Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
I2afael

Cortes em diferentes equipamentos, se somam?

Recommended Posts

Buenas,

mechendo, fuçando e regulando o meu som me bateu uma grande dúvida que já venho pesquisando a algum tempo e ainda não achei resposta.

o que acontece quando eu corto o HPF no player em 50hz e no módulo também em 50hz, sendo os 2 cortes de 2ª ordem (12db) teria um corte de 4ª ordem em 50hz ?

ou isso não funciona e eu teria apenas um corte de 2ª ordem em 50hz?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Somam-se os slopes.

Ex: 12dB/8ª+12dB/8ª = 24dB/8ª.

Mas tem chance maior de fazer uma pequena salada mista na fase, com implementações diferentes de filtros.

Compartilhar este post

Link para o post

Somam-se os slopes.

Ex: 12dB/8ª+12dB/8ª = 24dB/8ª.

Mas tem chance maior de fazer uma pequena salada mista na fase, com implementações diferentes de filtros.

o ideal então seria sempre trabalhar com a mesma ordem?

Compartilhar este post

Link para o post

matematicamente dá quase igual à soma; se forem ativos pode fazer tranquilamente

Compartilhar este post

Link para o post

da um efeito como se fossem somados mesmo, o bom é testar esse lance de fase q o pad disse, eu nunca tive problema com isso... se vc não perceber isso, acho uma boa usar isso.

mas priorize sempre o corte do player, pq ele é preciso, v csabe q botou 50hz e esta cortando em 50hz, ja o do modulo fica mais complicado ter certeza absoluta por causa das escalas.

Compartilhar este post

Link para o post

da um efeito como se fossem somados mesmo, o bom é testar esse lance de fase q o pad disse, eu nunca tive problema com isso... se vc não perceber isso, acho uma boa usar isso.

mas priorize sempre o corte do player, pq ele é preciso, v csabe q botou 50hz e esta cortando em 50hz, ja o do modulo fica mais complicado ter certeza absoluta por causa das escalas.

Quem usa cross não tem esse problema... :P

Compartilhar este post

Link para o post

Quem usa cross não tem esse problema... :P

nao é bem assim nao.... vamos a um ex... vc deixa o hpf OFF no radio... chega no cross e coloca um corte HPF de 60HZ... e no modelo vc abre o subsonic no maximo...no meu caso SD3000 prata... 80hz

porem se eu vou abaixando o sub sonico é percepitivel o grave amaciando BUMm BUMMMMM BUMMMMMMMM.... agora se for o contrario...HFP do cross em 40hz...e 80hz no sd....vai tocar os 80hz... falando a grosso modo é claro

no meu pensamento e achometro prevalece o ULTIMO corte antes do sub" corte do modulo" no caso do cross só é interessante pq vc usa o HPF e o LPF...ai é bacana pra ter o melhor controle de corte pra cada falante ou drive/tw

mas é bom encontrar um equilibrioo entre CROSS / SUBSONIC / RADIO

e respondendo a pergutan do amigo se os corte se somao ? eu ACREDITO Q NAO se for assim eu tenho o corte do player de 12db + 24db do cross + 12db do modulo, um corte de 48db entao... ? axo q o processador de audio tem um corte desses aqueles BEHRINGER

abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, seguindo a logica da teoria:

o Corte efetua uma atenuação na frequencia desejada suponhamos 3db.

corte 1 (player 80hz)|.corte 2 (amp, 80hz)

80hz -3db...............|.80hz (com 3dbs ja atenuados (**OBS1**), na saida - 3dbs do corte

-3db.......................|....-3db.................= -6db

**OBS1** = seguindo o raciocinio, o sinal ja chega atenuado no amp, com -3db, esse mesmo sinal vai ser atenuado novamente

este raciocinio é correto? ao menos é um pensamento logico. Alguem concorda? o pessoal da eletronica podia ajudar...hehehe

só nao va o pessoal colocar capacitor em serie ou paralelo achando que funciona, pois estamos falando de cortes ATIVOS via sinal RCA.....

Editado por kauedog

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, seguindo a logica da teoria:

o Corte efetua uma atenuação na frequencia desejada suponhamos 3db.

corte 1 (player 80hz)|.corte 2 (amp, 80hz)

80hz -3db...............|.80hz (com 3dbs ja atenuados (**OBS1**), na saida - 3dbs do corte

-3db.......................|....-3db.................= -6db

**OBS1** = seguindo o raciocinio, o sinal ja chega atenuado no amp, com -3db, esse mesmo sinal vai ser atenuado novamente

este raciocinio é correto? ao menos é um pensamento logico. Alguem concorda? o pessoal da eletronica podia ajudar...hehehe

só nao va o pessoal colocar capacitor em serie ou paralelo achando que funciona, pois estamos falando de cortes ATIVOS via sinal RCA.....

a atenuação independe do tipo de sinal ou do meio de transmissao, tinha um tópico de alguns anos atras onde eu postei um grafico comparativo entre uma atenuacao de 24dB e uma de 12dB+12dB

quanto à fase em filtros passivos, a cada "ordem" vc introduz um atraso de 90 graus no sinal em relação ao original, ou seja, um filtro passivo de 4ª ordem ou dois de 2ª ordem nao variam fase

Compartilhar este post

Link para o post

nao é bem assim nao.... vamos a um ex... vc deixa o hpf OFF no radio... chega no cross e coloca um corte HPF de 60HZ... e no modelo vc abre o subsonic no maximo...no meu caso SD3000 prata... 80hz

porem se eu vou abaixando o sub sonico é percepitivel o grave amaciando BUMm BUMMMMM BUMMMMMMMM.... agora se for o contrario...HFP do cross em 40hz...e 80hz no sd....vai tocar os 80hz... falando a grosso modo é claro

no meu pensamento e achometro prevalece o ULTIMO corte antes do sub" corte do modulo" no caso do cross só é interessante pq vc usa o HPF e o LPF...ai é bacana pra ter o melhor controle de corte pra cada falante ou drive/tw

mas é bom encontrar um equilibrioo entre CROSS / SUBSONIC / RADIO

e respondendo a pergutan do amigo se os corte se somao ? eu ACREDITO Q NAO se for assim eu tenho o corte do player de 12db + 24db do cross + 12db do modulo, um corte de 48db entao... ? axo q o processador de audio tem um corte desses aqueles BEHRINGER

abraco

Caro mgtec, a sua experiência é válida, mais você se equivocou, se vc tem um cross com HPF em 60hz (os woofers vão tocar apartir de 60hz), e vc tem no amp um subsonico em 80hz, o corte do cross em 60hz fica inutilizado e passa a laver o corte do amp, por ser mais alto, por isso que quando você ia baixando o corte ia mudando, até chegar em 60hz ele ia mudar com certeza, apartir do momento que você chegou em 60hz, se abaixar mais não surtira efeito pode colcoar em 20hz, pois o sinal já chega atenuado em 60hz no amplificador por conta do crossover!!

PS: Que tópico bom!

Compartilhar este post

Link para o post

Caro mgtec, a sua experiência é válida, mais você se equivocou, se vc tem um cross com HPF em 60hz (os woofers vão tocar apartir de 60hz), e vc tem no amp um subsonico em 80hz, o corte do cross em 60hz fica inutilizado e passa a laver o corte do amp, por ser mais alto, por isso que quando você ia baixando o corte ia mudando, até chegar em 60hz ele ia mudar com certeza, apartir do momento que você chegou em 60hz, se abaixar mais não surtira efeito pode colcoar em 20hz, pois o sinal já chega atenuado em 60hz no amplificador por conta do crossover!!

PS: Que tópico bom!

Caro rfediuk..so citei um exemplo.... porem mesmo o corte mais baixo sendo em 60hz do cross e vc abaixa todo o subsonic do modulo q estava em 80 .... a impressao é q esta em mto menos de 60hz ... isso é percepitivel...

Compartilhar este post

Link para o post

a atenuação independe do tipo de sinal ou do meio de transmissao, tinha um tópico de alguns anos atras onde eu postei um grafico comparativo entre uma atenuacao de 24dB e uma de 12dB+12dB

quanto à fase em filtros passivos, a cada "ordem" vc introduz um atraso de 90 graus no sinal em relação ao original, ou seja, um filtro passivo de 4ª ordem ou dois de 2ª ordem nao variam fase

vou procurar esse tópico, se achar eu posto aqui.

citando um exemplo.

eu tenho um par de driver Ti, com cross passivo de 3ª ordem.

então eu tenho um atraso de fase de 90º em relação ao restante dos equipamentos?

ou entendi errado? pasmafaute

edit:

o corte dos módulos são de qual ordem? 2ª ??

link interessante:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=114963

Editado por I2afael

Compartilhar este post

Link para o post

vou procurar esse tópico, se achar eu posto aqui.

citando um exemplo.

eu tenho um par de driver Ti, com cross passivo de 3ª ordem.

então eu tenho um atraso de fase de 90º em relação ao restante dos equipamentos?

ou entendi errado? pasmafaute

edit:

o corte dos módulos são de qual ordem? 2ª ??

link interessante:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=114963

tem certeza que é de 3a ordem? se é uma bobina e um capacitor é de 2a ordem

se for 3a ordem vc está inserindo um atraso de 270 graus (3 x 90), que é o mesmo que adiantar 90g, por isso ordem ímpar de filtro nao é aconselhavel em audio, exatamente por ficar dificil de corrigir caso haja perdas ou cancelamentos

ainda tinha o arquivo em excel aqui, tá aí o grafico (corte em 80Hz no ex.)

filtros.png

Editado por delima

Compartilhar este post

Link para o post

tem certeza que é de 3a ordem? se é uma bobina e um capacitor é de 2a ordem

se for 3a ordem vc está inserindo um atraso de 270 graus (3 x 90), que é o mesmo que adiantar 90g, por isso ordem ímpar de filtro nao é aconselhavel em audio, exatamente por ficar dificil de corrigir caso haja perdas ou cancelamentos

ainda tinha o arquivo em excel aqui, tá aí o grafico (corte em 80Hz no ex.)

filtros.png

corte de 18db/8ª @ 2khz

3ª ordem certo?

sobre o gráfico, todos os cortes estão feitos a 40hz?

Compartilhar este post

Link para o post

corte de 18db/8ª @ 2khz

3ª ordem certo?

sobre o gráfico, todos os cortes estão feitos a 40hz?

sim, 3a ordem; no grafico os cortes sao a 80Hz

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...