser realmente uma troca nos componentes internos dos aparelhos. Mais por questão de lote e acordos comerciais do que por questão de modelo. Digo isso, pois na minha empresa, algumas vezes conseguimos comprar componentes melhores, por preço menor do que o padrão; coisas de mercado globalizado. Talvez você tenha conseguido um lote que toque realmente mais que os demais.

Ou...

Ainda que não exista uma explicação lógica, o mais importante é que o som melhorou e você está feliz, né.

Quanto tempo em Agenor, sumiu da Crafty, rsrsrs

Então cara pode até ser que eu dei sorte e comprei um desses equipamentos com alguns itens melhores, não duvido disse, antigamente acontecia muita dessas coisas com algumas linhas Fosgate, que quando sai acima da media tinha a carcaça cromada e vinha a ficha de teste com os diferenciais.

Esta percepção de melhoria eu notei de imediato, no sabado estava com o Valter e ele mesmo me disse que teve um ganho muito grande na qualidade, e não poderia ser somente no leitor ótico, tem algo a mais, por isso em parte descartei o problema no leitor ótico.

Vou esperar chegar peças na AMB e fazer a troca do conjunto ótico e tirar a prova dos "9"

Abçs

Compartilhar este post

Link para o post

olá Reginaldo, só me responde uma duvida... vc esta utilizando o pxa h700 ligado via cabo optico ainda? pois se esta e foi instalado na maneira correta, acho que a diferença pela troca dos aparelhos nao seria tao perceptivel assim, pois a conversao do digital > analogico ainda continua sendo feita pelo pxa... como antes... pois estava com um 7949 usando um h400 via cabo optico, instalei aquela 7996 pra testar e nao deu diferença tao perceptivel... só teve diferença quando comparei o dac do pxa com o dac do 7996... como esta a ligaçao dos seus aparelhos? abraços amigo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Ricardo,

Então estou usando o PXA H701 via fibra ótica e ai-net, a ligação é a mesma literalmente, não troquei nada nesta parte, foi so tirar um e colocar o outro pois o cabeamento é o mesmo.

Não fui somente eu que percebi esta mudança na qualidade, passei ontem na casa de um camarada e ele mesmo me perguntou sem eu falar nada, o que eu tinha feito que meu som melhorou tanto.

Deixei a tela fechada propositalmente para que ele não percebesse a troca de aparelhos, somente depois eu falei que tinha trocado.

Fiz isso justamente no intuito de tirar esta duvida que foi gerada apos a instalação, eu o Valter de imediato notamos este ganho.

P.S.: Ainda devendo uma visita a sua loja.

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem achava que era só as cores dos botões que mudavam, mas realmente já vi em vários lugares que a qualidade dos feitos na Zoropa são superiores aos feitos no USA, e as do Japão são mais ainda, dizem até que alguns DVDs fabricados no Japão usam algumas peças usadas na linha F#1 Status.

Compartilhar este post

Link para o post

cgw

amanhã vou dar uma especulada com o Aparecido da AMB, ele tem propriedade para dizer sobre detalhes técnicos e componentes usados nos equipamentos.

abçs

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Ricardo,

Então estou usando o PXA H701 via fibra ótica e ai-net, a ligação é a mesma literalmente, não troquei nada nesta parte, foi so tirar um e colocar o outro pois o cabeamento é o mesmo.

Não fui somente eu que percebi esta mudança na qualidade, passei ontem na casa de um camarada e ele mesmo me perguntou sem eu falar nada, o que eu tinha feito que meu som melhorou tanto.

Deixei a tela fechada propositalmente para que ele não percebesse a troca de aparelhos, somente depois eu falei que tinha trocado.

Fiz isso justamente no intuito de tirar esta duvida que foi gerada apos a instalação, eu o Valter de imediato notamos este ganho.

P.S.: Ainda devendo uma visita a sua loja.

Entao Reginaldo, vc precisa vir... nao pude ir ao encontro, queria te mostar o denon... agora to com um morpheus e to fazendo uns ups nele pra usar com o denon...

mas voltando ao seu caso... só um teste rápido, pra sanar uma duvida minha... a questao é sobre o pxa... vc tem acesso facil a ele? se tiver, pode fazer um teste? desliga o cabo optico e ve se o iva continua tocando...???

tem varias possibilidades alem dos componentes internos do iva...

por exemplo...

vc pode ter utilizado o iva antigo com a saida auxiliar no modo ai-net analogico pro audio, mesmo com cabo optico ligado... ai o som nao fica legal... vc tem que habilitar a saida digital no menu...

quando vc colocou o iva novo, pode ser que ele ja veio com a saida digital habilitada na memoria do antigo usuario... ai teve esta melhora consideravel no som...

agora se nao veio habilitado, tenta habilitar ai e ve o resultado, com certeza irá melhorar ainda mais o audio...

esta é minha opiniao... pelo menos o dva 7996 funciona assim... vc tem que acessar o menu e habilitar a saida em analogico ou digital, se nao, nao adianta eu usar o pxa que vou continuar com o dac do 7996... o pxa vai ser mais um monte de componentes no meio do caminho do audio, só vai agregar os cortes e o delay... entende, agora usando via cabo optico é outra coisa...

fico no aguardo de novidades! abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo valeu pela dica da ligação do cabo ótico, fiz o que voce falou, mas não tem diferença, se eu retirar o cabo ótico ele não transmite o áudio para o modulo, mas tenho controle da pxa, neste seu DVA deve ser diferente mesmo, no carro da minha esposa tem uma DVA 9630 que eu ja tinha visto isso mesmo.

P.S.: Vai ter outro encontro pelo visto no dia 14/07 no shopping Butanta

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo valeu pela dica da ligação do cabo ótico, fiz o que voce falou, mas não tem diferença, se eu retirar o cabo ótico ele não transmite o áudio para o modulo, mas tenho controle da pxa, neste seu DVA deve ser diferente mesmo, no carro da minha esposa tem uma DVA 9630 que eu ja tinha visto isso mesmo.

P.S.: Vai ter outro encontro pelo visto no dia 14/07 no shopping Butanta

poxa Reginaldo, achei que fosse isso... pois achei muita diferença... caramba, realmente me impressionou...

Entao, dia 14 no butanta fica bem mais facil deu ir... nao fui naquele porque fechei um jardim na sexta e sabado e precisava acordar cedo, ai pra ir até a zs e depois voltar pra casa ia ficar muito cansativo, pois como vc sabe moro em mairipora... neste eu devo ir... pois tb to conversando com o Franco da Wharf sobre um novo set e queria discutir umas ideias com ele pessoalmente, pois no telefone é complicado... ai a gente se ve e eu ouço seu novo set, que pelo visto só tem coisa boa!!! to curioso!!! valew! abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Antigamente, o "R" no final do modelo, era para diferenciar de norte-americano para europeu. E todos os "R", vinham com chassi de cobre. Era a única diferença. Mais nda !

Já tive 2 anos atrás um 7998R. Infelizmente estava no carro do meu colega que foi roubado.

Editei... o norte-americano que eu quis dizer aí, era a linha que seguia para o Eua e não Europa.

Editado por beraldo

Compartilhar este post

Link para o post

poxa Reginaldo, achei que fosse isso... pois achei muita diferença... caramba, realmente me impressionou...

Entao, dia 14 no butanta fica bem mais facil deu ir... nao fui naquele porque fechei um jardim na sexta e sabado e precisava acordar cedo, ai pra ir até a zs e depois voltar pra casa ia ficar muito cansativo, pois como vc sabe moro em mairipora... neste eu devo ir... pois tb to conversando com o Franco da Wharf sobre um novo set e queria discutir umas ideias com ele pessoalmente, pois no telefone é complicado... ai a gente se ve e eu ouço seu novo set, que pelo visto só tem coisa boa!!! to curioso!!! valew! abraços!!!

Ricardo não sei qual é o "misterio" ate agora, mas no final das contas estou adorando, falei com o Aparecido da AMB e ja encomendei as peças para consertar a minha D106, quando voltar ai vou tirar 100% das duvidas com um conjunto ótico novo, para ver se é mesmo a unidade ótica que estava "cansada" ou se tem alguma coisa a mais.

Então dia 14 o Franco ja confirmou presença, se der aparece sim, o som esta ficando bacana de ouvir, nem da para dizer que foi aquele som que voce ouviu quando peguei os cabos MTX.

Compartilhar este post

Link para o post

Antigamente, o "R" no final do modelo, era para diferenciar de norte-americano para europeu. E todos os "R", vinham com chassi de cobre. Era a única diferença. Mais nda !

Já tive 2 anos atrás um 7998R. Infelizmente estava no carro do meu colega que foi roubado.

Editei... o norte-americano que eu quis dizer aí, era a linha que seguia para o Eua e não Europa.

Então Beraldo, eu ja tive outros equipamentos com terminações em "R" D310R, 7897R

Até ja tinha ouvido falar desta relevância da terminação estar relacionada a uma região global, mas não tinha ate agora conseguido perceber diferenças auditivas tam grandes, pode ate ser pelo conjunto de equipamentos que uso hoje tenham favorecidos nesta percepção, é possível, mas nas peças anteriores o que notei de diferente alguns detalhes de cor, um ou outro recurso irrelevante, agora ganho em qualidade foi a primeira vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez porque os antigos, só serviam para isso mesmo. Diferenciar regiões e chassi de cobre porque europeu é mais chato com detalhes.

Hoje, vai saber ? Cada um é feito numa "ilha" diferente. Hoje é igual Lego. Cada peça vem de um lugar.

Lá fora nego fala que P01 é diferente de Dex. E tem nego que ganhou Iasca e cita como viajem pura baita besteirol.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acredito numa melhora da qualidade de áudio devido a acertos finos visando "adequações regionais'', digamos assim.

Como disseram, dependendo de onde é fábricado, podem existir diferentes fornecedores de componentes básicos como resistores e capacitores, e até mesmo componentes mais elaborados.

Fábricas diferentes, com maquinários diferentes, também podem gerar PCBs diferentes, entre outros.

E depende também de quando foi fabricado. Um aparelho pode simplesmente ser de uma rev. mais atual que o outro.

Uma somatória de pequenos fatores que no final resultou em alguma diferença, favorável para o seu set.

Ou seja, essa diferença provavelmente foi "na cagada", e não algo que ateste que aparelhos destinados ao mercado X são superiores aos destinados ao mercado Y.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma alternativa poderia ser um teste entre equipamentos similares nas versões USA e UK, pena eu tinha uma D310R vendi esses dias, se mais alguem tiver uma IVA D106/105 para fazer um teste estou disposto a tirar a duvida

Compartilhar este post

Link para o post

bem...shit happens...

Amigo gostaria de saber porque voce acha que "vai dar mer**?"

Não acredita em simples testes para tirar duvidas?

Compartilhar este post

Link para o post

não brother... não os testes, mas a linha de montagem pode ter feito mer**...e acidentalmente saiu coisa boa...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...