Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Vitor Costa

Mudança na caixa para Endurance (roxo)?

Recommended Posts

Pessoal,

É o seguinte: Tenho parado um Bravox Endurance Line 12” bobina simples a 4ohms (300wrms).

Ele está montado numa caixa em mdf dutada (9 cm de diâmetro) com aproximadamente 50 litros em forma de trapézio:

Dimensoes internas:

P1: 32cm

P2: 41cm

A: 35cm

L: 39cm

A caixa responde bem, o sub desce bastante e é bem estendido o som.

Mas hj eu tenho um Fox e o porta malas é pequeno. Gostaria de tentar diminuir essa caixa, mesmo continuando dutada ou selada mesmo.

Estou muito balançado em fazer selada para ter respostas que visem um conjunto com mais qualidade do que spl (e de quebra economizar espaço)....

Mas é que gosto tambem de um som TOOM... Na verdade se possível eu gostaria de tentar fazer um meio termo, tipo tentar reduzir a caixa de alguma forma mantendo dutada para que ela não ficasse com o um som muito seco como selada...não sei se vocês estão entendendo o que estou falando... Tipo, não gosto de pancada totalmente seca e também não to querendo mais um tooom muito estendido para não embolar tanto...

Seria algo entre selada e dutada padrão...

Peguei o programa bass box pro e não sei mexer direito... queria saber se vocês poderiam me ajudar a modificar minha caixa (inclusive duto, tamanho e diametro), tipo diminuindo a profundidade dela até chegar um volume menor e que me atendesse na sonoridade.

As especificações do sub estão aqui: http://www.bravox.com.br/produtos/endurance_ehsw12.asp

Valeu galera!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No site da Bravox fala em 20 litros selada...

Eu acho pouco, 20 litros para um sub-woofer de 12"...

Eu faria com algo entre 33 e 35 litros, selada. Deve ficar muito bom.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Seu sub eh excelente!

Faz isso mesmo!

Tenta fazer uma caixa bem rigida e com uns 30 a 35l que deve ficar muito bom.

nao fica seco, fica bom

Compartilhar este post

Link para o post

No site da Bravox fala em 20 litros selada...

Eu acho pouco, 20 litros para um sub-woofer de 12"...

Eu faria com algo entre 33 e 35 litros, selada. Deve ficar muito bom.

Abraços.

Obrigado por responder cara!

olha,

estive vendo como ficaria uma selada pelo bassbox com essas dimensões... o F3 ficou em 73hz...isso não é muito alto? ou será que to configurando o bassbox errado?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por responder cara!

olha,

estive vendo como ficaria uma selada pelo bassbox com essas dimensões... o F3 ficou em 73hz...isso não é muito alto? ou será que to configurando o bassbox errado?

Coloquei no WinISD e ficou um pouco abaixo disso, uns 65Hz. Mas repare que o Qtc fica bem baixo, ou seja, o sub continua respondendo bem abaixo da F3. Com o ganho da cabine ele chega a 20 Hz com volume bom.

Compartilhar este post

Link para o post

r2luciano... valeu por responder...

peguei o winisd alem do bassbox... e fiz uma simulação para uma dutada com 35 litros, duto de 8pol e 24cm... a resposta pareceu plana, group delay razoavel... e descendo mais... o que você acha? poderias fazer umas simulação com as configuracoes q falei e me dizer o q vc acha da resposta, já que voce entende mais que eu?

valeu! abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...