Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
dime-

Duvida posiçao Sub

Recommended Posts

tenho um 7512-44 da mtx q vai ser empurrado por um mtx TE801D 800 rms, tenho uma duvida sobre o sub.

Queria colocar ele na lateral esquerda, inclinado para fora.

Parecido com esse.

http://autosom.net///fotos_popit.asp?cod=23138

ou http://autosom.net///fotos_popit.asp?cod=23011

Soh que nao tao voltado pra cima, e um pouco mais inclinado pra fora.

Celta 2011.

Queria saber se vou perder muita potencia e deixar de ter um grave forte?

Agradeço

Editado por dime-

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não.

grosso. AUIHAHUIUHAI

a man...se ta kerendo usa um mtx pra grave pra fora é isso ke entendi? <_<

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma matéria antiga em uma revista aqui em casa, feita por Marcello Lacerda (criador do software xactautosound), "finada revista SOM & CARRO" de 2001 ...rsrsrrsrs alguém lembra?

mas nessa matéria ele mostra uma análise sobre o melhor posicionamento de subs no portamalas e a melhor é com o sub voltado para a traseira do carro a uma distancia aproximada de 80 cm da tampa, pq assim vc tem menos problemas de cancelamento de fase.

sendo assim vc vai perder um pouco

http://autosom.net/artigos/posic_sub.htm aqui fala um pouco sobre isso

ilustração da revista

p1010252t.jpg

só pra não me crucificarem...hehehhehe

não estou dizendo que vai ficar ruim, estou prestando um esclarecimento produzido por um profissional que entende bastante doi assunto!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma matéria antiga em uma revista aqui em casa, feita por Marcello Lacerda (criador do software xactautosound), "finada revista SOM & CARRO" de 2001 ...rsrsrrsrs alguém lembra?

mas nessa matéria ele mostra uma análise sobre o melhor posicionamento de subs no portamalas e a melhor é com o sub voltado para a traseira do carro a uma distancia aproximada de 80 cm da tampa, pq assim vc tem menos problemas de cancelamento de fase.

sendo assim vc vai perder um pouco

http://autosom.net/artigos/posic_sub.htm aqui fala um pouco sobre isso

ilustração da revista

p1010252t.jpg

só pra não me crucificarem...hehehhehe

não estou dizendo que vai ficar ruim, estou prestando um esclarecimento produzido por um profissional que entende bastante doi assunto!

Eu tinha visto esse topico que voce indicou.

Mas como queria fazer algo personalizado no porta malas, decidi mudar o jeito do sub, mas se vai perder rendimento, vou ter q pensar em outra forma.

Compartilhar este post

Link para o post

foi como te disse, é só um esclarecimento. pq cada carro tem uma curvatura interna e outros fatores que vão interferir na reflexão das ondas sonoras do subwoofer, resultando ou amenizando o cancelamento de fase. nada melhor do que testar se tiver condições, caso contrário o melhor é seguir esse regra que vai dar mais certeza de algo acertado.

Compartilhar este post

Link para o post

foi como te disse, é só um esclarecimento. pq cada carro tem uma curvatura interna e outros fatores que vão interferir na reflexão das ondas sonoras do subwoofer, resultando ou amenizando o cancelamento de fase. nada melhor do que testar se tiver condições, caso contrário o melhor é seguir esse regra que vai dar mais certeza de algo acertado.

Sim sim, eu deixaria falando voltado pra fora do carro 80 do parachoque.

Mas esteticamente fica aquela caixa preta ne =/

Compartilhar este post

Link para o post

Hum, interessante onesio ..

o correto seria o dos 80cm de distanca ?

Porem, 80cm do Porta Malas é longe hein .. kkk .. so com wagon mesmo .. rsrsr ..

E com o Sub virado para cima ? tem como saber a resposta de ondas ?

Compartilhar este post

Link para o post

Hum, interessante onesio ..

o correto seria o dos 80cm de distanca ?

Porem, 80cm do Porta Malas é longe hein .. kkk .. so com wagon mesmo .. rsrsr ..

E com o Sub virado para cima ? tem como saber a resposta de ondas ?

80 cm é uma estimativa que no teste feito funcionou bem, mas não é uma regra. o cancelamento de fase é um fenomeno bastante complexo que depende de vários fatores, dos quais esses diagramas ilustram um dos principais que seria a emissão de onda sonora e sua reflexão pelo porta malas. o tipo de caixa usada (dutada, selada, bandpass, etc) interfere nisso tbem. então como disse ao companheiro que criou o tópico: o melhor posicionamento seria com o subwoofer voltado para a traseira, mas nada como uma caixa de teste (pode ser uma que vc já tenha pronta mesmo) e testar os varios posicionamento e ver qual vai render melhor em seu carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu começo a achar que é vantagem usar o sub pra cima pelo simples fato da tampa do porta malas se soltar com o tempo. De início ela pode até refletir bem as ondas, mas a tendência é que ela vibre cada vez mais e quanto mais forte for o som, pior é!

Quanto mais a lata vibrar a tendência é que absorva parte da onda e não reflita para a frente tornando o som mais fraco e para o teto isso não acontece nas mesmas proporções. Minha caixa é virada para tampa os falantes pelo fato de usar como mini trio o som (lááá de vez em quando), mas a próxima provavelmente construirei pra cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Retirado do fórum Digus.com.br

Pessoal achei interessante e resolvi compartilhar com todos vocês .

:027:

Com relação ao posicionamento da caixa e dos subs' date=' fiz o seguinte resumo para vocês:

[b'] 1) Caixa encostada no banco traseiro com os subs voltados para a frente do carro = grave "fraco"dentro do carro com o porta-malas fechado e "forte"com o porta-malas aberto. [/b]

image.jpg

2) Caixa encostada no banco traseiro com os subs voltados para a traseira do carro = grave "forte"dentro do carro com o porta-malas fechado e um pouco melhor com o porta-malas aberto.

image.jpg

3) Caixa encostada na parte de trás do porta-malas (mais próxima do pára-choque) com os subwoofers voltados para a parte da frente do carro = grave "muito forte" com o porta-malas fechado e sem diferença audível com o porta-malas aberto.

image.jpg

4) Caixa encostada na parte de trás do porta-malas (mais próxima do pára-choque) com os subwoofers voltados para o pára-choque traseiro = grave "extremamente forte" com o porta-malas fechado e um pouco mais fraco com o porta-malas aberto.

image.jpg

Favor ler e comentar. :027:

Compartilhar este post

Link para o post

Retirado do fórum Digus.com.br

o-o- retirado do digus que retirou daqui do forum... :vts

é só observar o link da matéria aqui no forum lá no quarto post [¨]

Editado por onesio

Compartilhar este post

Link para o post

o-o- retirado do digus que retirou daqui do forum... :vts

é só observar o link da matéria aqui no forum lá no quarto post [¨]

Emocionante

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, estou perguntando com o sub na lateral...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu começo a achar que é vantagem usar o sub pra cima pelo simples fato da tampa do porta malas se soltar com o tempo.

pqp, isso e um problema :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...