Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RodrigoRRMA

Siena Celebration - DIY

Recommended Posts

Rapaz, sempre fui fã dessa caixa, eu tinha visto essas fotos uma vez.

Ainda vou fazer uma assim, com bate-pedra, alças e conexão traseira. Gostei muito dela!

Eu até tenho em casa 2 street bass, 1 ST304 e 1 D250x, poderia tentar vender os street e comprar woofers de 8 ou 10 e fazer uma caixa assim.

Editado por RodrigoRRMA

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, acabei me empolgando, tentando fazer a caixa mais selada do mundo hehehehe.

Meti parafuso de 5 em 5 mesmo, e abusei da cola + pó de serra. A caixa ficou fixe mesmo, dá pra pular em cima.

Agora terei de esperar chegar os drivers e os protechs pra fazer a frente, não quero recortar sem ter certeza das medidas.

Terei de procurar corneta curta pra comprar por aqui mesmo. Eeteticamente, eu gosto muito da cromada da selenium, mas custa 60 conto cada uma, um absurdo.

Tenho bastante espuma 20mm em casa, tava pensando em forrar ela toda por dentro, o que vc acha? Mesmo que ela não toque tão alto, quero que ela absorva o máximo possível os impactos, tremendo quanto menos melhor, pois tenho pena do meu carrinho. Em um só teste com 2 street bass, o tampão ficou todo frouxo, agora não para mais de vibrar, que será meu próximo diy, quando terminar a caixa.

Já pensei tb em usar bate-pedra por dentro, revestindo ela toda.

Valeu!

Essa corneta selenium é aquela para o driver D405 ? aquela grandona ?

Eu ja revesti minhas caixas com espuma de 20mm tambem, tinha sobrando aqui em casa... pode ir tranquilo, pelo menos eh uma coisa a menos jogada na casa...

Bate pedra por dentro ? acho perca de tempo e de R$... kkkk mete a espuma que vc ja tem e pronto !

Compartilhar este post

Link para o post

Essa corneta selenium é aquela para o driver D405 ? aquela grandona ?

Eu ja revesti minhas caixas com espuma de 20mm tambem, tinha sobrando aqui em casa... pode ir tranquilo, pelo menos eh uma coisa a menos jogada na casa...

Bate pedra por dentro ? acho perca de tempo e de R$... kkkk mete a espuma que vc ja tem e pronto !

A corneta é essa aqui. Achei ela muito bonita, porém muito cara. Vou na pretinha baratinha mesmo.

Vou só de espuma então. No final das contas quem tá dizendo como minha caixa tá ficando é vc rsrsrsrsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

A corneta é essa aqui. Achei ela muito bonita, porém muito cara. Vou na pretinha baratinha mesmo.

Vou só de espuma então. No final das contas quem tá dizendo como minha caixa tá ficando é vc rsrsrsrsrs.

Era essa mesmo! sendo que essa corneta é para driver de 2" com parafusos... a sua é um driver de garganta de 1" de rosca... vc teria que adaptar, e mesmo assim acho que nao presta... corneta para driver de 1" eu gosto da xuxinha e da normal curta...

Xuxinha

Corneta curta

Compartilhar este post

Link para o post

Olha ai o cara que falei que vende os divisores passivos para driver titanium! pelo preco do reparo, acho que vale a pena!

Clique aqui

O site deles:

http://www.alchemyway.com.br/

Procura pelo Crossover HP1500

Editado por MarceloAbath

Compartilhar este post

Link para o post

Era essa mesmo! sendo que essa corneta é para driver de 2" com parafusos... a sua é um driver de garganta de 1" de rosca... vc teria que adaptar, e mesmo assim acho que nao presta... corneta para driver de 1" eu gosto da xuxinha e da normal curta...

Xuxinha

Corneta curta

Então vou na corneta curta mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha ai o cara que falei que vende os divisores passivos para driver titanium! pelo preco do reparo, acho que vale a pena!

Clique aqui

Tem que comprar um desse pra cada driver?

Compartilhar este post

Link para o post
Então vou na corneta curta mesmo!

Essa é a corneta mais TOP para mim! pois é curta! não precisamos de uma caixa profunda... e não tem relevo na frente! a corneta xuxinha fica uns 2cm pra fora... Pode ir nela de olhos fechados!

Tem que comprar um desse pra cada driver?

Exatamente! um crossover de 8 ohms para cada driver, ou, um crossover de 4 ohms para os dois drivers ligados em paralelo! como tua ligaçao é um driver e um woofer para cada lado... eu ligaria um crossover para cada driver...

outra opcao seria um crossover de duas vias para vc... ligando o woofer 8pw3 e o driver... depois vou dar uma pesquisada para vc no site deles!

vou nessa!

Compartilhar este post

Link para o post

Na alchemy eles fazem divisores de acordo com seu uso, no caso pegaria logo um 2 vias pra cada ligação de 8pw3 e driver TI.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

35$ ? barato ! compensa pois o bom é que os cortes são mais eficientes são a 12db sendo que os capacitores comuns são a 6db, e a maioria dos crossover's ativos são a 12db por isso sai mais barato utilizar o passivo !!!

Compartilhar este post

Link para o post

E eles tem de 18db também, no caso pra drivers TI, eu tenho 2 deles, que corta e 2khz 18db, show de bola esses divisores deles.

Compartilhar este post

Link para o post

E eles tem de 18db também, no caso pra drivers TI, eu tenho 2 deles, que corta e 2khz 18db, show de bola esses divisores deles.

Tu tens fotos deles ? tu pagou quanto ?

EDIT:

eles vendem direto ?

Editado por MarceloAbath

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente obrigados a todos pelas dicas e sugestões, e aproveitando, sem querer abusar, mas já que vocês entendem muito mais que eu desse assunto, alguém poderia montar uma lista de quais crossovers eu devo comprar?

Só resumindo pra vcs terem uma idéia.

Tenho 3 amps taramps: T400x4, T800 e T150x2

T800 seria para os 2 protech light 10

T400: para o som interno, 1 kit cx60b e 1 kit cs60b, alternando com sindal para som externo, seria 1 8pw3 + 1 d220ti em cada bridge

T150: pelo jeito vai ficar sem uso, mas gostaria de usá-lo para os d220ti, para poder atenuar, pois não curto corneta gritando, e ele ficando junto com os pw3 não poderia regular o ganho independente.

Pra mim, o mais certo seria o T150 com os d220ti e o T400 com os 8pw3, um em cada bridge, mesmo eles sendo 8ohm, o t400 fornece 200rms em cada bridge, então seria 200rms a 4 ohm para os 8pw3 que são 125rms em 8ohm.

O que vcs acham?

Poderiam montar o kit de crossovers ideal pra mim? Só não posso deixar o crossover fixo no t400, por causa do som interno, eu usaria ele apenas na caixa trio.

Irei precisar de low pass para os protech ou basta deixar o t800 em lowpass?

Obrigado a todos.

Rodrigo

EDIT: Acabei de receber uma mensagem do BoardBrasil, avisando que o atraso de cones 10" na protech continua, previsão só pra próxima sexta. Pelo jeito ainda vai levar uns 20 dias pra chegar. Nada que um bom remédio pra gastrite e ansiedade não resolva. Fico triste pela protech deixar isso acontecer, mas, ainda assim, satisfeito por ter comprado com um vendedor bastante responsável como o BoardBrasil, que tá me deixando a par da situação.

Mais uma vez, um abraço a todos!

Editado por RodrigoRRMA

Compartilhar este post

Link para o post

Que bacana 18db ?

São muito caros ?

Qual o tamanho deles mais ou menos ?

Até me interessei :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente obrigados a todos pelas dicas e sugestões, e aproveitando, sem querer abusar, mas já que vocês entendem muito mais que eu desse assunto, alguém poderia montar uma lista de quais crossovers eu devo comprar?

Só resumindo pra vcs terem uma idéia.

Tenho 3 amps taramps: T400x4, T800 e T150x2

T800 seria para os 2 protech light 10

T400: para o som interno, 1 kit cx60b e 1 kit cs60b, alternando com sindal para som externo, seria 1 8pw3 + 1 d220ti em cada bridge

T150: pelo jeito vai ficar sem uso, mas gostaria de usá-lo para os d220ti, para poder atenuar, pois não curto corneta gritando, e ele ficando junto com os pw3 não poderia regular o ganho independente.

Pra mim, o mais certo seria o T150 com os d220ti e o T400 com os 8pw3, um em cada bridge, mesmo eles sendo 8ohm, o t400 fornece 200rms em cada bridge, então seria 200rms a 4 ohm para os 8pw3 que são 125rms em 8ohm.

O que vcs acham?

Poderiam montar o kit de crossovers ideal pra mim? Só não posso deixar o crossover fixo no t400, por causa do som interno, eu usaria ele apenas na caixa trio.

Irei precisar de low pass para os protech ou basta deixar o t800 em lowpass?

Obrigado a todos.

Rodrigo

EDIT: Acabei de receber uma mensagem do BoardBrasil, avisando que o atraso de cones 10" na protech continua, previsão só pra próxima sexta. Pelo jeito ainda vai levar uns 20 dias pra chegar. Nada que um bom remédio pra gastrite e ansiedade não resolva. Fico triste pela protech deixar isso acontecer, mas, ainda assim, satisfeito por ter comprado com um vendedor bastante responsável como o BoardBrasil, que tá me deixando a par da situação.

Mais uma vez, um abraço a todos!

Vou tentar te ajudar aqui :legal:

Olha pros sub's não precisa um divisor utilize o crossover passivo que possui no seu módulo, utilize só para os woofers e as TI's!!!agora no caso dos pw3 na bridge tipo use cada pw3 em uma bridge ai a T400 vai mandar em média 130rms pra cada e isso já é suficiente pra eles tocarem com qualidade e as TI tu coloca no t150x2 mesmo sem problemas :legal:

Agora nos Divisores de frequencia:

Se tiver uma $$ninha sobrando pode optar por ter um conjunto com 4 divisores de frequência passivos 1 via cada sendo 1 par para os pw3 e o outro par para os TI

Tem vários modelos de divisores que pode ser usado no seu sistema !

para as TI's utilize o igual do teixeira o de 18db a 8 ohms suportando de 100 a 300rms com corte hi-pass de 2khz esse seria o ideal para suas TI's

Agora para os woofer's um com corte HI-pass de 100hz a 200hz e Low pass a 2khz a 12db 8 ohms ficaria ótimo !

mas pra economizar um pouco pode optar também por apenas 2 divisores de frequencia, cada um 2 vias ! ligar 1 woofer e 1 TI para cada divisor mas deste jeito vai ter que usar os woofer's e os Ti's tudo no T400 ! isso vai dividir a potencia diminuindo o rendimento do teu sistema então no caso o melhor jeito é utilizar o conjunto de 4 divisores como te falei lá em cima :legal:

Espero ter Ajudado

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Teu som não tem como ligar tudo com cross-over não... pois é um sistema misto usando os mesmos amplificadores... mas !!!!! To aqui martelando um jeito BBB para vc ligar tudo isso... acho que achei uma solução a baixo custo!

:P

Acabei de pegar a encomenda nos correios !!!!!!!! valeu !

Compartilhar este post

Link para o post

Leksom, muito obrigado, tá me ajudando bastante!!!

Como ainda fiquei com uma dúvida, vou aproveitar pra perguntar. Quando vc diz:

para as TI's utilize o igual do teixeira o de 18db a 8 ohms suportando de 100 a 300rms com corte hi-pass de 2khz esse seria o ideal para suas TI's

A ligação dos TI seria em paralelo, pra casar 4ohm com a bridge do T150, então o cross seria esse mesmo? E como eles vão estar em paralelo, seriam 2 cross mesmo ou apenas 1 de 4ohm? Ainda to todo embolado nessa questão. Me esclarece só essa dúvida por favor?!

Para os 8pw3, como é 1 em cada bridge, vou seguir sua sugestão:

Agora para os woofer's um com corte HI-pass de 100hz a 200hz e Low pass a 2khz a 12db 8 ohms ficaria ótimo !

Só adicionando uma informação do T800:

- Número de Canais - 01

- Classe de Operação - (D)

- Potência Máxima @ 12,6VDC - 2 OHMS - 800 WRMS

- Filtro Subsônico (Variável) - High Pass - 5Hz a 50Hz (-12db/8ª)

- Crossover - (Variável) Low Pass - 50Hz a 5KHz (-12db/8ª)

- Resposta de Frequência - 5Hz a 5KHz

Nesse caso, usando esse cross que v sugeriu, com corte hi-pass de 100hz, eu devo usar o lowpass do t800 em 100Hz? Como fica o filtro subsônico, não sei nem pra que serve hehehehe.

Uma coisa que parece óbvia, mas como não tenho certeza e não tenho vergonha de perguntar, lá vai rsrsrs: Eu ligaria esses crossovers dentro da minha caixa?

Pergunto isso, pois tive 2 caixas sony antigas, cujo crossover ficava dentro dela, era uma peça plástica única, que por fora tinha os bornes de ligação e por dentro o circuito do cross.

Deu pra perceber que to todo enrolado com isso né rsrsrsrsrs :blink: .

Valeu mesmo! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Teu som não tem como ligar tudo com cross-over não... pois é um sistema misto usando os mesmos amplificadores... mas !!!!! To aqui martelando um jeito BBB para vc ligar tudo isso... acho que achei uma solução a baixo custo!

:P

Acabei de pegar a encomenda nos correios !!!!!!!! valeu !

Opa, chegou rapidão hein! Parece até que foi sedex hehehe. Espero que goste! []-[]

Ainda to tentando um jeito de publicar pra galera poder baixar. Tentei por ftp, mas não rolou, vou ter que quebrar em várias mídias de 900mb pra mandar pra algum site tipo megaupload.

Sobre os cross, o LEKSOM deu ótimas sugestões, dá uma lida nelas por favor, e me passa as suas impressões e as suas novas idéias BBB!!! :legal:

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Acabou de chegar!

livroa.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Comprei bem barato, 12 pilas + 4 de frete no sebo estantevirtual.com.br

Pra ver se eu aprendo um pouco mais rsrsrsrsrs.

Pra quem tiver interesse em adiquirir, tem até mais em conta, porém mais degastados. Eu preferi pegar um mais inteiro. Segue o link.

Caso alguém queira dar uma olhada no índice antes de comprar eu posso scannear.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos por parte!

1o) ligaria os quatro kits componentes nos quatros canais do T400.4

2o) ligaria os dois woofers de 8" nas duas pontes dos T400.4

3o) Todos os 6 pares de fios iriam os auto-falantes até o T400.4, em cada positivo, vc colocaria uma chave liga-desliga... isso na mala! junto ao T400.4

4o) Quando vc fosse ouvir o som interno, deixa as duas chaves dos woofers desligadas e vice-versa! quando fosse escutar o som pra fora vc deixaria as quatro chaves dos kits desligadas... assim vc pode usar todos esses auto-falantes no T400.4 sem problema!

5o) Pode-se tambem ligar um capacitor 100uF x 100v em cada midbass do kit componente e o mesmo capacitor nos woofers de 8".

Essa seria a ligacao mais barata para ligar tudo...

6o) deixaria os dois drivers ligados em paralelo no T150.2 com um crossover alchemy de 4 ohms !

É isso !

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos por parte!

1o) ligaria os quatro kits componentes nos quatros canais do T400.4

2o) ligaria os dois woofers de 8" nas duas pontes dos T400.4

3o) Todos os 6 pares de fios iriam os auto-falantes até o T400.4, em cada positivo, vc colocaria uma chave liga-desliga... isso na mala! junto ao T400.4

4o) Quando vc fosse ouvir o som interno, deixa as duas chaves dos woofers desligadas e vice-versa! quando fosse escutar o som pra fora vc deixaria as quatro chaves dos kits desligadas... assim vc pode usar todos esses auto-falantes no T400.4 sem problema!

5o) Pode-se tambem ligar um capacitor 100uF x 100v em cada midbass do kit componente e o mesmo capacitor nos woofers de 8".

Essa seria a ligacao mais barata para ligar tudo...

6o) deixaria os dois drivers ligados em paralelo no T150.2 com um crossover alchemy de 4 ohms !

É isso !

Marcelo, nos itens 1, 2 e 3, to de pleno acordo! Vai ser assim mesmo.

Quanto ao item 4, pensei em fazer com sindal, já até comprei! Sendo 1 sindal fêmea no T400, 8 vias, 1 pra cada canal.

Pro som interno, um sindal macho de oito vias, 1 par pra cada falante interno (já tá ligado assim)

No som pra fora, desligaria o sindal do som interno e ligaria no sindal macho da caixa trio, alimentando os 8pw3, cada um na sua bridge do t400. Tô certo???

A única diferença é que em vez de chaves usaria sindal, mas o resultado é o mesmo né?

Quanto ao item 5, eu sempre usei em full nos quatro falantes internos (não sei se fiz errado dessa forma). O kit 2 vias cs60b tem o cross dele lá na porta, achei que seria o suficiente. Os cx60b eu liguei direto no t400. Sempre usei o hpf do pioneer em 50Hz pra os cs60b do tampão. Essa ligação tá errada?

Item 6, vou encomendar os crossovers de 4ohms, mas preciso passar a especificação completa pra Alchemyway né? Como eu peço lá? O leksom deu uma sugestão interessante, principalmente para os TI, só me pareceu meio parruda pra meu som fraquinho hehehe.

Ah, viu a maluquice do meu projeto de caixa? rsrsrs

Eu dei uma pequena mudada no fundo da caixa, mas basicamente foi aquilo ali. O massa do projeto é que pude cortar as chapas com muita precisão e tudo se encaixou perfeitamente.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Clique aqui

o preço é legal !

Marcelo, gostei do aparelho (visual), e gostei do preço, com o frete fecharia 150,00.

Ele resolve meu problema de cross sem precisar comprar mais nada? Serve beleza pra minha necessidade?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...