Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

fabmaxter

duvida som db/MODULO*DRIVER

Recommended Posts

Postado em

ALGUEM PODERIA TIRAR UMA DUVIDA SOMBRE OS AMPLIFICADORES, TENDO EM VISTA QUE ESTOU OLHANDO ALGUNS MODULOS PARA COMPRA, REPAREI QUE O CONSTA NELE A OPÇÃO DE 0DB, 6DB, 12DB, TENDO ISSO EM VISTA ESTAVA QUERENDO COMPRAR ALGUNS DRIVER DA HINOR POREM NELES INDICAM QUE SUA POTENCIA E 110DB.

 

ENTAO OS MODULOS DE 12DB TOCARIAM ESTES DRIVER?

QUAIS SERIA A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS TENDO EM VISTA QUE CADA UM POSSUI UM LOG DIFERENTE, QUAL SERIA O DO MODULO E QUAL SERIA O DA CORNETA?

Postado em

ALGUEM PODERIA TIRAR UMA DUVIDA SOMBRE OS AMPLIFICADORES, TENDO EM VISTA QUE ESTOU OLHANDO ALGUNS MODULOS PARA COMPRA, REPAREI QUE O CONSTA NELE A OPÇÃO DE 0DB, 6DB, 12DB, TENDO ISSO EM VISTA ESTAVA QUERENDO COMPRAR ALGUNS DRIVER DA HINOR POREM NELES INDICAM QUE SUA POTENCIA E 110DB.

 

ENTAO OS MODULOS DE 12DB TOCARIAM ESTES DRIVER?

QUAIS SERIA A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS TENDO EM VISTA QUE CADA UM POSSUI UM LOG DIFERENTE, QUAL SERIA O DO MODULO E QUAL SERIA O DA CORNETA?

Primeiro - Pesquise antes de fazer algum tópico.

 

Segundo - Não escreva em Caps Lock.

 

Respondendo sua pergunta, pelo que sei quanto mais db diz que o corte é mais preciso, ou seja, vamos supor que você está regulando seu som, ai o amp tem menos db então o corte de frequência dele não seria tão preciso, enquanto um que tem maior db seria mais preciso, então seria melhor, não tenho certeza se é isso pq li só 1 vez sobre o assunto mais depois reviso e confirmo.

 

Pode ser qualquer amp e corneta, lembre-se que o módulo para cornetas tem que ser "estereo" mono seria para o grave "subs", acho que 2 d250x e 1 amp T400 já está bom..

 

Divirta-se, qualquer coisa é só perguntar.

Postado em

Obrigado pela atenção amigo.mais vc nao respondeu a minha pergunta.

 

Gostaria de saber pq um modulo possui apenas 12db em quanto uma corneta por exemplo e capaz de tocar 109db?

Perguntei tambem se o modulo possui o .log a mais, tendo em vista que o log faz toda diferença no calculo do db pois db=log¹°.

 

E respondendo a sua critica eu procurei sim ate mesmo na seção de assitencia do site porem nao encontrei, afinal e dificil encontrar algo especifico feito esta pergunta.

E tambem que nao pode ser qualquer modulo afinal tenho que ter um modulo que e capaz de tocar os equipamentos para nao perder qualidade.

Postado em (editado)

Obrigado pela atenção amigo.mais vc nao respondeu a minha pergunta.

 

Gostaria de saber pq um modulo possui apenas 12db em quanto uma corneta por exemplo e capaz de tocar 109db?

Perguntei tambem se o modulo possui o .log a mais, tendo em vista que o log faz toda diferença no calculo do db pois db=log¹°.

 

E respondendo a sua critica eu procurei sim ate mesmo na seção de assitencia do site porem nao encontrei, afinal e dificil encontrar algo especifico feito esta pergunta.

E tambem que nao pode ser qualquer modulo afinal tenho que ter um modulo que e capaz de tocar os equipamentos para nao perder qualidade.

Brother pelo que eu já li é o seguinte;

 

Quanto mais dbs, em Crossovers (não sei se entra amps) é que quanto mais db possui mais o corte de frequência é preciso, isso vai de 6dB, 12dB, 18dB, 24dB.. (Pode ter mais, mais nunca vi).

 

Quando se trata de falantes, é quanto mais db melhor.. E ao ponto de ver de muita gente db é o menos importante..

 

O que mais as pessoas observam, acredito que seja a potência (Rms/w) que quanto mais, mais forte o amp e falantes é..

 

Outra, essa parada de "db=log¹°" ai estou po fora..

 

Abs!

Editado por Alto Sound
  • Upvote 1
Postado em

bom vamos por partes.

1° - o "casamento" entre amp e drive, st, medios etc, eh feito pela impedancia (ohms) e potencia (WRMS).

2° - os "db´s" indicam o nivel de pressao sonora a 1w/m (qto + mais potente). usando a formula db=log¹° (log da potencia x 10 + pressao com 1w/m) vc chega a pressao final. por ex. um drive com 109db e 100w consegue chegar a uma pressao final de 129db.

3° - esses 0, 6 e 12db do amp. provavelmente seja o bass bost, ou seja um ganho em determinada frequencia.

4° - ainda existem os "db" de "corte" digamos, usado em cross q seria de 1ª ordem - 6db/oitava, 2° ordem - 12db/oitava, 3ª ordem - 18db/oitava e assim por diante.

lembrando q o corte eh sempre a -3db da frequencia selecionada.

 

mais duvidas leia artigos autosom.net

  • Upvote 1
Postado em

Ta ai um cara que entende do assunto ! =D

 

entende nada, to aqui aprendendo como todo mundo.

problema eh q ele junto laranjas com bananas, ai fica ateh dificil entender o q exatamente ele quer saber.

e mais dificil ainda dar uma resposta exata pra perguta dele.

Postado em

entende nada, to aqui aprendendo como todo mundo.

problema eh q ele junto laranjas com bananas, ai fica ateh dificil entender o q exatamente ele quer saber.

e mais dificil ainda dar uma resposta exata pra perguta dele.

rss você é muito modesto brother..

 

É verdade também não entendi muito o que ele quis dizer, mais de toda forma passei um amp, e drivers bom pra ele comprar.. =)

Postado em

Brother pelo que eu já li é o seguinte;

 

Quanto mais dbs, em Crossovers (não sei se entra amps) é que quanto mais db possui mais o corte de frequência é preciso, isso vai de 6dB, 12dB, 18dB, 24dB.. (Pode ter mais, mais nunca vi).

 

Quando se trata de falantes, é quanto mais db melhor.. E ao ponto de ver de muita gente db é o menos importante..

 

O que mais as pessoas observam, acredito que seja a potência (Rms/w) que quanto mais, mais forte o amp e falantes é..

 

Outra, essa parada de "db=log¹°" ai estou po fora..

 

Abs!

 

A era isso mesmo que eu queria saber. pq havia uma chavinha para selecionar os db no ampl. que davam a opção apenas de 0db, 6db, e 12db. sendo que minha corneta toca 109db.

entao quer dizer que esta chave indica o poder de corte do ampl. saquei cara vlw mesmo.

 

abs!

Postado em

A era isso mesmo que eu queria saber. pq havia uma chavinha para selecionar os db no ampl. que davam a opção apenas de 0db, 6db, e 12db. sendo que minha corneta toca 109db.

entao quer dizer que esta chave indica o poder de corte do ampl. saquei cara vlw mesmo.

 

abs!

Isso ai deve ser alguma regulação do amp, provavelmente é o Bass Bost, tem que ter cuidado pra regular ele principalmente para os subs.. Que é o mais causador de distorção..

 

Exato, é uma frequência do amp.. Como você disse ai mesmo..

 

:legal: Divirta-se, qualquer coisa é só perguntar !

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...